Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] CCE 745B (i7 Sandy Bridge)


itachi1990

Posts recomendados

pessoal notei algumas caracteristicas peculiares... quando esta a 100% de uso ele ativa o turbo bost então o núcleo chega a 2.9 em algumas situações, mas essa medida do sistema é prejudicial em alguns games como SFIV AE onde a constante subida e queda de frequencia atrapalha o gameplay, quando você coloca 99 por cento de uso da cpu o game roda lisinho 60 fps em high e boa resolução(1366x768), porém games como assassins creed ficam muito lagados sendo nescessario a reativação de 100% da cpu para o turbo bost funcionar o interessante é que nesse game especifico as quedas de frequencia são muito raras( a solução que achei é sempre alternar entre ligado e desligado) alguem sabe me dizer o porque desse comportamento ? e se ha algum software que possa controlar o TB ? (lembrando que com turbo bost off nunca passo dos 80 quando chega)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita meu se for isso mesmo essa placa é muito fraca, existe alguma placa mobile com a potencia de uma radeon 6000 ou gtx 450 ou superior, que transmita mais que 129gb/s ????

Amigo, essa é uma placa de vídeo integrada, ou você esperava, do fundo do seu coração, rodar Metro 2033 em um notebook de R$1500?

Não existe GTX 450, é GTS 450, e Radeon 6000 é uma série, que envolve uma penca de placas, algumas com desempenho até menor que uma 9500 GT (caso da HD 6450 DDR3).

A melhor placa de vídeo single core para notebook, a GTX 580M, é equivalente a uma GTX 460 de desktop.

Notebooks são feitos para consumirem e esquentarem o mínimo possível, para assim, manterem a mobilidade, que é o atrativo principal. Querer que por um mesmo preço eles sejam equivalentes a um desktop é irreal e nunca vai acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal notei algumas caracteristicas peculiares... quando esta a 100% de uso ele ativa o turbo bost então o núcleo chega a 2.9 em algumas situações, mas essa medida do sistema é prejudicial em alguns games como SFIV AE onde a constante subida e queda de frequencia atrapalha o gameplay, quando você coloca 99 por cento de uso da cpu o game roda lisinho 60 fps em high e boa resolução(1366x768), porém games como assassins creed ficam muito lagados sendo nescessario a reativação de 100% da cpu para o turbo bost funcionar o interessante é que nesse game especifico as quedas de frequencia são muito raras( a solução que achei é sempre alternar entre ligado e desligado) alguem sabe me dizer o porque desse comportamento ? e se ha algum software que possa controlar o TB ? (lembrando que com turbo bost off nunca passo dos 80 quando chega)

Foi isso que eu postei a umas 6 páginas atrás nesse tópico... Eu deixo sempre o turbo boost desligado... Não me atrapalhou em nenhum jogo.... E com ele desligado, a temperatura não passa de 71º...

Como o seu chega a 80º, ele deve estar esquentando demais... Melhor você dar uma olhada nisso.. :)

Eita meu se for isso mesmo essa placa é muito fraca, existe alguma placa mobile com a potencia de uma radeon 6000 ou gtx 450 ou superior, que transmita mais que 129gb/s ????

É fraca dependendo do ponto de vista... Não é qualquer placa integrada que roda os jogos que esse note roda... E eu não consigo entender porque o pessoal compra um notebook de R$ 1439,00, com placa onboard, e ainda espera que ele vá rodar todos os jogos atuais...

Dá uma lida aqui:

http://www.notebookcheck.net/Review-Intel-HD-Graphics-3000-graphics-solution.43710.0.html

Amigo, essa é uma placa de vídeo integrada, ou você esperava, do fundo do seu coração, rodar Metro 2033 em um notebook de R$1500?

Não existe GTX 450, é GTS 450, e Radeon 6000 é uma série, que envolve uma penca de placas, algumas com desempenho até menor que uma 9500 GT (caso da HD 6450 DDR3).

A melhor placa de vídeo single core para notebook, a GTX 580M, é equivalente a uma GTX 460 de desktop.

Notebooks são feitos para consumirem e esquentarem o mínimo possível, para assim, manterem a mobilidade, que é o atrativo principal. Querer que por um mesmo preço eles sejam equivalentes a um desktop é irreal e nunca vai acontecer.

Totalmente aprovado... Falou e disse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arpenas uma correção na informação abaixo:

a HD3000 do Sandy Bridge apresenta 21.3GB/s de taxa de transferência de memória.

Metro 2033 é o jogo mais pesado da atualidade, sem chance de rodar. Acho que nem no low do low em 640x480 (se o jogo permitir essa resolução).

A 9500GT tem largura de banda de 16 GB/s se for DDR2 e 25,6 GB/s se for GDDR3.

A Intel HD 3000 deve ser equivalente a uma 9400 GT (12,8 GB/s), que apesar de ser 128 bit, usa memória DDR2, ou seja, a Intel HD 3000 é comparável a placas 64 bits que usem memória DDR3 ou placas 128 bits que usem memória DDR2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arpenas uma correção na informação abaixo:

a HD3000 do Sandy Bridge apresenta 21.3GB/s de taxa de transferência de memória.

Poderia postar a fonte?

Com essa largura de banda ela seria muito superior a GT 520M e HD 6470M, que tem em torno de 12 GB/s, porém, todos sabem que elas tem desempenho semelhante.

Se a largura de banda da Intel HD 3000 é essa, então outra especificação dela deve ser "capada", porque o desempenho na prática é aquele que eu falei mesmo, a nível de 9400 GT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal, ele tem um slot disponivel para eu colocar uma placa de video daqui uns anos?

e existem 2 slots para memoria? (sendo q um ja esta sendo usado pelos 4gb)

Notebook é diferente de pc... nada vem sobrando nele. Não é um computador que você melhora com o tempo. No máximo memória. e nesse notebook não sei se vem slots acredito que seja um slot somente. A placa de vídeo é "chumbada' na placa mãe para economizar espaço e energia. sacou?

tem como mudar a cor da barra de iniciar com o windows que vem neele?

Não. Windows 7 starter é pior que bater na mãe. Acostume-se ou compre um windows de verdade.

pessoal notei algumas caracteristicas peculiares... quando esta a 100% de uso ele ativa o turbo bost então o núcleo chega a 2.9 em algumas situações, mas essa medida do sistema é prejudicial em alguns games como SFIV AE onde a constante subida e queda de frequencia atrapalha o gameplay, quando você coloca 99 por cento de uso da cpu o game roda lisinho 60 fps em high e boa resolução(1366x768), porém games como assassins creed ficam muito lagados sendo nescessario a reativação de 100% da cpu para o turbo bost funcionar o interessante é que nesse game especifico as quedas de frequencia são muito raras( a solução que achei é sempre alternar entre ligado e desligado) alguem sabe me dizer o porque desse comportamento ? e se ha algum software que possa controlar o TB ? (lembrando que com turbo bost off nunca passo dos 80 quando chega)

Desliga o TB e seja feliz.. todo mundo aqui faz isso e roda tudo feliz... é só saber configurar os jogos direitinho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal notei algumas caracteristicas peculiares... quando esta a 100% de uso ele ativa o turbo bost então o núcleo chega a 2.9 em algumas situações, mas essa medida do sistema é prejudicial em alguns games como SFIV AE onde a constante subida e queda de frequencia atrapalha o gameplay, quando você coloca 99 por cento de uso da cpu o game roda lisinho 60 fps em high e boa resolução(1366x768), porém games como assassins creed ficam muito lagados sendo nescessario a reativação de 100% da cpu para o turbo bost funcionar o interessante é que nesse game especifico as quedas de frequencia são muito raras( a solução que achei é sempre alternar entre ligado e desligado) alguem sabe me dizer o porque desse comportamento ? e se ha algum software que possa controlar o TB ? (lembrando que com turbo bost off nunca passo dos 80 quando chega)

Essa queda de desempenho provavelmente se dá ao fato do note chegar a uma temp extrema e sofrer throttling. O throttling pode se dar por problema de temperatura na CPU ou GPU. O mais comum nesse caso é na GPU, e jogo que estressam menos a GPU tem maior tendência a não causarem throttling na CPU. Tem jogo que exige uns 40~50% da CPU e causam throttling, outros que exigem mais, e o note segura bem.

pessoal, ele tem um slot disponivel para eu colocar uma placa de video daqui uns anos?

e existem 2 slots para memoria? (sendo q um ja esta sendo usado pelos 4gb)

Ele tem 2 slots. Não sei se tem 1 pente de 4gb, ou 2 de 2gb. O ronanrasia pode falar melhor, já que ele já abriu o note dele e sabe bem como é o interior do bichinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

A fonte é o "Sandy Bridge Intel Processor Graphics Performance Developer's Guide v2.9.6". Mas mesmo na Wikipedia você encontra esta informação.

Note que a largura de banda por si só não é questão determinante no desempenho de uma GPU. A eficiência dos shaders e das unidades de execução (que no caso da Intel tem o nome de EUs) tem que ser considerada. E é aí que aparece a diferença.

Poderia postar a fonte?

Com essa largura de banda ela seria muito superior a GT 520M e HD 6470M, que tem em torno de 12 GB/s, porém, todos sabem que elas tem desempenho semelhante.

Se a largura de banda da Intel HD 3000 é essa, então outra especificação dela deve ser "capada", porque o desempenho na prática é aquele que eu falei mesmo, a nível de 9400 GT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

A fonte é o "Sandy Bridge Intel Processor Graphics Performance Developer's Guide v2.9.6". Mas mesmo na Wikipedia você encontra esta informação.

Note que a largura de banda por si só não é questão determinante no desempenho de uma GPU. A eficiência dos shaders e das unidades de execução (que no caso da Intel tem o nome de EUs) tem que ser considerada. E é aí que aparece a diferença.

Realmente, dei uma olhada aqui e tem duas carasterísticas que são o calcanhar de Aquiles dessa GPU: o número de ROPs que é apenas 2, e o número de shaders que é somente 12.

A largura de banda é alta porque a Intel HD 3000 acessa a memória cache L3 da CPU, que é super rápida, além de usar a RAM do sistema, enquanto que as antigas Intel HD Graphics usavam somente a RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa queda de desempenho provavelmente se dá ao fato do note chegar a uma temp extrema e sofrer throttling. O throttling pode se dar por problema de temperatura na CPU ou GPU. O mais comum nesse caso é na GPU, e jogo que estressam menos a GPU tem maior tendência a não causarem throttling na CPU. Tem jogo que exige uns 40~50% da CPU e causam throttling, outros que exigem mais, e o note segura bem.

Ele tem 2 slots. Não sei se tem 1 pente de 4gb, ou 2 de 2gb. O ronanrasia pode falar melhor, já que ele já abriu o note dele e sabe bem como é o interior do bichinho.

Ele tem 2 slots de memória, vem com 1 pente de 4Gb, e eu coloquei mais 1 de 4gb, a nota de memória do windows foi a 7,6!!

Um upgrade que vale a pena, dualchannel da uma diferença grande e pra muito melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente acabei de descobrir um ponto fraco desta máquina: as poderosas instruções AES-NI para acelerar criptografia estão desabilitadas (ao menos na minha).

O interessante é que o processador i7 2630QM suporta mas elas aparecem desabilitadas no CCE. Pesquisei um pouco e me parece que a CCE desabilita no BIOS e não oferece opção para habilitar novamente. Mandei um email para o suporte a pouco mas não espero resposta alguma - típico.

Realmente uma pena. Como utilizo o note para trabalho sempre mantenho documentos e fontes de programas criptografados com o Truecrypt para o caso de larápios resolverem levar o note e, neste caso, as intruções AES-NI seriam de enorme valia.

Para quem não usa criptografia on the fly, isso não fará diferença alguma, hehehe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente acabei de descobrir um ponto fraco desta máquina: as poderosas instruções AES-NI para acelerar criptografia estão desabilitadas (ao menos na minha).

O interessante é que o processador i7 2630QM suporta mas elas aparecem desabilitadas no CCE. Pesquisei um pouco e me parece que a CCE desabilita no BIOS e não oferece opção para habilitar novamente. Mandei um email para o suporte a pouco mas não espero resposta alguma - típico.

Realmente uma pena. Como utilizo o note para trabalho sempre mantenho documentos e fontes de programas criptografados com o Truecrypt para o caso de larápios resolverem levar o note e, neste caso, as intruções AES-NI seriam de enorme valia.

Para quem não usa criptografia on the fly, isso não fará diferença alguma, hehehe!

Putz saint, apesar de ser algo bem específico, é muito sacanagem isso. Espero que eles respondam (embora esses caras de suporte técnico sempre sabem tanto quanto um cara que só sabe apertar o botão power). Não consigo ver motivo para desabilitar isso, a única coisa que consigo imaginar é a própria mobo tendo isso desabilitada para economizar em recursos e baratear o preço, do contrário, não vejo justificativa.

Se você obtiver uma resposta, volta aí e compartilhe conosco! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To pensando em pegar um cce tambem

mas acho que vou de i5

alguem sabe qual é melhor? o modelo chromo ou o onix?

sei que o chromo tem bateria de 4 celulas .. e o onix de 6... tirando isso

o resto é tudo igual? ou algum se sobresai ao outro?

não sei se pego o chromo 545l ou outro i5 onix

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi no extra um core i5 da segunda geração com uma entrada USB 3,0 ela é azul e não é preta que nem as outras e fica do lado da saída do cooler,

no i7 o cooler é esquerdo superior, já no i5 é esquerdo e inferior, e vi o note com i5 rodando star Wars e ele tava bem quente, já o i7 nem tanto.

Posso estar fazendo uma afirmação errada, mas acho a geometria do i7 muito melhor do que o i5em certo modelo.

detalhe eu tava no extra e vi um note com i5 da geração anterior e em uma das fotos tava o selo do i7 (no anuncio que era pra ser i5) e esse i7 tinha uma usb 3,0.

Na minha opinião, se você for usar o note pro trabalho pega o i5 pois tem USB 3,0

talvez algum modelo com i7 possa ter usb 3,0 mas tem uma coisa se você for que nem eu que transferi arquivos pela rede wi-fi e gosta de jogas uns jogos leve de vez em quando pega o i7 e acho mais bonito (a tampa de aluminio escovado:))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele tem 2 slots de memória, vem com 1 pente de 4Gb, e eu coloquei mais 1 de 4gb, a nota de memória do windows foi a 7,6!!

Um upgrade que vale a pena, dualchannel da uma diferença grande e pra muito melhor.

Ronanrasia, tem jeito de voce postar um print da tela do Index do Windows 7 aqui no topico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!