Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aparecimento de Espaços não alocados ao particionar


doraimom

Posts recomendados

Olá.

Eu estava com o windows 7 ultimate instalado em uma máquina onde já existiam 4 partições primárias e um espaço não alocado grande que eu pretendia criar uma quinta partição, obviamente como estendida da quarta partição (que se transformaria numa partição Lógica).

Ao invés de instalar e usar os programas de particionamento que costumo usar eu usei desta vez o WINDOWS DISK MANAGER do windows 7.

O problema foi que ao invés de fazer a quinta partição como estendida da quarta, ele fez todas as partições do HD virarem uma única partição estendida!!! Isso ferrou tudo e tive de formatar o PC.

O problema começou na hora de formatar pela segunda vez, depois do ocorrido acima.

Não importa o que eu fizesse, quantas vezes deletasse todas as partições do HD e criasse elas novamente, o windows 7 começou a criar as partições sempre deixando um espaço não alocado antes de todas as partições! Primeiro ele deixou um espaço não alocado de poucos megas (quase zero) antes da partição do sistema (aquela que ele cria junto com a partição C do windows). Depois ao criar minha terceira partição (por exemplo, D:\ ) ele criou novamente um espaço não alocado antes da partição mínimo de poucos megas (quase zero novamente).

Eu não estou entendendo porque ele começou a ter este comportamento. Eu não quero estes espaços não alocados no meu HD. Eles não fazem falta nenhuma porque são quase nulos, mas não era para estar acontecendo isso.

Alguém sabe me explicar o que está acontecendo?

Eu tentei, como já disse, deletar tudo e criar partição por partição. Não resolveu. Tentei mandar estender uma partição vizinha ao espaço não alocado para ver se apareceria a opção de crescer a partição existente até que ela tomasse conta do espaço não alocado. Também não funcionou. Enfim, fui forçado a deixar estes espaços não alocados entre as partições, mas gostaria de saber porque o windows começou a se comportar assim e se existiria algum modo de resolver isso pelo instalador do windows 7 durante a instalação do mesmo.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"ele fez todas as partições do HD virarem uma única partição estendida", então suas únicas partições primárias são a partição de boot no começo do disco e a partição estendida ocupando o disco inteiro.

Dentro da partição estendida é natural o windows criar estes espaços de 1 MB entre as unidades lógicas. O que você quer é sumir com a partição estendida, criar partições primárias até ter 3 delas, e usar o resto para partiçao estendida e unidades lógicas.

Entre no modo de recuperação, no prompt de comando, execute o diskpart

Para descobrir qual o número de sua partição estendida:

select disk 0

list partition

Para removê-la:

select partition 4 (substitua 4 pelo numero da partição estendida)

delete partition

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Acho que você não entendeu o que eu escrevi. Quando tentei criar uma quinta partição (limite de partições primárias é 4) pelo disk manager do windows e ele transformou o HD inteiro em uma partição estendida/LÓGICA, o PC ficou impossibilitado de dar boot no windows. O windows nunca mais iniciou e eu formatei o PC. Foi isso que eu falei.

Quando eu formatei, como disse lá em cima, eu deletei todas as partições, apaguei tudo, e comecei a criar as partições uma a uma e reinstalei o windows. Não tenho nenhum problema de partição estendida para resolver que nem vocÊ entendeu. O único problema foi que ao criar as partições novamente quando estava reinstalando o windows do zero, apareceram espaços não alocados antes das partições que eu criei. Só isso. Não tem nenhuma partição estendida. Tem partições normais, tudo certinho, porém, com espaço não alocado antes delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei que o problema era fácil de entender hehehe Vamos lá.

Vou postar duas imagens. A do disk manager do windows que não serve pra nada, pois o disk manager (igual o que você postou) não mostra os espaços não alocados do disco. Estou postando também a imagem do ACRONIS que é um programa para particionamento. Ele mostra TUDO. Seguem as imagens:

1) ?tommfuhrcmxd5rud428778d3f14146e4ad188299f764415093bd73831c015625c03ad73a09a0f805g.jpg

2) ?c69dzx76q6ul1lk73d72295796e35392ff4e02a8148b14c6b30b22566029731ffcd7ef2d8ad52b34g.jpg

Como se pode ver pela primeira imagem, o disk manager do windows não mostra o espaço não alocado como eu disse. Pela segunda imagem é possível ver todos os espaços não alocados que foram criados CONTRA minha vontade.

Objetivo do post novamente: Entender, receber alguma explicação, sobre o motivo ou razão do instalador do windows 7 ultimate ter começado do nada a criar estes espaços não alocados de tamanho quase nulo quando eu criava as partições. Entender porque não foi possível estender as partições para que elas ocupassem estes espaços, fazendo desaparecer todos os espaços não alocados.

Me avisa se ainda não estiver claro. Agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os únicos TRÊS espaços não alocados que estou vendo são:

- aproximadamente 1 MB antes da primeira partição. Até o windows XP o instalador criava a 1ª partição no setor 63, pra alinhamento de cilindros; Vista e 7 criam no setor 2048, para melhor desempenho em discos com setores de 4K.

- uma pequena região entre o início da partição estendida e a primeira unidade lógica. De fato apenas 1 setor (512 bytes) é usado para marcar o início da lista de unidades lógicas, os outros 3 KB são um grande desperdício.

- e também um enorme espaço vazio no final do disco, esse eu não sei por que.

Nada te impede de mover e esticar as partições até cobrir os espaços, mas eu deixaria o primeiro 1 MB onde ele está.

Eu não conheço nenhum programa para windows que faça esse ajuste fino das partições, eu usaria um live CD do linux pra rodar o fdisk ou o sfdisk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, como eu falei lá em cima, pelo instalador do windows 7 não é possível estender ou esticar como você disse as partições para cobriem os espaços vazios. Esse é o primeiro ponto. O segundo é que nenhuma instalação do windows 7 minha, nunca, deixou espaço não alocado, só essa, e só depois do ocorrido que eu expliquei e que me obrigou a formatar o PC e instalar o windows de novo. E o número de espaços não alocados, se você prestar atenção, é igual ao número de partições que eu criei! Ao criar a partição do windows ele cria automaticamente a partição do SISTEMA (~100MB ou coisa do tipo). Essa foi a primeira criação que gerou o primeiro espaço não alocado antes de todo mundo (portanto, primeira criação de partição na verdade criou 2 partições simultaneamente). A segunda criação foi a terceira partição primária. Ela gerou um espaço não alocado dessa vez depois da partição. Por fim, criei a última partição primária primeira que gerou outro espaço não alocado. Iniciei o windows, e dentro do windows transformei a última partição primária em uma partição lógica, e acrescentei minha quinta partição ao conjunto. Os 4 espaços não alocados se originaram de 4 partições primárias criadas durante a instalação do windows 7. Ele não se comportou assim na primeira instalação do windows 7 que fiz neste PC e nunca se comportou assim em outro PC meu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!