Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Phenom II X6, 45 ou 65 nanômetros ?


jorgenogueira

Posts recomendados

Colegas,

Tenho 3 PCs em casa, todos com processadores AMD, sendo que um deles é plataforma 939, e os outros, Phenom Quad Core. Estava terminando uma quarta máquina, com processador AMD Phenom II X6, quando começou a aparecer "tela azul".

Passei o programa Memtest86+ V4.2, e ele apontou vários parâmetros de hardware corretamente, mas um deles, o que indica a velocidade em nanômetros, chamou minha atenção: 65 nm.

Segundo o site da AMD, todos os processadores da família Phenom II X6 são de 45 nm.

Diante desse conflito de informações, decidi fazer o mesmo teste nos outros 3 pcs, e todos, sem exceção, tiveram as configurações de hardware confirmadas pelo programa Memtest86+

A pergunta que faço é a seguinte: É possível que o processador esteja defeituoso, causando as "telas azuis", ou seria uma falha do Memtest, informando o parâmetro de 65 nanômetro em vez de 45nm, o que seria o correto ?

Desconfio, a princípio, das memórias, mas acho também que a origem do problema pode estar no processador.

Desde já, agradeço qualquer opinião.

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nm (nanômetro) é uma unidade que representa a bilionésima parte do metro, portanto não indica velocidade e sim comprimento, largura ou espessura.

Em Informática, tal unidade é usualmente empregada para mensurar a espessura dos transistores que compõem um processador. Tal processo é denominado "processo de fabricação", "processo de refinamento" ou ainda "Litografia". Tais transistores são tão finos que por isso são de fato litografados.

Quanto aos Phenon II X6, realmente o processo de fabricação é em 45nm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, M Rocha, Lotuss, Nav01 e Pistigrilo, agradeço as orientações.

Troquei as memórias Corsair, dois pentes de 4 GB, por uma Samsung genérica de 4 GB, e com isso consegui instalar o SO.

Instalei o CPU-Z, e ele leu corretamente as informaçoes do hardware.

O Memtest acertou com relação às memórias, apresentando linhas em vermelho, indicando problema naquele componente. Mas estou "cabreiro" em relação à leitura que ele fez relativa ao comprimento em nanômetros do processador: 65nm. Isso porque ainda continua aparecendo tela azul, em menor grau, mas impedindo o bom funcionamento do pc.

Nas minhas cerca de 5 máquinas montadas e também em notícias sobre literatura de informática, não me lembro de ter visto processador queimado, mas mesmo assim, esse componente é o meu próximo suspeito da lista, antes de chegar à placa mãe Asus Crosshair IV Extreme. O Hd substituí hoje, mas ainda permanecendo tela azul.

Abraço a todos.

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nav01,

Se deixo desabilitado o QFan no bios, o pc parece que vai "decolar", fazendo com que o cooler gire em torno de 4500 rpm, de maneira passiva, sem a utilização de qualquer programa ou mesmo navegando na internet.

Não sei se isso é normal, mas a frequência da CPU, medida pelo Probe II, varia constantemente entre valores de 0,802, 1,705 a até 3316.

Observei também que, momentos antes do surgimento de "tela azul", a frequência da CPU variava rapidamente entre os números acima informados.

As temperaturas verificadas com o gabinete aberto foram as seguintes:

CPU: 41º

MB: 33º

Ponte Norte: 50º

Ponte Sul: 44º

Estou quase decidido a comprar um processador Athlon II X2 para AM3, só pra tirar a dúvida sobre quem seria o responsável pelas telas azuis: Processador ou Placa mãe.

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, MRocha.

Para lhe dizer a verdade, nunca fiz over em processador e nem procurei saber como se faz.

O modelo da PSU é OCZ700MXSP e os valores das tensões, verificados no Probe e no setup são os seguintes:

+3.3v - 3,360v

+5v - 4,995v

+12v - 12,209v

Obs.: Quando desabilito o Cool and Quiet no bios, a frequência da CPU fica em torno de 3310, mas acho que isso deve ser normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MRocha,

Não uso estabilizador, apenas filtro de linha com 10 tomadas, onde está plugado outro pc. Desabilitando o Cool and Quiet consigo baixar a frequência para algo em torno de 0,800, mas as telas azuis continuaram. Fico devendo a informação relativa ao Vcore, porque substituí a cpu pelo processador Athlon II X2 para tirar a dúvida em relação a esse componente.

Notei que, com essa cpu e mesmo desabilitando Q-Fan e o Cool and Quiet, o pc "funcionou" normal, sem aquele barulho de turbina de avião quando decola. Não sei se o motivo do giro alto do cooler se deve ao fato de o Phenom possuir seis núcleos, em comparação ao Athlon II X2, com dois.

Mas com tudo isso, as telas azuis continuam aparecendo.

O meu último recurso, antes de mandar a placa mãe para o site de comércio eletrônico que a me vendeu, será montar a mobo numa bancada, fora do gabinete, apenas com os componentes principais para o funcionamento. Depois posto o resultado dessa última empreitada. Obrigado.

Abs.

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!