Ir ao conteúdo

Me empurraram uma HRCS Champion 700W... ?

Bajo

Posts recomendados

Postado
Amigos, não resisti à tentação e resolvi abrir a fonte.

Abraço!

Teria como tirar foto dos dois capacitores grandes, de um ângulo que seja visível as inscrições presentes nos mesmos?

E tenta tirar fotos de componentes importantes, use um teste do CdH como referência.

• Membro VIP
Postado

Obrigado por postar e compartilhar conosco das fotos de sua fonte..

A foto da etiqueta acabou não ajudando muito em função do fabricante não ter citado a disponibilidade da fonte nas linhas de 12 Volts, em modo combinado.

Com uma linha de 30 Amperes na tensão de 5 Volts fica óvio e projeto dela datar de época antiga, quando a principal tensão era essa dai, 5 Volts. (mais de 15 anos atrás).

Pelas limitações impostas as linhas de distribuição de 12 Volts se pode depreender que a fonte no melhor dos casos pode se comportar como uma fonte de 12 x (26+22) = 576 Watts agregados de coisa de 40 Watts das linhas de baixa tensão.

O que confere uma potência máxima final de 616 Watts no melhor dos casos..

Veja, isso se ela for capaz de entregar 576 Watts nas linhas de 12 Volts, o que acho extremamente difícil haja visto os capacitores (finos) da entrada. Infelizmente as fotos não mostraram o valor dos mesmos..

Sem dúvida alguma e;\laé uma fonte para operar em 220 Volts pois sequer tem chave seletora de tensão. Aliás, o buraco na caixa dessa chave foi usado para hospedar a chave liga/desliga da fonte (definitivamente uma chave extremamente simples e não adequada para essa função (veja que na função de seleção de tensão esse tipo de chave sempre trabalha sem alimentação, não recebe surtos de corrente ao ser acionada como o faz ai nessa posição). Vai dar problema cedo ou tarde..

A fonte tem filtro LC na entrada..

Circuito extremamente simplificado ( o impresso é de reduzido tamanho veja nas fotos).

Infelizmente pela ausência de maiores dados não é possível mais detalhes, como por exemplo a procedência dos capacitores, que tipo de regulador usado, etc e tal..

Postado

O tempo de meio dia estava curto. Agora estou conseguindo postar fotos um pouco mais detalhadas.

2s9506t.jpg

2h4b15f.jpg

24mgxtt.jpg

30ub67d.jpg

fz3m0y.jpg

Tá bem difícil de conseguir um ângulo bom dos componentes do secundário. Aquela foto pelo meio da bobina foi um improviso e tanto...:cool:

• Membro VIP
Postado

Excelente trabalho fotográfico fizestes ai amigo..

Mas algumas notícias não são boas..

Ela, a fonte, usa dois capacitores de 680 uF x 200 Volts na entrada e isso significa que eles estão em série, portanto sua capaciotância final é de 340 uF x 400 volts.

Isso é típico de fontes que costumam entregar de 250 a 380 watts, dê uma olhada ai por exemplo:

A fonte FEX-38T12 da eXtream:

Capacitoresdeentrada-FEX-38T12de380W.jpg

A péssima fonte C3Tech400RPUF-400S:

Capacitoresdeentrada-C3Tech400RPUF-400S.jpg

Não seria essa fonte dai capaz de sacar mais de 400 Watts dai, com esses capacitores, nem que a vaca tussisse..

Outra notícia ruim é a adoção de transistor, possivelmente de chaveamento, de código SBW13009, um transistor bipolar, que vai conferir uma eficiência baixa para essa fonte, como já haviamos conjecturado... (fontes minimamente decentes usam MOSFETS ai).

Por outro lado, se procurares por ai na Internet vais ver que esses capacitores da Kincon não são nem um pouco prestigiados, muito pelo contrário...

Aquele recorte do circuito impresso, próximo aos capacitores de entrada, sugere que essa fonte foi projetada para ter PFC passivo e ali deveria ser colocado um grande indutor, pesado, com núcleo de ferro ainda. Fontes em geral, para poder ser comercializadas na Europa, necessitam ter alguma espécie de correção de fator de potência. Por isso da adoção, para baratear, do PFC passivo...

Essa dai, trabalhando somente em 220 Volts e tendo esse espaço vago ai me parece um reaproveitamento de lixo que não pode ser desovado em outros lugares..

Tasca lá no rabo dos tupiniquins, com um nome pomposo, uma sigla estranha para dar status, uma promessa de potência que jamais será alcançada e um Heat Pipe, duplo por sinal... Double Heat Pipe.. Te mete com ela!!!

Agradeço tua compreensão e colaboração, colega Bajo.

E entendas que jamais me posicionei contra sua aquisição, até por que não o foi, foste atingido com essa josta dai...

Minha discussão foi sempre pelo esclarecimento e abertura dos olhos dos leitores que acompanham e colaboram com o debate altamente técnico e sem torcida de lado nenhum por aqui nesse fórum..

Abraço e parabéns pelo profissionalismo.. Pelo menos mais aqui para o final...

Postado
Excelente trabalho fotográfico fizestes ai amigo..

Mas algumas notícias não são boas..

Ela, a fonte, usa dois capacitores de 680 uF x 200 Volts na entrada e isso significa que eles estão em série, portanto sua capaciotância final é de 340 uF x 400 volts.

Isso é típico de fontes que costumam entregar de 250 a 380 watts, dê uma olhada ai por exemplo:

A fonte FEX-38T12 da eXtream:

Capacitoresdeentrada-FEX-38T12de380W.jpg

A péssima fonte C3Tech400RPUF-400S:

Capacitoresdeentrada-C3Tech400RPUF-400S.jpg

Não seria essa fonte dai capaz de sacar mais de 400 Watts dai, com esses capacitores, nem que a vaca tussisse..

Outra notícia ruim é a adoção de transistor, possivelmente de chaveamento, de código SBW13009, um transistor bipolar, que vai conferir uma eficiência baixa para essa fonte, como já haviamos conjecturado... (fontes minimamente decentes usam MOSFETS ai).

Por outro lado, se procurares por ai na Internet vais ver que esses capacitores da Kincon não são nem um pouco prestigiados, muito pelo contrário...

Aquele recorte do circuito impresso, próximo aos capacitores de entrada, sugere que essa fonte foi projetada para ter PFC passivo e ali deveria ser colocado um grande indutor, pesado, com núcleo de ferro ainda. Fontes em geral, para poder ser comercializadas na Europa, necessitam ter alguma espécie de correção de fator de potência. Por isso da adoção, para baratear, do PFC passivo...

Essa dai, trabalhando somente em 220 Volts e tendo esse espaço vago ai me parece um reaproveitamento de lixo que não pode ser desovado em outros lugares..

Tasca lá no rabo dos tupiniquins, com um nome pomposo, uma sigla estranha para dar status, uma promessa de potência que jamais será alcançada e um Heat Pipe, duplo por sinal... Double Heat Pipe.. Te mete com ela!!!

Agradeço tua compreensão e colaboração, colega Bajo.

E entendas que jamais me posicionei contra sua aquisição, até por que não o foi, foste atingido com essa josta dai...

Minha discussão foi sempre pelo esclarecimento e abertura dos olhos dos leitores que acompanham e colaboram com o debate altamente técnico e sem torcida de lado nenhum por aqui nesse fórum..

Abraço e parabéns pelo profissionalismo.. Pelo menos mais aqui para o final...

Pois é, amigo. Infelizmente também notei a ausência de vários componentes, como por exemplo uns capacitores no estágio de filtragem.

Agradeço sua colaboração e peço desculpa se em algum momento eu pareci agressivo ou não-profissional, já que também aprecio um bom debate técnico, preferencialmente com os participantes se respeitando e não baixando o nível. É essencial manter uma boa qualidade de leitura aqui no fórum.

Temos que fazer o possível para ajudar as pessoas a não caírem nesses golpes que fabricantes sujos largam no nosso mercado. É triste ver produtos que prometem ser uma maravilha, têm um bom apelo estético, mas que no fundo não correspondem às expectativas e até colocam em risco componentes caros.

Agora tenho que achar um jeito de me recuperar dessa "engatada". :D

• Membro VIP
Postado

Só para que não fique no ar, faltou se dizer que as fontes para poder entregar energia necessitam ter em suas etapas de entrada capacitores com suficiente capacitância para conseguir manter a potência prometida..

Só como exemplo cito essa fonte, modesta, simples, sem PFC ativo, mas que consegue entregar a potência de 680 Watts prometida..

É a Empire EMP-680-BRHE testada pelo CdH. Veja os capacitores de entrada com o valor de 1.200 uF x 200 Volts, certamente necessários para entregar os 680 Watts por ela prometidos: E não adianta bulhufas ter Heat Pipe (aliás, fonte de 380 Watts tendo que usar de Heat Pipe para arrefecer é sinal de uma péssima eficiência, que foi referendada pelo uso de transistor bipolar, do tempo das fonte AT)

Capacitoresdeentrada-EmpireEMP-680-BRHE.jpg

De outro ângulo:

Capacitoresdeentrada-EmpireEMP-680-BRHEoutraviso.jpg

Essa sua HRCS Champion 700W com capacitores de 680uF x 200 Volts, em uma simples regra de três, não conseguiria entregar nem 390 Watts, dos 700 Watts prometidos..

Capacitoresdeentrada-HRCSChampion700W.jpg

Quanto aos filtros de entrada, sim essa HRCS Champion 700W os tem sim, só não estão no impresso principal e sim naquele que está grudado no soquete do cabo de força... Veja ai na sua foto dois capacitores da sétie X2 e dois indutores no mesmo núcleo toroidal:

HRCSChampion700W-FiltrosAC.jpg

Não vi entretanto varistores que nesse tipo de fonte se torna importante..

Postado

Nessa foto não dá para ver, mas tem marcado na placa espaço para dois "capacitores Y" que não estão ali, logo após o conector de alimentação.

Postado

Agora deixa eu tentar resumir... Essa é uma fonte de 380W de baixa eficiência, mas pelo menos possui níveis de ripple e de tensão pelo menos respeitáveis? Outra questão é se ela oferece risco de uso, o que não pude perceber aqui. O estágio de filtragem dessa fonte, porém, alivia as coisas.

Postado

Colega Bajo, eu tinha me referido aos seus comentários sobre a Ice Age, que já é por demais conhecida e sobre a qual se pode falar com toda a objetividade e não por conjecturas. O que eu disse sobre elas são dados e nada têm de boas fontes. Sobre essa outra com certeza apenas testes dariam o retrato completo do produto, mas de início já se pode conjecturar muita coisa (e as conjecturas no caso por si só já são importantes quando faltam dados concretos) e após as fotos se pode dizer inclusive muito mais. Testes com quase certeza levariam a resultados ainda piores do que aqueles já avaliados com mestria pelo Faller. Os 380W teóricos que a fonte em princípio talvez forneça são bem otimistas.

Os dissipadores dessa fonte me lembraram os da Diablotek, veja abaixo.

DSCF2048.JPG

A Diablotek tem também seu heatpipe.

DSCF2050.JPG

Tudo isso vem do mesmo fabricante e padece dos mesmos males.

O PCB pretinho parece (imita) fontes da Sirfa, mas não tem nada a ver. São fontes da chinesa Golden Tiger, fabricante extremamente ruim e sem confiabilidade nenhuma.

Enfim, eu nem direi que te empurraram a fonte. Você no fim recebeu sua Ice Age. Com outro nome.

Faller, sem querer discordar aqui, combinar um projeto de fonte de boa qualidade e eficiência com um heatpipe também seria considerado algo ruim? Repare que não me refiro às fontes de baixa eficiência, e sim fontes que já tenham uma boa eficiência e utilizem o heatpipe com o objetivo de melhorá-la.

Só complementando o que o Faller já disse, mal o heatpipe não fará. Mas qual a necessidade de uma boa fonte ter heatpipe? Nenhuma. Boas fontes trazem cada vez mais uma maior eficiência e menores dissipadores, pois a necessidade de arrefecimento é cada vez menor. E vão botar um heatpipe para quê? Fonte ruim fará isso para impressionar os compradores menos entendidos. Dará até maior peso à fonte, causando ainda melhor impressão. O mesmo se pode dizer de duas ventoinhas. Se algumas fontes top de altíssima eficiência nem trazem mais ventoinha nenhuma... Se em outras fontes a ventoinha só gira a partir de determinada carga e temperatura... Marketing e marketing.

Em matéria de fonte o usuário tem de ter certas maldades. Aprende a fugir de coisa ruim mesmo sem teste nenhum. Até mesmo por conhecer as iscas que são lançadas. E a armadilha é dupla: Vem de fabricantes e vem de vendedores também.

Como as iscas desse vendedor do ML abaixo, que vende o que afirma ser simplesmente a melhor fonte do mundo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-194188781-fonte-thermaltake-550w-melhor-fonte-do-mundo-frete-gratis-_JM

Fonte que não vale nem 100 reais, ele já vendeu 5 unidades por 259 reais. Lucro mínimo de 150 em cada fonte, ou seja, quase 800 reais ganhos facilmente com apenas 5 patos.

- Promete 550W, mas tem de fato 388W (com 29A nos +12V).

- Promete (no anúncio) PFC ativo e não tem

- "Nada menos que a melhor fonte do mundo", mas é das piores

- Diz depois ser considerada pelos "experts" como uma das melhores fontes do mundo. Deixo o expert do Faller confirmar isso. Mas... precisa? Grande número de compradores vão preferir acreditar no vendedor.

No fim ele ainda, de modo bem maquiavélico, diz:

Se você imagina que precisa de uma fonte de maior potencia,

veja o que uma configuração considerada "pesada" consome:

1 x processador Athlon Phenon II 64 X4 3,0 GHz

2 x placas de video XFX 8400GS PCI-Ex LSI

2 x impressoras matriciais LX-300

1 x impressora multifuncional

3 x monitores LCD 22"

1 x roteador wireless

1 x DVD-RW SATA

1 x cable-modem

2 x HDs 500MB

2 x pendrives

12 MB RAM

Consumo médio: 230W

Impressiona. Como se impressoras, monitores, roteadores e modens tivessem algo a ver com a fonte do PC.

Postado

Só complementando o que o Faller já disse, mal o heatpipe não fará. Mas qual a necessidade de uma boa fonte ter heatpipe? Nenhuma. Boas fontes trazem cada vez mais uma maior eficiência e menores dissipadores, pois a necessidade de arrefecimento é cada vez menor. E vão botar um heatpipe para quê? Fonte ruim fará isso para impressionar os compradores menos entendidos. Dará até maior peso à fonte, causando ainda melhor impressão. O mesmo se pode dizer de duas ventoinhas. Se algumas fontes top de altíssima eficiência nem trazem mais ventoinha nenhuma... Se em outras fontes a ventoinha só gira a partir de determinada carga e temperatura... Marketing e marketing.

Em matéria de fonte o usuário tem de ter certas maldades. Aprende a fugir de coisa ruim mesmo sem teste nenhum. Até mesmo por conhecer as iscas que são lançadas. E a armadilha é dupla: Vem de fabricantes e vem de vendedores também.

Como as iscas desse vendedor do ML abaixo, que vende o que afirma ser simplesmente a melhor fonte do mundo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-194188781-fonte-thermaltake-550w-melhor-fonte-do-mundo-frete-gratis-_JM

Fonte que não vale nem 100 reais, ele já vendeu 5 unidades por 259 reais. Lucro mínimo de 150 em cada fonte, ou seja, quase 800 reais ganhos facilmente com apenas 5 patos.

- Promete 550W, mas tem de fato 388W (com 29A nos +12V).

- Promete (no anúncio) PFC ativo e não tem

- "Nada menos que a melhor fonte do mundo", mas é das piores

- Diz depois ser considerada pelos "experts" como uma das melhores fontes do mundo. Deixo o expert do Faller confirmar isso. Mas... precisa? Grande número de compradores vão preferir acreditar no vendedor.

No fim ele ainda, de modo bem maquiavélico, diz:

Se você imagina que precisa de uma fonte de maior potencia,

veja o que uma configuração considerada "pesada" consome:

1 x processador Athlon Phenon II 64 X4 3,0 GHz

2 x placas de video XFX 8400GS PCI-Ex LSI

2 x impressoras matriciais LX-300

1 x impressora multifuncional

3 x monitores LCD 22"

1 x roteador wireless

1 x DVD-RW SATA

1 x cable-modem

2 x HDs 500MB

2 x pendrives

12 MB RAM

Consumo médio: 230W

Impressiona. Como se impressoras, monitores, roteadores e modens tivessem algo a ver com a fonte do PC.

Seria um equivalente à "fonte silenciosa", quando colocam no anúncio que a fonte é silenciosa para o incauto acreditar que a fonte é boa, quando não passa apenas de uma bomba silenciosa (só falta ela ser silenciosa na hora que explode também!!! rsrsrsrsrs).

• Membro VIP
Postado

Enquanto tiver patos a pegar esse tipo de vendedor vai proliferar...

Nada mais é necessário que se diga, tudo já foi dito pelos colegas..

O que me deixa p da vida mesmo é que quando se argumenta com sólidos esclarecimentos ao comprador ou futuro comprador, agregando quase 40 anos de experiência no assunto e sem o menor sinal de tendenciosidade, esse comprador prefere ainda confiar no vendedor, altamente interessado na venda, e além de tudo vem com 4 pedras prá cima de quem está tentando ajudar somente..

Se merecem... A fonte e o comprador...

BOMBA!!! BOMBA!!!!

E por falar em Ice Age, enquanto discutíamos, mais uma explodia e adivinhe, por baixa tensão..

Olhe ai, de uma hora atrás...

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5236629&postcount=20465

Como dizer dela uma fonte minimamente decente???

Postado

Realmente fui enganado. Agradeço pela luz que vocês deram nesse caso.

Com relação à iceage, eu tinha a impressão de ser uma boa fonte provavelmente por nunca ter enfrentado as condições que são críticas para ela, como por exemplo esse problema com baixa tensão. Também não consigo medir a eficiência, apenas ter uma ideia pelo quanto a fonte aquece, o que não é nada preciso. Como para o meu uso ela se comportava bem, fiquei com uma imagem boa.

Quando recebi essa Champion rotulada a 700W, primeira coisa que lembrei foi da série Leadership Gamer...

• 2 meses depois...
Postado

amigo ach que achei o site da fabrica do modelo champion 500w

http://gzchangsheng.en.alibaba.com/productgrouplist-209683663/HRCS_Computer_Power_Supply.html

chinesa.... so que parece que modificaram (colocaram heat pipes e tiraram a primeira bobina de filtragem para nao ter limitaçao de entrada aumentando a potencia e desestabilizando a fonte) no site marca 300 a 400w nominais na q eles vendem aqui como 500w já para a de 700w nao consegui nada deve ser outro projeto ou alguma modificaçao feita para se exportada para o brasil..... já q essa fonte é OEM

espero ter ajudado

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!