Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Haswell


Evandro

Posts recomendados

Esse "novo" Ivy-E ainda não foi lançado então não da pra fazer comparação entre os dois ainda, mas se for pela teoria concordo sim que provavelmente o i7-4770k terá o desempenho próximo a ele ou melhor em alguns casos.

Porém discordo em relação ao Haswell-E. Pois o uso de memórias DDR4 talvez não faça diferença na maioria dos aplicativos comuns, porém para quem usa/trabalha com algum aplicativo especifico que tenha proveito em relação aos clocks da memória o desempenho em comparação com as linhas de DDR3 possa vir a ser bem significativo.

Se fosse lançar o Haswell-E agora fim de ano sem suporte as novas memórias talvez o impacto não fosse ser tão grande ou significativo como "seria" com as memórias novas. Valendo mais a pena continuar com a linha anterior, como vem acontecendo agora com o lançamento do Haswell em comparação aos Ivy e até mesmo os Sandy. Desse modo seria mais um lançamento sem sentido da intel.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse lançar o Haswell-E agora fim de ano sem suporte as novas memórias talvez o impacto não fosse ser tão grande ou significativo como "seria" com as memórias novas. Valendo mais a pena continuar com a linha anterior, como vem acontecendo agora com o lançamento do Haswell em comparação aos Ivy e até mesmo os Sandy. Desse modo seria mais um lançamento sem sentido da intel.

Abraço

A questão é que o impacto seria bem maior se o soquete Extreme não estivesse uma geração atrasada em relação ao soquete regular. Isso faz com que o vão entre as duas plataformas seja sempre marginal, valorizando o custo benefíco do soquete regular e afundando lá no centro da Terra o custo benefíco do soquete Extreme. Se o Haswell-E fosse ser lançado no fim do ano, o impacto seria bem maior, com ou sem DDR4, porque o vão entre as duas plataformas seria bem maior (na casa dos 20% em single thread, além dos dois núcleos a mais do hexacore e dos quatro núcleos a mais do octacore). A diferença seria brutal. Não fazer assim tira todo o propósito de se gastar o dobro por um desempenho parecido. Essa é a questão.

DDR4 vai ser lançada quando ela for lançada, com a geração da vez. Mas se a Intel tem explicação para essa patetada (minha opinião)? Talvez, mas por enquanto parece incompetência mesmo.

***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que não faz muito sentido o LGA 2011. Eles lançam a geração anterior seis meses depois do LGA 1155/1150. Não entendo. O que era para ser uma vantagem dos Extreme, a Intel consegue intercalar o lançamento de um jeito que vale mais a pena comprar o LGA1155/1150. O i7-3770K batia de frente com o i7-3960X em muita coisa, às vezes até passava. Burrice total. Agora que vai sair o Ivy Bridge-E, o i7-4770K também não vai ficar longe. Coisa de louco.

Eles deviam lançar a mesma geração seis meses depois. Um Haswell-E agora no final do ano deixaria muito entusiasta coçando a carteira, sem falar que seria bem mais forte do que o i7-4770K. Aí sim teria muita gente fazendo um esforço extra para migrar para o LGA 2011. Pode ser que seja algum problema de logistica de produção, mas eu não vejo como.

***

Pois é! Eu também penso assim! Me lembro do LGA1366, que fazia muito mais sentido que o LGA1156, até mesmo por ter surgido ANTES e por ser MAIS FORTE! Agora o LGA2011 ficou uma coisa estranha e com nomenclatura mais estranha ainda (tipo, o 3960X é "segunda geração" mas tem nomenclatura de terceira e por aí vai). Enfim... Coisas de uma Intel ambiciosa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde a todos.

Acabei de montar o PC da assinatura e como meu upgrade veio de um E 8400 tem muita "coisa" nova.

Pergunto aos amigos de plantão se pelas imagens as tensões principalmente e temperaturas estão de acordo.

Segue duas prints, idle e Prime95 SmallFFT .

A única coisa que mudei no bios foi a frequencia das memórias para 2400 Mhz e XMP enable, e HT enable.

A máquina está estável em games e teste sintético, mas se tiver algo fora do correto me avisem por favor.

Muito obrigado!

Ah, a GTX 560 ti dá um gargalo gigante em games GPU intense.

Obrigado!

wsuk.jpg

qgcw.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o H100i e gelid ice não deveria ser mais frio?

Tento setar um vcore manualmente mais baixo?

Todas tensões estão automáticas e eu não gosto muito disso, no meu e8400 tinah qeu mexer em tudo, agora em nada.

Obrigado!

Pra um Haswell estão normais a temperatura, se você der uma olhada em algumas páginas atrás a gente tava falando justamente disso, inclusive tem um vídeo com um Haswell @ 4.5Ghz batendo 90ºc nos núcleos com um Corsair H80i, que é um cooler que tem praticamente o mesmo desempenho do seu H100i.

Essa nova linha veio mais quente que a passada, devido a pasta de baixa qualidade aplicada no IHS do processador. Pelo menos é a explicação viável até agora.

Além disso essa linha não veio muito boa pra overclock se comparado a linha anterior Ivy Bridge, pois ela pede maior tensão para estabilizar over's acima de 4.3Ghz.

Você pode tentar sim estabilizar o over com uma tensão menor visando diminuir a temperatura, porém acho desnecessário visto que as suas temperaturas estão de acordo para qualquer máquina atual.

Além disso você fez o teste em FFT's, mesmo você jogando algum jogo pesado por exemplo, o computador não chegará a esse nível de Stress do teste do prime e provavelmente vai ficar abaixo das temperaturas que você mostrou la em cima, girando em torno de 50-55 ºC, o que ja é uma boa temperatura em "full load".

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de jogar 1 hora de FarCry 3 TB on e HT on e as temperaturas não passaram de 55C.

Quando acabar a garantia do CPU abro ele e troco a pasta.

Alguem sabe em teste real quanto é o ganho com o 4770K em over 4.5 para o turbo boost 3.9 ?

Só para garantir que não ficou mal entendida a explicação do colega acima, pasta do IHS não é a pasta que fica entre o dissipador do seu watercooler e "tampa" metálica do processador. A pasta térmica de baixa qualidade que ele fala é a pasta colocada entre o chip que está protegido pela "tampa" metálica e a "tampa" metálica. E pra trocar isso, exige muita habilidade e paciência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Japz, pois é quando disse abrir ele falei na cirurgia mesmo.Ai coloco uma As5 ou gelid mesmo.

A dúvida que tenho é se manualmente setando tensões eu não conseguiria baixar as temps, pois aqui no sul agora é inverno, daqui a pouco é verão a faz dias com 35/40 graus. Eu começaria pelo Vcore, mas deixo o TB enable... to cheio de dúvida..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, aí já é com a galera mais versada nesse assunto.

As vezes acho esse negócio de temperatura uma coisa bizarra mesmo. Onde moro a região é quente pra caramba, mas tenho um Xeon E3-1230V2 e ele mal passa dos 55º quando tô jogando (tudo bem que tenho um Akasa Venom Voodoo nele, mas mesmo o stock as temperaturas não eram tão diferentes).

E aqui, 55º em full load é uma vitória e tanto. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não poderia mais esperar então fui de Haswell lançamento

Ja a pasta que vem é tipo brinde de sorvete seco.

Com o tempo vou ir ajustando manualmente as coisas pra ver se ganho alguns graus .

É tudo muito automático, aperta um botão do OC físico ou virtual e tudo se regula sozinho, mas sempre fico com o pé atrás, do tipo, vai qeu o vcore poderia ser menor e a temp ser menor também e tal... estou lendo e criando coragem, nunca montei um pc assim ,sempre tive pedaço de peça disso e daquilo, nem sei tirar tudo que dá daqui ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, acho que estou com problema.

Meu 4770K está fixo em 3.9

No bios está ativado o Turbo boost, hyper threading, intel C state e o c3.

Desse modo o cpu em idle não deveria estar 3.5 e quando preciso subir até 3,9?

Todas tensões da mobo está em auto.

Obrigado!

O turbo Boost é ativado a medida que os núcleos vão sendo usados. Por exemplo no meu i5 3470 que em turbo vai até 3.6GHz funciona da seguinte maneira:

- 1 núcleo em uso: 3.6Ghz

- 2 núcleos em uso: 3.6Ghz

- 3 núcleos em uso: 3.5Ghz

- 4 núcleos em uso: 3.4Ghz

Então quando o computador está em idle "não existe" núcleo sendo usado, por isso seu processador fica em 3.9Ghz, assim como o meu fica em 3.6Ghz. Para diminuir esse clock só alterando os modos de energia ou desativando o Turbo Boost.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, acho que estou com problema.

Meu 4770K está fixo em 3.9

No bios está ativado o Turbo boost, hyper threading, intel C state e o c3.

Desse modo o cpu em idle não deveria estar 3.5 e quando preciso subir até 3,9?

Todas tensões da mobo está em auto.

Obrigado!

Está fixo no Windows ou no BIOS?

Se for no BIOS, é assim mesmo, pois o gerenciador de clock (Turbo Boost) é uma função para trabalhar com o Windows. Quando você entra no BIOS, o clock vai estar em 3.9Ghz porque esse é o clock máximo que o Turbo Boost vai usar no Windows. Assim que você entra no Windows, o gerenciador de clock inicia e você deve ficar por volta dos 1.6Ghz em idle.

Mas no BIOS ele realmente fica em 3.8/9Ghz. É assim mesmo. Se você baixar para stock, acho que ele nunca sai de 3.5Ghz, mesmo no Windows, o que eu acho furada, porque você nem economiza em idle e nem se beneficia do turbo a 3.9Ghz.

***

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal.

Olhem as prints por favor, fica em 3.9 em idle e stress.

Qual das outras features do CPU Devem e as que não precisam estar enable ? Estou meio confuso.

rqwv.jpg

l0uu.jpg

Muito obigado!

Vá no BIOS e clique no "Load Optimized Defaults". Vai restaurar os padrões de fábrica. Eu acredito que o Turbo Boost seja padrão na MSI Z87. É o ideal, a não ser que você pretenda fazer overclock. Eu também não sei qual é o multiplier padrão do Haswell, então não dá nem para comentar sobre os resultados do CPU-Z, mas o meu é X16.

***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa.

Eu restaurei, mas no padrão fica sempre 3,9 inclusive em full load.

Ai setei o cpu ratio 35, modo dinâmico, com o turbo boost ligado.

Testei o prime porém não saiu de 3.5, isso com o Vcore auto.

Assim não deveria ficar em 3.5 em idle e 3.9 em full load?

Ou tem alguma coisa de speed step ou C state que está atrapalhando ?

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa.

Eu restaurei, mas no padrão fica sempre 3,9 inclusive em full load.

Ai setei o cpu ratio 35, modo dinâmico, com o turbo boost ligado.

Testei o prime porém não saiu de 3.5, isso com o Vcore auto.

Assim não deveria ficar em 3.5 em idle e 3.9 em full load?

Ou tem alguma coisa de speed step ou C state que está atrapalhando ?

Muito obrigado!

Veja ai em baixo no teste que fiz aqui rapidão no meu 3470 , veja se é isso que você esta planejando fazer.

Em idle sem economia de energia no windows:

e4c6.jpg

Em idle com economia de energia no windows:

orv7.jpg

Em full com turbo boost ativando automaticamente nos 4 núcleos.(ainda no mesmo plano de economia da imagem acima, porém ele sobe os clocks com o aumento dos núcleos)

sq1k.jpg

Se for isso que você está tentando fazer, você "não vai conseguir" ativar o modo de economia pela BIOS. Pra ativar o modo de economia você tem que modificar o gerenciamento de energia no Windows, isto é bem simples de fazer.

Se não souber como modificar as opções de energia do windows é só falar que te dou a dica.

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa.

Eu restaurei, mas no padrão fica sempre 3,9 inclusive em full load.

Ai setei o cpu ratio 35, modo dinâmico, com o turbo boost ligado.

Testei o prime porém não saiu de 3.5, isso com o Vcore auto.

Assim não deveria ficar em 3.5 em idle e 3.9 em full load?

Ou tem alguma coisa de speed step ou C state que está atrapalhando ?

Muito obrigado!

Você viu se no default o Turbo Boost fica ativado? Porque com o Turbo Boost ativado e com tudo no defalut, é para escalonar o clock de acordo com o uso. Instale o Turbo Boost Monitor para ver em tempo real o clock mudar: https://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?lang=por&DwnldID=19105

Não adianta mexer em tensão e coisa e tal, porque aí sai do default e vira um over. leia o manual da placa-mãe, pois pode ser que a MSI tenha um setup diferente para o Turbo Boost. Se continuar assim, ligue para o suporte da MSI para tentar entender o que está se passando. Eu descobri que o clock fica em 3.9Ghz no BIOS depois de falar com um atendente da Gigabyte.

***

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Ne0n, porque na primeira imagem o clock do processador está 3.5 e no outro está menos mesmo com turbo ativado? A função turbo boost não era pra ter o clock mais alto? o.o

Sim e Não ao mesmo tempo =D. Ele diminui a medida que o uso dos cores aumenta, no meu caso ele fica assim

- 1 núcleo em uso: turbo 3.6Ghz

- 2 núcleos em uso: turbo 3.6Ghz

- 3 núcleos em uso: turbo 3.5Ghz

- 4 núcleos em uso: turbo 3.4Ghz

Se fosse um 3570, ficaria:

- 1 núcleo em uso: turbo em 3.8Ghz

- 2 núcleos em uso: turbo em 3.8Ghz

- 3 núcleos em uso: turbo em 3.7Ghz

- 4 núcleos em uso: turbo em 3.5-3.6Ghz

Eu ja tinha falado la em cima =D.

Sacanagem da intel né? Trollando os consumidores =DD.

Não sei se o turbo funciona da mesma forma para os da linha "K", que tem o multiplicador desbloqueado. Mas creio que é a mesma coisa.

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AHAAA, descobri, descobri que sou mal informado, mas com a ajuda dos entendidos de plantão achei o que queria, devagar vamos aprendendo.

Fui no painel de controle, opções de energia , escolhi equilibrado e pronto meu 4770K está com o multiplier( ratio) em 8. no idle e 35 no full x 100 de base clock.

A tensão está dinamica e quando eu não estiver a pleno estarei economizando.

Agora vou no bios acertar para o turbo ir até 3.9 e não 3.5 como está no momento.

Achei que o windows nada tinha a ver com o Hardware em questão.

PERGUNTO: quando eu for jogar o CPU e o PC no Geral vai rodar igual se eu tivesse setado tudo no manual para 3.9 ?

Muito obrigado!!

t22e.jpg

fcpu.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AHAAA, descobri, descobri que sou mal informado, mas com a ajuda dos entendidos de plantão achei o que queria, devagar vamos aprendendo.

Fui no painel de controle, opções de energia , escolhi equilibrado e pronto meu 4770K está com o multiplier( ratio) em 8. no idle e 35 no full x 100 de base clock.

A tensão está dinamica e quando eu não estiver a pleno estarei economizando.

Agora vou no bios acertar para o turbo ir até 3.9 e não 3.5 como está no momento.

Achei que o windows nada tinha a ver com o Hardware em questão.

PERGUNTO: quando eu for jogar o CPU e o PC no Geral vai rodar igual se eu tivesse setado tudo no manual para 3.9 ?

Muito obrigado!!

t22e.jpg

fcpu.jpg

O seu estava setado em "Alto Desempenho"? Eu não mecheria em tensão nem nada no BIOS. Apenas habilite o Turbo Boost (se já não estiver) que ele fica automaticamente em 3.9Ghz. No Windows ele vai escalonar conforme o uso. Em idle deve ficar em 1.6Ghz, e em jogos perto dos 3.9Ghz, dependendo da carga.

***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!