Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Haswell


Evandro

Posts recomendados

Diria que esta arquitetura é só mesmo para encher linguiça e por enquanto não sei se esta 4ª Geração oferece um melhor desempenho do que os da 3ª Geração até porque e Intel quer fazer processadores de outra arquitetura não sei o nome mais quem saber comente aqui. Eu ainda prefiro as 3ª Geração 

 

Eu concordo se formos falar em processadores travados para overclock, mas se eles realmente lançarem as CPU série K com IHS soldado, seria o retorno dos temos de glória dos Sandy Bridge, que na verdade pavimentaram o caminho da derrocada da AMD no mercado entusiasta (junto com o fracasso dos Bulldozer). O mercado entusiasta estagnou porque ninguém quer trocar de CPU para pegar uma mais quente, com pouco ganho de desempenho e que não overcloca bem. Mas se o i5 e o i7 vierem soldados, muita gente que tem CPU de 1ª e 2ª gerações vai trocar de micro este ano. Até mesmo quem tem Ivy Bridge vai pensar em trocar, já que o mesmo soquete depois vai aceitar os Broadwell.

 

Sem falar que eles vão calar as reclamações, porque o boca a boca realmente pode falir uma empresa. Parece que eles sentiram as duas gerações de reclamações do público. Realmente, estava virando piada. Resta saber se eles ouviram mesmo ou se vai ser mais do mesmo. Mas eu não acredito que uma companhia esteja feliz com tanta reclamação assim. Não é bom para os negócios. Mas, sei lá, cada ano a gente se surpreende com as patetadas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei não ein..... Se a diferença de desempenho ficar igual como aconteceu do Ivy pro Haswell, cerca de 10% fora as temperaturas altas. Acredito que não valha a pena a troca, ja que segundo noticias esses " novos processadores " virão com outro socket e consequentemente você teria que trocar mobo + processador. Além disso tem a questão do Dollar que não cai de jeito nenhum  :D

 

Provavelmente vão ter que investir na temperatura mesmo, então as chances de o IHS vir soldado é grande... Caso contrário, só quem vai comprar é aquele pessoal ficionado que compra por impulsão só porque é de ultima geração.

 

Já se vir com uma temperatura bacana e desempenho por clock de 10%, alias arrisco até mesmo 5%. Então talvez realmente valha a pena a troca de Kit pra quem for entusiasta.

 

 

Ja sobre o IHS......Na minha opinião mesmo com as chances do IHS vir soldado, eu ainda acho que ele virá com isso aqui:

 

BIGBIG_Loko_Env_Melansia_blog.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei não ein..... Se a diferença de desempenho ficar igual como aconteceu do Ivy pro Haswell, cerca de 10% fora as temperaturas altas. Acredito que não valha a pena a troca, ja que segundo noticias esses " novos processadores " virão com outro socket e consequentemente você teria que trocar mobo + processador. Além disso tem a questão do Dollar que não cai de jeito nenhum  :D

 

Provavelmente vão ter que investir na temperatura mesmo, então as chances de o IHS vir soldado é grande... Caso contrário, só quem vai comprar é aquele pessoal ficionado que compra por impulsão só porque é de ultima geração.

 

Já se vir com uma temperatura bacana e desempenho por clock de 10%, alias arrisco até mesmo 5%. Então talvez realmente valha a pena a troca de Kit pra quem for entusiasta.

 

 

Ja sobre o IHS......Na minha opinião mesmo com as chances do IHS vir soldado, eu ainda acho que ele virá com isso aqui:

 

BIGBIG_Loko_Env_Melansia_blog.jpg

 

 

Lol! Olha que está arriscado a vir mesmo. Mas a mudança de clock não vai dar nem 5%. Mais ou menos como foi o 2700K para o 2600K. O refresh não é para ninguém fazer upgrade, mas para quem vai comprar agora. A diferença mesmo seria no IHS soldado. Aí eu acho que o mercado dava uma mexida, pois muita gente ia trocar de CPU, mesmo com chipset novo, porque lembre que só aqui no Brasil a gente é roubado. Poucas semanas depois, o preço de um lançamento lá fora fica praticamente pelo mesmo preço do antigo. Aqui é que demora um ano para ficar mais ou menos igual. Na verdade, o preço só estabiliza aqui na véspera do lançamento da outra geração (vergonha nacional).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

i7-4790K com base clock de 4.0GHz e turbo de 4.4GHz?

 

http://wccftech.com/intel-devils-canyon-core-i7-4790k-core-i5-4690k-processors-confirmed-core-i74790k-boosts-44-ghz/

 

Se isso for verdade, duvido que vai vir com chiclete. Provavelmente eles vão ter que retornar com o IHS soldado. Lançamento no dia 2 de junho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Quanto ao Broadwell, alguma novidade quanto ao lançamento?

O Ivy e o Hasswell não me convenceram em trocar de plataforma.

 

Para desktop, só em junho de 2015. Para note e tablet, parece que no fim do ano. Mas qual é o seu processador atual? Segunda feira agora eles vão exibir na Computex o i5-4690K e o i7-4790K. Especialmente o i7-4790K vai vir com 4Ghz de clock base e 4.4Ghz de turbo e deve ser bom de over, com uma nova solução térmica. Dizem que vai chegar fácil aos 5Ghz. Parece que vai ser um monstrinho. O i5 vai ser menos interessante, já que ele só vai ter mais 100Mhz de clock. Mas só vendo mesmo. Parece que eles vão deixar os entusiastas do overclock testarem os processadores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela Newegg, o Devil's Canyon vai ser lançado no dia 25/6, ligeiramente mais caro do que o i7-4770K: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16819117369&cm_re=4790k-_-19-117-369-_-Product&nm_mc=AFC-C8Junction&cm_mmc=AFC-C8Junction-_-na-_-na-_-na&cm_sp=&AID=10446076&PID=6146846&SID=tqmqcg3nvzke

 

Pelos reviews, ele é 10% mais forte do que o i7-4770K, mas não deixa de ser um overclock. Vai vir com um "chiclete melhorado", não soldado. Daqui a pouco eles vão apresentar o chip para o pessoal do overclock na Computex: http://www.twitch.tv/overclocktv. Mas se é com chiclete, é provável que não atinja nada extremo, até porque parece ser mais quente do que o antecessor. Mas é uma boa opção para quem ia comprar o i7-4770K agora.

 

Pelo menos eles vão lançar o Haswell-E três quartos antes do Broadwell desktop (parece que em setembro). Porque do jeito que estava, lançando uma geração atrasada em relação à linha regular, com desempenho pior em single thread e custando o olho da cara, só mesmo uma minoria via algum valor neles.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para desktop, só em junho de 2015. Para note e tablet, parece que no fim do ano. Mas qual é o seu processador atual? Segunda feira agora eles vão exibir na Computex o i5-4690K e o i7-4790K. Especialmente o i7-4790K vai vir com 4Ghz de clock base e 4.4Ghz de turbo e deve ser bom de over, com uma nova solução térmica. Dizem que vai chegar fácil aos 5Ghz. Parece que vai ser um monstrinho. O i5 vai ser menos interessante, já que ele só vai ter mais 100Mhz de clock. Mas só vendo mesmo. Parece que eles vão deixar os entusiastas do overclock testarem os processadores.

 

Eu não tenho interesse em overclock, espero um novo i5 que bata em 30% o desempenho em stock dos i5 sandy bridge, ao mesmo tempo que consuma menos energia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho interesse em overclock, espero um novo i5 que bata em 30% o desempenho em stock dos i5 sandy bridge, ao mesmo tempo que consuma menos energia.

 

Eu acho que com o Broadwell você já vai ter um ganho de 25% em cima dos Sandy Bridge. Mas está ainda um pouco longe e pode ser que atrase e se torne fim de 2015 / início de 2016 no Brasil para começar a ter um preço justo. Se for demorar muito, você pode vender o i5-2400 e inteirar por um i5-3570. Simples e relativamente barato. Daria um ganho de uns 15%. Tem gente rodando BT3 online com i5-2500K em stock rodando a 90% nos quatro núcleos. Monitore os jogos mais atuais. Se você sentir que precisa, faça um up simples, sem muita preocupação. Esse é o lado ruim das CPU stock. Quando começa a apertar, não tem como fazer over para ganhar uma sobrevida.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Putz, chiclete again? Dei uma olhada rápida no review da Hexus, e como disse o Contiusa, teve uma melhora de ~10% no que diz respeito à CPU, nada em relação à GPU (mas aqui não mudou nada mesmo em relação ao 4770K), não vi eles mencionarem temperatura e a versão ES deles era bem fraca pra OC (!?), mal estabilizando em 4.4GHz (!!!). Quê isso Intel? Enviando ES ruim de OC de um processador cujo principal atrativo é justamente o potencial de OC pra ser testada?

 

Esperemos mais testes para vermos se a situação se repete... Mas pra mim a primeira impressão com esse teste da Hexus não foi muito boa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que com o Broadwell você já vai ter um ganho de 25% em cima dos Sandy Bridge. Mas está ainda um pouco longe e pode ser que atrase e se torne fim de 2015 / início de 2016 no Brasil para começar a ter um preço justo. Se for demorar muito, você pode vender o i5-2400 e inteirar por um i5-3570. Simples e relativamente barato. Daria um ganho de uns 15%. Tem gente rodando BT3 online com i5-2500K em stock rodando a 90% nos quatro núcleos. Monitore os jogos mais atuais. Se você sentir que precisa, faça um up simples, sem muita preocupação. Esse é o lado ruim das CPU stock. Quando começa a apertar, não tem como fazer over para ganhar uma sobrevida.

 

Se for realmente 25% e não custar o olho da cara vai ser atraente para mim, visto que meu PC atual tem 4 anos, o meu anterior durou 8 sem maiores problemas.

Vou esperar até o Broadwell sair para tirar minhas conclusões, meu PC ainda está dando conta do recado, talvez agora com a nova geração de consoles, os jogos de PC fiquem mais exigentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se for realmente 25% e não custar o olho da cara vai ser atraente para mim, visto que meu PC atual tem 4 anos, o meu anterior durou 8 sem maiores problemas.

Vou esperar até o Broadwell sair para tirar minhas conclusões, meu PC ainda está dando conta do recado, talvez agora com a nova geração de consoles, os jogos de PC fiquem mais exigentes.

 

Sinceramente, acho que é mais negócio você se preocupar com upgrade de VGA no momento... Não é necessário pra maior parte dos usuários (por exemplo, os que jogam ou utilizam programas onde não é necessário tanto poder de processamento) trocar uma plataforma i5 SB por outra por um bom tempo ainda.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for realmente 25% e não custar o olho da cara vai ser atraente para mim, visto que meu PC atual tem 4 anos, o meu anterior durou 8 sem maiores problemas.

Vou esperar até o Broadwell sair para tirar minhas conclusões, meu PC ainda está dando conta do recado, talvez agora com a nova geração de consoles, os jogos de PC fiquem mais exigentes.

 

Cara ultimamente o que está demandando mais de jogos são as placas de vídeo. O processador fica só responsável por empurrar a VGA em si.

 

Acredito que a tendencia dos jogos é diminuir o uso de processador e aumentar o uso nas Placas de Vídeo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara ultimamente o que está demandando mais de jogos são as placas de vídeo. O processador fica só responsável por empurrar a VGA em si.

 

Acredito que a tendencia dos jogos é diminuir o uso de processador e aumentar o uso nas Placas de Vídeo.

 

Perfeito, lendo o "Release highlights" do último driver beta da nVidia, por exemplo, fica evidente a diminuição do uso da CPU e um melhor desempenho da GPU ao rodar jogos. Para quem acompanha o mercado de tecnologia, lembrará que houve, à época do lançamento das arquiteturas GCN e Kepler (nVidia), rumores de que um ex-engenheiro da AMD tivesse levado consigo projetos da GCN para sua maior rival, a nVidia, que o contratou. Parece que esse rumor era verdadeiro, pelo menos em parte... a nVidia e a AMD seguem projetando suas VGAs de forma semelhante e têm aprimorado seus drivers, de modo que uma mesma VGA hoje seja capaz de obter desempenhos quase 100% superiores em alguns jogos em relação ao que tinha há alguns meses atrás. O próprio abandono da AMD pela disputa de mercado em CPUs high end foi uma decisão que hoje posso avaliar como estratégica: com a arquitetura GCN não seria necessário grande poder de processamento com a CPU e a GPU teria mais poder de processamento GPGPU. Um passo importante para a unificação entre CPU e GPU, o que comercialmente é explorado como Fusion.

 

Abaixo a anotação da última versão para Windows dos drivers da nVidia

 

 

New in GeForce 337.88 Game Ready WHQL drivers

  • Game Ready - This 337.88 Game Ready WHQL driver ensures you'll have the best possible gaming experience for Watch Dogs.

Performance – Introduces key DirectX optimizations which result in reduced game-loading times and significant performance increases across a wide variety of games compared with the previous 335.23 WHQL. Significant CPU overhead reductions in the driver result in performance gains that will often favor CPU-bottlenecked situations. Per usual, results will vary depending on your GPU, system configuration, and game settings.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais ou menos, galera. Aqui no fórum mesmo, como eu mencionei, alguém já das antigas postou a foto do Gerenciador de Tarefas de um i5-2500K lá em cima (acho que perto dos 90%) no BT3 online rodando em stock. Tem gente com i5-2500K jogando BT4 online falando de gargalo e tendo que fazer over.

 

Ou seja, essas CPUs mais antigas, especialmente as que só rodam em stock, como o i5-2500 para baixo, vai começar a ficar para trás. Que roda, roda, mas para quem começa a fazer upgrade de VGA e mantém a CPU, vai ter problemas de gargalo. Às vezes não atrapalha, mas, para quem usa TrackIR, nunca é bom queda de frames. Dá stutter.

 

Eu acho difícil que os jogos comecem a diminuir a carga na CPU. O que acontece é que a VGA tem trabalhado mais na proporção, mas a carga tem aumentado para todos os lados. No gráfico do BT4, o FX-6300 roda com todos os seis núcleos no talo. Para um hexacore, tudo bem que mais fraco que o 1090T, eu não acho nada pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, parece que a Intel deu outro migué na galera. Não sei se este site é confiável, mas eles só conseguiram 5Ghz com 1.4V e 95ºC de temperatura. O ideal para eles é 4.8Ghz com 1.35V e 81ºC.

 

http://www.jagatreview.com/2014/06/hands-on-review-intel-core-i7-4790k-devils-canyon/3/

 

Eu não entendo nada de over, mas parece que eles simplesmente selecionaram os melhores chips para fazer um i7-4770K ir do limite normal de 4.6Ghz para 4.8Ghz de over. Aí eles trocam o nome, colocam um chiclete mais graduado e ficam pensando que a gente vai entrar na conversa. Nada que justifique toda essa falação. Pagação de mico, como de costume nos últimos anos. Eles deviam ter feito como no i7-2700K. Sobe o clock, diz que são chips selecionados, adiciona uns $10 ao preço final e pronto. Não precisa ficar de ufanismo.

 

-----edit-----

Eles usaram a versão beta de BIOS e chips de amostra, mas não deve mudar muita coisa para a versão final. Afinal, parece que vai começar a ser vendido ainda este mês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sobre gargalo de CPUs pra jogos, não concordo em muitos pontos, até porque o ganho não foi tão grande assim (em muitos casos) se compararmos os SB com o Haswell, mas depois abordo isso mais detalhadamente...

 

Sobre OC no i7 4790k, andei lendo em um outro fórum que na competição da Computex os caras conseguiram 5.0GHz no ar e 6.0GHz no WC... Vamos ver se isso se confirma nos testes. Se for isso mesmo, a Intel mandou bem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vix, eu vi um teste do i7-4790K rodando a 5Ghz no ar com 1.3V, mas com o HT desabilitado. Não sei se é esse que você viu. Eu estou esperando um site de over fazer um review completo, tipo o overclock.net, mas, até agora, não apareceu nada. Mas não ter vindo com o IHS soldado deixou muita gente dizendo "bah...". 

 

 

-----edit-----

Um dos caras (http://www.overclock.net/t/1491935/vr-zone-devils-canyon-i5-4690k-i7-4790k-cpuz-screenshot-posted/140#post_22357382) que testou várias amostras com air cooler:

 

I just tested 4790ks and 4690ks ES chips using Maximus VII hero
 
1 out of 5 4790Ks did superpi 32m at 5ghz 4c at 1.365V and the rest not stable even at 1.4v to 1.42v
5 out of 5 4690Ks doesn't boot 5ghz 4c 1.365 to 1.42.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses Lançamento da Intel ta uma bagunça só!!! No começo em tudo quanto é comentário e noticia que foi divulgado dizia que Intel Davil Canyon seria exclusivo para chip Z97 e agora ja estão falando que vai funcionar também em Z87...é coisa de loco mesmo isso...

 

Quanto a dissipação térmica acredito que melhore sim alguma coisa, pois caso contrario seria um descaso total a seus fieis usuários...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava dando uma pesquisada e parece que o Ivy Bridge-E também não é bom de over, igual ao Haswell. E vem com o IHS soldado, portanto, não dá nem a opção do cara fazer o delid. Quem dá azar não consegue passar de 4.5Ghz  :eek:

 

Talvez a solução da pasta térmica (melhorada) seja mais vantagem do que desvantagem. Até mesmo o chiclete antigo, pois pelo menos dá para fazer o delid e ganhar mais uns 200Mhz. Já não estou achando o i7-4790K tão ruim assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!