Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Piledriver - Vishera / Trinity - Review e questões técnicas


V i X

Posts recomendados

Venho acompanhando os Três tópicos a um tempinho desde de setembro, e mais intensivamente a partir do lançamento dos Bulldozer, ainda não comprei minha plataforma.

Estou "decidido" pela Sandy (i3), mas to me sentindo bastante atraido pelo FX 4100, esperando essa tal de B3 ae pra ver se fica bom, mas outra boa parece ser esse Trinity, vocês acreditam que valham a pena espera pelo Trinity, talvez com a esperança de bater o i3 Sb, ou melhor esperar os "Aivi" ? ;x

Colega, isso que vou falar já foi exaustivamente dito por mim e por outros membros a várias pessoas com dúvida parecida: não conte com o ovo enquanto o mesmo estiver no "fiofó" da galinha. Atualmente já há vários produtos bons. Se vale a pena ou não esperar vai depender muito da sua paciência e também do PC que você já tiver. Se seu PC atual for razoável, talvez seja sim interessante aguardar produtos futuros, mas se seu atual PC for antigo e se você for uma pessoa ansiosa, compre o que já existe atualmente. O Core i3 "Sandy" e o FX-4100 são processadores com bom custo x benefício. Saber qual é o ideal para você vai depender muito do seu perfil. A plataforma Intel Core i3 LGA1155 atualmente é atrativa por conta do baixo consumo elétrico e baixas temperaturas, fora a possibilidade de upgrade para os "bons" Core i5 e Core i7 (talvez até em arquitetura "Ivy Bridge"). Já o AMD FX-4100 é interessante para quem deseja comprar uma placa-mãe mais equipada sem ter que vender um rim (afinal as placas para Intel costumam ser mais caras), é ótimo para overclock (na arquitetura "Sandy" overclock só é bom com os processadores "K", que são caros) e te dá a possibilidade de upgrade para os FX-8xx0 no futuro (talvez com revisão B3) e quem sabe para algum produto futuro que aproveite o AM3+. E como falavam num antigo programa de TV da Globo: "No final, você decide."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jonny_br a Fusion-IO faz SSDs PCIe com um controlador próprio nervoso. Não tem nada a ver com os Revodrive da OCZ, por exemplo, que embora esteja tudo na mesma placa tem uma controladora RAID e SSDs SATA.

Eles não dão boot, ma ninguém reclama, essas belezinhas são usadas para guardar bancos de dados, para editar filmes de alta definição, etc.

Por curiosidade, o lendário Steve Wozniak (co-fundador da Apple) trabalha como consultor na Fusion-IO.

E para colocar em perspectiva a monstruosidade que são 1.1 milhões de IOps.

Um SSD com controlador Sandforce 2000 (SATA3, desses que fazem 550MB/s) faz no máximo 85k IOps.

Meu Intel X25-M G2 faz 10k...

E um HD faz umas 100 IOps...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peraí, Vishera ou Piledriver? Piledriver não é o BDZ B3 e que vem até dentro do Trinity no "começo" do ano que vem??

B3 é apenas uma revisão pela qual vai passar o Bulldozer.

Trinity serão processadores APU que virão para substituir os Llano no mercado middle-end, já com núcleos Piledriver, limitados a 04 núcleos e sem cache L3.

Vishera serão processadores que virão para substituir os Bulldozer no mercado high-end da AMD e, portanto, terá versões de pelo menos 08 núcleos e com cache L3. Os núcleos também serão Piledriver, que por derivar do Bulldozer também seguirá a estrutura modular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
então eu não estou TÃO errado, por mais que seja estranhíssimo o Piledriver nascer no trinity primeiro...

Porque é onde ele poderá ser competitivo e a AMD vai ganhar alguma grana, o Vishera provavelmente será fraco, ou os aras estão tentando fazer alguma mágica + tentando salvar seus rabos da demissão para a AMD conseguir algo competitivo neste ponto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ei, peraí Dr., eu não falei forte, eu falei competitivo. :D

E o Trinity vai concorrer também nos náitibrúkis, pelo que o Ziebert disse, o Bulldozer senta na graxa quando o clock fica alto, em clocks menores ele realmente bebe menos, então por isso eu acho que eles conseguirão competitividade aí, mas pegar no Extremo com clock alto e brigando com áiçéte vai ser complicado, ainda mais com a foice na mão do novo CEO. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com os Ivy ali na esquina, esses Vishera vão disputar qual segmento de mercado? Afinal se chegarem em 2013, seria coisa de mais de 9 meses depois do Ivy, e creio que o Trinity ao menos na sua porção CPU não deve dar muito trabalho aos Ivy não.

Trinity disputa como os i3-3000 e quem sabe os i5-3000.

Vishera é para disputar o segmento Off....

Isso em teoria, porque em prática agente sabe onde FX-8000 se meteu.

Peraí, Vishera ou Piledriver? Piledriver não é o BDZ B3 e que vem até dentro do Trinity no "começo" do ano que vem??

Vishera o nome do Die, Piledriver o nome do Núcleo, a melhor proposta que o Komodo que seria FM2.

Trinity atualizará o K10,5 direto para Piledriver na parte de CPU.

B3 é a revisão que se espera do atual FX, (Bulldozer) diferentemente de Piledriver que ganhará mais instruções (Se não me engano).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo, o Trinity estreará os módulos/núcleos Piledriver.

É uma atualização da arquitetura Bulldozer, que deve trazer aqueles 10 a 15% de melhora em performance/watt.

Além das revisões na arquitetura (incremento de IPC, conserto de algumas cagadas do Bulldozer e implementação de novas instruções), agora que o processo de 32nm está mais maduro e a AMD pegou as manhas dele, espera-se que esses processadores possam atingir os clocks que a arquitetura precisa para obter um rendimento ótimo. Mas nada se sabe sobre os clocks deles ainda.

O melhor que temos até agora é essa tabela (abaixo) que vazou de algum documento da AMD. Mas lembro de ter visto uma semelhante sobre o Bulldozer e os clocks não tinham nada a ver com os dos modelos lançados...

Quanto a novas instruções, se não me engano além de FMA4 o Piledriver trará suporte a FMA3, assim pelo menos quando os programas forem otimizados para FMA3 (presente no Haswell) os AMDs também se beneficiarão.

post-907959-138849613128_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo, o Trinity estreará os módulos/núcleos Piledriver.

É uma atualização da arquitetura Bulldozer,...

Ou seja, a AMD é nova, um dia aprende:D

Dessa vez experimentará a nova arquitetura no segmento médio, assim não corre o risco de gerar muita expectativa em cima do seu produto Alpha e acabar não atendendo às expectativas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jonny, acho que é justamente o contrário. O Trinity é esperadíssimo, pois será o carro chefe da AMD para combater o IvyBridge nos notebooks. Ele precisa ser muito bom!

Se pensarmos naquela declaração da AMD sobre "esquecer competição com Intel em mercado high-end" e que "o foco agora é mobile", acho que é por aí mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adicione que as APUs fizeram sucesso e o BDZ foi um fiasco, e a proximidade do Trinity... Sim, os olhos estão todos no Trinity, então é bom o Piledriver mostrar serviço até pra aumentar as esperanças da Vishera, porque senão...

A AMD vai estar numa situação feia caso o boato de que o IGP do Ivy Bridge seja realmente bom for verdadeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A AMD vai estar numa situação feia caso o boato de que o IGP do Ivy Bridge seja realmente bom for verdadeiro.

Dick postou um teste feito pelo Coolaler, dificilmente eles divulgam coisas erradas, o teste aponta o desempenho do Ivy em 3DMark Vantage, a pontuação do IGP dele ficou muito aquem do Llano, mas melhoraram a qualidade das imagens.

Trinity "só precisa" é de uma CPU forte, pena que não teremos APUs Quad-Module

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dick postou um teste feito pelo Coolaler, dificilmente eles divulgam coisas erradas, o teste aponta o desempenho do Ivy em 3DMark Vantage, a pontuação do IGP dele ficou muito aquem do Llano, mas melhoraram a qualidade das imagens.

Trinity "só precisa" é de uma CPU forte, pena que não teremos APUs Quad-Module

Mas se melhorarem nem que seja um pouco o lado GPU do Trinity, conseguem manter uma boa distância de desempenho gráfico e se garantem contra alguma APU futura da Intel. E realmente o lado CPU é o que precisa mais ser melhorado, pois o Llano é relativamente fraco (pelo menos para os padrões atuais) nesse aspecto.

Quanto às APUs Quad-Module/Octa-Core acho que é só questão de tempo. Em 2013 ou 2014 deve vir alguma coisa desse tipo, acho eu. Talvez seja um pouco cedo para se pensar nisso, ainda mais que isso poderia canibalizar ainda mais as já fracas vendas dos Bulldozer e futuramente do Vishera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!