Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Piledriver - Vishera / Trinity - Review e questões técnicas


V i X

Posts recomendados

VIX, são tantos tópicos que realmente me equivoquei, e nem sei para onde postar, deixa ai mesmo rss.

Essa lance de matarem o Deccan eu já havia visto, e salvo engano postado no tópico do BDZ e acho que é uma boa, eles tem que se concentrar em melhorar o que tem agora e não ficarem lançando lixo FailX, tem que arrumar o que tem em casa, como fizeram com o Phenon II, Llano, Bobcat, e a partir daí, lançar novas linhas.

O BDZ foi inovador, mas fracassado e incompreendido, espero que o Piledriver se saia melhor, se ter que abusar de um clock alto.

Eriberto pelo que eu entendi o lance de matarem o a plataforma Deccan (Wichita e o Cristina, ta certo agora Jonny? :lol:) deve-se principalmente à questões de capacidade de produção. A Glofo só iria conseguir boa produção de APUs lá pela medade de 2012, e já pelo fim de 2012 já rolaria o lançamento da próxima geração de APUs, então, a plataforma Deccan ficaria estrangulada, com um tempo de vida de aproximadamente 6 meses.

Aqui o Peter Scot do Fudzilla falando mais um pouco sobre isso

http://www.fudzilla.com/processors/item/24958-amd-reportedly-ditches-globalfoundries-for-28nm-apus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a vinda do Trinity vai encerrar de vez as especulações de que por causa da GPU o Llano não conseguiria atingir altos clocks no atual processo de 32nm da GF. Trinity virá com frequências de até 3,9GHz e turbo de até 4,5GHz (inicialmente).

Care to share the source?

-----------

Não sei se eu tinha entendido errado ou se a notícia estava errada, mas a questão do Wichita é o contrário, a AMD não quer usar o processo de 28nm da Global Fondries...

http://techreport.com/discussions.x/22050

Pode surgir uma atualização do Ontario/Zacate para 28nm, mas em princípio a coisa continua como está (em 40nm) e a plataforma Brazos 2.0 é uma ligeira atualização (chipset novo com USB 3.0 nativo) e opção de GPU discreta da série 7000 de 28nm (a GPU integrada será renomeada para série 7000).

Aqui tem um artigo que explica melhor a situação:

http://www.extremetech.com/computing/106217-manufacturing-bombshell-amd-cancels-28nm-apus-starts-from-scratch-at-tsmc

---------------

edit 3:

De acordo com o site alemão ATI-Forum.de há muito FUD ao redor desse assunto.

http://news.ati-forum.de/index.php/news/52-sonstiges/2176-falschmeldungen-ueber-amd-im-umlauf

Primeiro que a AMD nunca falou que o Wichita seria feito na Global Foundries. Sendo o Zacate feito na TSMC, o caminho natural é que seu sucessor seja feito no mesmo lugar. A questão é que a TSMC terá pouco volume no processo de 28nm e há muita demanda por chips feitos nesse processo (não só pela AMD e pela NVIDIA para suas GPUs, mas também pela Qualcomm para processadores de celular), e como o Zacate/Ontario ainda está vendendo "muito bem, obrigado", o Wichita deve ser adiado até o processo de 28nm ficar menos concorrido. Por isso virá a plataforma Brazos 2.0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trinity deve entrar na linha de "montagem" em Março de 2012, bah, achei que já em março já estaria nas ruas.

XISBITIS

Staring from early and middle March, 2012, AMD intends to mass produce its A-series "Trinity" accelerated processing units with 65W thermal design power (TDP), according to an AMD document seen by X-bit labs. In early May, 2012, the chip designer wants to initiate mass production of A-series "Trinity" APUs with 100W TDP and higher performance.

The 65W chips will belong to A10-5700, A8-5500, A6-5400 and A4-5300 families, whereas 100W microprocessors will only fit into A10-5800 and A8-5600 series.

amd_trinity_advantages.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quero ainda acreditar que AMD vai brigar com a Intel pelo topo num futuro mais distante! admito que gosto da AMD, mas por enquanto a AMD tem que resolver a estrutura interna da empresa!

Se antes de projetarem o Bulldozer e Llano eles dessem uma limpeza na empresa, digo internamente, hoje os projetos seriam outros, penso eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Se antes de projetarem o Bulldozer e Llano eles dessem uma limpeza na empresa, digo internamente, hoje os projetos seriam outros, penso eu.

Penso a mesma coisa, principalmente se eles tivessem demitido todo o pessoal de marketing que disse que o BDZ é octacore, hexacore e quadcore. Eu teria dito... Quad Core "com HT melhorado" e por ai vai, Tri Core..., Dual Core, seria bem mais honesto.

A Intel não vende o i7 990X como 12 core, e sim 6 + 6 (HT) cores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso a mesma coisa, principalmente se eles tivessem demitido todo o pessoal de marketing que disse que o BDZ é octacore, hexacore e quadcore. Eu teria dito... Quad Core "com HT melhorado" e por ai vai, Tri Core..., Dual Core, seria bem mais honesto.

A Intel não vende o i7 990X como 12 core, e sim 6 + 6 (HT) cores

É isso que eu penso. O pessoal "odeia" os octa-core da AMD porque eles NÃO entregam o desempenho de um octa-core "completo". O desempenho seria impressionante se fosse chamado de "quad-core bombado". Imagina pegar o AMD FX-8150 e comparar com os Phenom II X4 para ver a "melhora" da arquitetura! Fala se não ia trazer uma imagem melhor para o produto! Agora, anunciando um octa-core que chega a perder para o six-core da geração anterior em alguns testes mancharam de vez a reputação do mesmo.

Agora, isso de a AMD "desistir" de brigar eu achei muito tosco. Nossa! Fiquei muito triste!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema é que o Bulldozer foi projeto especificamente para servidores em aplicações que dependem muito do subsistema de memória e tem baixo IPC, e realmente, nesses casos 16 núcleos chegam a ser 50% mais rápido que 12 núcleos do Magny Cours, e seria ainda mais rápido se atingisse o clock alvo.

O desempenho em desktops, bem... Não convenceu, mas era algo que os engenheiros já deviam saber, não sei o que aconteceu la dentro para permitirem esse hype todo, ou como alguém permitiu ignorarem completamente os desktops como fizeram, a única explicação que vejo é que quando viram o Nehalem já era tarde demais para mudar o projeto e aumentar o IPC é complicado, mais complicado que os derivados do K-7...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um AMD sempron já tive um Athlon XP eu acho eles muito rápido, sabe, para época deles e sempre gostei de AMD e tudo mais eu também achei muita frescura dizer "Bulldozer fail" comparativos é uma coisa usar e gostar é outra!

Ainda estou com vontade comprar um bulldozer para meu futuro pc, mas fui na terabyte e tinha esgotado o FX-8120 =s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pistigrilo, acho que o problema não é esse, é que em aplicações que usam poucos núcleos o Bulldozer é mais lento que um Phenom II...

Realmente... O "calcanhar de aquiles" do Bulldozer é realmente o desempenho single thread. Em multi core ele não é a pior coisa do mundo.

Eu tenho um AMD sempron já tive um Athlon XP eu acho eles muito rápido, sabe, para época deles e sempre gostei de AMD e tudo mais eu também achei muita frescura dizer "Bulldozer fail" comparativos é uma coisa usar e gostar é outra!

Ainda estou com vontade comprar um bulldozer para meu futuro pc, mas fui na terabyte e tinha esgotado o FX-8120 =s

Tudo bem, mas te aconselho então a aguardar pelo menos a revisão B3 chegar, aumentar a disponibilidade do mercado e também uma abaixada nos preços, pois o custo x benefício do FX-8120 está muito ruim atualmente. Fora que às vezes você já pega um FX-8170, que dependendo do preço que tiver talvez seja uma opção mais interessante daqui uns meses.

Eu uso AMD já faz 12 (doze) anos! Em 1997 tive um Intel Pentium 100MHz, em 1999 fiz upgrade para AMD K6-II 350MHz, em 2004 parti para um AMD Sempron 2200+, em 2009 comprei meu AMD Phenom II X4 955 BE C2 e em 2010 comprei meu AMD Phenom II X6 1090T BE. Gosto muito dos meus Phenoms e sempre aconselhei a compra deles aqui no fórum, mas atualmente eu não compraria um Bulldozer, especialmente esses da famigerada revisão B2. Você, que ainda usa um antigo Sempron 2800+ vai sentir um grande aumento de desempenho indo para o Bulldozer, mas se você pegar para mexer numa Sandy, vai sentir realmente a diferença. Se eu tivesse comprado PC em 2008 não iria comprar o Phenom I, pois naquela época eu sonhava com um Core2Quad, mas em 2009 saiu o Phenom II e eu o escolhi. O que quero dizer com isso é que eu sou sim fã da marca AMD (qualquer dúvida olha minha assinatura e avatar), e torço sim para que eles consigam se tornar mais competitivos, mas não sou cego ao ponto de deixar de pegar algo melhor só por causa disso. Mas não estou te criticando por escolher o FX-8120, até mesmo porque placas AM3+ equipadas são mais acessíveis que as LGA1155. Só estou te dando uma dica mesmo.

Enfim! Melhor parar de falar de Bulldozer no tópico do Piledriver. =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu tenho um AMD Sempron já tive um Athlon XP eu acho eles muito rápido, sabe, para época deles e sempre gostei de AMD e tudo mais eu também achei muita frescura dizer "Bulldozer fail" comparativos é uma coisa usar e gostar é outra!

Ainda estou com vontade comprar um bulldozer para meu futuro pc, mas fui na terabyte e tinha esgotado o FX-8120 =s

Quem fez Hype foi a AMD, prometeu bacarai e no fim das contas não entregou o que se esperava, e como disse o Pistigrilo, os FX em si não são ruins, o problema é que a concorrência tem soluções melhores pelo mesmo preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um AMD sempron já tive um Athlon XP eu acho eles muito rápido, sabe, para época deles e sempre gostei de AMD e tudo mais eu também achei muita frescura dizer "Bulldozer fail" comparativos é uma coisa usar e gostar é outra!

Ainda estou com vontade comprar um bulldozer para meu futuro pc, mas fui na terabyte e tinha esgotado o FX-8120 =s

Tem esses dois disponiveis, eu ate fiz uma lista com bulldozers aqui

http://www.ocloja.com.br/ecommerce_site/produto_23519_5454_Processador-AMD-AM3+-FX-8120-8X-3-6Ghz-125W-16MB-Cache

mas eles estão esgotando rapidinho

http://www.ocloja.com.br/ecommerce_site/produto_23519_5454_Processador-AMD-AM3+-FX-8120-8X-3-6Ghz-125W-16MB-Cache

https://www.guerradigital.net/processadores/amd/amd-fx-8120-zambezi-3-1ghz-socket-am3-125w-eight-core-fd8120frgubox.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.fudzilla.com/processors/item/25099-trinity-yields-are-good

Yields do Trinity são bons, ainda programado para o lançamento em Q1.

Até que enfim. Devem ter tomado um grande susto depois de tanto corte por parte da AMD. Sabendo que se trata de sua única cliente, o bando de folgados resolveu por a mão na massa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
http://www.fudzilla.com/processors/item/25099-trinity-yields-are-good

Yields do Trinity são bons, ainda programado para o lançamento em Q1.

Excelente notícia. Ainda acredito que o Trinity pode ser a "salvação" da AMD. Se vier pelo menos com a parte de CPU com um desempenho melhor que o de um i3 SB (o que não acho difícil, se vir com clocks altos), acho que pode ser um campeão de recomendções (isso porque acredito que ele não virá caro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Se sair ao menos para competir com os i3 e i5 já está de bom tamanho. E acho que como o agendador do Win 7 vai sofrer alterações, a AMD pode estar esperando isso para jogar a carta que ainda tem na manga. Aguardemos.

Com o i5 em termos de CPU não acredito. Nem o FX-8150 consegue fazer isso direito. Mas, o que importa? Para a grande maioria das pessoas, um CPU com o desempenho de um i3 2100 é mais que suficiente, e como a GPU do Trinity será um tanto forte para uma solução do tipo, tem tudo para fazer sucesso, mesmo no mercado de Desktops. Seria legal ver também nos chipsets das FM2 tecnologias para competir com o SRT e o Virtu do Z68.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Venho acompanhando os Três tópicos a um tempinho desde de setembro, e mais intensivamente a partir do lançamento dos Bulldozer, ainda não comprei minha plataforma.

Estou "decidido" pela Sandy (i3), mas to me sentindo bastante atraido pelo FX 4100, esperando essa tal de B3 ae pra ver se fica bom, mas outra boa parece ser esse Trinity, vocês acreditam que valham a pena espera pelo Trinity, talvez com a esperança de bater o i3 Sb, ou melhor esperar os "Aivi" ? ;x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!