Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhorar pré-amplificador


Ricardo S Ferreira

Posts recomendados

Olá pessoal.

Recentemente fiz uma caixa de som amplificada para uso geral usando um alto falante woofer de 12' da selenium (12PW3) e um super tweeter.

Para empurrá-los construi um amplificador com 2 TDA2030 em bridge.

Em teste com o note ou celular achei muito boa a sonoridade, mas, como é para uso geral, quero a possibilidade de colocar um microfone nela ( e outras coisitas como a guitarra da minha filha).

Dessa forma, fiquei com preguiça de montar um pré amplificador e acabei comprando um pronto.

Ao conectá-lo no power amplifier foi uma decepção total. Muito, mas muito mesmo HISS.

Vi que o pré foi construido em torno de dois CI LM4558.

Em leituras na internet descobri que tais CI são na realidade um 741 dual que não é o ideal para circuitos de áudio.

Nessas leituras descobri que os CI TL072 são construídos exatamente para áudio e as pinagens são exatamente iguais.

A pergunta é: Se eu os trocar, irá melhorar ou reduzir o HISS?

Também falam muito bem dos

OPA2604, só que são bem difíceis de achar.

Aguardo respostas.

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito se fala que o TL072 é para circuitos com áudio, mas eu trabalho com manutenção de módulos de potencia e áudio profissional como mesas de com e digo que 90% deles utilizam o integrado 4558.

Na verdade o que vai definir a qualidade do som não é o integrado propriamente dito, mas sim o circuito após ele (o filtro).

Não sei se era bem isso que queria, mas da uma olhada nesses circuitos abaixo:

circuit-5-channels-2-octave-graphic-equaliser-by-ic-4558.jpg

fm01_schema.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

speednoz,

Grato pela pronta resposta, mas o que eu quero é acabar, ou pelo menos reduzir o HISS que o pré está fazendo. Neste caso ele tem controle de graves, médios e agudos, além do volume.

Sem ele o som fica limpo, mas se colocá-lo no circuito é um SSSSSSSSSSS muito alto. Incomoda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito se fala que o TL072 é para circuitos com áudio, mas eu trabalho com manutenção de módulos de potencia e áudio profissional como mesas de com e digo que 90% deles utilizam o integrado 4558.

Na verdade o que vai definir a qualidade do som não é o integrado propriamente dito, mas sim o circuito após ele (o filtro).

Na verdade, o que define grande parte da qualidade, é sim o CI. Cada CI tem uma frequência de resposta, um ganho e uma distorção que difere de outro CI. O BA4558, RC4558 ou qualquer outro 4558 é muito usado em equipamentos de áudio devido o seu baixo custo.

O problema que o amigo está tendo com ruído, provavelmente vem da FONTE. Para tentar sanar o seu problema, você deve explicar como foi alimentado o circuito de pré amplificador. Geralmente utiliza-se uma tensão de +15V e -15V, que pode ser derivada da fonte através de diodo zener e resistor. Mais importante que isso, ainda, é a filtragem.

Cada tensão dessa, deverá ter um capacitor de 1000uF e mais 1 capacitor de 100nF para cada ponto do CI onde entra tensão, ou seja, entre o pino 8 e terra e pino 4 e terra de cada CI, deverá ter um capacitor de 100nF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode usar o TL072 e montar um amplificador diferencial, assim você reduz o ruído que possa existir no cabo.

É interessante colocar capacitores 100nF em paralelo com as alimentações do circuito, capacitores eletrolíticos possuem uma indutância, devido a sua construção e como consequência tendem a não filtrar sinais de alta frequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei dessa dica dos capacitores de 100nF na alimentação. Não os havia colocado.

A alimentação é uma fonte simétrica +-12V, filtrada com capacitores de 2200uF.

Não há ripple. Mas essa dos capacitores pequenos irei tentar amanhã.

De qualquer forma, precisava comprar alguns componentes e comprei junto os TL072 que irei substituir.

Após o teste dos capacitores retorno para dizer como foi.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme postado ontem, fiz o teste com os capacitores de 100nF e...

Não aconteceu nada.

Isso está me parecendo ruido térmico da junção dos transistores dos CIS. Dessa forma vou esperar chegar os TL072 e substituí-los para ver no que dá.

Isso acontece principalmente quando abro o potenciômetro dos agudos. Mas ouvir uma música sem agudos não dá.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme postado ontem, fiz o teste com os capacitores de 100nF e...

Não aconteceu nada.

Isso está me parecendo ruido térmico da junção dos transistores dos CIS. Dessa forma vou esperar chegar os TL072 e substituí-los para ver no que dá.

Isso acontece principalmente quando abro o potenciômetro dos agudos. Mas ouvir uma música sem agudos não dá.

Valeu

Está retirando +-12V de que fonte? Como é essa fonte? valeu!

EDIT: Não é normal acontecer esse ruído apenas pelo tipo do CI. O 4558 é utilizado em larga escala, em vários aparelhos que possuem algum tipo de saída de áudio. Um exemplo onde ele é usado, é no seu aparelho de DVD. Mesmo assim, o som de um aparelho desse é bem "puro", sem ruído algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro, a fonte é essa:

fontesimtrica.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Poderia ser o ganho o responsável pelo ruído?

Sem nenhum cabo ligado à entrada do pré-amplificador o ruído está presente? Só quando você aumenta o volume ou sempre?

Se você montar um pré-amplificador diferencial, pode eliminar ruídos induzidos no cabo:

http://www.eletronicafacil.hdfree.com.br/Audio/PreAmplificadorBalanceadoParaMicrofone/premicbalanced.htm

Se quiser entender melhor:

http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/sonorizacao/balanceamento_sinais.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom, votei aqui para informar o andamento.

Semana passada chegaram os TL072 que havia encomendado e sábado fiz a substituição dos integrados.

Liguei tudo e... Silêncio absoluto, apenas o hiss normal de qualquer amplificador, aquele que se tem que encostar o ouvido no tweeter para ouvi-lo.

Mas, será que está funcionando mesmo?

Toquei a ponta do multímetro no input do power e apareceu o ronco.

Pluguei o celular no pré e... um som rascado, parecia que estava faltando algo. Decidi ver se a alimentação (que é +- 12V) estava chegando na placa do pré, e lá estava, entre os pinos, 12V.

Ué, não deveria ser 24V?

Fui para a fonte. Saida: +-6V.

Desliguei o trafo do plaquinha da fonte e medi em AC. Não deu outra. Apesar de no trafo ter uma etiqueta 12 + 12 V 2A, na real o trafo é de 6+6 2A.

Bem, agora só no próximo sábado vou ver se troco o trafo, apesar de já te vestígios de solda nele, mas a culpa não foi minha.

OFF - Além de tudo meu aquário começou a descolar no sábado e tive que dar uma atenção especial nele.

Futuramente coloco mais coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!