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De 9V para 12V - uma luz para resolver


leonardobraga

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Nossa, fui ver o preço de uma fonte normal, 12v, 3,5A, 65 reais, muito caro Vou ter que fazer a minha mesmo.

Quanto aos transistores, tenho aqui o BD135 e o TIP32. Vou tentar usa-los. Em breve atualizo o circuito e posto os resultados. vou aproveitar pra fazer a fonte também, tudo depende da fonte melhor pra funcionar.

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Tenho tido problemas para achar um esquema de fonte simples para fazer. Quero montar somente uma fonte simples de 12V. Alguem pode me passar algum circuito que me forneça 12V DC? Já tenho o transformador de 12 VAC 1,1A, um CI 7812 e alguns capacitores. Preciso de ajuda :(

A internet está repleta desse tipo de esquemático dai. Veja só como exemplo:

fonte12Vx1A.jpg

Se seu transformador for diferente, com 3 fios no secundário, altere para esse tipo de retificação:

retificadordeondacompleta.jpg

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Amigo.. Esse CI tem de ser montado em um bom dissipador senão ele vai aquecer a ponto de não conseguires colocar o dedo nele. Além de colocar o mesmo em um bom dissipador, coloque pasta térmica entre o CI e o dissipador..

Se colocares ai um transformador capaz de entregar digamos 15 Volts no secundário do mesmo, com a retificação e a filtragem isso sobe para 15 x 1,41 = 21 Volts. Menos 12 Volts da saída são 9 Volts sobre o CI. Com 1 Ampere de corrente, são 9 Watts. Só um ótimo dissipador do tamanho mínimo de uma carteira der cigarro, bem aletado, vai conseguir dissipae bem essa potência dai..

Não estão errados os esquemas que usastes. Errado foi o entendimento do CI e de sua necessidade de arrefecimento. O CI sozinho não vai conseguir dissipar nem 2 Watts.. Não tem área para tal..

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seus problemas acabaram com essa fonte ela é de 0 a 12V de 3 A

para mais corrente basta mudar os diodos ligados ao transformador

e o tip31 para um transistor mais potente me desculpa se eu desenho mal kkkk

tem um sistema de desarme para curto circuito mas ai sua fonte fica limitada a 1,8A por isto não desenhei

o potenciometro é de 1K e leia o cantinho para cada ampere que sua fonte for fornecer é mais 1000 uF do capacitor a tensão do capacitor deve ser de 25V o transformador de 12-0-12

post-908995-13884961009787_thumb.jpg

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Mister, obrigado pelo circuito, vou tentar fazer isso, parece interessante.

Mas tenho dúvidas quanto ao primeiro circuito do Faller, la vai alguma delas:

- Posso substituir os Diodos por 1N4004? Se fizer essa substituição, terei que fazer alguma adaptação no circuito? Qual a diferença em usar 1N4007 e 4?

- O dissipador de calor eu colo com pasta termica no CI? Quanto ao dissipador, posso usar qualquer um de computador velho?

- O transformador de exemplo do faller está entregando 18V e 1A. O meu aqui manda 12V e 1,1A. Há necessidade de alguma adaptação para esse caso? Se sim, qual seria?

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Mister, obrigado pelo circuito, vou tentar fazer isso, parece interessante.

Mas tenho dúvidas quanto ao primeiro circuito do Faller, la vai alguma delas:

- Posso substituir os Diodos por 1N4004? Se fizer essa substituição, terei que fazer alguma adaptação no circuito? Qual a diferença em usar 1N4007 e 4?

- O dissipador de calor eu colo com pasta termica no CI? Quanto ao dissipador, posso usar qualquer um de computador velho?

- O transformador de exemplo do faller está entregando 18V e 1A. O meu aqui manda 12V e 1,1A. Há necessidade de alguma adaptação para esse caso? Se sim, qual seria?

Pode sim caboco!!! 1N4007 trabalha no máximo com 1000 V DC. 1N4004 trabalha no máximo com 400 V DC. É só isso. No restante, eles são iguais(iguais não, semelhantes). A série 1N400x onde "x" é um número que vai de 1 a 7, refere-se à tensão máxima de trabalho do diodo. Nessa fonte aí você poderia até usar o diodo 1N4001 que é no máximo de 50 V DC.

Quanto a pasta térmica, sim, você tem que por pasta térmica para ajudar na dissipação. Não é para entupir a parte do CI e a área do dissipador com pasta. É só espalhar uma fina camada tanto na parte do CI quanto na área que vai encostar no dissipador. Muita pasta não ajuda. Só complica. E é claro que você pode pegar um dissipador de uma fonte de computador. Na fonte tem dissipadores onde a furação já tá feita e você nem precisa esquentar a moringa pra fazer isso.

Quanto ao transformador, não tem problema. voce pode usar o seu sim. Sem problemas. Não precisa fazer adaptação nenhuma.

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Mister, obrigado pelo circuito, vou tentar fazer isso, parece interessante.

Mas tenho dúvidas quanto ao primeiro circuito do Faller, la vai alguma delas:

- Posso substituir os Diodos por 1N4004? Se fizer essa substituição, terei que fazer alguma adaptação no circuito? Qual a diferença em usar 1N4007 e 4?

- O dissipador de calor eu colo com pasta termica no CI? Quanto ao dissipador, posso usar qualquer um de computador velho?

- O transformador de exemplo do faller está entregando 18V e 1A. O meu aqui manda 12V e 1,1A. Há necessidade de alguma adaptação para esse caso? Se sim, qual seria?

Sempre que tiveres dúvidas sobre algum componente, use do Tio Google e pergunte a ele, nesse caso dai "1N4004 datasheet"e o resultado virá com a maior facilidade..

Nesse caso, descobririas de cara.. Olhe ai:

Diodos1N400X.jpg

Veja que a diferença entre os diodos 1N4004, 05, 06...Etc é na verdade a tensão reversa de sua isolação, ou seja, a máxima tensão reversa em que ele se comporta ainda como deveria se comportar...

Como você vai usar ai com um transformador de 12 Volts pou mesmo de 18 Volts, qualquer um deles vai servir sem a menor diferença de desempenho..

O dissipador você não cola e sim acopla com pasta térmica, cuja finalidade é a de preencher os micro espaços que se formarão entre as duas superfícies que estão tendo necessidade de estar termicamente bem acopladas.

Se olhares microscopicamente o que acontece com dduas superfícies ao se encostares verias algo assim:

Macrovisodeduassuperfciesemcontato.jpg

Claro que tanto mais polida cada superfície, melhor o acoplamento térmico..

A pasta térmica não serve para colar e sim para preencher esses pequenos buracos que ai ficam entre uma superfície e outra. Se não tiver pasta térmica, vai ter é ar ai, que é um bom isolante térmico.. A pasta, ao contrário, é um excelente condutor térmico..

Veja que a aplicação de pasta é para simplesmente preencher esses pequenos espaços e não deve ser aplicada em camada espessa, pois ai piora tudo. Por melhor que ela seja ela não é melhor ci=ondutora térmica que o próprio contato metal a metal.

Para reforçar a união entre CI e dissipador, esses dois devem ficar unidos por parafuso e com forte pressão mecânica os unindo...

Quanto a tensão do transformador..

Veja que queres obter 12 Volts estáveis na saída, correto...

O datasheet do CI recomenda que conserves pelo menos um diferencial de tensão sobre esse CI, o LM7812, da ordem de 2 Volts, também tirado de seu datasheet. Veja ai, é a tensão Vdrop..

VdropLM7812.jpg

Se tens de ter 12 Volts na saída, e por isso, deves nào deixar de ter menos de 12+2 Volts na entrada do CI..

Um transformador que entrega 12 volts , depois de retificada a tensão, deverá ficar em algo como 12 Volts x 1,4 = 16,8 Volts, tirando cerca de 0,8 Volts da queda do diodo retificador sobram 16 Volts na entrada...

Mais do que suficiente para que o CI consiga manter os 12 Volts na saída..

Se colocares um transformador de 18 Volts a tensão de entrada vai ficar em 18 x 1,4 = 25 Volts..

O CI também vai operar numa boa, só vai aquecer mais pois o diferencial de tensão sobre ele vai aumentar. seu aquecimento é definido pela corrente da carga (a mesma do CI) multiplicada pela tensão diferencial, entre entrada e saída do CI. A saída sempre será de 12 Volts nesse caso..

Desse modo não se esqueça que uma boa dissipação térmica é essencial em uma fonte com regulação eou estabilização linear como é essa dai..

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Obrigado pessoal, a fonte funcionou bem!

Agora o proximo passo é pegar aquele circuito anterior e fazer com que ele ligue através de um sensor de presença. Vi alguns circuitos pela net. Alguns me chamaram a atenção, dentre eles este aqui:

http://www.projetostecnologicos.com/Circuitos/555/SensorOscilador/SensorOscilador.html

Mas tenho minhas duvidas. Segue:

- Que espécie de sensor é aquele? Certo, é um sensor de presença... mas isso se compra pronto? Como se chama? É possivel monta-lo eu mesmo, se for caso, usando LDR? Como faria?

- Se eu ligar todo meu circuito já pronto de baixo da parte marcada como "acionamento da campainha" ele funcionará normalmente? Ou seria necessario adapatações quanto a alimentação do circuito?

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Obrigado pessoal, a fonte funcionou bem!

Agora o proximo passo é pegar aquele circuito anterior e fazer com que ele ligue através de um sensor de presença. Vi alguns circuitos pela net. Alguns me chamaram a atenção, dentre eles este aqui:

http://www.projetostecnologicos.com/Circuitos/555/SensorOscilador/SensorOscilador.html

Mas tenho minhas duvidas. Segue:

- Que espécie de sensor é aquele? Certo, é um sensor de presença... mas isso se compra pronto? Como se chama? É possivel monta-lo eu mesmo, se for caso, usando LDR? Como faria?

- Se eu ligar todo meu circuito já pronto de baixo da parte marcada como "acionamento da campainha" ele funcionará normalmente? Ou seria necessario adapatações quanto a alimentação do circuito?

Sensor ou detector de presença é um circuito comum de ser encontrado por ai, em qualquer empresa que trabalhe com alarmes.

Veja só como exemplo: http://lista.mercadolivre.com.br/sensor-de-presen%C3%83%C2%A7a_SearchBoth_N

Não tente montar você mesmo pois não vale a pena. Os componentes sairão mais caro do que ele inteiro e terias dificuldade de encontrar a venda uma lente de fresnel, de plástico, que ele necessita.

Se usares teu circuito como campainha vai funcionar sem nenhum problema. Se for de baixo volume ligue-o na saída, pino 3 daquele 555.

Se for de alto volume (alto consumo), use os contatos do relé para acionar seu circuito.

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Se em vez do sensor de presença eu colocasse um ldr de frente para um LED, aí quando alguem passasse por ali, o circuito abrisse? Será que daria certo?

Mas aí eu teria que ver como ficaria a resistencia para que quando a luz do led deixasse de incidir sobre o ldr ele abrir o circuito, tirando assim o ci555 do estado de reset. Tem alguma ideia de como eu faria o calculo? Ou seria mais sensato colocar um potenciômetro e ir regulando até chegar num ponto que preciso?

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Se em vez do sensor de presença eu colocasse um ldr de frente para um LED, aí quando alguem passasse por ali, o circuito abrisse? Será que daria certo?

Mas aí eu teria que ver como ficaria a resistencia para que quando a luz do led deixasse de incidir sobre o ldr ele abrir o circuito, tirando assim o ci555 do estado de reset. Tem alguma ideia de como eu faria o calculo? Ou seria mais sensato colocar um potenciômetro e ir regulando até chegar num ponto que preciso?

Sim, é possível com auxílio de um LDR, operar desse modo e tem sim como calcular os limites disso dai.

Sempre se valendo do datasheet do LM555.

Usemos os dados típicos do CI

Veja que para assegurar um reset do pino 4 teremos que nele ter uma tensão igual ou abaixo de 0,5 Volts e a corrente típica drenada ai será de 100 micro Amperes (0,0001A)

O LDR para garantir o reset com iluminamento do led ou lâmpada deverá ter um resistência máxima da ordem de 0,5V / 0,0001A = 5K (essa deve ser a maior resistência ai, isoladamente, para que seja visto pelo CI como reset)

Mas existe a influência do resistor externo, de 10K, ligando o pino 4 ao + Vcc de 12 volts..

Ai nessa posição o LDR irá fazer com o resistor de 10K um divisor de tensão que não deve ultrapassar a tensão de 0,5 Volts quando iluminado..

Vejamos então a corrente circulante nesse conjunto do 10K + LDR.

Para que o LDR tenha sobre ele 0,5 Volts, o resistor de 10K deverá ter sobre ele 12 Volts - 0,5 Volts correto??

Ou seja, 11,5 Volts sobre o resistor de 10K vão definir pelo mesmo uma corrente da ordem de 11,5V/10K= 1,15 miliAmperes...

Agora sim vai dar para definir a máxima resistência do LDR quando iluminado..

Essa LDRmáx será igual a 0,5V/0,00115 = 435 ohms..

Se colocares um LDR que apresente um valor de resistência, quando iluminado, de no máximo 435 ohms ai, do pino 4 ao terra, vais poder manter resetado esse 555 enquanto houver esse iluminamento sobre o LDR.

Se não achares LDR que apresente essa resistência baixa, ai tem de começar a mexer no circuito, por exemplo, aumentando o resistor de 10 K (sugiro 100K)..

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Fiz aqui uma medição isolada do LDR usando um led de alto brilho.

Apaguei as luzes e coloquei o LED bem colado na frente do LDR. Nessa distancia a resistencia chegou 700R

Já na mesma situação, agora a 1 metro de distancia do led a resistencia no LDR subiu para 15K.

Na luz ambiente aqui do meu quarto a resistencia fica em 4 a 7K em media.

Somente na luz do sol ele chegou a 80R

Isso quer dizer que é bem difícil prever uma resistencia X para qualquer ambiente. Então o jeito seria regular com potenciometro mesmo?

Consegui utilizar o potenciometro com sucesso e ele realmente tá sendo capaz de ajustar a sensibilidade do LDR.

Utilizei o 2° circuito proposto no link anterior, mas em vez de ele apagar depois dos 9 segundos ele continua aceso. Vejo que ele de 3 em 3 segundos ele pisca muito rapidamente. Aonde teria o alarme, eu conectei 1 resistor de 1k e um led verde.

Vou verificar se errei algo...

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Faller, parece que aquele circuito nao ta funcionando do jeito que eu queria. nao sei se não entendi a proposta mas enfim.

Tive outra ideia. Queria fazer um circuito que liga um led quando diminuimos a luz sobre o LDR. Depois de ligado, o led continuaria aceso independente de qualquer coisa, só voltando a apagar se pressionasse um botão (e se a condição de luminosidade for adequada).

Sei que existe algo pronto quanto a isso mas não consigo achar. você tem alguma ideia?

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Faller, parece que aquele circuito nao ta funcionando do jeito que eu queria. nao sei se não entendi a proposta mas enfim.

Tive outra ideia. Queria fazer um circuito que liga um led quando diminuimos a luz sobre o LDR. Depois de ligado, o led continuaria aceso independente de qualquer coisa, só voltando a apagar se pressionasse um botão (e se a condição de luminosidade for adequada).

Sei que existe algo pronto quanto a isso mas não consigo achar. você tem alguma ideia?

Pois você pegou o bonde andando, lotado, e quer sentar na janela..

O circuito mostrado propunha uma coisa totalmente diferente dessa sua ideia. Uma vez montado, só podia dar errado. (divergente da sua ideia).

Sua nova ideia pressupôe memória.

As mais simples memórias para uso individual que conheço podem ser feitas com portas lógicas AND ou, mais simples ainda, com tiristor.

Veja ai, de modo simplificado alguns exemplos:

Memobasica.jpg

Ele dispara por nível alto na entrada (pino 2) e reseta por um nivel baixo no capacitor ou em seu pino 1.

Usando um tiristor (SCR) em série com o led basta disparar o mesmo, com um nível alto em seu gate (limitado por resistor) para acender esse led (se alimentado com CC). Enquanto não cessar a corrente através do led/tiristor, ele, o tiristor, manterá aceso esse led.

Coloque a coisa desse modo.

Resistor ligado ao +Vcc, com o outro lado ligado ao led. O outro lado do led ligado ao SCR. O outro lado do SCR ligado a massa.

Agora basta adaptares o LDR para, no momento desejado, ou com o evento desejado, fazer aparecer uma corrente no gate do SCR para ligar o led.

Para desligar o led basta um botão, normalmente aberto, que ao pressionar coloque um curto nos terminais do SCR. Pressionando o botão o led continuará aceso, através do botão, mas a corrente não mais passará pelo SCR. Ao liberar o botão, tirar o dedo do mesmo, o led se apagará por não mais ter corrente pelo SCR.

Podes até usar esses tiristores de R$ 0,60 dai ou equivalentes como o BR100, ou até mesmo TIC106, que é mais caro mas mais fácil de se achar: http://www.soldafria.com.br/scr-mcr100-8-2n5064-p-1339.html

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Consegui!

Curioso é que, quando ele tá desligado, ainda assim ele parece acendendo beeem fraco. Medi a tensão com o multimetro nos 2 terminais do led e deu 1.66V. Quando o led liga, a tensão está em 1.92V.

A pergunta é, quando eu ligar aquela "sirene" que nos fizemos bem anteriormente (pisca pisca sonoro, lembra) no lugar desse led, o circuito vai funcionar?

Aquele alarme funcionava a 12V, mas agora só vou ter 1.92V? Ou esses 1.92 se refere a quanto eu perdi de tensão (ficando com 10.08??)

Em caso de não funcionar, o que eu faria pra ter de volta meus 12V?

O esquema que fiz é esse:

sensorldr.png

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Tem alguma coisa errada ai.. Não sei como fizestes nem tampouco os valores dos componentes que usastes. Não imagino como está a topologia da coisa ai, mas, quando aberto, não deve passar nenhuma corrente pelo led e nenhuma tensão sobre o mesmo nem tampouco brilho algum o led deverá apresentar.

Porque não colocas ai o dagrama do que montaste e a gente discute....

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Tem algo muito estranho mesmo. Quando eu aproximo só um pouco a mão, aquele pequeno foco de luz começa a ficar mais forte. Quando a sombra realmente cobre o LDR, aí sim, ele acende completamente.

Testei o tiristor com a escala de condução do multimetro, realmente ele não conduz do anodo pro catodo estando o gate sem sinal. Substitui por outro TIC106, continuou... Troquei o led, deu no mesmo, se bem que o LED da cor verde não parece aparecer emitir a pequena faisca de luz, mesmo assim, antes de acender, tem tensão no led.

Um estado parecido ocorre quando eu calibro a resistencia no potenciômetro. Em determinado ponto da resistencia, quando eu rodo bem devagar, o led começa acender até que acende completamente. Se volto, ele apaga.

Pelo que entendi, o gate tá permitindo uma leve condução numa determinada faixa, até que, a partir de determinado ponto, ele libera completamente a condução anodo-catodo. Considerando q eu esteja trabalhando com baixa variação de luz (apenas uma leve sombra da minha mão sobre o LDR) isso é normal acontecer?

Por curiosidade, usei o multimetro e medi a tensão do positivo ao negativo do LED.

No estado "apagado" (semi-aceso) a tensão estava em 1.8V. Conforme eu fui aproximando a mão da fonte, a pequena luz começou a ficar mais forte até que quando multimetro marcou 2V ocorreu um salto para cerca de 11V, aí então led acendeu completamente. Quando meço os dois terminais do led neste momento, a tensão fica em 1.9V.

Não sei isso foi util verificar isso, mas esta tudo certo, os componentes estão bons (testei 2 TIPs 106), as conexões estão certas...

Se for assim mesmo, existe algum componente que substitua o LDR como função de sensor de presença?

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