Ir ao conteúdo

Overclock Intel i5 2500K + Gigabyte Z68X-UD4-B3

Felipetsa

Posts recomendados

Postado

Prezados amigos, estou querendo fazer um overclock no meu processador. Mas nada muito agressivo, quero chegar a uns 4 ou 4.2GHZ e o sistema ficar estável para jogos e aplicações pesadas. Sou iniciante nesta área, mas tenho bastante interesse.

Caso seja vantagem, também seria interessante fazer um overclock nas memórias.

É só alterar o clock do processador? Agradeço.

A fonte é uma Antec EarthWatts 650W:

17371015s05.jpg

Segue abaixo screenshots das configurações

Processador (Core i5 2500K):

processadorroduq.png

Motherboard (Z68X-UD4-B3):

mobol.png

Memória (Corsair 4gb Ddr3 1600mhz Vengeance):

memria.png

Fotos da BIOS:

img20120108052739.jpg

img20120108052553.jpg

img20120108052750.jpg

img20120108052806.jpg

Bom, o cooler é um Water Cooler Corsair H50, a temperatura agora de acordo com o Everest é esta:

tempsyh.png

Agradeço a ajuda de todos!

Abraços

Postado

nossa parece coincidência, to fazendo meu overclock agora mesmo e olha minhas peças

Core i7 2600k

gigabyte Z68MX-UD2H-B3 (é, to um pouco arrependido por não ter comprado um melhor, como o teu, mas por sorte comprei por menos de 300 reais esse)

corsair hydro h80

Coloquei o overclock a 4,5ghz agorinha mesmo, só não vou aumentar porque com um downgrade à 3,0ghz na verdade eu faço tudo que eu precisar (até jogar jogos pesados em full graphics) xD

aumenta tambem consumo de energia inecesario e temperatura

depois de ligar o pc, 5minutos depois, a temperatura estava estavel a 40ºC

20mins depois, instalei uns 40 drivers xD e a temperatura não desce de 50ºC, acho que porque agora o pc me pediu reiniciar o pc umas 20 das 40 vezes

como fazer overclock no bios é bem simples, desativa o Intel Turbo boost, pra deixar o overclock a 4,5ghz de forma "estável" e energia e o resto coloca tudo em "auto"

depois é só multiplicar o valor de 100 pra quanto você quiser e pronto

PD: Acho até que vou baixar um pouco o overclock a 4,2ghz pra deixar numa temperatura melhor, os coolers do meu gabinete estão uma bagunça, preciso arrumar isso primeiro

PD.2: Tenho o de G.Skill 16Gb ddr3 1600mhz (4x4gb) que comprei por só 280 reais, preciso um overclock, tenho quantidade já (16gb!!), só preciso mais qualidade =D

Postado

Olá marcoscl, realmente é uma coincidência, as peças são semelhantes, hehehe.

40ºC já não é uma temperatura alta, para um computador ligado a 5 minutos? Penso também em tentar chegar a 4GHZ~4.2GHZ mas com temperaturas aceitáveis, de modo que possa jogar.

Se eu aumentar o CPU Clock Ratio, acha que precisarei modificar outros valores? Exemplo: 100 x 40 = 4000?

É, isto é realmente vantajoso, organizar os cabos e os coolers, de modo que o ar possa circular livremente, ainda mais que o processo de overclock gera mais calor. Qual o gabinete?

Postado
Olá marcoscl, realmente é uma coincidência, as peças são semelhantes, hehehe.

40ºC já não é uma temperatura alta, para um computador ligado a 5 minutos? Penso também em tentar chegar a 4GHZ~4.2GHZ mas com temperaturas aceitáveis, de modo que possa jogar.

Se eu aumentar o CPU Clock Ratio, acha que precisarei modificar outros valores? Exemplo: 100 x 40 = 4000?

É, isto é realmente vantajoso, organizar os cabos e os coolers, de modo que o ar possa circular livremente, ainda mais que o processo de overclock gera mais calor. Qual o gabinete?

Haf 932 AMD Edition

queria o haf x, comprei errado, e pior de tudo, o amd edition xD, acho feio ele e to odiando ele muahahahah

agora mesmo, apliquei mais pasta termica que tinha tirado um pouco do meu num erro e foi parar na minha mão xD

overclock a 4,0ghz agora mesmo e temperatura de 35º a 41ºC

domingo eu comprei meu pc, e o carinha da loja montou,

o "carinha" *** deixou os cabos tudo frente da mother e da gpu, tipo, incomodando a circulação de ar, a temperatura dos meu i7 era de 50ºC a 60ºC

não sei se arrumar os cabos e fios melhorou tanto o desempenho,

pois também, o "carinha ***" colocou o cooler interno do h80 (o h80 tem 2, um atras do radiador que fica mais pra fora do gabinete e um na frente dele, adentro do gabinete.) ao contrario, tipo, pegando ar quente do liquido do h80 pra dentro ¬¬

mas era tudo sem Overclock, agora overclock a 4,0ghz

Só da pra modificar o multiplicador eu acho, mais é só sendo muito experto nisso ou nem é possivel. No meu ele só deixa você modificar o multiplicador e a tensão, a tensão eu deixo em "auto"

tenho uma fonte de 1000W gold plus, então ******** o consumo

meu Radeon HD 6990 consome uns 3 a 5 desse i7zinho kkk

daqui a pouco tiro umas quantas fotos de como ficou os cabos, pena que não tirei umas foto de como o "carinha f d p" deixou

• 3 semanas depois...
Postado

Pessoal, eu tenho um i5 2500k, com a configuração da assinatura, eu gostaria saber se para fazer over é só mudar o multiplicador. Se eu fizer um over assim, tem algum problema?

Obrigado

Postado
Pessoal, eu tenho um i5 2500k, com a configuração da assinatura, eu gostaria saber se para fazer over é só mudar o multiplicador. Se eu fizer um over assim, tem algum problema?

Obrigado

Esta também é minha dúvida, acho que pode sim yurian. Você no caso multiplica até chegar no clock desejado. Acho que quando se multiplica muito, tem que mexer em outras configurações, se não ficar estável.

Postado
Esta também é minha dúvida, acho que pode sim yurian. Você no caso multiplica até chegar no clock desejado. Acho que quando se multiplica muito, tem que mexer em outras configurações, se não ficar estável.

Vou tentar deixar nos 4 Ghz, mas só hora que eu acordar de manhã, nada de problemas agora uashusahuhsa xD

Postado

Hehehehe, então, só monitore as temperaturas e faça testes de estabilidade, estressando o processador para que chegue na máxima temperatura. Se der tudo certo, está ok!

Postado
Hehehehe, então, só monitore as temperaturas e faça testes de estabilidade, estressando o processador para que chegue na máxima temperatura. Se der tudo certo, está ok!

Não dá, tipo, na bios o multiplicador vai até 37 só...

Postado

Alguém aí tem alguma sugestão? Outra coisa, quando coloco em 37 o multiplicador (37 x 100MHz = 3,7GHz) mesmo assim o clock não vai para 3,7 GHz, tenho que desabilitar o turbo boost e o speedstep? Pois sempre que fica em idle, o clock cai para 1,5Ghz.

Postado
Não dá, tipo, na bios o multiplicador vai até 37 só...

Tem que trocar a placa-mãe, a que você está usando não dá suporte a multiplicadores maiores do que o padrão do processador (que no caso é o multiplicador do Turbo Boost), mesmo sendo um processador série K.

As placas-mãe com chipsets P67 e Z68 são as indicadas para quem quer fazer overclock. Ainda assim, tem que prestar atenção no circuito controlador de tensões do processador: quanto mais fases dedicadas, melhor. A minha, por exemplo, tem 12 fases dedicadas para o processador e mais 4 para o controlador de memória, se não me engano.

Postado
Tem que trocar a placa-mãe, a que você está usando não dá suporte a multiplicadores maiores do que o padrão do processador (que no caso é o multiplicador do Turbo Boost), mesmo sendo um processador série K.

As placas-mãe com chipsets P67 e Z68 são as indicadas para quem quer fazer overclock. Ainda assim, tem que prestar atenção no circuito controlador de tensões do processador: quanto mais fases dedicadas, melhor. A minha, por exemplo, tem 12 fases dedicadas para o processador e mais 4 para o controlador de memória, se não me engano.

Ahhh entendi! Por isso ela foi tão barata asuhasuhashas! Não penso em trocar agora não xD. Se eu desabilitar o speedstep e deixar em 37 o multiplicador, ai o meu processador vai ficar em 3,7GHz de fato?

Postado

Yurian o Zeca já falou tudo, tinha visto a sua config antes e até me lembrei desse detalhe, mas resolvi dar uma olhada para ter certeza, Chipset H não é para over o que é para over é o P que não usa o vídeo do processador e o Z que pode usar o vídeo do processador e permite também usar um vídeo offboard. Apenas subir o multiplicador não garante um overclock estável, tem-se que subir o VID do processador e em muitos casos também do chipset para que fique estável, e isso vai acarretar um maior consumo de energia e de dissipação de calor. Espero ter ajudado, tudo de bom sempre.

Postado

A minha h67 tem fases 8+2 e não faz um overclock decente, eu sei que os SB tem uma limitação bem grande no fsb e aumentar ele pode ser perigoso para a vga se o clock do pci-e não estiver "cadeado" mas tenta ver se tu consegue 37x106 ou algo assim, tenta aumentar o que o processador pode dicipar e o que ele pode consumir de ampéres...

Mas claro, vai fazendo com cautéla sempre monitorando as temperatuas e tudo mais, não adianta querer fazer overclock se for pra estragar o hardware...

Postado

eu tenho uma Z68MA-D2H-B3 e fiz um overzin o sistema aceitou de boa. Só que quando rodo CPU-Z continua mostrando baixo o clock,ja desativei o turbo boost o que tem que desativar para ficar sempre no clock que eu quero?

Postado

Bom, entendi amigos! Acho muito complicado asuihsauhsa, não gosto de me aventurar muito no mundo do overclock asuhsauhsa! Só na VGA já tá bom! Quando comprar uma placa mãe melhor eu faço

Valeu a todos que ajudaram!

Postado
eu tenho uma Z68MA-D2H-B3 e fiz um overzin o sistema aceitou de boa. Só que quando rodo CPU-Z continua mostrando baixo o clock,ja desativei o turbo boost o que tem que desativar para ficar sempre no clock que eu quero?

pra manter o clock sempre alto você deve desativar o "speedstep" na bios da placa mãe. é ele que fica variando a frequência de acordo com o uso do processador (eu particularmente prefiro deixar essa opção de energia ativada, a menos que o seu over fique instável, a conta de luz agradece).

detalhe > o turbo boost serve pra outra coisa, totalmente diferente. Não sei se vai interferir no seu over deixar ativado.

eu só não sei o caminho pra desativar o speedstep [meu sistema é AMD], mas dê uma olhada no manual da placa mãe ou uma procurada na bios que deve ser fácil de achar.

espero ter ajudado.

Postado
pra manter o clock sempre alto você deve desativar o "speedstep" na bios da placa mãe. é ele que fica variando a frequência de acordo com o uso do processador (eu particularmente prefiro deixar essa opção de energia ativada, a menos que o seu over fique instável, a conta de luz agradece).

detalhe > o turbo boost serve pra outra coisa, totalmente diferente. Não sei se vai interferir no seu over deixar ativado.

eu só não sei o caminho pra desativar o speedstep [meu sistema é AMD], mas dê uma olhada no manual da placa mãe ou uma procurada na bios que deve ser fácil de achar.

espero ter ajudado.

Na bios, pelo menos da MSI tem lá a opção pra ativar ou desativar o speedstep.

abraço

Postado
Over na VGA é muito mais arriscado que em CPU, não faço e nem recomendo.....

É arriscado nada :D:D:lol::lol:

Brincadeira hein Dawson eu que não quero me atrever a te deixar nervoso, com 1,90m eu não tenho chance nem de correr :D :D

Na realidade na VGA se não alterar a tensão e não ultrapassar o limite de temperatura o OC é tranquilo também, tenho GTX 295 rodando com leve OC e sempre com temperaturas controladas por mais de ano e isso rodando F@H direto :P

Para não ter alteração de clock no 2500K é preciso desabilitar o C1E e o Speedstep.

Postado

Acho que com a minha Gigabyte Z68X-UD4-B3 dá pra fazer um bom over. Como sou leigo nessa parte, pretendo apenas aumentar o multiplicador para chegar em uns 4GHZ.

Tenho que desabilitar algo?

Obrigado.

Abraços

Postado

Eu tenho 1,89m rssss e já faz um bom tempo que eu não sei o que é correr mesmo rssss, mas se caso eu corresse atrás de você Fernando com certeza deveria ser para te agradecer amigo rssssss.

Felipetsa vai ter que entrar para o time de folding hein rsssssss, deixa esse PC foldando ai pelo menos de noite, precisamos de caras como você no time.

Postado
Acho que com a minha Gigabyte Z68X-UD4-B3 dá pra fazer um bom over. Como sou leigo nessa parte, pretendo apenas aumentar o multiplicador para chegar em uns 4GHZ.

Tenho que desabilitar algo?

Obrigado.

Abraços

Claro que precisa de um gabinete bem ventilado, com um cooler top de linha, mas tem gente colocando o i5 2500K rodando estável acima de 4,5GHz... 4GHz é bem tranquilo, fica comprometido só pelos demais fatores citados.

E como disse o amigo Dawson, estás convidado a participar do time de Folding, já entraria solando! ;)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!