Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte chaveada regulavel


jhonalvez

Posts recomendados

Pessoal, Minha duvida é simples. Eu quero fazer uma fonte de bancada, mas agora decidi em pegar uma fonte atx. porém eu queria saber como eu posso fazer para regular a tensão dela por um potenciometro, com capacidade de carga 15A sem usar um regulador CI, porque ela ja tem reguladores proprios delas, nao é? então eu so queria saber se tem como transforma-la em ajustavel com potenciometro. se nao tem como, pelo menos pode ser com CI, mas um que aguente no minimo 15A.

Alguem conhece alguma coisa

Agradeco.

outra coisa estava vendo aqui. da certo associar resistores para mudar o valor do potenciometro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a fonte atx já tem varias saídas usadas em larga escala,(12V,5V , 3.3V, -12V) é realmente necessário um pot ajustavel nela, veja aqui aguns esquemas de fontes ajustáveis até 30A(como ja é DC não precisa da retificação)

http://www2.eletronica.org/projetos/fontes-de-alimentacao-9v-12v-13v-15v-e-variavel/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas nao tem como colocar um controle ajustavel sem precisar do lm317,338? porque ao meu ver a fonte ja tem reguladores, mas quero poder ajustar.

Tipo, esse ci l200 e fazil de se achar? ou posso usar outro mosfet?. tipo esse eu posso usa?: http://www.svntc.com/TPDF/2333.pdf

se souber outro alguem me ajuda ae obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É possível que alterando a realimentação de uma fonte ATX consigas uma ajuste de tensão da ordem de no máximo uns +-20%, ou seja, fazendo a mesma variar sua tensão de saída de 9 a 15 Volts, mais ou menos. Nunca fiz isso nem sequer pesquisei para saber onde mexer.. Teoricamente é possível. Tomara que encontres alguém que tenha já feito isso dai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
eu não acho o lm338, precisava de pelo menos 5A, não tem outro que eu possa usar? para aumentar a capacidade de corrente, usando um power transistor tipo um booster, eu teria que ligar o emissor e o coletor em paralelo com o regulador.Mas e a base, o que tem que fazer?

http://www.proesi.com.br/site/produtos/detalhe/2031/218/circuito-integradolinha-lm/lm338k-circuito-integrado

http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_8552_4689_Circuito-Integrado-Regulador-LM338K

O booster se faz desse modo, em CI regulador:

Shuntagregadordecorrente.jpg

Pode ser parea o LM338, pode ser para o LM317

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom,acho que para mim, so precisaria de uma fonte capaz de ligar alguns amps, fazer uns circuitos para aprender, ligar motores daqueles de parafusadeira dewalt. Mas nao sei mesmo o quanto meu trafo aguenta, ja li as dicas aqui o forum, mas nao consigo medir, porque quando aplico 10 Ohm, a tensão cai de 17.4 para 15.2. e claro, para fazer este teste queimei as duas pontas de prova do meu multimetro, o resistor ate ele ficar vermelho, e a minha bancada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
...mas não consigo medir, porque quando aplico 10 Ohm, a tensão cai de 17.4 para 15.2. e claro, para fazer este teste queimei as duas pontas de prova do meu multimetro, o resistor ate ele ficar vermelho, e a minha bancada.

Com essas dicas dai esse seu transformador pode ser classificado como de 17 Volts x 1,2 Amperes, ou seja de 20 Watts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza, mas enquanto isso eu vou tentar fazer aquela fonte ser regulavel, ainda mais essas ideias que voce deu. Mas esse video mostra a prova que o cara conseguiu:

como faco para mostrar na fonte, a corrente que ela esta limitada. Por exemplo:

http://www.pares.com.br/26210-1441-thickbox/fonte-ps-1500.jpg

Essa fonte, ela tem como ajustar a corrente maxima, mas como é que se mede a corrente no display de corrente. Porque nao mostra alia corrente que esta usando, mas a corrente maxima, nao é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa fonte, ela tem como ajustar a corrente maxima, mas como é que se mede a corrente no display de corrente. Porque não mostra alia corrente que esta usando, mas a corrente maxima, não é?

Corrente pressupõe circuito, Sem circuito, sem corrente.

Se queres ajustar a corrente, e que ela apareça no display, podes colocar a saída da fonte em curto, por exemplo, e ir subindo o potenciômetro de corrente até o valor de corrente desejada como limite. Ao tirares o curto a leitura sai do medidor pois a corrente cessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, mas nao entendi como o display está ligado no circuito. Porque ele mostra o quanto a fonte está fornecendo ''ao maximo'', ou o valor da corrente maxima. Nao sei se eu nao entendi, mas aquilo nao e um amperimetro ne? porque ele mede o quanto a corrente esta sendo limitada. é isso?

tem como fazer isso com um amperimetro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não estou entendendo essa sua dúvida

A fonte tem um amperímetro, em série com a saída e um voltimetro, direto, em paralelo com a saída.

Os botões ajustam:

- A tensão de saída

- O limite de corrente máxima da saída

A tensão, como se estabelece mesmo não tendo circuito nenhum, é só ajustar e medir no voltímetro

A corrente será mostrada na medida que colocares uma carga na fonte..

A corrente medida dependerá da tensão aplicada e da carga. Se a corrente drenada pela carga for menor que a máxima corrente setada no botão tudo fica ok, como está. Se a corrente exigida pela carga for maior do que a corrente setada como limite máximo, a fonte terá sua tensão reduzida até o valor de tensão que atenda aquela corrente máxima..

Me desculpa te dizer, mas infelizmente é verdade, embora dura..

Se a pessoa nem sabe como isso dai funciona é sinal de que não necessita dessa limitação de corrente, esqueça que esse botão existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a CI, só vi até hoje, com corrente limite de 7 Amperes..

Faller, por muita coincidência estava foleando uma antiga revista de eletrônica (Eletrônica Fora de série nº28 de 2000) e vi um Ci de 10A. É o LM196/LM296/LM396. Você ja os conhecia?

10A num Ci só é muito bom, mas aonde se vai achar um desses? E o preço?

http://offer-shem.narod.ru/data/lm/lm196.pdf

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
eu quero dizer que o display não mostra a corrente de carga, o display mostra a corrente que a fonte esta fornecendo. como e possivel?

Quem não está entendendo sou eu.

Imagine a fonte selecionada para 10 Volts e com a corrente limite selecionada para 3 Amperes..

Se colocares um resistor de 10 ohms da saída da fonte o amperimetro irá mostrar 10V / 10 ohms = 1 Ampere e nunca três amperes..

Qual é a tua dúvida então??? Explique-se melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
quero dizer que o display mostra a corrente selecionada, que no caso 3A, não a corrente consumida. Pelo menos foi isso que eu vi numa fonte uma vez. Nesse caso seria apenas um display e não um amperimetro, não é?

Exatamente.. E acho só você viu isso dai.. Quero um desses que tu bebeu...

Seria uma fonte completamente burra, mas já que você viu, me passa a receira ai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Amigo, uma vez eu vi um projeto paracido com o seu, nao lembro direito mas acho que se nao me engano na fonte o 5v se voce coloca carga negativa ele aumenta a tensão do 12v, e se voce coloca carga positiva ele diminui o 12v, nao tenho certeza se isso da certo mas aconselho voce a comprar uma fonte digital e muito melhor e o investimento vale a pena, boa sorte com seu projeto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!