Ir ao conteúdo

Economizador de energia p ferro de solda

Melissa22

Posts recomendados

Postado

Boa tarde.....Gostaria de saber se exite um circuito que diminue o consumo

de energia do ferrinho de solda.....quando ele ta paradinho......sem uso pois

alem do consumo, alguns chegam a queimar, se exitir algum circuito automatico

seria bom...

• Membro VIP
Postado

As estações de soldagem ou os ferros com controle térmico cuidam disso muito bem, mas isso custa um pouco a mais do que um ferro comum..

Alternativa tremendamente barata, mas não automática, é adotar um diodo (1N4007) em série com a alimentação, e uma chave, liga desliga, adequadamente colocada, que dê um curto nesse diodo, na hora de soldar.. Ai é só se acostumar em acionar e desacionar a chave..

Pode reduzir a metade essa interação com a chave, se colocares ao invés da chave, um botão (pode ser no pé) que arma um temporizador de 30 segundos por exemplo. Esse temporizador alimenta um triac, ou relé, em paralelo com o diodo..

Ao pegar o ferro para soldar, pisa no botão, aguarda poucos segundos para a temperatura ideal, e em trinta segundos volta para meia onda, segurando o ferro pré-aquecido.. (1/4 da potência mais ou menos)

Postado

Aqui epnas meu senso ja ajuda. :D

Soldar é ultima tarefa que faço, quando eu monto as placas eu coloco todos em posição depois de tudo feito eu utilizo e ferro ou quando estou concertando faço um teste prévio com multímetro para achar suspeitos de danos, depois de tudo feito eu parto para o uso ferro de para dessoldar e confirmar dano e fazer as trocas.

Antes eu usava de forma livre depois que adotei isso baixou bastante a conta de energia aqui.

• Membro VIP
Postado
A...depois que adotei isso baixou bastante a conta de energia aqui.

Também não é assim tanta energia..

imagine que deixes o soldador de 40 Watts, ligado 5 horas por dia durante 22 dias no mes, isso daria

Pot total = 40 x 5 x 22 = 4.400 Watts a R$ 0,45 o preço do kilowatt vai dar no total do mês 4.4 KWh x R$ 0,45 por KWh = 1,98, ou seja, menos de R$2,00 por mês.. Seria isso o baixar bastante a conta de energia???

1 minuto a menos no banho com chuveiro elétrico deve reduzir mais que isso, o valor do consumo elétrico..

Nem acho que o consumo seja o maior vilão no uso continuado do soldador ligado e sim a destruição precoce do mesmo ou pelo menos da ponteira dele..

Postado

Desculpa, falei errado não me referi apenas o ferro de solda aqui eu tenho uma estação de calor e ferros de 30W 60W e adquiri recentemente um de 15W. e outro equipamentos(mini osciloscópio e outros) no meu mini lab que uso mais para estudar e praticar o hooby e concerto coisas(variados e informatica) também apesar de não trabalhar diretamente com isso:D

eu usava tudo de forma livre até que deparei com conta de luz. :P

Quanto ao ferro ligado basta colocar um pouco de solda no bico e colocar lugar assim ele troca mais calor e ameniza mais, mas nada de deixa lar por 1 hora ligado sem usar!

Postado

Gostei da ideia do diodo......E´que aqui temos 06 ferrinhos de solda....eles ficam

literalmente fritando quando nao estão usando, ai o uso do diodo pode reduzir o

consumo e ainda nao deixa queima-los.......brigada

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!