Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Frato de caixinhas acústicas de compitador


Jimmy 2

Posts recomendados

Bom dia,

Desculpem-me pela leiguisse, mas é perguntando que se aprende...

O trafo das minhas caixinhas acústicas queimou e não tem indicação da tensão de saída.

Vi na placa que é usado um chip SP2822. Pesquisei aqui no fórum e soube que esse chip é alimentado com 6VCC, e sua alimentação está ligada diretamente nos 4 diodos retificadores.

Pergunta: para obter 6VCC devo usar um trafo de 6V mesmo? Ou será que após passar pelos 4 diodos e pelo capacitor há algum ganho ou perda de tensão, e assim devo usar um trafo de valor diferente?

Tenho um trafo sobrando que tem saída 9V. Será arriscado usa-lo?

O que me confunde na corrente alternada são as diversas tensões (eficaz, real, de pico, etc, etc)...

Obrigado,

Jimmy San Juan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta: para obter 6VCC devo usar um trafo de 6V mesmo? Ou será que após passar pelos 4 diodos e pelo capacitor há algum ganho ou perda de tensão, e assim devo usar um trafo de valor diferente?

A um pequeno ganho após a retificação e filtragem algo em torno de 3V em média.

pesquisei sobre C.I de 1W STEREO, é Xing ling :D (o equivalente dele é o TDA2822M )

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/125900/ETC1/SP2822.html

suporta de 1.8 a 12V(acima de 6V adota um dissipador).

você pode usar um LM7805 para esse trafo 9V para ter seus 5V estabilizado. ou então usa testa com uma fonte 5V que tenha por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe, obrigado pela sua ajuda.

Pelo que entendi, devo ir a uma loja de transformadores e pedir um de 3V, para que após o ganho de 3V que você mencionou, eu obtenha uma saída de 6v.

Entendi corretamente?

Ou devo pedir um de 6V mesmo, porque quando eles vendem já contam com o ganho de 3V?

Jimmy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Jimmy. Tudo bem?

Pelo jeito você já conseguiu andar até o meio do caminho pra solucionar o seu problema e assim que não conseguiu mais fazer sozinho, buscou ajuda. É isso mesmo que se faz e lá vamos nós te dar essa força.

Essa tensão que o nosso amigo Felipe como sendo de mais ou menos 3V é a tensão de pico que aparece depois da retificação e tensão. Há um cálculo para se encontrar essa tensão, segue:

6(Tensão do trafo) x 1,4142(Valor de PI) – 1,2(Queda de tensão dos diodos. Numa ponte de 4 diodos, dois diodos estão agindo ao mesmo tempo, então 0,6V+0,6V=1,2V) = 7,3VCC

Porém, assim que uma carga é ligada nessa fonte, essa tensão tem uma queda.

Você precisa de uma fonte de 6V para um amplificador de áudio. Andei tentando ler o datasheet desse CI mas ele é todo chinês e aí é dose para mim. Quanto ao que o Felipe disse sobre o equivalente TDA, pode mesmo proceder, mas o estranho é que não se encontra qualquer referência a 12V no meio de todas aquelas palavras chinesas, além do mais, se for alimentar o circuito com os 12V, terás de alterar uma série de componentes e aí já acho que não compensa para o circuito em questão.[CORRIGINDO: No datachite, há sim referência à tensão de 12V, portanto, essa é a tensão limite para esse componente]

Tenho uma sugestão bem prática para você. Que tal usar uma das portas USB para alimentar esse sisteminha? A porta USB fornece 5VCC estabilizados e com limite de 500mA. Pela baixa potência que esse CI fornece acho que é mais que suficiente.

Pegue um cabo velho de USB e use-o para alimentar as suas caixinhas. São quatro cabinhos e você utilizará apenas dois deles. Apenas tome muito cuidado e isole bem esses dois fiozinhos que sobrarem não os cortando apenas.

USB-cable-wiring.JPG

Aqui você vê as cores que devem ser padronizadas para todos os cabos USB. Lembrando que os cabinhos branco e verde devem ser bem isolados.

usb3_usb2A_pinout.jpg

Aqui a porta USB do computador, para lhe dar uma maior noção.

GND é o (-)NEGATIVO e VCC é o (+)POSITIVO.

USB_A_pinout.jpg

E aqui a última figura que mostra mais claramente o cabo USB.

Devo lembrar que deves tomar o máximo de cuidado possível, apenas trabalhar no cabo com ele desconectado para assim evitar a queima da porta USB do computador. Apenas preste muita atenção e será feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo,

As coisas ficaram mais claras agora.

A dica de usar a porta USB, que é muito boa, vou guardar para outra oportunidade, porque pretendo usar as caixinhas ligadas ao meu celular, para ouvir música sem o computador. Logo, vou precisar da tomada mesmo.

Concluo que precisarei comprar um trafo de tensão nominal 5V (que vai pra aprox. 6V após multiplicada por raiz de 2 e subtraídos 1,2V), ou tensão de pico 7V, que vai para aprox. 6V quando subtraídos 1,2V).

Não sei ainda como se compram os trafos, se pela tensão nominal, ou se pela de pico, mas isso eu descubro na hora da compra.

Obrigado a vocês dois que me ajudaram e me ensinaram bastante.

Última pergunta: se não tiver o transformador com o valor exato que eu preciso, é melhor comprar o mais próximo, independente se para cima ou para baixo, ou é melhor comprar sempre um valor para abaixo? Em outras palavras, qual a tolerância que um circuitinho de

de caixinhas pode aquentar?

Abraço,

Jimmy San Juan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FAzendo uma breve correção aqui, o nosso amigo Felipe estava completamente certo na afirmação dele de colocar a tensão de alimentação do componente de 1,8V a 12V, pois olhei de novo o dataSheet e vi lá no início tal referência, que acreditamos ser a info da tensão de trabalho do CI. Peço desculpas a ele quanto a isso.

Se você utilizar um trafo de 6VAC não terá quaisquer problemas na sua caixa e acho que até um trafo de 9VAC pode ser usado aí, porém é necessário analisar os componentes se eles suportariam tal tensão.

Use o trafo de 6VAC sem medo de ser feliz, mas caso sinta algum medo, podes também usar uma fonte de celular de 5VDC ou 6VDC, para isso você deverá retirar os diodos que ficavam depois do trafo, pois eles vão roubar 0,6V cada.

É isso aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando nosso amigo Google tradutor:

Analógico

O SP2822 é um dual-channel de baixa tensão do circuito amplificador de potência é adequado para pequenas toca-fitas cassete tamanho portátil (o WALKMAN) e rádio para amplificador de áudio.

característica

poder faixa de tensão de alimentação (1.8V ~ 12V)

tensão de alimentação até 1.8V ainda funcionam

corrente estática

cruzamento distorção, as duas condições de trabalho aplicáveis ​​aos mono-ponte (BTL) ou linha estéreo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!