Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FX-8120 Bulldozer


thiago143

Posts recomendados

Hoje fiz um upgrade de um Phenom II X2 555 @B55 pro FX-8120 da AMD.

À princípio, tudo bem, sistema mais rápido e tal.

No upgrade também entrou uma M5A88M da Asus e + 8 GB de memória DDR3 1333 MHz, deixando minha máquina com 12 GB.

Minha fonte é de 500W Reais da C3Tech e minha VGA é a HD6790 da XFX.

Quando resolvi entrar no Battlefield 3 para testar, me deparei com 17 FPS em 1080p tudo no Ultra High, um pouco menos que na configuração anterior e nehuma diferença no meu emulador de Nintendo Wii!

Já instalei hotfixes da microsoft para essa família de processadores, atualizei meu Windows 7 pra SP1 e continua a mesma coisa!

Essa placa tem suporte à CrossfireX Híbrido e eu queria saber se tem alguma coisa à ver, se a placa onboard fica ativa sozinha, porque minha placa não é High End, mas também não rodava assim, fora que minha placa anterior era PCI-E 16X 1.0 e essa 2.0, tinha o gargalo do processador (testado) e agora que mudei a config continua parcialmente a mesma taxa de frames?

Alguém sabe como resolver isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que é a fonte tambem.. com essa placa de vídeo ae acho melhor ter pelo menos um fonte real de 650W... tenta mudar a fonte pra ve se resolve.. pegar emprestado com alguem pra ter certeza antes de comprar uma nova.. ou leva numa loja pra eles fazerem teste com uma fonte melhor.. mas sempre se possivel quando levar na loja tente acompanhar o teste pra não ti enganarem.. heheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suspeitei desde o princípio!

O cara me falou que 500W aguentaria perfeitamente.

Olha, rebootei meu PC aqui e rodei o emulador de Wii!

PERFEITO, parece o vídeo game!

Todos os jogos à 60 FPS cravados no talo!

Mas o BF3 na mesma! :/

Quando exige mesmo do Processador com a GPU juntos, a fonte deve penar...

Obrigado pelo toque...

Bom, o que acharam do upgrade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Suspeitei desde o princípio!

O cara me falou que 500W aguentaria perfeitamente.

Olha, rebootei meu PC aqui e rodei o emulador de Wii!

PERFEITO, parece o vídeo game!

Todos os jogos à 60 FPS cravados no talo!

Mas o BF3 na mesma! :/

Quando exige mesmo do Processador com a GPU juntos, a fonte deve penar...

Obrigado pelo toque...

Bom, o que acharam do upgrade?

Não brigue comigo, mas o que você sentiu no upgrade? Particularmente acho que sua configuração anterior aguentava bastante tempo para ter um up que realmente fosse lhe fazer sentir uma diferença brutal.

Aqui no setor de processadores tem um tópico fixo "teste de processadores". Lá tem comprando o x4 955 com o Fx-8210. Passa lá e dá uma olhada para saber como ele se sai.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, senti o PC mais estável, senti também que minha VGA tá trabalhando melhor em alguns jogos (tirando o BF3) e o emulador de Wii, que rodava alguns jogos à 20 FPS agora roda liso sem slowdown nenhum.

O que me comove é que quando eu reduzo a janela do BF3 (em window mode) para um tamanho menor, ele chega e crava nos 60 fps, mas quando dou fullscreen ele vai pra 20.

Monitorei as atividades dos núcleos e do processador em geral enquanto rodava o BF3 e não passou dos 15, 20 %, acho que pode ser algum lance de compatibilidade também, porque em outros jogos a melhora foi incrível, mais uma vez ressaltando o emulador de Wii, que por ser um console das úlimas gerações, é de difícil emulação.

Outra coisa que eu achei estranho, notei uma pequena melhora nos FPS do BF3 quando eu seto ele pra rodar em "tempo real" no taskmgr.

Mais algum palpite além de fonte no caso Battlefield 3 e outros jogos pesados?

Edit: Ouvi dizer que esses processadores não estão 100 % nas plataformas oferecidas atualmente e que podem ser um grande negócio mais pra frente! Será que isso confere?

Processador de 8 Cores, frio e com o Turbo desligado chega à 4.2 com o cooler box e 16 MB de cache não pode ser um mal negócio né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Cara, senti o PC mais estável, senti também que minha VGA tá trabalhando melhor em alguns jogos (tirando o BF3) e o emulador de Wii, que rodava alguns jogos à 20 FPS agora roda liso sem slowdown nenhum.

O que me comove é que quando eu reduzo a janela do BF3 (em window mode) para um tamanho menor, ele chega e crava nos 60 fps, mas quando dou fullscreen ele vai pra 20.

Monitorei as atividades dos núcleos e do processador em geral enquanto rodava o BF3 e não passou dos 15, 20 %, acho que pode ser algum lance de compatibilidade também, porque em outros jogos a melhora foi incrível, mais uma vez ressaltando o emulador de Wii, que por ser um console das úlimas gerações, é de difícil emulação.

Outra coisa que eu achei estranho, notei uma pequena melhora nos FPS do BF3 quando eu seto ele pra rodar em "tempo real" no taskmgr.

Mais algum palpite além de fonte no caso Battlefield 3 e outros jogos pesados?

Edit: Ouvi dizer que esses processadores não estão 100 % nas plataformas oferecidas atualmente e que podem ser um grande negócio mais pra frente! Será que isso confere?

Processador de 8 Cores, frio e com o Turbo desligado chega à 4.2 com o cooler box e 16 MB de cache não pode ser um mal negócio né?

De forma nenhuma foi um mal negócio. Em muitas questões vai sentir ele melhor e já está sentindo.

Para jogos, tô achando estranho devido ao clock padrão dele e o clock base faz diferença. Digo que você consegue setar ele no bios para 4.2 sem precisar mexer em tensão, isto é show demais.

Há boatos que vai melhorar bem nos novos sistemas que vão sair, mas sinceramente, pelo que discutimos no tópico específico sobre a arquitetura deste processador, se houver melhora vai ser ínfima.

Outro detalhe e é onde vai sentir bem a melhora será em programas otimizados para vários núcleos... aqui seu bichinho vai voar.

Off Tópic: Se somente no BF3 está esquisito, pesquise alguns sites. Um membro aqui do fórum reclamou a mesma coisa e um camarada mais safo em jogos o avisou sobre bugs no BF3. Naquele caso foi resolvido e eram realmente os bugs, mas não sei sobre este caso de cabeça. Vale a pena pesquisar no google e fazer o que for possível.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Será que não é a placa de video? que ta arriando em full HD ?

Veja esses testes exclusivos de BF3 com varios processadores e placas de video, pelo que vi os processadores estão todos parecidos, porém na parte de placa de video a HD 6850 tá no limite de frames em resoluções menores "1280x1024" e essa placa de video é um pouco melhor que HD 6790 ( eu tenho uma :D ), em 1600x1200 a HD 6850 apresenta apenas 24 frames.

http://www.guru3d.com/article/battlefield-3-vga-and-cpu-performance-benchmark-test/5

Eu apostaria em falta de "força" na placa de video para FULL HD com tudo setado no maximo, tenta tirar alguns filtros, e em ultimo caso baixar um pouco a resolução. Imagino que não tenha nada a ver com o FX....

Boa sorte,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei esse kit justamente para uma certa melhoria nesse tipo de game, não que eu esperava os 60 FPS cravados com uma 6790 em 1080p com tudo no talo, mas o que me chateia é ter a mesma taxa de frames com uma config tão diferente. Comparem:

PC ANTIGO: ASRock N68C-S UCC (PCI-e 16x 1.0)/4GB DDR3 @1333 Patriot/Phenom II X2 555 BE@B55 X4 3.2 MHz/Fonte C3Tech 500W model: PUF-4050S/XFX HD6790 @stock/HD Samsung 500GB 5200 RPM

PC NOVO: ASUS M5A88-M (PCI-e 16x 2.0)/12GB DDR3 @1333 Kingston/Bulldozer FX-8120 X8 @3.1 GHz/Fonte C3Tech 500W model: PUF-4050S/XFX HD6790 @stock/HD Samsung 500GB 5200 RPM

Não é estranho?

-_-

Edit importante: Duas coisas, será driver? To com o último Catalyst, 12.3. E uma coisinha que me incomodou, bem inha mesmo... Nos drivers da placa-mãe, vem um programa de tray que ajuda a dar um boost no sistema, sei lá, e quando eu entro na opção da minha VGA, aparece "VGA not supported", terá raios alguma relação com essa falta de desempenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O teste da sua fonte:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1838

Pelo que eu li a fonte não aguenta a placa de vídeo, 16A na linha 12v quando o mínimo neccessário são 22A.

Quando escolher uma fonte para seu sistema não olhe apenas a potência, é necessário verificar quantos amperes a fonte aguenta na linha de 12v. Normalmente vem indicado na caixa da placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é estranho?

-_-

Olá,

Então na realidade seu processador antigo o Phenom B55 já consegue utilizar toda capacidade da HD 6790, eu sei porque o meu Phenom B50 utiliza no maximo 80-85% de sua capacidade na HD 6790 em Crysis 2 por exemplo, em full HD mesmo tenho uma taxa de frames entre 38 e 22 em extreme, mas quando coloco em hard(sem mudar a resolução)fica entre 47-35 totalmente jogavel, muito bom diga-se de passagem.

Continuo com minha opinião que o gargalo deve ser no video, ou como o já dito ai pelo pessoal, pode estar faltando energia por causa da fonte.

Boa sorte,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não for pedir muito, como não manjo muito de fonte, uma que fique 100 % aqui, porque comprei essa aqui que diziam que é 500W Reais e bateu 400 no review do amigo acima e pipocou.

Um modelo que seja barato e atenda essa missão, fazendo minha Barts LE correr como a Harley Davidson do motoqueiro fantasma.

Obrigado galera!

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em matéria de fonte, 500W é o suficiente para essa configuração (embora eu ache ideal 550W, para sobrar uma quantidade razoável de potência), mas tem que ser uma fonte boa de verdade. Essa C3Tech não foi uma boa compra. Fonte boa é Corsair, XFX, OCZ, Antec, Seasonic, Enermax, dentre outras. O único modelo de fonte da C3Tech que é bom de verdade até onde sei é o de 750W, que usa o mesmo projeto da Corsair CMPSU-750 TX V1. Já que você quer uma recomendação de fonte, pense nesse modelo aqui: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-OCZ-StealthXStream-2-600-W/2049/10 .

Quanto ao desempenho do jogo, isso não é muito estranho não, pois o IPC (performance por clock e núcleo) do Bulldozer (AMD FX) é mais baixo que dos Phenom II. Então, se o jogo em questão não for bem otimizado para vários núcleos (o que é estranho num jogo novo, mas não é impossível), não vai ter uma boa performance com o FX-8120 mesmo não. Você pode amenizar isso com overclock e por sorte o Bulldozer é ótimo nessa área. Com 4.0GHz o bicho deve voar longe. Mas para tal, informe-se primeiro no setor de overclocks do fórum, para não fazer besteira e trazer danos ao seu hardware.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu, to quase indo lá trocar esse bulldozer.

Passei a tarde vendo reviews dele contra o i5 2500k e tomando pau.

Realmente o IPC dele é porco perto dos outros.

Discernimento entrando em ação também, o i5 é um processador ótimo à curto prazo, já o B12 é promessa ainda, pra jogos e aplicações futuras que possam vir usar os oito cores nativamente.

Nos reviews que vi, vi o i5 2500k espancando o FX-8150 ainda, que é melhor que o meu.

Como o cara lá da Santa Efigênia me deve uma (fui comprar o 8150 que tava mais barato por lá, o único que tinha tava reservado e ele teve que me vender o 8120, e eles tem o mesmo cache, só o clock é um pouco menor e ainda compensou a diferença), ele disse que trocaria caso eu não gostasse.

Aí é que mais uma vez entra a opinião de vocês, meus caros...

Aposto no futuro ou migro pra "intelis" que tá sempre mudando? (muda mais que a apple).

Outra coisa, se eu resolver ficar com esse corninho, faz sentido eu dormir 4 cores dele, desligar o threading e o turbo e estuprar no over nos 4 que ficariam? (já que tá difícil usar os 8 cores...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para jogos o Bulldozer é muito fraco, o Windows não consegue administrar os 8 cores de forma correta.

O Ivy Bridge, novas CPUs da Intel, não apresentou um ganho interessante e parece esquentado nessa revisão.

Vai de i5 2500k mesmo, porém vai precisar trocar a placa mãe também. Deve ficar tranquilo por um bom tempo com relação ao upgrade.

Uma fonte de 500W da XFX, Seasonic, Corsair, OCZ, etc é mais que suficiente. Veja testes antes de comprar.

Lembre-se uma boa fonte é um investimento. Por serem mais eficientes a sua conta elétrica fica mais barata, é fornecida energia elétrica de qualidade para seu pc e elas esquentam menos.

Leia o guia do usuário progamer:

http://forum.clubedohardware.com.br/guia-atualizado-fontes/996721

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liguei pro cara agora, ele falou que o i5 2500k tá mais caro e que placa pra ele também sairia mais caro, vou ter que dar diferença pelo jeito.

Mas vou pro i5 2500k, que placa-mãe pegar?

No caso do FX, peguei a M5A88-M, custo x benefício, pro i5 vai ter que ser na mesma faixa para eu não ter que dar diferença.

Vou abrir outro tópico para perguntar sobre o i5 pra não bagunçar o forum.

Pode fechar e obrigado à todos que me ajudaram!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liguei pro cara agora, ele falou que o i5 2500k tá mais caro e que placa pra ele também sairia mais caro, vou ter que dar diferença pelo jeito.

Mas vou pro i5 2500k, que placa-mãe pegar?

No caso do FX, peguei a M5A88-M, custo x benefício, pro i5 vai ter que ser na mesma faixa para eu não ter que dar diferença.

Vou abrir outro tópico para perguntar sobre o i5 pra não bagunçar o forum.

Pode fechar e obrigado à todos que me ajudaram!

Se você já tem o FX-8120 não acho que faça sentido trocar agora, afinal dinheiro não é capim e é melhor deixar para trocar quando a tecnologia evoluir ainda mais, para o gasto fazer mais sentido. Faça um overclock médio nele e seja feliz. 4.0GHz deve ser o suficiente para deixar sua máquina voando em jogos. Outra coisa, você está usando três pentes de memória. Para melhor desempenho, use dois ou quatro, para manter o dual channel ativado.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é por nada não , mas rodar um jogo em 1080p no Ultra com uma HD6790 , é uma coisa que ela não faz muito não , é placa pra rodar no maximo em 1680x1050.

Eu já rodei muito jogo em Full HD com a Radeon HD 4870, que é mais fraca que a Radeon HD 6790, numa boa. Claro que jogos muito pesados com efeitos DirectX 11 talvez exijam que se diminua alguns poucos efeitos gráficos para rodar liso, mas não é nada que atrapalhe uma boa jogabilidade com boa qualidade de imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu compartilho a mesma opinião do @Edcreek, o que está ocasionando o "problema" é a placa de vídeo e não a fonte, possa ser que a fonte esteja atrapalhando um pouco, mas não é determinante para o baixo rendimento. o que determina o desempenho em vídeo e principalmente em altas resoluções é a placa de vídeo, mesmo que seu processador fosse cerca de 10 a 20% inferior ao desempenho da placa de vídeo ele não faria diferença na maioria dos jogos em altas resoluções e com filtros ativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sair do fx8120 pra um i5 2500k é meio besurdo.... o fx ganha do i5 em muitas coisas que envolvem threads infinitas, e fica atrás quando sao poucas, mas nada que seja um problema. O negocio ali é a vga, se tem $$$ assim pra comprar i5 e placa-mãe, podia ir pra uma 7850 (vi por 788 um modelo com dois coolers) ou 7870 (1100).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!