Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte 100 amperes


José Bento itj

Posts recomendados

Olá galera, esses peguei em negócio com um amigo, um módulo automotivo POWER ONE de 1400 wats, ele usava esse módulo em festas com o uso de uma fonte que segundo ele pode fornecer até 120 amperes. peguei a fonte emprestada para tocar uma festa com esse módulo e ela guentou muito bem.

Ele me disse que pagou 650 reais na tal fonte, e como eu preciso de uma fonte dessa para tocar o módulo, pensei em copiar o projeto da fonte, já que ela parece bem simples, bom tirei umas fotos dela para ver se é viável copia-la.

http://imageshack.us/photo/my-images/834/dsc00807q.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/252/dsc00812yp.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/9/dsc00809wi.jpg/

dsc00806q.jpg

By giltronic at 2012-05-06

São 24 capacitores de 4700u cada, esses diodos é que eu não conheço,alguem pode ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica.

Pensei em mandar enrolar um trafo desse com 10 +10 volts, aí após retificar e filtrar ficaria uma fonte de 14V, aí daria para aproveitala tambem como carregador de baterias, aí é que vem a dúvida, essa fonte da foto, medindo sai 11,9V, isso entregando 100A daria 1190 wats, será que com 14V esses diodos aguentariam os mesmos 100A ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pela foto, não tem nada para regulagem nem sequer um zener. só mesmo a retificação e a filtragem com capacitores. da para fazer muito melhor que essa fonte aí ou até mesmo comprar uma pronta com proteção de curto e muito mais pelo mesmo preço.

Vou fazer um esquema para você avaliarem :D

Obrigado pela dica.

Pensei em mandar enrolar um trafo desse com 10 +10 volts, aí após retificar e filtrar ficaria uma fonte de 14V, aí daria para aproveitala também como carregador de baterias, aí é que vem a dúvida, essa fonte da foto, medindo sai 11,9V, isso entregando 100A daria 1190 wats, será que com 14V esses diodos aguentariam os mesmos 100A ?

se usar o tap central(0V) com dois diodos vai ter 10V, com uma ponte Retificadora sem usar o tap central, tera20V depois da retificação e filtragem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica.

Pensei em mandar enrolar um trafo desse com 10 +10 volts, aí após retificar e filtrar ficaria uma fonte de 14V...

Amigo, na minha opinião você terá os 14 volts sim mas como valor de pico. Ao demandar os 100A de corrente, sua fonte ficará nos 10V mesmo. Na verdade acho que bem antes de consumir os 100A ela ja ficaria com 10V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela foto, não tem nada para regulagem nem sequer um zener. só mesmo a retificação e a filtragem com capacitores. da para fazer muito melhor que essa fonte aí ou até mesmo comprar uma pronta com proteção de curto e muito mais pelo mesmo preço.

Vou fazer um esquema para você avaliarem :D

A ideia é essa mesmo, uma fonte potenete, porém bem simples , já que o módulo que ela vai tocar aceita uma certa variação de tensão, acho que fazer

a regulagem de tensão nessa alta corrente exigiria muitos transistores de potencia, complicando o projeto e elevando o custo.

se usar o tap central(0V) com dois diodos vai ter 10V, com uma ponte Retificadora sem usar o tap central, tera20V depois da retificação e filtragem.

é isso mesmo, se notar na foto vai ver que os diodos não estão em ponte, mas usando a tomada(0V).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, quer um trafo de 100 amperes ate mais? eu vi um video uma vez na internet, que o cara pegou um trafo de microondas, e ligou 127v no secundario (fios grossos), e retirou o fio do primario, aquele monte de voltas, e colocou um fio 16, ou mais seila. O fato é que ele, com 3 volts conseguiu drenar 500 A! talvez com um fio um pouco mais fino voce possa enrolar mais voltas e conseguir 12v 100 A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, na minha opinião você terá os 14 volts sim mas como valor de pico. Ao demandar os 100A de corrente, sua fonte ficará nos 10V mesmo. Na verdade acho que bem antes de consumir os 100A ela ja ficaria com 10V.

Bem, eu não entendo muito de eletrõnica para fazer o calculo de quanto a tensão vai cair com o consumo próximo dos 100A, mas acho que não cairia tanto, levando em consideração que essa da foto, medindo ela sem carga da 11,92 e ela toca o módulo em potencia máxima por mais de hora sem dar problema, acho que uma de 14V daria mais sobra para essa tal queda com o consumo alto.dsc00806q.jpg By giltronic at 2012-05-06

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vi na foto referência suficiente para julgar o tamanho do trafo. Eu chuto que ele não tenha nem 50A. Quanto consome o tal módulo que ele alimenta?

O módulo é um POWER ONE 2400W, mas a potencia real dele, dizem ser de 1440

watts, chuto no mínimo uns 60A de consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um esquema e pelos cálculos da uns absurdos se a intenção é saída filtrada e regulada invés de apenas filtrada.(usei Zener 1N2976B e 2 KD221K75 e resistor de 20W para ficar dimensionado 60% trabalhando bem folgado :P)(trafo 220/15V 100A)

Coloca algo ao lado do trafo, um multimetro ou até mesmo uma moeda para gente ter noção do tamanho de trafo para dar um chute:D

Mas que que som é esse que consome 100A??? é um paredão de 3 andares?

uma fonte 12V 100A custa R$:550,00 e tem proteção contra super aquecimento e curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um esquema e pelos cálculos da uns absurdos se a intenção é saída filtrada e regulada invés de apenas filtrada.(usei Zener 1N2976B e 2 KD221K75 e resistor de 20W para ficar dimensionado 60% trabalhando bem folgado :P)(trafo 220/15V 100A)

Coloca algo ao lado do trafo, um multimetro ou até mesmo uma moeda para gente ter noção do tamanho de trafo para dar um chute:D

Mas que que som é esse que consome 100A??? é um paredão de 3 andares?

uma fonte 12V 100A custa R$:550,00 e tem proteção contra super aquecimento e curto.

Bom, acho que com essa foto dá para se ter uma ideia do tamanho do trafo( o celular é do paraguai mesmo, hehehe).

Quanto ao consumo do som, é um módulo automotivo de 1440W, 12V, como eu já havia falado, acredito que ele consuma no mínimo uns 60A.

dsc00818f.jpg

By giltronic at 2012-05-10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela imagem nova esse Trafo Basicamente só tem apenas uma retificação e banco de capacitores, estar faltando aí uma regulação da tensão(pelo menos uma simples com transistor e zener para ter uma saída limpa e regulada) como a corrente é grande isso requer esses componentes um pouco mais parrudos também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma regulagem à transistor e zener, além de encarecer bastante a fonte, faria a mesma esquentar horrores (estamos falando de 100A, o que é muito).

É comum estas fontes/carregadores serem apenas filtradas. Dependendo do módulo/amplificador de som, ele suporta um certo ripple existente sem transferir isto ao som. Sem falar que seria necessario um circuito de proteção, pois um leve curto na saída ja queimaria a fonte.

Se for pra investir em regulagem e proteção, acho que deveria cogitar a compra de uma fonte chaveada pronta, como os colegas sugeriram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Transformador grande cara! pelo tamanho comparado com que vejo por aqui ele é de 50A

Bem, aíhá uma coisa a se comentar, por favor, me corrijam se estou errado, o tamanho do transformador está ligado diretamente a sua potencia em WATTS, ora, se essa fonte da foto tem uma saída retificada e filtrada de 11,9V sem nenhuma carga conectada a ela, acredito que o trafo tenha uma saída de no máximo 9V, se calcularmos 9V x 100A= 900W, porém se o trafo tive-se uma saída de digamos 12V, ficaria : 900W / 12V = 75A, acho que é isso.

Se for pra investir em regulagem e proteção, acho que deveria cogitar a compra de uma fonte chaveada pronta, como os colegas sugeriram.

Não, a ideia é sem regulagem mesmo, já que a fonte é para um fim específico(alimentar o módulo), o que essa da foto faz muito bem, sem regulagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá acabei de me cadastrar e já vou pedindo desculpas pela intromissão no assunto! e também nem sei se é desta forma que estou entrando, mais enfim! tenho uma gambiarra quase igual a essa ai, e quero muito, muito mesmo que alguém me ajude a desenvolver o resto dela ver o que posso fazer para melhorar ela, pois meu transformador é de apenas 300W original, dai então coloquei (duas) pontes kbpc5010 em paralelo e 14 cap 4,700 X 25V. e no final da filtragem coloquei um de 4,700 X 100V. todos em paralelo. e comprei mais 10 de 25V pra acrescentar, preciso muito da ajuda de vocês, pois não entendo de eletronica, fui ver por quanto um cidadão ali me fazia uma e ele me cobrou 400 pilas eu arrumando o trafo ainda por cima! e infelizmente no momento não tem como mesmo, quero ela pra tocar meu som um módulo Taramps mod:TA2000 2ohm. e um B52 RC 655 2 canais. fico grato se alguém me ajudar! caso queiram tiro umas fotos e coloco aqui. valeu galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!