Ir ao conteúdo

Programar Pic com IDE on-line (Curuxa)

ricardospimentel

Posts recomendados

Postado

Meu maior objetivo com este tópico é o de trazer ao conhecimento tanto de usuários newbiews quanto avançados uma alternativa de IDE on-line para programação em C para PICs que é o Curuxa.

300px-CuruxaIDE_20100411_02.png

http://curuxa.org/en/Main_Page

Seu ambiente é muito similar ao de outras IDEs...

300px-CuruxaIDE_20100125_01.png

...e pode tanto trabalhar com Assembly quanto C. O compilador utilizado para a linguagem C é o SDCC que é muito competente.

Ele é também ótimo para quem está iniciando no mundo dos PICs, pois trás diversos exemplos de códigos-fonte para vários PICs. Não há exemplos para o 16f628a, mas trás para o 16f688 que é basicamente o mesmo só que com 7k de flash.

300px-CuruxaIDE_20100411_04.png

Ele é bom para quem está começando pois trás vários exemplos e ainda dentro deste site há muitos exemplos de montagem muito práticas com várias fotos e vídeos.

Por outro lado a sua interface não ajuda muito se comparada ao MPlabX ou mesmo o CodeBlocks que encontra erros, que mostra o número das linhas, ele é simplesmente simples e funcional. É uma boa sugestão quando se quer trabalhar com algum código longe da sua máquina. É sempre bom ter uma alternativa dessas.

Ele vem preparado para o uso do programador Pickit 2.

Para terminar, ele permite gravar os arquivos na sua máquina na pasta onde desejar

Correção adicionada em 2012/06/07

O Curuxa não é uma aplicação On-line como bem citei acima, mas sim uma aplicação ClickOnce. ClickOnce é uma tecnologia que permite instalar uma aplicação em sua máquina a partir da web e, dependendo do aplicativo, roda ou apenas conectado ou pode também rodar em modo Offline, como é o caso do Curuxa.

A linguagem utilizada por esta IDE é "C" simplesmente e não "C#", que é "CSharp" e é uma linguagem baseada em C++ e proprietária da Microsoft voltada a objetos.

Curuxa é uma aplicação IDE que não requer a instalação de compiladores como o próprio SDCC ou de linkers como o Gplink. Ele é prático, apenas instale o Curuxa e saia usando sem complicações ou configurações.

Postado

Olá

Não sei onde viu que é on-line, tive que baixar o programa e instalar e tudo mais e ficou instalado no meu micro

Outra coisa também não vi nada de C# mas sim C somente

Fiquei sem entender o que postou ...

Postado

Bem...

...corrigida a postagem aí acima.

A confusão do C# foi feita por eu achar que 'C#' = 'C', o que não o é.

C# é uma linguagem baseada em C++ e java, mas sofreu influências também do Object Pascal. Ela é proprietária da Microsoft e não se relaciona em nada a µC's.

Eu estava achando que era on-line por que me encuquei que o Curuxa demorava muito para inicializar e aparecia aquele quadrinho que simboliza uma conexão com a internet. Aí fui buscar a instalação na pasta "Arquivos de programas" e nada encontrei por lá. Em vez disso, o programa é instalado em "C:\Users\%usuário%\AppData\Local\Apps\2.0\PTVA8877.EA2\Q0OTA9YC.ZWA\curu..tion_ac2272b69d565781_0000.0004_b00da5339c9bde50", ou seja, uma pasta onde os programas Web 2.0 são temporáriamente instalados. Para provar isso, basta apagar tudo o que está contido na pasta "C:\Users\%usuário%\AppData\Local\Apps\2.0\" e clicar no atalho do Curuxa e então verás que serás solicitado a baixar novamente o conteúdo vindo da Web. A vantagem disso é que não se precisa ter preocupações quanto a atualizações ou configurações ou até a compatibilidades.

Enfim, uma solução interessante, ainda que bem simplista.

Postado
Bem...

...corrigida a postagem aí acima.

A confusão do C# foi feita por eu achar que 'C#' = 'C', o que não o é.

C# é uma linguagem baseada em C++ e java, mas sofreu influências também do Object Pascal. Ela é proprietária da Microsoft e não se relaciona em nada a µC's.

C é a linguagem estruturada mas sem orientação

C++ Com alguma orientação para objetos

C# (C Sharp) Bastante orientada a objetos, não sei se é proprietária...

A Microsoft oferece uma IDE com suporte ao C#, mas não tem propriedade sobre esta linguagem, mas tem para ASP, ASP.NET, VB (visual basic) e VB.NET.

Postado

Na verdade pra C# temos sim uma plataforma microcontrolada (e de hardware aberto) que é da GHi electronics (http://www.ghielectronics.com/catalog/product/133)

Totalmente orientanda à objetos (claro C# puro mesmo...) pois os caras "embutiram" o framework .NET num micro ARM.

ricardospimentel: legal que corrigiu outras pessoas simplesmente apagariam ou dariam um jeito escuso pra acertar,

Abraço,

marcelo campos

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...