Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Que É Pfc Ativo E Passivo


Posts recomendados

  • Membro VIP
Tô pensando em comprar uma fonte, mas tô em dúvida qual. aqui no Clube do Hardware me indicaram uma Corsair 450Vx e uma ICE AGE 450 watts, sendo que a Ice Age tem PFC inativo, o que vocês me aconselhariam? Achei a Corsair um pouco salgaso o preço, mas se esse for o jeito vou nela mesmo.

Ajuda aê!

PFC inativo!!!!

É a primeira vez que ouço falar nisso dai...

Não ter PFC ativo é uma coisa.... Ter PFC inativo é outra totalmente diferente, não sabida ainda, nunca vista...

Ambas as fontes tem uma boa eficiência. Uma tem PFC ativo, a Corsair e outra não tem PFC, ou seja, não tem Correção do Fator de Potência..

Ambas boas, cada uma vale o que custa. A escolha é sua..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PFC inativo!!!!

É a primeira vez que ouço falar nisso dai...

Não ter PFC ativo é uma coisa.... Ter PFC inativo é outra totalmente diferente, não sabida ainda, nunca vista...

Ambas as fontes tem uma boa eficiência. Uma tem PFC ativo, a Corsair e outra não tem PFC, ou seja, não tem Correção do Fator de Potência..

Ambas boas, cada uma vale o que custa. A escolha é sua..

Mas qualquer uma das duas conseguiria segurar essa configuração?

Placa mãe > ASUS M4A785TD-V EVO

Processador > AMD Phenom II X4 945 3Ghz

Placa de Video > ATI HD 5750 1GB GDDR5 (Breve CrossFireX)

Memória > Kingston 2GB DDR3 1333MHz (Breve 8GB)

HD > Samsung HD322HJ 320GB Sata II

Gravador > GSA-H55N LG DVD

E tô afim de pegar um gabinete de lateral transparente cm Leds de Neon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito bom este topico marcos-vargens.

estou buscando informações sobre este assunto e muito pouco consegui. pretendo me especializar em fontes chaveadas, não sei porquê, nossa legislação não puni os fabricantes que insistem em nos enganar. os xing lings estão nos enchendo de porcarias, cabe a nós aceitarmos ou não.

precisamos agora identificar e divulgar quais fontes são confiaveis.

Grande abraço.

kuruma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Saudacoes a todos!

Meus caros com relação ao PFC existir, ou não, estar ativo, ou não, ainda é importante considerar a questão do no-break. Um técnico de uma grande fabricante de no-break me informou que durante o acesso à bateria um no-break com formato de onda semi-senoidal é incompativel com as fontes com PFC ativo.

A maioria dos servidores usa essa fonte com PFC ativo então muito cuidado. Ele também me informou que no-breaks que operam com onda senoidal, enquanto estão usando bateria, atenderiam todas as fontes. Eu não parei para pesquisar mais sobre isso, mas fica aih a informação.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Saudacoes a todos!

Meus caros com relação ao PFC existir, ou não, estar ativo, ou não, ainda é importante considerar a questão do no-break. Um técnico de uma grande fabricante de no-break me informou que durante o acesso à bateria um no-break com formato de onda semi-senoidal é incompativel com as fontes com PFC ativo.

A maioria dos servidores usa essa fonte com PFC ativo então muito cuidado. Ele também me informou que no-breaks que operam com onda senoidal, enquanto estão usando bateria, atenderiam todas as fontes. Eu não parei para pesquisar mais sobre isso, mas fica aih a informação.

Abraços!

O técnico está certo, são comuns os problemas de incompatibilidade, embora não sejam sempre incompatíveis. São no entanto sempre prejudiciais, seja pelo formato de onda não senoidal, seja pela presença de estabilizador interno. Recomendados apenas nobreaks online de dupla conversão.

Sobre PFC ativo podemos dizer que:

1 - PFC ativo não aumenta a eficiência da fonte, mas sim o fator de potência que fica mais próximo de 1.

2 - PFC ativo não diminui a conta de luz dos usuários domésticos. O que faz isso é a maior eficiência da fonte.

3 - Nem toda fonte com PFC ativo é boa, mas toda fonte boa e moderna tem PFC ativo.

4 - Nem toda fonte com PFC ativo tem boa eficiência, mas toda fonte boa e moderna tem boa eficiência e PFC ativo. Predominam hoje (2011) à venda na NewEgg as fontes com certificação 80Plus Bronze.

5 - Na Europa produtos eletrônicos com baixo fator de potência não podem ser comercializados. Como a correção do fator de potência eleva o fator de potência, todas as fontes vendidas hoje na Europa têm PFC. Nos EUA tal exigência não existe, mas a maioria absoluta das fontes vendidas lá também têm PFC ativo.

6 - Fontes sem PFC ativo são bivolt ou apenas 230V. Já as fontes com PFC ativo em sua quase totalidade são tensão universal (full range). Existem fontes full range sem PFC ativo e com baixo fator de potência.

7 - Apesar de serem incorretas as coisas ditas no texto do Boa Dica, o que é compreensível pois o assunto era novidade no Brasil, PFC ativo traz muitos benefícios que podem ser vistos no texto abaixo do Faller:

Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara

http://forum.clubedohardware.com.br/correção-fator-potencia/431794

Por que o fórum não está permitindo link? É direcionado para a página principal, mas o texto se encontra fixo lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Mt bom este tópico eu mesmo tenho uma corsair 600w reais PFC ativo e sinceramente não entendia mt como funcionava comprei porque parecia uma coisa mt boa, pois sempre esta em destaque nos anúncios, e vi que era uma certa correção de força mas não tanto :o

"Algo util"

e sim é uma fonte mt silenciosa e fria, diminuiu conssumo de energia e agüenta o tranco da minha configuração numa boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mt bom este tópico eu mesmo tenho uma corsair 600w reais PFC ativo e sinceramente não entendia mt como funcionava comprei porque parecia uma coisa mt boa, pois sempre esta em destaque nos anúncios, e vi que era uma certa correção de força mas não tanto :o

"Algo util"

e sim é uma fonte mt silenciosa e fria, diminuiu conssumo de energia e agüenta o tranco da minha configuração numa boa

E a explicação dada aqui no primeiro post do tópico está cheia de informações incorretas... E sua fonte não é de 600 Watts Reais, e sim de 600 Watts. Watt Real não é unidade de potência reconhecida internacionalmente.

Quanto ao PFC, dê uma lida neste tópico

http://forum.clubedohardware.com.br/correção-fator-potencia/431794

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

O QUE É PFC?

J. Carvalho - 18/11/2003

Ultimamente a sigla PFC tem aparecido com freqüência, sem que a maioria saiba realmente do que se trata.

PFC significa Power Factor Correction, ou fator de correção de força.

O PFC é um método extensamente reconhecido de reduzir as perdas de energia nas fontes. Ao reduzir as perdas, aumentando a eficiência da fonte, reduz-se também a geração de calor e a necessidade de refrigeração.

O resultado são fontes mais silenciosas, mais eficientes e uma redução na conta de eletricidade.

O PFC pode ser ativo ou passivo e a eficiência varia de um tipo para outro. Para se ter uma ideia melhor dos resultados de cada tipo veja a tabela abaixo:

Tipo da Fonte_____________Eficiência________Perda de energia

Fonte Sem PFC__________de 50% a 60%______de 40% a 50%

Fonte Com PFC Passivo___de 70% a 80%______de 20% a 30%

Fonte Com PFC Ativo_____de 95% a 99%______de 1 % a 5 %

Pela tabela acima:

Uma fonte de 300W com 50% de eficiência no limite da carga vai consumir 450W, 150W serão desperdiçados na forma de calor.

Uma fonte de 300W com 70% de eficiência no limite da carga vai consumir 390W, 90W serão desperdiçados na forma de calor.

Uma fonte de 300W com 95% de eficiência no limite da carga vai consumir 315W, 15W serão desperdiçados na forma de calor.

Na Europa as fontes sem PFC não podem ser comercializadas, uma medida que combate o desperdício de energia.

Se você computar o tempo que seu micro fica ligado, com o desperdício de energia de sua fonte, verá que em pouco tempo uma fonte PFC se paga.

texto tirado do site www.boadica.com.br

Decidi colocar esse porque está em português e é bem simples de ser entendido. Se alguem tiver um mais robusto ou mais explicativo por favor adicione que vai ser de grande ajuda. Espero que o tópico sirva para esclarecer as duvidas sobre a sigla e ajude em uma melhor escolha na hora de decidir por uma fonte de watts reais.

Abraço a todos.

OBS: Estes valores referem-se à eficiência do fator de correção de força e não a eficiência total da fonte.

Fontes com PFC Ativo tem eficiência em torno de 78 à 90%, mas dependendo da carga em que a fonte está sendo avaliada e de sua temperatura.

Com PFC ativo eu nao posso usar estabilizador, né ? Muito boa sua iniciativa, PARABÉNS !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com PFC ativo eu nao posso usar estabilizador, né ? Muito boa sua iniciativa, PARABÉNS !!

 

Com PFC ativo ou passivo, o recomendável é NÃO usar estabilizador. Compre um bom filtro de linha. 

 

Aliás, uma vez até recomendei este tópico, mas parece conter alguns erros e necessitaria de correções.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com ou sem PFC ativo ou passivo, o recomendável é NÃO usar estabilizador. Compre um bom filtro de linha. 

 

Aliás, uma vez até recomendei este tópico, mas parece conter alguns erros e necessitaria de correções.

Poxa Obrigado cara, será que a E.V.G.A 430w aguenta um FX 6300, MOBO ASUS M5A97 le R2.0, Placa de Video GTX 750 Ti, 16 GB de Memória 1866 de clock,  Sera que aguenta ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 Essa postagem do marcos_vargens, de 11 Mai 2004 - 03:34 é um verdadeiro assinte, a maior quantidade de besteira por centímetro quadrado que algum dia já foi escrita..

E não necessita entender mais do que meu cachorro entende de  eletricidade para sacar que não existem fontes de 99% de eficiência... Se  você entendeu o que lá está escrito, foi mal, muito mal, pois está 100% errado..  Queres saber o que é PFC, seja ativo ou passivo, leia ai:  Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara    

 

Quanto ao estabilizador, não deves usar o mesmo com nenhuma espécie de fonte, não se faz necessário e é prejudicial.. Dúvidas leia ai: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.         

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

fontes com pfc passivo sao as q tem a chave de mudanca 115/230VAC! pfc ativo a tensão de entrada é automatica 100-240 ou 90-264VAC! o pfc é power factor controller: corrigindo o fator de potencia obtem-se uma perda menor de energia e aumenta-se o rendimento! a corsair AX1500i tem pfc ativo e eficiencia de 94% com um fator de potencia de 0,99!  quer dizer que de 1500W so vai ser desperdicado 6% em perdas energeticas! O fator de potencia serve pra converter VA em W! se a fonte tiver uns 500VA com um FP de 0,99 = 500 x 0,99 = 495W e o restante será desperdicado em perdas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

fontes com pfc passivo sao as q tem a chave de mudanca 115/230VAC! pfc ativo a tensão de entrada é automatica 100-240 ou 90-264VAC! o pfc é power factor controller: corrigindo o fator de potencia obtem-se uma perda menor de energia e aumenta-se o rendimento! a corsair AX1500i tem pfc ativo e eficiencia de 94% com um fator de potencia de 0,99!  quer dizer que de 1500W so vai ser desperdicado 6% em perdas energeticas! O fator de potencia serve pra converter VA em W! se a fonte tiver uns 500VA com um FP de 0,99 = 500 x 0,99 = 495W e o restante será desperdicado em perdas!

PFC ativo praticamente nada tem a ver com eficiência da fonte.  Geralmente o PFC, por agregar custo a uma fonte, ele equipa as fontes com maior eficiência, por isso parece ter correlação, mas não tem.

Acima recomendei um tópico que bem explica tudo sobre PFC ativo.. Está publicado desde 2007, se não deu para ler foi por aboluta falta de tempo ou puro desinteresse..

E ademais PFC significa Correção do fator de potência e não controlador do fator de potência..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!