Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comparação Mac E Pc


BRASILEIRO

Posts recomendados

E ai pessoal, é meu primeiro post aqui, acho que o assunto que ta mais me fazendo ficar doido é esse mesmo !

Eu estou pensando em fazer pós em computação grafica, e trabalho com web design no momento !

Eu vou receber uma grana pra montar "A maquina", e o dinheiro q eu tenho da pra investir legal só que eu estou com a maior duvida de todas ! Vai ser uma maquina pra mim mexer com Flash, Photoshop, Dreamweaver, Audio e Video e Maya e 3d Studio Max.

A duvida é entre uma maquina MAC ou uma maquina de mesmo valor na plataforma PC, queria saber qual traria mais beneficio pra mim, em relação ao meu uso.

a Maquina MAC :

Power Mac G4

modelo : M8841

processador : Power PC Dual 1.42 Ghz

cache l3 : 2 mb de DDR SRAM por processador

bus de sistema : 167 Mhz

Memoria principal (max 2gb) : 512Mb de DDr SDRAM pc2700 (333Mhz)

disco rigido : Ultra ATA/100 de 120 gb 7200 rpm

unicade otica : super drive (DVD-R/CD-RW)

suporte grafico : radeom 9000 Pro da ATI com 64 mb de DDR SDRAM

uma dessa ta MAIS OU MENOS não tenho certeza R$ 7600 SEM O MONITOR

Se eu fosse pegar esses R$ 7600 e montasse um PC mais ou menos assim

P4 HT 3.4Ghz (nem sei se existem, um cara que me passou essa configuração)

Radeon 256 ddr

1giga de ram barramento 400

placa-mãe p4p800-deluxe

HD 120, Sata - maxtor /samsung/seagate

gravador de DVD

e etc..

Qual desses é melhor para as minhas necessidades?

Alguem pode me ajudar? :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí pessoal, eu encontrei uma explicação clara sobre o que o BRASILEIRO perguntou:

"Nos primórdios da informática, nas décadas de 50, 60 e 70, vários fabricantes diferentes disputavam o mercado. Cada um desenvolvia seus próprios computadores, que eram incompatíveis entre sí, tanto o hardware quanto os programas para uma não funcionavam na outra. Isso causava uma ineficiência generalizada, pois cada fabricante tinha que desenvolver tudo, da placa mãe ao sistema operacional.

No começo dos anos 80 os fabricantes começaram a se especializar. Surgiu então o PC que é uma arquitetura aberta, um conjunto de padrões que permite usar periféricos de vários fabricantes diferentes e roda vários tipos de sistemas operacionais.

O principal concorrente é a Apple, que produz os Mac's. Ao contrário dos PCs eles possuem uma arquitetura fechada. A Apple desenvolve tanto os computadores quando o sistema operacional. Naturalmente muita coisa é tercerizada e várias empresas desenvolvem programas e acessórios, mas como a Apple precisa manter o controle de tudo e desenvolver muita coisa por conta própria, o custo dos Macs acaba sendo bem mais alto que o dos PCs, o que faz com que (embora tenham seus atrativos) eles sejam muito menos populares. Atualmente os Macs possuem menos de 3% do mercado, o que significa uma proporção de mais de 30 PCs para cada Mac.

No início da década de 80 a concorrência era mais acirrada e muitos achavam que o modelo da Apple poderia prevalecer, mas não foi o que aconteceu. Dentro da história da informática temos inúmeras histórias que mostram que os padrões abertos quase sempre prevalecem, simplesmente por que o fato de várias empresas concorrendo entre sí favorece o desenvolvimento de produtos melhores, o que cria uma demanda maior e, graças à economia de escala permite preços mais baixos.

Como os micros PC possuem uma arquitetura aberta, ou seja, a possibilidade de vários fabricantes diferentes desenvolverem seus próprios componentes, baseados em padrões já definidos, temos uma lista enorme de componentes compatíveis entre sí. Podemos escolher entre várias marcas e modelos os componentes que melhor atendam nossas necessidades e montar nossa própria configuração, de acordo com o uso.

Qualquer novo fabricante, com uma placa mãe mais barata ou um processador mais rápido por exemplo pode entrar no mercado, é apenas uma questão de criar a demanda necessária. A concorrência faz com que os fabricantes tenham que trabalhar com uma margem de lucro relativamente baixa, ganhando com base no volume de peças vendidas, o que é muito bom para nós que compramos. "

por Carlos E. Morimoto

:priv::chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem Drix182, não é uma pergunta simples de responder, mas vamos lá...

Da lista de programas, todos possuem versões para Mac, exceto o 3D Max, dependendo do que você quer, isso já poderá inviabilizar um Macintosh.

Se o 3D Max puder ser substituído por outro software, então vamos para a segunda parte...

A sua comparação entre as máquinas é perfeita em se tratando de hardware pura e simplesmente. Mas se aprofundarmos a comparação, você precisará de algumas informações adicionais. Existe um conceito em TI chamado TCO (Toatal Cost of Ownership), no qual não irei me aprofundar muito. TCO, na prática é o cálculo de quanto um computador custa para uma organização a médio/longo prazo, ou seja, não apenas o preço do hardware e software, mas também o custo de manutenção, suporte técnico, upgrade (hard/soft) e treinamento.

Em resumo a Apple afirma que o seu sistema é mais estável, perfeitamente integrado ao hardware, mais seguro e de uma forma geral, os Macs raramente dão problema. Um técnico da Apple custa o dobro de um de PC, mas você não precisará dele com tanta frequência. Faz sentido.

A Microsoft e a indústria de PCs de uma forma geral, afirmam que os seus produtos são muito mais populares, padrões de mercado e a base de pessoal técnico disponível é muito maior, portanto, um técnico de PC é mais barato que um de Mac, mesmo você necessitando muito mais dele. Faz sentido também...

É uma discussão interminável. Para não nos perdermos nela, a comparação mais adequada seria entre 2 equipamentos "de marca", um Mac e um PC Dell, HP, IBM, etc...

Comparei um G4 1.25 com um Dell Optiplex GX270 e o custo da máquina pura e simples foi melhor no caso da Dell. R$ 7.700,00 X R$ 6.200,00. Caso encerrado? Ainda não. Vamos a terceira parte...

você já trabalhou com Macs? Isso é importante, se sentir bem e ter facilidade em lidar com o sistema. Se você se dá bem no XP e nunca viu um Mac, por mais fácil que seja usar o Mac OS X, haverá uma curva de aprendizado e uma fase de adaptação. É importante que você use um Mac antes e confirme se essa adaptação será simples ou não. Como você vai trabalhar e fazer uma pós, tempo vai ser dinheiro, então não convém desperdiçá-los, mesmo com um pequeno detalhe desses. Quarta parte...

"When in Rome act like a Roman" (Se estiver em Roma, haja como os Romanos)...

...Ou seja, computação gráfica, design, editoração, áudio e vídeo são a praia dos Macs. É o padrão de mercado, quer você queira ou não. Não vou entrar no mérito se isso é justificável ou não, apenas é assim e não adianta, por mais que os 2 sistemas se falem muito bem atualmente, sempre acontecerão probleminhas na conversa deles... Verifique que plataforma é usada na sua facul/Pós.

Voltando aos programas, você vai mexer com áudio/vídeo? A melhor relação custo benefício do mercado é a da Apple. A Apple tem a solução completa para edição de áudio/vídeo, produção e autoração de DVD. Acho que nesse mesmo tópico eu falo sobre isso com mais detalhes, dá uma procurada.

Resumindo as quatro partes:

1 - Todos os programas que você precisa possuem versão para Mac?

2 - Qual o custo/benefício total?

3 - você já usou Mac? você se adaptaria facilmente?

4 - Para o que você quer, Mac é a plataforma padrão no mercado, mas no seu trabalho e facul ela será (é) usada?

Avalie bem as perguntas acima, reveja os objetivos do investimento e se possível teste um Mac numa loja antes.

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Rodrigo !! Ajudou muito cara !

Vou olhar bem as faculdades que tem pós em computação grafica pra ver qual é a plataforma que eles usam, os programas e etc.

Vou ver se encontro algum amigo pra me deixar mexer no mac dele pra começar a aprender também !!

Brigadão cara !!

até mais !

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:-BEER Pessoal! Em casa tenho um iMac e no trabalho vários PCs... a verdade é que se você não quer gastar e tem conhecimento de segurança (antivírus e firewall, por exemplo) quer acessar a internet, trabalhar com pacotes OFFICE, desenhos, assistir um filme, trabalhar em rede, e principalmente, jogar vários games famosos, use um PC sem problemas... agora quer trabalhar com som, DJ, e montagem de filmes profissiona... ai meu caro... é MAC na cabeça...

OBS: alguns comentários aqui associam o PC ao Windows e esquecem do poderoso LINUX.

OBS2: atualmente as placas desenvolvidas para PCs(vídeo, som, mãe) raramente dão problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olha falar que um MAC é muito melhor que um PC, tudo bem desde que esteja falando dos PCs feitos por pessoas que não entendem muito, se tu montar um micro (PC) todo intel, com peças de procedência, o desempenho final vai ser praticamente o mesmo e o custo do PC seria ainda 2 à 3 mil mais barato. Já fiz testes com um POWERMAC G4 1.25GHz, 512/DDR 400, 128 MB Radeon9200, 2 HDs 80GB (7200), e com um PC P4 3.4 E.E. 512/DDR 400 Kingston de baixa latência, 128 MB Radeon 9200, o método que usei foi fazer uma exportação para MPEG 2, de um vídeo de 2Hs, o POWERMAC demorou cerca de 1h50', e o PC cerca de 1h35', o PC foi bem mais rápido, desde que abilitado o HT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso com 11000...

o G5 mais power ta 15000 e la vai pedrada... da até medo pensar q tipo de maquina daria pra fazer com menos q isso...

a questão é q, para quem tem dinheiro, o MAC pode estar um pouco a frente em algumas coisas (um MAC super hyper mega top de linha é um pocuo melhor q um PC super hyper mega top de linha, mesmo q esse último custe 3 vezes menos...)

afinal, quando por exemplo, teriamos no PC monitores de 30'? o MAC tem... custam mais de 10000, mas tem...

eu, por enquanto, estou usando um PC, mas falo com imparcialidade, porque pretendo comprar um MAC (já já vou criar um tópico pedindo uma mão pra vocês...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gustavo-porto alegre@12 de abril de 2004, 02:35

Simples , por que uma Ferrari custa tão caro e um UNO tão barato?Por que um Rolls Royce é tão bom?É a mesma coisa com um MAC

É... mas a Ferrari não usa tecnologia do uno em seus motores hehe

Eu trabalho com as duas plataformas e acho que um pc top de linha da conta do trabalho que se faz num g5 (ainda não esperimentei os novos processadores da intel, mas tudo bem)

com menos de 10.000 você monta um pc equiparável ao g5 de 18.000. Claro que o Mac é mais bonito e tal, mas gosto das duas plataformas, cada uma tem suas vantagens

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, acho que tudo que deveria ser dito já foi, com exceção da segurança.

Tenho um G4 há uns 5 anos, o qual eu utilizo para editar filmes, entre outras coisas como abrir arquivos que pego na internet e NUNCA, vejam bem, eu disse NUNCA peguei um vírus.

Mas o usuário que estiver em dúvidas tem que levar em conta a aplicação da máquina e através disso ele chegará a um denominador comum entre as duas plataformas.

Além disso acredito que embora uma plataforma dispute o mercado com a outra, quem ganha com isso é o usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

cara, s pra termiar essa briga.

Mac e PC é tudo mesma porcaria, computador bom mesmo eram os commodore Amiga que o marketing destas 2 porcarias fizeram morrer.

tenho mac, tenho PC e tive amiga, nunca vou sentir falta de um mac ou de um PC mas putz morro de saldades dos amigas e isso sim eram inovaçoes, mult-task real a 20 anos que so atualmente estes 2 conseguiram.

foi so um lampejo nostalgico, ams essa brigunha boba de formigas me fez lembrar as brigas de Amiga x mac ehhehehehehhehe

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quero crer que esses lampejos trouxeram idéias que também influenciaram os grandes fabricantes. Os Amigas trouxeram inovações em termos de arquitetura e em sistema operacional, além de ter os melhores e mais criativos jogos de todos os tempos. Também devemos falar do Linux, que acabou influenciando a Apple na adoção da plataforma Unix. Quem sabe um dia a Microsoft deixa de ser cabeça dura, pare de tentar reinventar a roda (ou melhor, a janela) e também faça o seu "Windows X".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Macs são mais caros no Brasil, em outros países o custo-beneficio é semelhante. Mas não troco mac por nada, OSX é o melhor. Aqui não instalo bootcamp, tenho um PCzinho só pra rolar os aplicativos básicos que preciso do Windows (na maioria bobeiras pra ver filmes, rádio online etc) porque os aplicativos sérios que realmente necessito tenho performance e qualidade que não conseguiria igual em um PC. Usa Ilustrator + Photoshop? Vai de mac, tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais umas dúvidas:

Uma vez instalado o Windows XP dentro do OS X, é possível rodar programas piratas?

No caso de formatação, é fácil encontrar os drives/ Como funciona isso?

Abraço!!! Gratíííssimo pelas respostas!!!!!!

Sim é possível, e quanto aos drivers você fala no OSX ou no Windows? NO OSX, esse lance de instalar drivers não existe, basta ver se seu mac é compatível com determinado modelo do sistema, se for, sem dor de cabeça. Quanto ao Windows pelo bootcamp, é necessário os discos de instalação do mac, no caso o disco oficial que vem com o computador na compra. Mas isso é bem fácil, basta colocar o disco que o bootcamp faaz tudo sozinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Sim todos que tem mac já abriu um agora meu amigo comparar mac com PC sem chance para os pecezista não vou ficar descutindo o que a apple pegou ou deixou de pegar por que se eu for citar quantos processos essas empresas tem por cópiar as tecnologia vou lembra você os imac coloridos logo começou as cópias dos pcs coloridos e vem muito mais coisa eu sei que apple está ano luz na frente desses pcs que é igual uma carroça e os pecezista não se conforma com a tecnologia da epple. LEMBRAM QUANDO O PECEZISTAS FALAVAM QUE A APPLE IA FECHAR FICA ESPERANDO QUEM SABE UM DIA E APPLE Não precisa deputar o mercado com pc, apple começou competindo com a ibm meu amigo você conhece os x se não conhece precisa trocar o seu ruindo Chega, quando aparecer um pc bonito roubusto aí sim quem sabe eu posso falar bem no momento o que vejo no mercado é brincadeira

Não é por nada não, mas hoje em dia você monta pc exatamente igual a mac comprando peças na santa efigência (...).

:huh:

E desde quando "pc" copia mac? São as mesmas peças...

Exemplo? Mac Pro.. 2 Xeons quad-core

tenho uns 3 de estoque na minha loja cujo nunca lucrou em cima de um mac

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é por nada não, mas hoje em dia você monta pc exatamente igual a mac comprando peças na santa efigência (...).

:huh:

E desde quando "pc" copia mac? São as mesmas peças...

Exemplo? Mac Pro.. 2 Xeons quad-core

tenho uns 3 de estoque na minha loja cujo nunca lucrou em cima de um mac

Quando vocês tiverem um tempinho, entra no site da apple e lê a história da empresa. O sr. Bill Gates foi processado duas vezes (a primeira delas na década de 80) por copiar "descaradamente" o mac os...

Concordo que em hardware é QUASE a mesma coisa...mas em questão de software nem se compara...

OBS. me fala quem calibra uma placa de vídeo que fique igual à configuração que vem travada pela apple. Afinal, no mac você só mexe em brilho, resolução e cor...Por último, dot pixel de monitor apple é menor que os lg, samsung, aoc, philips, etc...por isso a imagem em um mac é tão mais nítida (entre outros motivos)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vocês tiverem um tempinho, entra no site da apple e lê a história da empresa. O sr. Bill Gates foi processado duas vezes (a primeira delas na década de 80) por copiar "descaradamente" o mac os...

Concordo que em hardware é QUASE a mesma coisa...mas em questão de software nem se compara...

OBS. me fala quem calibra uma placa de vídeo que fique igual à configuração que vem travada pela apple. Afinal, no mac você só mexe em brilho, resolução e cor...Por último, dot pixel de monitor apple é menor que os lg, samsung, aoc, philips, etc...por isso a imagem em um mac é tão mais nítida (entre outros motivos)...

Lipios, eu estava me referindo exclusivamente à hardware...

Mas valeu pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quase não vale a pena montar um PC para instalar o Mac OS.

1- É pirataria e quebra de contrato

2- Não pode atualizar

3- Não se sabe até quando a Apple vai permitir que o sistema seja craqueado

4- Um Minimac custa a partir de 1600 reais.

5- A manutenção do sistema operacional fica mais difícil, uma vez que os CD`s com programas de manutenção para Macs não fazem Boot no PC.

6- O teclado só funciona 100% se for original

7- Não é a mesma experiência de rodar um equipamento original

8- Não faz o "Tchaaaaaaaaammmm" quando liga

9- O Hardware Mac é mais rápido que um hardware PC equivalente (Ausência do EFI, de drivers originais, etc.)

10- Você pode instalar o Windows num Mac

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mac mac mac....

vocês falam muito que mac é isso, mac é aquilo... mas não é essas lindezas todas não...

mac não dá muito pau por que é fechado... nenhum técnico bund# suja mete a mão...

mas mac dá pau sim, porque eu já vi macs irem para a assistência técnica... e aí, meu amigo... não é qualquer AT... é só autorizada... e são poucas...

mas tem PC que não dá pau... Servidores HP... DELL... rodam 5... 10 anos sem reiniciar... aqui no meu trabalho tem um HP que parou depois de 8 anos ligado 24/7...

porque durou tanto? pelo mesmo motivo do mac... arquitetura fechada... ninguém mete a mão...

o problema do PC é justamente por causa da grande vantagem de ter arquitetura aberta... como você econtra peça em qq lugar, qq orea meta a mão... e cá pra nóis... 90% dos "técnicos" de PC não manjam nada... os que manjam tão fazendo outras coisas ao invés de perder tempo formatando PCs por aí...

mac não dá tanto pau porque é fechado... legal... mas hein... quando foi a última vez que você fez um up no seu mac? nunca? pois é... não rola de fazer up... você compra um mac mais ou menos por 6000 reais... fica 5 anos com ele... e vende por 2000... super estável... mas totalmente obsoleto... no máx colocar mais uma memória... ah... tem que mandar pra autorizada...

a grande sacada do PC, é justamente sua maior desvantagem... a arquitetura aberta... bem contraditório... mas é o que acontece... por ser aberto, é fácil comprar e trocar peças... e existem inúmeros fabricantes, por isso é bem mais barato (concorrência) e justamente por isso há tantos problemas de drives e incompatibilidade...

mas assim como o mac é perfeitamente configurado, é possível configurar um PC à perfeição... basta pesquisar e entender o que funciona bem com o que...

o dia que eu não puder meter a mão no meu hardware não sei como vai ser...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!