Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ADVANCED 500W ''real'' (fotos internas). o que voces me dizem?


turbo.gamer

Posts recomendados

Essa é a fonte que ultilizo no meu computador, Comprei na epoca que tinha acabado de adquirir minha 9800GT e queria imediatamente ultiliza-lá, Mais como diz o ditado ''apressado come crú'' .

Depois de tanto tempo, resolvi tirar umas fotos para vocês analizarem..

apos ler alguns trechos da anatomia das fontes de alimentação, consegui entender algumas coisas.. Mais preciso que vocês me digam se essa fonte chega a ser um ''produto Bomba''.

ta aqui o link com as imagens internas da fonte http://imageshack.us/photo/my-images/818/dsc00754v.jpg/

desde já agradeco a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

Tudo bem? Suponho que você tenha comprado esta fonte na Nagem aí em Salvador? Procede? Ela está na faixa de ~150,00... Eu já pude vê-la de perto e internamente,e afirmo, que trata-se de uma fonte genérica sem qualquer estágio de filtragem de transientes. É uma gambiarra semelhante as fontes da Coletek, que são uma bomba e se autodestroem em poucos menos de 1 ou 2 anos, levando junto peças sensíveis como HDs e placas de vídeo e deixam o circuito regulador de tensão da placa mãe todo alterado, ocasionando travamentos no processador.

Quer um conselho? Se ainda estiver na garantia, leve na loja, troque por outro produto se possível ou o dinheiro de volta. Depois poderemos te indicar um outro modelo de fonte na faixa dos 150,00 ou 160,00 dilmas.

Forte abarço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heitor eu comprei na nagem mesmo, ja faz 1 ano e tb nem sei mais por onde anda a nota fiscal .

to pensando em comprar outra fonte, mais to analisando ai porque eu nao podia gastar com pc agora. Mais como todos falam que é muito arriscado permanecer com essa fonte,

talvez vou comprar a seasonic 520W, boa escolha ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Essa é a fonte que ultilizo no meu computador, Comprei na epoca que tinha acabado de adquirir minha 9800GT e queria imediatamente ultiliza-lá, Mais como diz o ditado ''apressado come crú'' .

Depois de tanto tempo, resolvi tirar umas fotos para vocês analizarem..

apos ler alguns trechos da anatomia das fontes de alimentação, consegui entender algumas coisas.. Mais preciso que vocês me digam se essa fonte chega a ser um ''produto Bomba''.

ta aqui o link com as imagens internas da fonte http://imageshack.us/photo/my-images/818/dsc00754v.jpg/

desde já agradeco a todos!!

É impressionante como o pessoal em geral acredita no maldito REAL, que acompanha a designação falcatrua das fontes em geral no nosso mercado....

Veja que lá no título ele, o REAL, consta.. A tal de fonte real, ou de potência real..

Esse real dai significa:

REALmente fui enrolado;

REALmente essa fonte é uma porcaria;

REALmente ela não vai conseguir entregar nem a metade da potência que ptomete;

REALmente me venderam uma laranja podre..

Olhe essa foto ai para começar:

AdvancedBomba.jpg

Isso mostra a supressão simplesmente e em alguns casos da substituição de componentes que alí deveriam estar, por jumpers, pedaços de fio..

Tudo em nome do custo, para poder baixar o preço final em uma fonte geralmente com capacidade de entregar de 200 a 250 Watts de uma péssima energia, sem nenhuma filtragem na entrada (componentes faltantes, suprimidos) e sem nenhuma segurança pois geralmente tiram também todos os componentes responsáveis pela seguraça da fonte.

Se tudo for bem com ela, nada acontece, até alimenta configs de pouca demanda, mas com alto risco de pendurar, dar tela azul, congelar, resetar, pela ausência total da filtragem..

Esses todos ai marcados deveriam ai estar, minimamente, para a fonte ter uma condição mínima de apresentar alguam qualidade..

Para ajudar nas vendas, o distribuidor promove a fonte a 500 Watts. Esse número é cabalístico. Usuários mesmo tendo configs que demandem 300 Watts sempre querem ter uma fonte de 500 Watts.. Meio kiloWatt de fonte não é para qualquer um. Tinha uma de 200 Watts e não deu. Agora com uma de 500 Vai na marra.. (mal ele sabe que está pagando preço de 500 por outra de 200 sem a menor segurança nem qualidade)..

O problema começará a se manifestar se alguma anormalidade vier a ocorrer..

Certo que dela foram suprimidos os circuitos que limitam a corrente, que desligam a fonte em qualquer problema. Se a tensão da mesma por acaso subir, torça para que ela seja fraca, muito fraca, senão, geralmente é o que acontece, bota fora, danifica todo seu PC, Placa de vídeo, drivers, placa-mãe, etc e tal..

Segurança zero...

Mais existe chance de alguma coisa dar errada com a fonte?? Toda a chance do mundo... Em nome da redução de custo esse tipo de porca.. digo fonte, é fabricada na china, com componentes da escória da indústria de componentes. Existem componentes que são rejeitados pelas fábricas deles, por não atender a todas as características que deveriam atender. Ao invés de jogar fora, incinerar, reciclar, são vendidos aos kilos. Existem empresas especializadas em selecionar desse lixo aqueles componentes que ainda apresentam alguma chance de operar, embora se sabe, estejam capengas.. Funcionam mas não se sabe até quando e que resultado darão.. Você é quem acaba descobrindo, ao comprar uma beldade dessas dai..

Tudo em nome da economia.. e alavancagem de venda...

Mas se isso só não for suficiente para pegar o pat... digo cliente???

Então tasca lá que é fonte de potência REAL e dai vão acreditar.. Vende mais que pastel na feira..

Tô até concordando que é fonte REAL

REAL porcaria

REAL traquitana

REAL matadora de PC

REAL bilhete premiado..

REAL terreno na ponte Rio-Niteroi..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é a fonte que ultilizo no meu computador, Comprei na epoca que tinha acabado de adquirir minha 9800GT e queria imediatamente ultiliza-lá, Mais como diz o ditado ''apressado come crú'' .

Depois de tanto tempo, resolvi tirar umas fotos para vocês analizarem..

apos ler alguns trechos da anatomia das fontes de alimentação, consegui entender algumas coisas.. Mais preciso que vocês me digam se essa fonte chega a ser um ''produto Bomba''.

ta aqui o link com as imagens internas da fonte http://imageshack.us/photo/my-images/818/dsc00754v.jpg/

desde já agradeco a todos!!

Olha aí o fórum cumprindo seu papel. Com um pouco mais de R$ 150,00 e informação o colega pode escolher uma fonte de boa qualidade que vai proporcionar durabilidade, economia de energia e bom funcionamento ao seu pc. Apesar de não jogar, de usar o vídeo integrado do processador, fiz questão de comprar a melhor fonte disponível aqui em minha cidade e considero que fiz um excelente investimento. Deveria haver uma lei que obrigasse os fabricantes dessas fontes genéricas a colocarem um adesivo com aquelas palavras tão conhecidas dos para-choques de caminhão:

"Mantenha distância"

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é a fonte que ultilizo no meu computador, Comprei na epoca que tinha acabado de adquirir minha 9800GT e queria imediatamente ultiliza-lá, Mais como diz o ditado ''apressado come cru'' .

Come cru mesmo. E pagando mais caro. Altamente explosível, a fonte. E o Faller ótimo, como sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É impressionante como o pessoal em geral acredita no maldito REAL, que acompanha a designação falcatrua das fontes em geral no nosso mercado....

Veja que lá no título ele, o REAL, consta.. A tal de fonte real, ou de potência real..

Esse real dai significa:

REALmente fui enrolado;

REALmente essa fonte é uma porcaria;

REALmente ela não vai conseguir entregar nem a metade da potência que ptomete;

REALmente me venderam uma laranja podre..

Olhe essa foto ai para começar.

Isso mostra a supressão simplesmente e em alguns casos da substituição de componentes que alí deveriam estar, por jumpers, pedaços de fio..

Tudo em nome do custo, para poder baixar o preço final em uma fonte geralmente com capacidade de entregar de 200 a 250 Watts de uma péssima energia, sem nenhuma filtragem na entrada (componentes faltantes, suprimidos) e sem nenhuma segurança pois geralmente tiram também todos os componentes responsáveis pela seguraça da fonte.

Se tudo for bem com ela, nada acontece, até alimenta configs de pouca demanda, mas com alto risco de pendurar, dar tela azul, congelar, resetar, pela ausência total da filtragem..

Esses todos ai marcados deveriam ai estar, minimamente, para a fonte ter uma condição mínima de apresentar alguam qualidade..

Para ajudar nas vendas, o distribuidor promove a fonte a 500 Watts. Esse número é cabalístico. Usuários mesmo tendo configs que demandem 300 Watts sempre querem ter uma fonte de 500 Watts.. Meio kiloWatt de fonte não é para qualquer um. Tinha uma de 200 Watts e não deu. Agora com uma de 500 Vai na marra.. (mal ele sabe que está pagando preço de 500 por outra de 200 sem a menor segurança nem qualidade)..

O problema começará a se manifestar se alguma anormalidade vier a ocorrer..

Certo que dela foram suprimidos os circuitos que limitam a corrente, que desligam a fonte em qualquer problema. Se a tensão da mesma por acaso subir, torça para que ela seja fraca, muito fraca, senão, geralmente é o que acontece, bota fora, danifica todo seu PC, Placa de vídeo, drivers, placa-mãe, etc e tal..

Segurança zero...

Mais existe chance de alguma coisa dar errada com a fonte?? Toda a chance do mundo... Em nome da redução de custo esse tipo de porca.. digo fonte, é fabricada na china, com componentes da escória da indústria de componentes. Existem componentes que são rejeitados pelas fábricas deles, por não atender a todas as características que deveriam atender. Ao invés de jogar fora, incinerar, reciclar, são vendidos aos kilos. Existem empresas especializadas em selecionar desse lixo aqueles componentes que ainda apresentam alguma chance de operar, embora se sabe, estejam capengas.. Funcionam mas não se sabe até quando e que resultado darão.. Você é quem acaba descobrindo, ao comprar uma beldade dessas dai..

Tudo em nome da economia.. e alavancagem de venda...

Mas se isso só não for suficiente para pegar o pat... digo cliente???

Então tasca lá que é fonte de potência REAL e dai vão acreditar.. Vende mais que pastel na feira..

Tô até concordando que é fonte REAL

REAL porcaria

REAL traquitana

REAL matadora de PC

REAL bilhete premiado..

REAL terreno na ponte Rio-Niteroi..

Mas faller, não existem nessa fonte alguns componentes de proteção ( pequenos surtos externos, sobrecarga, subtensão, sobretensão, curto ) como talvez os que sinalizei na foto abaixo ?

th_544820620_imagem_122_211lo.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas faller, não existem nessa fonte alguns componentes de proteção ( pequenos surtos externos, sobrecarga, subtensão, sobretensão, curto ) como talvez os que sinalizei na foto abaixo ?

th_544820620_imagem_122_211lo.JPG

Os do meio não são pois a proteção contra surtos tem que ficar na entrada da fonte e não no meio dos estágios.

Os da direita não sei, seria bom uma foto de outro ângulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorno

Logo na entrada tem dois pequenos varistores que me parecem ( talvez de 5mm ).

No meio tem pelo menos uns 3 CIs que poderiam ser controladores ou não ?

Tenho uma Coletek que tem algum tipo de proteção para sobretensão ou subtensão pois ela desliga após alguns segundos de ligada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas faller, não existem nessa fonte alguns componentes de proteção ( pequenos surtos externos, sobrecarga, subtensão, sobretensão, curto ) como talvez os que sinalizei na foto abaixo ?

th_544820620_imagem_122_211lo.JPG

O que fiz de errado.. Isso que postastes é um tumbnail, de tamanho 7k.. não deu pra ver proteção nem fonte ai.. Poste uma imagem grande e te digo o que é o componente, ou me diga o nome dele (C1, você1, R1, etc..)

Olhe ai aonde deveria ter um varistor, o V3, e dá para ver e deduzir pelo label (v3) e pela furação típica do impresso para admitir varistores (disposição dos terminais)

Se deveria ter V3, quem sabe deveria ter V2 e V1 pelo menos.. Um prêmio para quem descobrir aonde não estão eles. Não acredito que colocariam, pois são desnecessários para o funcionamento da fonte e esse tipo de fonte tem só que funcionar, não tem de se proteger nem de proteger mais ninguém. Isso é a pirigueti das fontes...

DeveriaterumvaristorV3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
faller

E os dois em tom caramelo do lado são capacitores Y ou são pequenos varistores ?

Se forem capacitores Y então há um mínimo de filtragem aí não ?

E os outros componentes que marquei na foto ?

.

Sim aqueles são capacitores Y, dai o nome CY1 e CY2 (provavelmente) são capacitores cerâmicos de filtragem em modo comum, se tiver terra ai na tua tomada funcionam sim como fitragem, das mais pobres, sem nenhum indutor (veja, deveriam ter 4 deles, dois em cada núcleo) e capacitores para filtragem no modo diferencial, direto nos fios de rede..

Esses são de tão baixo custo que nem vale a pena deixar de colocar..

Eles são sim assemelhados a varistores, mas se varistores deveriam ter label V alguma coisa... e não CY

Amigo... Outros coponentes que marcaste na foto?????? Não consigo nem ver a foto, que aqui na minha tela tá do tamanho de retrato 3x4.. Não dá pra ver nem a placa de impresso que dirá algum componente.. Não dá para postar uma foto ou detalhe maior???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma velha Troni de 300W há mais de 12 anos e funcionando direitinho.

Fontes chinesas de 7 dólares podem durar tanto quanto fontes de primeira linha. Talvez o problema maior seja justamente esse. Meu vizinho Moacir tem a Fan Hung dele funcionando há mais de 7 anos. Nesse tempo ele já trocou placa-mãe queimada, já substituiu memória defeituosa umas 3 vezes, já perdeu mais de um disco rígido... Fonte de qualidade é pra quem não quer dor de cabeça nem barato que sai caro.

vocês acham que tem tanta urgencia de trocar essa fonte? pois ja tenho a 1(um) ano com essas configurações da minha assinatura e ate hoje nao deu nenhum problema..

e ai devo trocar?

Esse PC tem consumo de 240W, o que leva a crer que a fonte seja capaz de fornecer entre 250 e 300W. Restaria ver em quais condições ela está alimentando o computador. Proteção, se tiver alguma, está no circuito integrado de monitoramento, no secundário da fonte, que está encoberto por fios e sujeira e não dá pra ver qual é na foto. Provavelmente tem apenas proteção contra curto circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fontes chinesas de 7 dólares podem durar tanto quanto fontes de primeira linha. Talvez o problema maior seja justamente esse. Meu vizinho Moacir tem a Fan Hung dele funcionando há mais de 7 anos. Nesse tempo ele já trocou placa-mãe queimada, já substituiu memória defeituosa umas 3 vezes, já perdeu mais de um disco rígido... Fonte de qualidade é pra quem não quer dor de cabeça nem barato que sai caro.
Mas esse seu vizinho não usava nenhuma proteção entre a tomada e a fonte do PC ?

Essa Troni que uso, há mais de 12 anos, nunca me causou danos em peça alguma embora eu sempre a tenha usado com um nobreak SMS Manager II L de 600VA que possui um varistor de 10mm ou 15mm no modo diferencial ( fase / neutro ).

Esse PC tem consumo de 240W, o que leva a crer que a fonte seja capaz de fornecer entre 250 e 300W. Restaria ver em quais condições ela está alimentando o computador. Proteção, se tiver alguma, está no circuito integrado de monitoramento, no secundário da fonte, que está encoberto por fios e sujeira e não dá pra ver qual é na foto. Provavelmente tem apenas proteção contra curto circuito.
Essa fonte tem 3 circuitos integrados ou estou enganado ?

Parece que 2 deles ( talvez AN7680 ) sejam para monitorar as linhas na saída e o maior, o que tem mais perninhas ( talvez CP494 ), seja para regular o transistor, monitorando a tensão.

Acho que esses CIs podem estar fazendo o papel de proteção contra sobretensão, subtensão, sobrecarga e curto ( tem um fusível no canto direito da foto também ) ou não ?

Também parece haverem dois capacitores Y de cor caramelo ( bem parecidos com os dois da entrada ) no secundário da fonte quem sabe fazendo filtragem.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Essa fonte tem 3 circuitos integrados ou estou enganado ?

As imagens não estão boas mas definitivamente não vejo isso que vês não

Talvez 2 ( talvez AN7680 ) deles sejam para monitorar as linhas na saída e o maior, o que tem mais perninhas ( talvez CP494 ), seja para regular o transistor, monitorando a tensão.

Seria a primeira vez na minha vida a ver uma topologia com dois CI's monitoradores das tensões de saída.

Acho que esses CIs podem estar fazendo o papel de proteção contra sobretensão, subtensão, sobrecarga e curto ( tem um fusível no canto direito da foto também ) ou não ?

Fusível, entenda, é uma grande proteção, para sua casa.. Fusível em fonte de alimentação tem a função de prevenir a abertura de fogo nessa fonte quando a mesma estiver danificada e apresentar risco de prender fogo..

Se fusível de fonte fosse realmente um supervisor da linha de entrada, destinado a queimar com qualquer anomalia da rede que fosse, estaria no painel da fonte, com acesso externo, num suporte conveniente para que o usuário fizesse a troca, assim como é nos filtros de linha e em muitos equipamentos..

Fusível de fonte é igual ao picote do papel higiênico, justo aonde nunca rebenta.. Raríssimas vezes tive de trocar fusível em fonte.. Se vão transistores, diodos, termistor, os capacitores, aqueles canecões, mas o fusível lá intacto.. Fusíveis de fonte de alimentação propositadamente são de fusão retardada para poder aguentar o pico de corrente (inrush current) da hora de sua energização. Esses a fonte tem de ter de qualquer modo para proteger... Sua casa.. Eles não estão ali para proteger a fonte..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As imagens não estão boas mas definitivamente não vejo isso que vês não
Se ver com calma eles estão lá na imagem se ampliada.
Seria a primeira vez na minha vida a ver uma topologia com dois CI's monitoradores das tensões de saída.
Talvez o contrário, o maior, de 16 perninhas ( CP494 ), é que seja o monitor das tensões de saída e os outros 2, de 8 perninhas ( AN7680 ), sejam os monitores e reguladores dos transistores do secundário e tenham todos eles o papel de proteção também, não ?

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então são dois CIs.

E eles não teriam também a função de proteção contra sobretensão, subtensão, sobrecarga e curto ?

Podem ter sim, só descendo no esquemático dela para saber..

Mas olhe, note... Um CI numa fonte, fazendo proteção da mesma, significa proteção de saída, das linhas que alimentam o PC (3,3V, 5V e 12V) ... Nunca é proteção da linha de entrada, da linha AC. Cito isso pois a maioria das pessoas olha a descrição de uma fonte e lé lê proteção contra sobretensão, sub tensão, curto, etc. e pensa que essas proteções são aplicadas na rede AC, quando não são..

Proteções de rede AC não usam CI. Usam de dispositivos discretos, a proteção é passiva, baseada na física do comportamento desses componentes.

Varistores

Centelhadores

Diodos avalanche

Diodos TVS

Todos eles agem do mesmo modo passivamente como resposta física a trangressão da tensão..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podem ter sim, só descendo no esquemático dela para saber..

Mas olhe, note... Um CI numa fonte, fazendo proteção da mesma, significa proteção de saída, das linhas que alimentam o PC (3,3V, 5V e 12V) ... Nunca é proteção da linha de entrada, da linha AC. Cito isso pois a maioria das pessoas olha a descrição de uma fonte e lé lê proteção contra sobretensão, sub tensão, curto, etc. e pensa que essas proteções são aplicadas na rede AC, quando não são..

Proteções de rede AC não usam CI. Usam de dispositivos discretos, a proteção é passiva, baseada na física do comportamento desses componentes.

Varistores

Centelhadores

Diodos avalanche

Diodos TVS

Todos eles agem do mesmo modo passivamente como resposta física a trangressão da tensão..

Maravilha !!!

Então, no mínimo, o indicado ao rapaz que abriu o tópico seria, adquirir um bom filtro de linha e supressor de surtos que ele teria que ter mesmo se tivesse uma ótima fonte recomendada, certo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Maravilha !!!

Então, no mínimo, o indicado ao rapaz que abriu o tópico seria, adquirir um bom filtro de linha e supressor de surtos que ele teria que ter mesmo se tivesse uma ótima fonte recomendada, certo ?

Isso é dedução sua, extremamente otimista, igual aquela do cara que ganhou uma caixa de estrume e bradou.. Cadê meu cavalo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!