Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ADVANCED 500W ''real'' (fotos internas). o que voces me dizem?


turbo.gamer

Posts recomendados

  • Membro VIP

É uma fonte que recebeu do CdH, nos testes, indicação, recomendação..

Discordo frontalmente e não daria recomendação a ela, mesmo olhando o exato teste pelo CdH elaborado..

Não é uma boa relacão custo benefício não, nem PFC ativo ela tem e, no campo, tem mostrado um poder explosivo tendenciosamente grande e sempre na mesma condição, quando a tensão da rede elétrica fica mais baixa.. Sabe, naquelas horas em que as luzes da casa da gente ficam a meio pau, mais fracas, que pessoal fala "estar em uma só fase"... Ai ela se vai na certa...

É só postares no Tio Google alguma string de busca típica assim, como exemplo:

Ice Age defeito

ou

IceAge explodiu

Para sacar que a coisa ai é bruta...

Por preço menor até se pode encontrar, no ML, fontes como a Corsair CX430 V2, muitom melhores, com PFC ativo e melhor eficiência que dessa dai, e que não explodem....

Veja só como exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-431087845-fonte-corsair-430cx-v2-aprovada-pelo-clube-do-hardware-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é dedução sua, extremamente otimista, igual aquela do cara que ganhou uma caixa de estrume e bradou.. Cadê meu cavalo!!!
Outro problema dessa fonte ( a da abertura do tópico ), além da falta de filtragem AC, seria a qualidade da energia que ela gera devido á qualidade de seus componentes, certo ( ruídos, emissão de ESR, ripple ) ?

Essa qualidade ruim pode, com o tempo, causar defeitos na placa-mãe, memórias, HDs etc, não é isso ?

Além de consumir mais energia desperdiçando-a em forma de calor.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Outro problema dessa fonte ( a da abertura do tópico ), além da falta de filtragem AC, seria a qualidade da energia que ela gera devido á qualidade de seus componentes, certo ( ruídos, emissão de ESR, ripple ) ?

Essa qualidade ruim pode, com o tempo, causar defeitos na placa-mãe, memórias, HDs etc, não é isso ?

Além de consumir mais energia desperdiçando-a em forma de calor.

.

Amigo, grande parte das fontes genéricas, para baratear custo, se vale de componentes derivados da escória dessa indústria.. Um componente eletrônico, um transitor ou CI, por exemplo, é fabricado para ser bom, responder a uma série de testes de um sem fim de características rígidas.. Muitos, mas muitos mesmos, embora funcionem, não atende a um ou mais parâmatros exigidos nos testes dos mesmos. Ao invés de reciclar, destruir eles são vendidos para tarefas menos nobres, como brinquedos por exemplo, a um preço muitas e muitas vezes menor.

Esse tipo de componente bem pode estar ai dentro de uma fonte dessas dai..

Desse modo absolutamente nada se pode dizer do desempenho da mesma. Pode enlouquecer de uma hora para outra e jogar 15 Volts na linha de 12 e danificar HD, placa de vídeo, placa-mãe.. e assim vai..

Pode então, uma fonte cujos custos de fabricação fora minuciosamente estudados para redução, fazer caca sim, bem como pode passar 5 anos sem nada acontecer..

Muitos mais outros problemas podem se apresentar, como oscilação, má regulação, instabilidade, intermitência etc.. Lembre-se que sem alimentação nada em seu PC opera. Cada elemento com cada uma de suas funções no seu PC necessita da alimentação. Se ela não prestar. o resultado pode ser danoso..

No entanto a maior preocupação das pessoas é se a fonte vai aguentar.. Na maioria das vezes ela aguenta, quem não aguenta são os variados componentes de sua config, abrindo as pernas por péssima alimentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, grande parte das fontes genéricas, para baratear custo, se vale de componentes derivados da escória dessa indústria.. Um componente eletrônico, um transitor ou CI, por exemplo, é fabricado para ser bom, responder a uma série de testes de um sem fim de características rígidas.. Muitos, mas muitos mesmos, embora funcionem, não atende a um ou mais parâmatros exigidos nos testes dos mesmos. Ao invés de reciclar, destruir eles são vendidos para tarefas menos nobres, como brinquedos por exemplo, a um preço muitas e muitas vezes menor.

Esse tipo de componente bem pode estar ai dentro de uma fonte dessas dai..

Desse modo absolutamente nada se pode dizer do desempenho da mesma. Pode enlouquecer de uma hora para outra e jogar 15 Volts na linha de 12 e danificar HD, placa de vídeo, placa-mãe.. e assim vai..

Pode então, uma fonte cujos custos de fabricação fora minuciosamente estudados para redução, fazer caca sim, bem como pode passar 5 anos sem nada acontecer..

Muitos mais outros problemas podem se apresentar, como oscilação, má regulação, instabilidade, intermitência etc.. Lembre-se que sem alimentação nada em seu PC opera. Cada elemento com cada uma de suas funções no seu PC necessita da alimentação. Se ela não prestar. o resultado pode ser danoso..

No entanto a maior preocupação das pessoas é se a fonte vai aguentar.. Na maioria das vezes ela aguenta, quem não aguenta são os variados componentes de sua config, abrindo as pernas por péssima alimentação.

Entendi.

É o caso de capacitores Fuhjyyu ?

Encontrei capacitores desse fabricante no secundário de uma Coletek danificada.

Talvez se o capacitor não tivesse se quer nome de fabricante seria bem pior ( penso que o fabricante não iria querer expor seu nome em algo comprovadamente ruim ).

Por isso, acho que talvez existam fontes genéricas com alguma qualidade e outras de qualidade nenhuma, quem sabe aquelas que nem nome têm.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha galera, achei uma seasonic 430w 80plus Bronze aqui em minha cidade por 140 reais

vejam

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-432259315-fonte-seasonic-430w-real-si2-ii-430-bronze-pfc-ativo-_JM

como ja tinha dito, pretendo fazer um up final do ano (uma GTX 460, 550ti ou 560) vocês acham que suportaria legal com qualquer uma dessas placas que citei ou devo pegar a 520W que aqui custa 239 reais? (obs: Daqui pra la estarei com 2 HDs 1 de 500GB e 1 de 160Gb)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha galera, achei uma seasonic 430w 80plus Bronze aqui em minha cidade por 140 reais

vejam

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-432259315-fonte-seasonic-430w-real-si2-ii-430-bronze-pfc-ativo-_JM

como ja tinha dito, pretendo fazer um up final do ano (uma GTX 460, 550ti ou 560) vocês acham que suportaria legal com qualquer uma dessas placas que citei ou devo pegar a 520W que aqui custa 239 reais? (obs: Daqui pra la estarei com 2 HDs 1 de 500GB e 1 de 160Gb)

A de 430W dá conta e sobra até depois do upgrade ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E você por acaso imaginou que eles fariam diferente??? Que eles fossem lá para os site deles dizer que seus produtos eram uma real porcaria???

Ben vindo a terra, colega marciano!!!!

É, acho que estou superestimando a coisa.

Mas, por alguns testes que vi, feitos pelo Clube do Hardware, parece que essas fontes genéricas geralmente, exceto algumas exceções, só apresentam ruídos fora dos limites quando o uso delas está próximo de sua capacidade máxima de entrega.

Então, se o uso da fonte genérica não passar de uns 60%, o ruído emitido deverá estar dentro dos limites normais. Observando isso, mais o uso de um bom filtro de linha, acho que dá para se usar em PCs pouco exigentes ( sem placa de vídeo dedicada ), não comprometendo os componentes internos a longo prazo.

Estaria correta esta minha conclusão, não ?

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
É, acho que estou superestimando a coisa.

Mas, por alguns testes que vi, feitos pelo Clube do Hardware, parece que essas fontes genéricas geralmente ( exceto algumas exceções ) só apresentam ruídos fora dos limites quando o uso delas está próximo de sua capacidade máxima de entrega.

Então, se o uso da fonte genérica não passar de uns 60% ou 70%, o ruído emitido deverá estar dentro dos limites normais. Observando isso, mais o uso de um bom filtro de linha, acho que dá para se usar em PCs pouco exigentes ( sem placa de vídeo dedicada ).

Estaria correta esta minha conclusão, não ?

Se fosse verdade isso que você fala estaria tudo ok...

Os testes do CdH jamais avaliaram e nem é comum de se avaliar, o ruído elétrico causado por uma fonte para cima da rede elétrica, e, que saindo fora da caixa blindagem, viram radiofrequência..

Porque você acha que caixa de fonte é tudo de lata?? Baratearia fosse essa caixa feita de plástico. É que uma fonte é um poderoso gerador de radiofrequência, um verdadeiro transmissor. Os filtros que ela tem ou deveria ter na entrada tem sua maior função na eliminação desse ruído antes deles ganharem o eter, e virar radiofrequência. A caixa metálica é parte disso agindo como gaiola de Faraday.. Já viste alguma fonte dessas de PC em caixa plástica?? Se vires, fuja, não vai funcionar nada nem no PC nem a volta dele. Em uma fonte a tensão de rede, se 220 Volts, é retificada e filtrada, assumindo valores de 310 Volts DC. Se 110 Volts ela passa por um dobrador de tensão, é retificada e filtrada, virando os mesmos 310 Volts.

Ai entra em cena o transistor de chaveamento, que comuta, chaveia, corta e conduz, a uma frequência por volta dos 40 a 50 kHz, essa tensão para cima do transformador da fonte.. Essa comutação é uma poderosa geradora de espúrios que deveriam ser filtrados para não entrar na rede elétrica, de volta, e virar um ruído elétrico forte capaz de fazer congelar, de resetar, de bloquear seu PC..

Olhe lá nos testes.. Todos os ruídos medidos são relativos a ondulação das tensões de saída, o ripple, e nada tem a ver com os filtros de entrada. Não é filtrando ou deixando de filtrar no AC de entrada que vai melhorar aquele ruído das tensões de saída..

Tanto os ruídos sobrepostos as tensões que alimentam o PC, e ai tens razão, só transgridem os limites quando a fonte tem de entregar maior potência, quanto esses transientes sobre a entrada AC, são capazes de bagunçar a vida de um PC.. Maiores quando a potência é maior sim, mas qual o limite de uso seguro???

De uma fonte dessas se pode esperar o que???

Se houvesse uma relação coerente, testada, aprovada, confiável, quem sabe, para uma config simples uma fonte genérica, vagabunda de maior potência prometida, mas essa relação, de modo confiável, inexiste..

Não só inexiste como cada um usuário verde em matéria de PC passa pelo teste.. Adquire uma fonte dessas e ai, mes-após-mês, de PC pendurando do nada, ele acaba achando ser normal... Até que um belo dia, põe uma fonte decente (veja, não falei mais forte, de maior potência e sim melhor de mais qualidade) e entra pela porta ds frente no mundo da informática..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse verdade isso que você fala estaria tudo ok...

Os testes do CdH jamais avaliaram e nem é comum de se avaliar, o ruído elétrico causado por uma fonte para cima da rede elétrica, e, que saindo fora da caixa blindagem, viram radiofrequência..

Porque você acha que caixa de fonte é tudo de lata?? Baratearia fosse essa caixa feita de plástico. É que uma fonte é um poderoso gerador de radiofrequência, um verdadeiro transmissor. Os filtros que ela tem ou deveria ter na entrada tem sua maior função na eliminação desse ruído antes deles ganharem o eter, e virar radiofrequência. A caixa metálica é parte disso agindo como gaiola de Faraday.. Já viste alguma fonte dessas de PC em caixa plástica?? Se vires, fuja, não vai funcionar nada nem no PC nem a volta dele. Em uma fonte a tensão de rede, se 220 Volts, é retificada e filtrada, assumindo valores de 310 Volts DC. Se 110 Volts ela passa por um dobrador de tensão, é retificada e filtrada, virando os mesmos 310 Volts.

Ai entra em cena o transistor de chaveamento, que comuta, chaveia, corta e conduz, a uma frequência por volta dos 40 a 50 kHz, essa tensão para cima do transformador da fonte.. Essa comutação é uma poderosa geradora de espúrios que deveriam ser filtrados para não entrar na rede elétrica, de volta, e virar um ruído elétrico forte capaz de fazer congelar, de resetar, de bloquear seu PC..

Olhe lá nos testes.. Todos os ruídos medidos são relativos a ondulação das tensões de saída, o ripple, e nada tem a ver com os filtros de entrada. Não é filtrando ou deixando de filtrar no AC de entrada que vai melhorar aquele ruído das tensões de saída..

Tanto os ruídos sobrepostos as tensões que alimentam o PC, e ai tens razão, só transgridem os limites quando a fonte tem de entregar maior potência, quanto esses transientes sobre a entrada AC, são capazes de bagunçar a vida de um PC.. Maiores quando a potência é maior sim, mas qual o limite de uso seguro???

De uma fonte dessas se pode esperar o que???

Se houvesse uma relação coerente, testada, aprovada, confiável, quem sabe, para uma config simples uma fonte genérica, vagabunda de maior potência prometida, mas essa relação, de modo confiável, inexiste..

Não só inexiste como cada um usuário verde em matéria de PC passa pelo teste.. Adquire uma fonte dessas e ai, mes-após-mês, de PC pendurando do nada, ele acaba achando ser normal... Até que um belo dia, põe uma fonte decente (veja, não falei mais forte, de maior potência e sim melhor de mais qualidade) e entra pela porta ds frente no mundo da informática..

Mas faller, se eu entendi bem, se fosse assim como você diz, as fontes sem filtragem na entrada, estariam apresentando altos ruídos e ripples nas saídas das linhas, nos testes das fontes genéricas do Clube do Hardware o que não acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas faller, se eu entendi bem, se fosse assim como você diz, as fontes sem filtragem na entrada, estariam apresentando altos ruídos e ripples nas saídas das linhas, nos testes das fontes genéricas do Clube do Hardware o que não acontece.

Acho que não entendeste patavinas..

A filtragem de entrada nada, absolutamente nada tem a ver com o ruído de saída. A filtragem de entrada é responsável por não deixar a fonte jogar na rede AC energia derivada da alta frequência que ela gera. Essa alta frequência, por dois caminhos, uma pela própria rede elétrica, outra por ondas eletromagnéticas, podem bagunçar seu PC e outros equipamentos a rede ligados..

O alto ruído de saída tem muito a ver com a etapa de retificação e filtragem dentro da fonte, da qualidade e do valor dos capacitores, isso no secundário da fonte. Capacitores fajutos são incapazes de bem eliminar o ruído..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah Kayke, isso são brincadeiras do povo ...

Mas pesquisando encontrei site dessa industria e acho que é tailandesa, tendo alguns detalhes técnicos de seus produtos e mencionando a qualidade deles.

Então, parece haver preocupação com a qualidade.

Basta dizer que por volta de 2007 a Antec andou em maus lençóis por ter colocado no mercado a série TruePower com capacitores Fuhjyyu no secundário. E isso para ela não foi nenhuma brincadeira, já que levou tempo para conseguir recuperar seu prestígio de volta. Infelizmente a gente também vê por aí fontes com bons capacitores e supressão de ripple ruim, mas uma coisa que a gente dificilmente vê é fonte com capacitores ruins e boa supressão de ripple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basta dizer que por volta de 2007 a Antec andou em maus lençóis por ter colocado no mercado a série TruePower com capacitores Fuhjyyu no secundário. E isso para ela não foi nenhuma brincadeira, já que levou tempo para conseguir recuperar seu prestígio de volta. Infelizmente a gente também vê por aí fontes com bons capacitores e supressão de ripple ruim, mas uma coisa que a gente dificilmente vê é fonte com capacitores ruins e boa supressão de ripple.

Interessante

Então a qualidade dos Fuhjyyu não é das melhores.

Galera, tava medindo as voltagens (com o multimetro) com o pc ligado, a de 12v ta batendo 11.63 ~ 11.73 as de 5v ta 4,67 ~ 4.99 isso é normal?

Ainda estão dentro do normal essas tensões ainda que a de 5V esteja bem próximo do limite mínimo (+/- 5%).

Se puder, abra a fonte e com ela desligada do cabo de força observe, sem tocar em nada interno dela, se há algum capacitor levemente estufado por cima dele. Tome todo o cuidado por que é muito perigoso ( risco de morte ) tocar nos componentes internos da fonte, mesmo estando desligada (carga acumulada).

A minha fonte aqui também estava apresentando variações significativas e quando a abri percebi que haviam 4 capacitores suavemente estufados por cima. Depois que troquei esses capacitores (me deu um trabalhão) a fonte ficou estável (ainda corri um certo risco por que é muito perigoso para quem tem pouco conhecimento mas fiz o procedimento usando inclusive chinelos de borracha ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tolerâncias:

TensesemumPC.jpg

A tensão de 5 Volts trangrediu o limite de tensão mínima..

Amanha mesmo irei comprar uma fonte, so estou em duvida entre a Corsair CX500 v2 80 plus ou Seasonic 520W 80plus bronze. vai depender da diferença de preço. Sei que a CX430 v2 ja é mais que suficiente pra mim mais penso em um up futuro.

Outra pergunta, é normal a fonte da aqueles leves choques?

Ja testei meu aterramento, Esta 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou pra confirmar a compra de uma fonte Thermaltake Smart 530W, E ai vocês aprovam essa fonte?

Olá novamente mano,

Eu esperaria a opinião do Faller sobre esta versão daThermaltake, que nos ultimos tempos tem feito péssimos produtos Low end, com a temida série PurePower de 350 e 450W.

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!