Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda dimmer LED com LM317


Ricardo S Ferreira

Posts recomendados

Pessoas,

Já vi alguns circuitos construidos pelo mestre Faller, porém não consegui fazer a simulação pelo ISIS com um led super branco de 3W, com as seguintes características (segundo o vendedor):

Tensão: 3 ~ 4 volts.

Corrente máxima: 0.7 amperes (700mA).

No meu circuito a corrente já chega no limite em 60% do cursor do potenciomentro, e a tensão supera os 4V.

dimmeri.jpg

Qual resistor(es) devo alterar para que o range fique na faixa de 0 a 700mA, baseado neste circuito (http://forum.clubedohardware.com.br/controlar-intensidade-leds/962017)

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A gente regula intensidade de um led pela variação da corrente no mesmo..

Dois modos:

1) Faça uma fonte de tensão variar, mas aplique em série com o led um resistor..

Digamos, uma fonte que chegue a 8 Volts em sua tensão máxima.

Faça a conta: R será igual a = (8V-4V) / 0,7A =5,7 Ohms

Coloque um resistor de 5,6 ohms x 5 Watts..

Ai imaginando que com uma corrente de 10% daquele valor, a tensão do led caia para 3 Volts, veja qual a tensão mínima da fonte (para 10% de seu brilho)

Imín = 0,07A

Vled@0,07A = 3V

Rled = 5,6ohms

Vmin = 3 + 0,07 x 5,6 = 3,39 Volts..

Uma fonte variável de 3,39Volts irá ajustar o brilho desse led de 70 a 700 mA ou seja de 10% a 100% de seu brilho..

2) Outro modo é fazer direto uma fonte de corrente e não fonte de tensão..

Veja como exemplo uma fonte de corrente de 350 mA:

Fontedecorrente350mAcomtransistores.jpg

O ajuste da corrente se dá no resistor de 1R8 e a formula é R = 0,6/Iled. Nesse caso dai R = 0,6/0,350 = 1,714 (valor comercial 1R8)

Ou num método ajustável:

Ajusteecorrentedoled.jpg

Evidentemente com os cálculos para corrente de 700 mA e talvez um transistor a mais..

Ou assim, com LM317 usado como fonte de corrente:

Fontedecorrente350mA.jpg

Também com os cálculos dos componentes adequados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal que me ajudou.

Acabei de chegar do comércio onde comprei os componentes para fazer funcionar.

Em último caso, deixarei brilho constante, pois trata-se de um projeto que estou fazendo que é telecinagem super 8mm, para captura frame a frame.

Incrível que não tive dificuldade para adaptar um motor de passo driveado por PIC, a questão do LED é que me dificultou.

Por curiosidade, lá na loja me deparei com uma dicróica que usa super led de 5W e temperatura de 6000K, sendo a alimentação de 12V AC/DC (R$ 49,00).

Essa servirá caso não consiga de outra forma.

Muito obrigado a todos e moderador, pode fechar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!