Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia de instalação e otimização do Windows 7 para SSDs e HDs


NyanDere

Posts recomendados

Fala Bhahma... cara tudo resolvido a não ser por uma coisa, não tem nada na VIDA que faça com que meu adaptador wireless funcione cara :( ( é triste) será que algum desses procedimentos poderiam fazer com esse desativa se alguma opção que fizesse não funcionar? Eu já formatei duas vezes cara e nada.. simplesmente não funciona. :( #chateado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como resolveu??

Sobre o Wifi... é driver, com certeza. Qual era o SO original do note? Às vezes, até uma atualização específica do Windows está faltando. Acontecia muito antigamente, quando comprava note c/ Linux e instalava o Windows.

Os mais difíceis de instalar eram audio e wifi, principalmente por falta de informação de modelo/fabricante da mobo e/ou dos chips de audio e wifi.

Baixa apps tipo slimdriver, easydriver, etc, para identificar drivers desatualizados ou faltantes. Tenho um Pc com uma P5KPL que até hoje não achei um driver de controlador RAID/SCSI que está pedindo pra instalar, SO Windows 2003 Server, e já tentei de tudo. Só pode ser falha de HW.

Verifica também se os conectores do adaptador wifi não soltaram/folgaram... costuma ficar junto do slot de disco.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia...tenho um lenovo y50-70 cujo hd eu troquei por um samsung 850 EVO de 500 Gb (usando o ssd de hd principal mesmo)

 

Instalei tudo direitinho. Ele ta funcionando perfeitamente aqui. Mas gostaria de saber se tem mais alguma coisa p fazer pelo ssd alem dos passos do 1º post. Instalar algum software talvez? Ou desinstalar alguma coisa do pc q não vá ser util mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Comprei um ssd e ainda não recebi mas pelo que andei lendo por alto a postagem inicial, não é só fixar no gabinete e instalar o sistema operacional, quando eu for instalar, ai sim lerei totalmente as instruções pelo notebook, de dia, no claro e não agora as 11:30 da noite, mas pelo pouco que li, não reparei se o que está aqui:  http://www.tecmundo.com.br/manutencao-de-pcs/37036-como-instalar-um-ssd-video-.htmestá contido no tutorial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles citaram o básico a ser feito. O guia tem mais coisas opcionais. Mas, o mínimo é isso aí que está no Tecmundo.

Ativar AHCI antes da instalação do S.O. (se for clonar, há outra cuidados) é obrigação. Desativar desfragmentação e superfetch são os quesitos imprescindíveis.

Desativar/redefinir espaço da hibernação e/ou arquivo de paginação (se tiver 6Gb+ RAM) é recomendável para ganhar espaço.

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou iniciando agora nesse segmento da informática, mas pelo pouco que andei lendo, segundo informação de que não recordo a fonte, um SSD ainda não está em condições de substituir totalmente uma unidade de arquivamento em massa, segundo ainda a fonte, por enquanto o ideal é usar para o sistema operacional, o que acredito pela razão de ter iniciado no mercado com 120 Gb, se eles fossem uma sustituição pura e simples de hds mecânico, já deveriam vir à partir das altas capacidade dos convencionais, seria a mesma coisa que estamos já acostumados aos patamares da memoria RAM atual, onde até pcs de supermercado vem no mínimo com 4 Gb, imagine agora lançarem um novo tipo de memória e voltar aos patamares do tempo do Windows 98 como 32, 64, 128 Mb, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

irei começar um pc do zero e irei colocar td em um ssd SO e arquivos somente uma partição,eu preciso seguir td aquilo da pagina 1?não entendi quase nada de la,só sei mexer na internet.Uma coisa que eu li é que não pode desfragmentar o SSD coisa que eu fazia com frequencia no HD,onde eu desabilito isso antes de instalar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,sou novo no forum e estou com uma duvida,

peguei um ssd de um amigo de 120gb (kingmax),quando liguei no PC,teve algums problemas que nao tinha no antigo HD

1°- quando abro o navegado e tendo abria alguma pagina, o face por exemplo a pagina nao abre fica como off e depois de alguns segundos abre,e quando abre nao  carregas as imagens e não aparece o chat(isso no google chrome)

ja no mozila aconte a mesma coisa so que aparece o chat mas da o mesmo erro antes de abrir,

2°- a internet para do nada,tento abrir alguma pagina e fica so carregando(detalhe que no wi-fi do celular fica normal)

isso começou depois que coloquei o SSD alguem me da uma luz o que devo fazer ja formatei umas 3 vezes e nada.

placa-mãe: asus A5A780L-Mlxbr

processador: fx 6300

memoria: 2x 4gb kingston

placa de video: R7260x

Fonte: corsair cx-500w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa noite.

 

Comprei um SSD HyperX Kingston de 120GB. Instalei em um notebook 32Bits com windows 7, funcionando em SATA II, processador intel Core2Duo P8600 2.4Ghz 3MB de cachê, com 3GB de memória RAM.

 

Posso dizer que, de cara, percebi uma absurda diferença do computador em relação ao HD antigo. Vale ressaltar que executei todas as configurações possíveis, conforme o guia de configuração deste fórum (TRIM, desativação de indexação, arquivo de paginação, superfech, desattivação do defrag, etc.) O que não foi possível fazer foi realizar a configuração para controle AHCI, pois minha Mobo (Insyde) é antiga e não existe esta opção na BIOS (inclusive já atualizei). No entanto, recebi uma atualização via programa SLIM DRIVERS de um driver com descrição de AHCI Controler, do qual não sei se está funcionando.  

 

Gostaria da opinião de alguém que entenda mais do que eu a respeito do desempenho que mapeei desse SSD, conforme resultados na imagem anexa. Se é normal pela minha configuração; se está abaixo do esperado; ou, se está boa para meu conjunto duro.

 

Obrigado desde já.

 

   

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, é o seguinte.

 

Conforme recomendações, seria melhor para a vida últil dos SSD, colocarmos a pasta TEMP e arquivo de paginação em outro disco - um HD - por causa da troca constante de dados com várias reescrituras de arquivos.

 

Acontece que em uma situação como a minha - que possuo um notebook com espaço para apenas um disco - teoricamente eu NÃO poderia realizar a migração dessas pastas, teoricamente. 

 

Minha solução, barata, para esta situação foi comprar um CARTÃO SD (formatei em NTFS) e usá-lo com um adaptador exclusivamente para este fim. Olhe que quase nunca usei a porta de entrada para SD do meu notebook, rsrss. Agora ele tem uma grande valia!!!

 

Então esqueci o SD lá!! Migrei TEMP e arquivo de paginação para ele e assim consegui evitar essa grande quantidade de dados transitórios no SSD.

 

OBS.: Também recomendo a instalação do IRST, que apesar de ser voltado para servidores e máquinas configuradas com RAID, este reconheceu meu SSD como disco sólido, coisa que não tinha conseguido ainda devido a não ter como configurar na minha (arcaica) BIOS o AHSI Mode.

 

Após seguir as recomendações de otimização daqui do fórum e aplicar mais essas acima eu consegui, de fato, o desempenho que esperava do SSD.

 

Abraço a todos.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Tem algumas dicas nesse tópico que pode deixar o pc lento ou até danificar o sistema. Por exemplo se desativar ou limitar a paginação do disco e abrir um programa pesado que consuma muita memoria(tipo o google chrome ou um programa para editar vídeo) o sistema poderá crashar então é bom deixar a paginação no automático.

E desativar o prefetch poderá deixar os programas mais lentos, porque o prefetch coloca os arquivos mais usados em uma pasta pra acelerar a inicialização do sistema e a abertura de programas, e não vale usar a desculpa que é pra liberar espaço porque tem um limite de 128 arquivos no prefetch(ou  235 no windows 8)

E desativar o superfetch vai deixar os sistemas mais lento, porque o superfetch coloca os programas que é usado muito usado em um certo horário na memoria pra ele abrir mais rápido e segundo a microsoft se algum programa precisa dessa memoria usada pelo superfetch ele apagara e usara o do programa aberto no momento e deixar os arquivos do programa na ram é melhor que no ssd ou hd porque a ram é mais rápida.

https://technet.microsoft.com/pt-br/magazine/2007.03.vistakernel.aspx

 

E desativar o UAC vai abrir brechas para vírus entrar no seu pc então eu recomendo deixar o uac no máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 02/03/2016 às 19:15, lukashnp disse:

Boa noite.

 

Comprei um SSD HyperX Kingston de 120GB. Instalei em um notebook 32Bits com windows 7, funcionando em SATA II, processador intel Core2Duo P8600 2.4Ghz 3MB de cachê, com 3GB de memória RAM.

 

Posso dizer que, de cara, percebi uma absurda diferença do computador em relação ao HD antigo. Vale ressaltar que executei todas as configurações possíveis, conforme o guia de configuração deste fórum (TRIM, desativação de indexação, arquivo de paginação, superfech, desattivação do defrag, etc.) O que não foi possível fazer foi realizar a configuração para controle AHCI, pois minha Mobo (Insyde) é antiga e não existe esta opção na BIOS (inclusive já atualizei). No entanto, recebi uma atualização via programa SLIM DRIVERS de um driver com descrição de AHCI Controler, do qual não sei se está funcionando.  

 

Gostaria da opinião de alguém que entenda mais do que eu a respeito do desempenho que mapeei desse SSD, conforme resultados na imagem anexa. Se é normal pela minha configuração; se está abaixo do esperado; ou, se está boa para meu conjunto duro.

 

Obrigado desde já.

 

   

Capturar.PNG

 

Meu SSD 840 Evo da mais de 500MB/s na leitura e 450 na escrita... esse seu aí ta quase tão lento até que o HD de disco 750GB 7200rpm que tenho também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lukashnp

 

voce pode instalar um ssd no lugar do hd do notebook, retirar o driver de dvd-rom, comprar um adaptador para usar o hdd original do notebook no lugar do driver ótico;

 

Doutor rodinhas

 

Concordo contigo, longe de querer desmerecer nada nem a ninguém, mas também sou contra fazer certas alterações, o máximo que me permito é usar o Samsung Magician e escolher uma das tres opções já que é um programa original do fabricante e automatizado.

 

adaptador de hd:

AK-OA2SSA-BK_g03.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite gente, tem muito tempo que não entro, pois meu notebook ficou um mês na assistência técnica da ASUS, pela segunda vez. Estava super aquecendo em tarefas normais do dia a dia, mandei arrumar e depois 4 meses (sem usar jogos) fui jogar alguns e o mesmo super aquecia e desligava. Enviei novamente e pedi que não formatassem o SSD que instalei, bom eles formataram tudo, mesmo fora da garantia e pedindo para não formatar. Disseram que testaram o Note em vários programas com muito stress ao note, por mais de horas e nada de super aquecer. Vamos ao assunto eles particionaram minha unidade SSD em duas uma para o SO e outra para arquivos normais, qual a necessidade de ter a SO separada? se tenho outro HD no lugar do CDROM? Como vem muita porcaria da Asus instalada pretendo formatar e deletar essa partição do SO, o que acham?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Thomas Michael Nitsche disse:

Boa Noite gente, tem muito tempo que não entro, pois meu notebook ficou um mês na assistência técnica da ASUS, pela segunda vez. Estava super aquecendo em tarefas normais do dia a dia, mandei arrumar e depois 4 meses (sem usar jogos) fui jogar alguns e o mesmo super aquecia e desligava. Enviei novamente e pedi que não formatassem o SSD que instalei, bom eles formataram tudo, mesmo fora da garantia e pedindo para não formatar. Disseram que testaram o Note em vários programas com muito stress ao note, por mais de horas e nada de super aquecer. Vamos ao assunto eles particionaram minha unidade SSD em duas uma para o SO e outra para arquivos normais, qual a necessidade de ter a SO separada? se tenho outro HD no lugar do CDROM? Como vem muita porcaria da Asus instalada pretendo formatar e deletar essa partição do SO, o que acham?

 

Sim, faça isso... não esqueça de baixar uma ISO nova da microsoft (não é pirataria), pois podem ter solucionados bugs de versões mais velhas... (eu tive problemas com um win7 que eu tinha, bugava algo, baixei uma nova ISO e nunca mais deu dor de cabeça)...

Sacanagem formatarem sem autorização, espero que não tenha perdido nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raimar eles sempre formatam, são uns robozinhos. Instalei o Windows 10 e todos os drivers, formatei a unidade extra do SO, agora uma dúvida surgiu. Antes tinha o InstantON que liga o note em 2s (atualmente sem o InstantON liga em 8s). Como eu não uso mais o M.sata que era o formato de HD híbrido desse note (eu retirei o M.sata pois coloquei SSD). Para instalar o InstantON, eu tenho que instalar o Intel Rapid e o express cache? Porque pelo que entendi esses dois últimos são somente no caso do HD híbrido (M.sata + HDD) correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso não sei ajudar, nunca usei esse InstantON

Em 05/05/2016 às 12:32, misterjohn disse:

lukashnp

 

voce pode instalar um ssd no lugar do hd do notebook, retirar o driver de dvd-rom, comprar um adaptador para usar o hdd original do notebook no lugar do driver ótico;

 

Doutor rodinhas

 

Concordo contigo, longe de querer desmerecer nada nem a ninguém, mas também sou contra fazer certas alterações, o máximo que me permito é usar o Samsung Magician e escolher uma das tres opções já que é um programa original do fabricante e automatizado.

 

adaptador de hd:

AK-OA2SSA-BK_g03.jpg

 

Onde tem pra comprar? quanto custa mais ou menos?? Cabe em qualquer Note?
Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!