Ir ao conteúdo

Ligar ventoinhas no 110/220

tatamer

Posts recomendados

Postado

Olá,

Estou montando um suporte ventilado para notebook, e pretendo usar 8 ventoinhas em paralelo(Onde se junta todos os positivos e negativos ?).

Todas elas são de 12v e usam 0.18A, lembro-me de poder ligar um led na tomada, mas não lembro os cálculos para qual resistor vou precisar ....

Creio que preciso baixar a tensão para 12v com 1,5A, porém como faço isso ?

• Membro VIP
Postado

8 fans de diâmetro pequeno, para ter movimento bom de ar terão de ter alta velocidade e desse modo alto ruído..

Poderias responder para ti mesmo as seguintes perguntas:

1) Por que não usar ventiladores maiores e de menor rotação?

2) Porque não usar ventiladores que se alimentam direto dos 110 ou dos 220 Volts AC?

D qualquer modo se desejares alimentar com 12 Volts que tal isso dai:

http://www.nodaji.com.br/produto/fonte-industrial-12-vdc-3-5a-.html

ou

http://www.nodaji.com.br/produto/fonte-para-teclado-yamaha-12-vdc-3-a.html

Postado

Obrigado pela resposta,

porém já tenho as fans em mãos, quanto a ruído não faz diferença...

Eu gostaria ligar direto na tomada para evitar o custo de comprar uma fonte específica .-.

Como eu disse, tem como ligar um LED na tomada usando um diodo e um resistor, mas eu não sei as contas para utilizar o mesmo para o que eu preciso.

Postado

rapaz faz isto nao so, se voce encostar em qualquer parte viva ai voce vai tomar um choque violento, ainda mais se voce for usar o notebook igual eu to com o meu aqui, que esto deitado e ele no colo, e sem querer encostar num fio você pode ate morrer. esse carregador ai indicado pelo faller é a melhor opcao, vai nessas lojas ai de conserto de aparelho e ve se o cara la nao tem um carregador de telefone la jogado e negocia.

• Membro VIP
Postado
Obrigado pela resposta,

porém já tenho as fans em mãos, quanto a ruído não faz diferença...

Eu gostaria ligar direto na tomada para evitar o custo de comprar uma fonte específica .-.

Como eu disse, tem como ligar um LED na tomada usando um diodo e um resistor, mas eu não sei as contas para utilizar o mesmo para o que eu preciso.

Claro que tem, um led toma 0,02 Amperes, seus fans tomam 1.44 Amperes, uma pequena diferença, só 72 Vezes mais.. Só..

Se colocares resistor para baixar a tensão ai, a potência posta fora no resistor será de no mínimo (127-12) x 1,44 = 165 Watts.. Isso dá para aquecer água sobre a resitência.. Poderias fazer um resfriador de notebook associado com um fogareiro de aquecer vianda...

Se for em 220 Volts (220-12) x 1,44 = 300 Watts.. Ai dá para assar um bife...

Embora ache uma furada, poderias ligar todos os fans em série e colocar os mesmos em série com um diodo e um resistor de 150 ohms x 10 Watts, para ligação em 110 volts. O resistor vai aquecer e os ventiladores tem de ser exatamente iguais..

Para ligar em 220 Volts o resistor teria de ser de 560 Ohms x 30 Watts (muito calor dai)

Aceite a sugestão de colocar uma das fontes de 12 Volts que lhe recomendei no primeiro post.. É a melhor solução..

Postado

Oras, enquanto um lado do suporte resfria o note, o outro lado esquenta.

Assim, a temperatura manter-se-á (essa foi do fundo do baú) a mesma sem o suporte.

Temos então um novo modelo de pastilha de Peltier.

Bom, essas considerações foram para manter o bom humor, já que hoje terminaram minhas férias.

Amigo tatamer, faça como já foi recomendado, use uma fonte e fans de 12V que vais evitar muitos aborrecimentos, além do que dois fans de 80mm são mais que suficientes para um notebook, os quais podes achar em fontes de PC queimadas.

Postado

cara tenho uma fonte que fiz aqui e coloquei na mesma 2 fans, e ja faz um abrulho chato, com 8 então.. esqueça de ver video ou escutar musica nesse pc.

Postado

Compra uma Fan 120mm (R$10.00) e instale no suporte ela é silenciosa e tem até com Led só uma Fan dessas é mais que o suficiente para manter um notebook de Gamer. Use a fonte 12V que tem sobrando para ligar assim vai estar seguro.

Postado

Acho que não entenderam, eu estou com 8 de 0.18A, ou seja, eu vou precisar de uma fonte com tensão de 12v e que tenha 1,4A de saída.... tem como eu montar isso ? .-.

e como eu já comentei, não tem problemas com ruídos...

Também não entendi a parte do choque, vai estar tudo isolado, qual seria o risco ??

Postado

cara esqueça fazer direto na tomada, como o faller ja mostro ai.

Se colocares resistor para baixar a tensão ai, a potência posta fora no resistor será de no mínimo (127-12) x 1,44 = 165 Watts.. Isso dá para aquecer água sobre a resitência.. Poderias fazer um resfriador de notebook associado com um fogareiro de aquecer vianda...

Se for em 220 Volts (220-12) x 1,44 = 300 Watts.. Ai dá para assar um bife...

arrume um carregador ai de 12v 2A pra mais. ligue tudo em paralelo e seja feliz.

Postado
cara esqueça fazer direto na tomada, como o faller ja mostro ai.

arrume um carregador ai de 12v 2A pra mais. ligue tudo em paralelo e seja feliz.

Obrigado =D

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!