Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Detector de RING telefônico para PIC


H.Marti

Posts recomendados

Boa noite.

Estou compartilhando esse circuito que eu montei, pois tive dificuldade em encontrar algo parecido com isso na internet (embora muitos digam que é fácil :lol:)

Estou criando um projeto que envolve identificação de chamadas na linha telefonica e em um determinado momento do projeto precisei saber se a linha estava tocando. Para detectar o ring eu leio um pino de uma porta do meu microcontrolador PIC.

A minha dificuldade é que os circuitos que encontrei não conseguiam estabilizar o nível lógico 1 na porta do microcontrolador (visto que a tensão de ring é 70VAC/25Hz), o que fazia o nível logico ficar oscilando entre 0 e 1 na mesma frequencia da tensão de ring.

Com esse circuito você pode ler de maneira estável o nivel logico 1 no seu microcontrolador.

Observação: ao testar os outros circuitos com um LED, parecia não haver oscilação, mas ao ler o mesmo sinal pelo PIC a oscilação aparecia de maneira bastante clara.

Espero ter ajudado quem está com o mesmo problema que eu tive.

Obrigado.

post-998616-13884963798884_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O capacitor está errado, deve ser ligado do pino 4 do fotoacoplador ao terra, e com um osciloscópio da para ver direitinho como está a oscilasção, se ainda assim ficar oscilando, aumente o cap, mas acredito que nao irá oscilar nao. Monte com o capacitor certo e poste para nós o resultado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...

Sim,é possível.

eu não cheguei a montar,mas tinha achado o algorítimo usando um 16F628 e ASM.

Vou ver se acho o material porque ja faz um tempo e posso ter deletado.

O segredo era o filtro analógico que separava os dois sinais DTMF.

Caso alguem tenha o código,poste para nós.

PS:achei o artigo que usa um pIC maiior,voce pode adaptar o código(ja que voce tambem programa em ASM).

->PIC DTMF Decoder por Software + controle remoto<-

Vou ver se acho o do 16F628.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O algorítimo é complicado mesmo,mas pense um PIC 16F628 em média 8.00 fazendo tudo e mais nada!

Leo,sei que voce tem o PIC do exemplo que passei,voce poderia ter paciencia e montar um pra gente ver.

Matheus,sei que voce tambem usa a linha 16F8XX,nem precisa saber programar em ASM,monta para a gente ver!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O algorítimo é complicado mesmo,mas pense um PIC 16F628 em média 8.00 fazendo tudo e mais nada!

Leo,sei que voce tem o PIC do exemplo que passei,voce poderia ter paciencia e montar um pra gente ver.

Matheus,sei que voce também usa a linha 16F8XX,nem precisa saber programar em ASM,monta para a gente ver!

Pois a ideia é essa mesmo. Estou a tentar simular no proteus a parte da decodificação, separei uma parte do codigo que creio ser o "coração" decodificador. Mas como tenho tudo pra montar (excepto tempo :D), então farei a montagem até amanha e depois posto os resultados.

Dei uma lida e achei meio complicado em um primeiro momento. Ainda acho mais viável utilziar os chips dedicados à decodificação DTMF, que fazem o trabalho pesado, e deixar o PIC com o trabalho leve.

Tambem achei complicado a principio, mas vale o esforço. Não é nada fácil encontrar os CI dedicados por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

....já que estamos a falar de detector de ring....

Ouvi dizer por aí que podemos usar um PIC para fazer um decodificador de tons (DTMF) sem usar o MT8870 ou qualquer outro CI dedicado. Será que alguém já fez ou viu como fazer isso???

Eu ja fiz, é muito fácil, tenho o código, você quer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também fiquei interessado na ideia, mas material que é bom está difícil de encontrar.

Numa pesquisada pelo google, encontrei alguns projetos de decodificador dtmf por software usando PIC. Alguns textos estão em inglês, mas os conteúdos são bem relevantes:

http://www.ancientrade.com/decodificador-de-tom-de-toque-dtmf-usando-microchip-pic-microprocessador.html

http://www.romanblack.com/DTMF/DTMF_alg.htm

http://pe1grl.khds.nl/dtmf/dtmf.htm

Interessante é que não vi nenhum projeto do tipo com arduino...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!