Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chavear Mosfet com sinal 5v


cesarlg

Posts recomendados

Estou tendo dificuldade de chavear 12V (5A) de um mosfet a partir de pulsos de aproximadamente 5v vindos de Microcontrolador. a frequencia chega no maximo 33hz. ja tentei intermediar com transistores, mas nao obtive resultados satisfatorios. sei q é possivel com transistores darligton, gostaria de algo confiavel, mas a preferência seria mosfet.

obs. o pulso no microcontrolador, posso alterar p ser alto ou baixo..

aguardo ideias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tendo dificuldade de chavear 12V (5A) de um mosfet a partir de pulsos de aproximadamente 5v vindos de Microcontrolador. a frequencia chega no maximo 33hz. ja tentei intermediar com transistores, mas nao obtive resultados satisfatorios. sei q é possivel com transistores darligton, gostaria de algo confiavel, mas a preferência seria mosfet.

obs. o pulso no microcontrolador, posso alterar p ser alto ou baixo..

aguardo ideias

Tem que ser sinal de no mínimo 12V, no máximo 20V e por segurança 15V.

Use um transistor como drive, e use uma fonte de 12V para fornecer este sinal.

Tem ainda um detalhe muito importante:

O gate do mosfet reage semelhante a um capacitor cerâmico.

Quando este capacitor está carregado, o mosfet conduz, quando este capacitor está descarregado o mosfet deixa de conduzir.

É comum colocar um resistor entre Gate e Source para fazer a descarga do capacitor, mas no caso de frequências elevadas um simples resistor não é suficiente. Seria caso a resistência fosse muito baixa, mais aí já forçaria o driver.

Então é mais adequando um circuito drive que possua um transistor para carregar o gate com 12V, e outro transistor para fazer a descarga do gate no Source.

Outra alternativa é você usar um drive específico para isso como o CI IR2117 que já tem tudo isso dentro e faz o trabalho com bastante eficiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então amigos. ja vi uma vez ser empregado um tal de ir2110, mas nunca trabalhei...

vou postar um esquema p vocês opinarem...e corigir e/ou acrescentar..

sabem me dizer irf3205 chaveia 0-5v?? desculpe a "leiguisse" , nao sei interpretar bem um data,

Este seu driver esta bem ruim.

O ideal seria com o IR2117

Dá para fazer com transistores, porém não fica tão eficiente como o CI.

Mas tente este:

Tente copiar só o circuito que está acionando o mosfet de baixo, o que está sendo mostrado a forma de onda.

Driver%202.bmp?psid=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 6 anos depois...

@albert_emule Eu gostaria de acionar um irfz44n para uma corrente que necessita no gate acima de 10v, porém o acionamento é 5v via microcontrolador. Uma opção simples: utilizei um transistor NPN para aterrar o GATE , e liguei um resistor 1k dos 12V ao GATE, funciona muito bem!

 

O problema é que ao ligar o microcontrolador, as saidas ficam LOW por ~65 milissegundos, não aciona o NPN e em contrapartida o MOSFET frita...

 

Li a sua sugestão do driver de mosfet, inclusive pensei até em usar uma solução completa com feedback etc, mas esse esquema será usado didaticamente, e precisa ser de fácil manuseio do PWM para testar vários trafos que tenho aqui, eu gostaria de saber se teria alguma solução simples para o bc337 não 

 

mosfet.thumb.PNG.24766c225ee31803ba90f2f359ca67af.PNG

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desculpe me intrometer entre vcs 2 mas me permita uma solução conceitual minimalista pra este problema:

1 hora atrás, mlegnari disse:

as saidas ficam LOW por ~65 milissegundos, não aciona o NPN e em contrapartida o MOSFET frita

... um resistor de pullup deve fazer o transistor fechar (saturar) no momento zero quando o mc nasce os pinos como entrada. IMEDIATAMENTE eleve seu nível e só depois programe o pwm. De fato, do meu confortável . de vista, sequer precisa do npn: acione direto o gate pelo mc. Neste caso , pulldown e nível 0.

 

Há muitas outras soluções bem como outro tipo de circuito mais eficiente do que este mas sei do valor sentimental que ele tem pra você. Afinal...

1 hora atrás, mlegnari disse:

funciona muito bem!

Aguarde a opinião do nosso velho e bom amigo França.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!