Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador para Subwoofer 100w


GustavoH93

Posts recomendados

Esse amplificador com 2n3055 parece bom, tem poucos componentes, mas tem tambem alguns inconvenientes, o fato dele ser um amplificador clase B, significa que ele tera elevada distorção com uma eficiencia mediana (uns 55~60%), veja que flui corrente nos transistores de saida mesmo sem nenhum sinal de entrada, isso significa chiados, e aquecimento, mesmo com o amplificador em repouso...

Usando varios trafos juntos o de menor corrente vai aquecer mais e a tensão de saida poderá cair, gerando distorções por saturação em medio/alto volume...

Acho que uma solução mais elegante seria montar um amplificador com o TDA 1562:

http://www.te1.com.br/2011/06/circuito-amplificador-audio-tda1562-automotivo/#axzz27CuV1FCL

ou um mais potente usando 2 CI,s:

http://www.calyton.com.br/tda1562/tda1562_140w_subwoofer_amp.html

O TDA 1562, é um CI caro (R$ 35,00 ~ R$ 40,00), mas trata-se de uma amplificador classe H, com baixa distorção, capaz de operar com uma fonte de 12V, como uma fonte de PC, alem de ter alta eficienca, e proteção contra curtos na saida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu F4b10, mas esse CI além de ser caro, não está disponível nas lojas de eletrônica aqui em Limeira, para compra-lo além de pagar o CI terei que pagar o frete, acho melhor tentar fazer esse circuito por enquanto e se ficar ruim ou com alguns problemas parto para outro circuito, infelizmente só o preço do CI paga esse circuito inteiro, esse amplificador com o 2N3055 será apenas para alimentar um Subwoofer de 120wRMS 4ohms e como os falantes normais não são nada potentes, vou colocar um controle de volume para o Subwoofer.

Falando sobre os falantes normais eles eram de um home Theater,as saídas dele queimaram mas os auto falantes ainda estão bons, são 5 falantes com 6w cada um, não sei qual a potência do rádio mas se colocar eles sozinhos acho que vão estourar, pensei em colocar eles em série mas será que o som vai ficar bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok, A saida desse amplificador proposto é de 4 Ohms, uma das formas de você utilizar suas caixas seria: Acople de duas em duas em paralelo, fig. abaixo:

aab074d2e777e3d8511cb7016a4f5669.jpg

E esse conjuntinho em paralelo, acople em série, fig abaixo:

img_allto_serie.jpg

Sendo "A" duas caixas em paralelo e "B" a mesma coisa.

Associando dessa forma, você terá 4 Ohms em cada canal, e estará usando 4 das 5 caixas que você dispõe ai, A potência resultante em cada canal seria a soma das potências dos falantes, ou seja 24W por canal, os outros falantes que sobram, ficariam guardados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que não vai sobrecarregar a saída ou dar algum chiado?

E antes que eu esqueça achei mais detalhes sobre o circuito, ele fala mais sobre os capacitores para a passagem de baixa e alta, como só quero os graves será que deixar sem o Capacitor de 150pF funciona bem ou atrapalha o circuito?:confused:

http://www.ibytes.com.br/2.php?url=esquema-de-amplificador-de-audio-com-baixo-custo-e-com-60-watts

Me avisem se o link não funcionar :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O toca fitas têm saída para 4 auto falantes, o circuito acima é apenas para o Subwoofer, eu queria montar assim:

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=89939&stc=1&d=1348440978

Dá certo?:huh:

Imagino que esse toca-fitas não deva ter muita potencia.. uns 7W ~ 10W por canal, logo acho que ligar apenas 1 autofalante por canal pode aproveitar melhor essa potencia.

Mas, pelo fato do seu amplificador ja ter um Pre- amplificador integrado, seria melhor retirar o audio da fonte de som, montando um misturador para juntar os dois canais em um, dai o subwoofer realçaria o grave por igual.

Quanto ao capacitor, no site que voce citou esta explicado que ele, alem de cortar alte frequencia, é necessario para evitar que o transistor começe a oscilar devido a alguma tensão termica, logo, é melhor mante-lo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Certamente o projetista desse circuito equalizou ele para reproduzir uma faixa grande de frequências, sugiro trocar o capacitor de 150uF para 470uF e o de 150pF para 470pF,

OBS: observe que os transistores são diferentes do primeiro projeto! eu sugiro montar do jeito que esta nesse último link que você passou.

http://www.ibytes.com.br/2.php?url=esquema-de-amplificador-de-audio-com-baixo-custo-e-com-60-watts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho esse melhor, mas fiz no toca fitas uma entrada auxiliar com o cabeçote, coloquei um trimpot de 10k, funciona com o trimpot bem baixo, se erguer fica aquela bagunça no som muito ruido e pouca musica, andei procurando e achei aqui mesmo no fórum como fazer melhor essa entrada, usando resistores de 100k mas vi por ai que para dar uma melhorada se usam capacitores, como se faz isso? (mesmo com a musica baixa fica um chiado baixo, e não é por causa do trimpot, eu preferia fazer essa entrada depois do pré amplificador, mas não sei como acha-lo, o toca fitas têm um controle de volume digital, como acho o pré amplificador? Ele é um CI? um transistor? como ele é e como faço a ligação?:blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Infelizmente, para esses toca fitas que possuem controle de volume digital, você terá que ter um bom conhecimento em eletrônica, e possuir um osciloscópio para seguir o sinal e saber onde "cortar" para inserir o sinal externo...

Com certeza o pré é um CI, e o sinal externo tem que ser "tratado" antes de ser aplicado no CI...

PS: Continue usando a entrada do cabeçote, dá menos trabalho..., é só casar a impedância de entrada com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Infelizmente não dá para ter certeza do problema!, más já fiz uma "extrada AUX" utilizando o toca fitas, mas não eliminei o cabeçote..., ele continuou ligado fazendo o "casamento de impedância" na entrada do circuito!..., Usei só um resistor de 100K Ohms em série.

PS: O som ficou legal e não apresentou chiados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!