Ir ao conteúdo

Amplificador para Subwoofer 100w

GustavoH93

Posts recomendados

Postado

Olá a todos do Clube do Hardware, sempre que tinha alguma duvida dava uma checada aqui, mas nunca me registrei até agora, é que agora preciso da ajuda de vocês.Vamos ao quê interessa:

Tenho um Subwoofer de 120W RMS com bobina de 4ohms, e queria fazer um circuito amplificador para ele, não precisa ter 120W, 100W já tava bom mas o problema é que os circuitos que encontro na internet ou são caros ou utilizam para alimentação fontes simétricas (quê não tenho).

O que tenho para alimentação são: 1 fonte de PC e alguns transformadores retirados de aparelhos antigos, queria que vocês me dessem um circuito bem simples e barato para o Subwoofer.

As tensões que tenho nos secundários são: 12v e 18v 1,5A.

As tensões da fonte de PC acho que vocês já sabem e tenho um Transformador industrial: Primário 220v 380v e 440v e no secundário 17v 31v e 127v

Parece que o circuito mais barato usa fonte simétrica, será que dá para fazer fonte simétrica a partir de um transformador comum?

• Membro VIP
Postado
Olá a todos do Clube do Hardware, sempre que tinha alguma duvida dava uma checada aqui, mas nunca me registrei até agora, é que agora preciso da ajuda de vocês.Vamos ao quê interessa:

Tenho um Subwoofer de 120W RMS com bobina de 4ohms, e queria fazer um circuito amplificador para ele, não precisa ter 120W, 100W já tava bom mas o problema é que os circuitos que encontro na internet ou são caros ou utilizam para alimentação fontes simétricas (quê não tenho).

O que tenho para alimentação são: 1 fonte de PC e alguns transformadores retirados de aparelhos antigos, queria que vocês me dessem um circuito bem simples e barato para o Subwoofer.

As tensões que tenho nos secundários são: 12v e 18v 1,5A.

As tensões da fonte de PC acho que vocês já sabem e tenho um Transformador industrial: Primário 220v 380v e 440v e no secundário 17v 31v e 127v

Parece que o circuito mais barato usa fonte simétrica, será que dá para fazer fonte simétrica a partir de um transformador comum?

Boa tarde cara e seja bem vindo ao forum

De uma olhada neste site http://www.jonasbairros.xpg.com.br/amplificadores.htm

Abs Frederico

Postado

Obrigado por responder Edvaldo J. Frederico:), eu já tinha visto esse site mas como sempre nas minhas pesquisas acontecia uma das coisas: ou o amplificador era caro, ou não achava as peças na eletrônica, ou a potência dele era alta demais (preciso no máximo 120wRMS 4ohms), ou principalmente usa uma fonte simétrica:angry:.

Achei esse circuito: http://www.te1.com.br/2009/01/potente-amplificador-de-audio-com-2n3055/#axzz26GgpHh2I

Ele usa fonte simétrica? Mas o inconveniente é que ele só têm 80w,:unsure: acho quê não iria dar um som legal não é?:unsure:

• Membro VIP
Postado
Obrigado por responder Edvaldo J. Frederico:), eu já tinha visto esse site mas como sempre nas minhas pesquisas acontecia uma das coisas: ou o amplificador era caro, ou não achava as peças na eletrônica, ou a potência dele era alta demais (preciso no máximo 120wRMS 4ohms), ou principalmente usa uma fonte simétrica:angry:.

Achei esse circuito: http://www.te1.com.br/2009/01/potente-amplificador-de-audio-com-2n3055/#axzz26GgpHh2I

Ele usa fonte simétrica? Mas o inconveniente é que ele só têm 80w,:unsure: acho quê não iria dar um som legal não é?:unsure:

Boa noite

Pode usar esse mesmo de 80W, e alem do mais quanto mais potente o amplificador maior o seu consumo ( é óbvio :muro: rsrsrsrs) é preferido que você mande só 80wrrms sem distorção do que 120 wmrs com distorção e não esqueça que a caixa ultilizada para osub faz muito diferença no desempenho e qualidade do som.

Já que você é de Limeira depois de pronto se tiver como eu quero ver funcionando :D.

Abs Frederico

Postado

Então eu sou de Limeira mas moro em Bauru 213km, de distância mas vou a cada 15 dias para Limeira depois que eu montar é bem possível que você veja funcionando, mas este circuito usa para alimentação uma tensão de 50v a 60v e o que possuo agora são os transformadores que citei lá em cima, fazer a fonte linear não é o problema o problema é conseguir essa tensão e essa corrente, o único transformador que acho que suporta essa corrente é o industrial com várias tensões, pensei em colocar um dimmer de ventilador de teto em série com o primário ou o secundário para reduzir a tensão do secundário de 127 para uma tensão entre esses 50v a 60v que o circuito precisa, será que têm algum problema? tipo: Chiados no alto-falante, queima de algum componente?

Postado

Pessoal dá uma ajuda ai, estou precisando muito,:( e já se passou mais de um dia da ultima resposta que alguém me enviou, dessa vez a pergunta é simples: Posso usar um dimmer de ventilador de teto em um transformador? ( é para a fonte do amplificador de som acima).

• Coordenador
Postado

Colega, você pode usar um Dimmer para reduzir a tensão sim!, você só precisa atentar que esse "dimmer" estará deformando a onda de tensão de entrada, o que poderá provocar ruidos difíceis de filtrar! (Pois se trata de harmônicas)...

Uma sugestão!: O CI TDA2050 pode te fornecer até 32W de potência usando uma tensão bem baixa e não simétrica!...

Analise ele!!!... (datasheet abaixo).

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/stmicroelectronics/1461.pdf

Postado

Obrigado Bcpetronzio, mas 32w acho pouco para o Subwoofer, (lembre-se ele têm 120w) e aqui em Limeira é difícil achar qualquer CI TDA... Mas é tão difícil assim filtrar as harmônicas do dimmer?

• Coordenador
Postado

Se você fosse usa-lo em algum motor, não tinha nem que se preocupar, mas em circuitos de audio, você terá que colocar vários capacitores, (de valores difirentes), tanto na filtragem da fonte como perto dos CIs/transisores de saida do amplificador...

Postado

O problema é saber quais valores escolher, têm horas quê fico pensando se não seria melhor colocar alguns transformadores em série para dar a tensão necessária, tenho 2 transformadores de 12v e 1 de 18v colocando eles em série daria 42v será que têm algum problema que possa queimar os transformadores ou o circuito? E com 42v será que funciona o circuito?:huh:

• Coordenador
Postado

Não tem problema colocar os trafos em série não, queimar não vai, e com 42V AC depois de retificado, vai para 59V que esta dentro da tensão de trabalho do circuito, que é de 50 a 60V.

Postado

Valeu Petrônzio parece quê nesse circuito está quase tudo pronto, só me resta algumas duvidas:

1°- Quero colocar todos os transistores no mesmo dissipador, ele é bem grande, mas tenho que colocar aquele plástico para isolar eles do dissipador? E se tiver quê por mesmo têm algum substituto? (aqui na eletrônica não têm esses isoladores)

2°-Como esse amplificador será usado em um Subwoofer achei este circuito de filtro passa baixa: http://sombox.com.br/?p=709 então ligarei no lugar do amplificador monofônico este amplificador que vim falando até agora, mas será quê tenho quê fazer alguma modificação em um dos circuitos?

3°- Esse filtro passa baixa usa 12v simétricos pensei em usar uma fonte de PC porquê ela têm +12v e -12v, mas vou usar a fonte para alimentar um toca-fitas de carro, ligar os 2 juntos dá problema? E os -12v da fonte conseguem alimentar esse circuito?

(Desculpem por tantas perguntas):wacko:

• Coordenador
Postado

Infelizmente não tem como montar os transistores de saida no mesmo dissipador sem usar a MICA Isoladora.

Se nas loja ai não encontrar as Micas, é melhor cortar o dissipador em dois!...

A mica é barata, o problema é o frete!

http://www.tmgeletronica.com.br/Produto--CAPACITORES-DIVERSOS-ISOLANTE-DE-MICA-PARA-TRANSISTOR-TO220-versao-1428-1428.aspx

Sobre o circuito passa baixa, a fonte de micro deve suprir tranquilo, pois esses circuitos não tem consumo alto não, e pode ser usado junto com o toca-fitas sim.

PS: o seu link do circuito passa baixa não esta abrindo, verifique ele...

Postado

Parece quê vou ter quê serrar o dissipador, mas não têm problema ele é grande (era de um inversor de frequência) Esse é o circuito do filtro passa baixa:

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=89858&stc=1&d=1347754061

Este é o esquema de ligação:

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=89859&stc=1&d=1347754061

Têm que fazer alguma alteração em um dos dois? E se for um grave ''forte'' pode destruir os transistores?

• Coordenador
Postado

Como eu imaginava, uma fonte de PC alimenta de boa esse circuito...

Para destruir os transistores, você precisa dar um curto circuito na saida! :o

Postado

Vamos lá Petrônzio mais duvidas:

1°- Apenas os transistores 2N3055 precisam ser resfriados?

2°- O som vai sair do filtro passa baixa e ir para o amplificador do subwoofer, tenho que alterar alguma coisa ou só montar e testar?

3°- No esquema do filtro o som vêm de um PC, o meu som vai vir do toca fitas, será que eu vou ter quê aumentar o valor dos resistores de 10k?

Postado

Pessoal dá uma força ai:(

Preciso das respostas de cima e agora preciso da lista de materiais dos 2 circuitos separados, eu sei que é pedir muito mas já faz 3 anos que não mexo com eletrônica e no site dos circuitos não fala a lista de material eu não faço ela porquê não sei a potência dos resistores e não entendi direito o valor dos resistores (ohms), sei quê é chato mas façam isso por mim por favor:(:(:(

Postado

Valeu Petrônzio mas esqueci de perguntar as tensões dos capacitores, e no circuito ele diz:

- Capacitor C1 regula a baixas frequências (bass), com capacitor de valor maior, aumenta o ponto de corte dos graves.

- Capacitor C2 regula as frequências mais altas (agudos), com capacitor de valor maior, diminui o ponto de corte dos agudos

Teria como mudar estes capacitores para ter só grave?(ai eu não preciso montar o filtro passa baixa):D

Pessoal preciso das respostas acima e a coisa piorou, a eletrônica daqui não têm esses componentes:

2 transistores BC286

1 transistor BC287

1 transistor BC107

1 transistor BC212

Vocês sabem de componentes equivalentes para eles?

• Coordenador
Postado

Os capacitores podem ser todos de 63V.

Agora, para a loja de eletrônica dai, não ter esses transistores!, pode pedir a eles que fechem a loja! :rolleyes:

Não vai ficar a mesma coiso! mas você pode usar o BC328 para os transistores "pequenos" NPN e o BC558 para os tansistores PNP...

Se eles não tiverem os transistores 2N2055 para vender, desista desse esquema e parta para um CI que é bem mais prático de montar. (Não precisa de ajustes).

Postado

Petronzio tu tá me ajudando mais do que professor de eletrônica:D e pelo menos os 2N3055 eles têm, mas tenho mais duvidas 1°- esses C1 e C2 dá para obter somente graves com eles? (Para eu não precisar montar o filtro passa baixa) 2°-Ainda bem quê dá para substituir mas quais são os problemas em usar esses transistores diferentes? (Tipo chiados, zumbidos, etc...)3°- Por favor Seja um pouquinho mais direto sobre os transistores equivalentes por exemplo para os 2 transistores BC286 use este ______

para o transistor BC287 use este ______

para o transistor BC107 use este ______

para o transistor BC212 use este ______

(desculpe a burrice:wacko:)

• Coordenador
Postado

Sobre os capacitores eu não sei te responder, tem que montar e testar outros no lugar deles...

Para os BC287, BC212 use o BC558

Para os BC286, BC107 use o BC328

O problema que pode dar com essa adaptação, seria os descritos por você, "ruidos, chiados, instabilidade em alto volume"... etc...

Postado

Nossa, coloquei para me avisar automaticamente por e-mail quando surgisse uma nova resposta no fórum e surgiu uma nova mensagem mas o e-mail não veio, só fui saber da mensagem quando resolvi abrir o fórum, o e-mail automático nem sempre funciona?

Mas voltando ao amplificador, falta agora os componentes da fonte, são os 4 diodos e o capacitor ou têm mais alguma coisa? (queria deixar a CC bem limpa mas não acho que vai ter um diodo zener para isso, ou têm?)

Qual a corrente os diodos devem suportar, e quantos Amperes este circuito usa? Será que os 3 transformadores aguentam?

• Coordenador
Postado

Diodos de 3 Amperes devem suportar, quanto aos trafos, a tensão é correta, mas a corrente será a corrente do trafo mais fraco.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!