Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador para Subwoofer 100w


GustavoH93

Posts recomendados

Olá a todos do Clube do Hardware, sempre que tinha alguma duvida dava uma checada aqui, mas nunca me registrei até agora, é que agora preciso da ajuda de vocês.Vamos ao quê interessa:

Tenho um Subwoofer de 120W RMS com bobina de 4ohms, e queria fazer um circuito amplificador para ele, não precisa ter 120W, 100W já tava bom mas o problema é que os circuitos que encontro na internet ou são caros ou utilizam para alimentação fontes simétricas (quê não tenho).

O que tenho para alimentação são: 1 fonte de PC e alguns transformadores retirados de aparelhos antigos, queria que vocês me dessem um circuito bem simples e barato para o Subwoofer.

As tensões que tenho nos secundários são: 12v e 18v 1,5A.

As tensões da fonte de PC acho que vocês já sabem e tenho um Transformador industrial: Primário 220v 380v e 440v e no secundário 17v 31v e 127v

Parece que o circuito mais barato usa fonte simétrica, será que dá para fazer fonte simétrica a partir de um transformador comum?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá a todos do Clube do Hardware, sempre que tinha alguma duvida dava uma checada aqui, mas nunca me registrei até agora, é que agora preciso da ajuda de vocês.Vamos ao quê interessa:

Tenho um Subwoofer de 120W RMS com bobina de 4ohms, e queria fazer um circuito amplificador para ele, não precisa ter 120W, 100W já tava bom mas o problema é que os circuitos que encontro na internet ou são caros ou utilizam para alimentação fontes simétricas (quê não tenho).

O que tenho para alimentação são: 1 fonte de PC e alguns transformadores retirados de aparelhos antigos, queria que vocês me dessem um circuito bem simples e barato para o Subwoofer.

As tensões que tenho nos secundários são: 12v e 18v 1,5A.

As tensões da fonte de PC acho que vocês já sabem e tenho um Transformador industrial: Primário 220v 380v e 440v e no secundário 17v 31v e 127v

Parece que o circuito mais barato usa fonte simétrica, será que dá para fazer fonte simétrica a partir de um transformador comum?

Boa tarde cara e seja bem vindo ao forum

De uma olhada neste site http://www.jonasbairros.xpg.com.br/amplificadores.htm

Abs Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder Edvaldo J. Frederico:), eu já tinha visto esse site mas como sempre nas minhas pesquisas acontecia uma das coisas: ou o amplificador era caro, ou não achava as peças na eletrônica, ou a potência dele era alta demais (preciso no máximo 120wRMS 4ohms), ou principalmente usa uma fonte simétrica:angry:.

Achei esse circuito: http://www.te1.com.br/2009/01/potente-amplificador-de-audio-com-2n3055/#axzz26GgpHh2I

Ele usa fonte simétrica? Mas o inconveniente é que ele só têm 80w,:unsure: acho quê não iria dar um som legal não é?:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obrigado por responder Edvaldo J. Frederico:), eu já tinha visto esse site mas como sempre nas minhas pesquisas acontecia uma das coisas: ou o amplificador era caro, ou não achava as peças na eletrônica, ou a potência dele era alta demais (preciso no máximo 120wRMS 4ohms), ou principalmente usa uma fonte simétrica:angry:.

Achei esse circuito: http://www.te1.com.br/2009/01/potente-amplificador-de-audio-com-2n3055/#axzz26GgpHh2I

Ele usa fonte simétrica? Mas o inconveniente é que ele só têm 80w,:unsure: acho quê não iria dar um som legal não é?:unsure:

Boa noite

Pode usar esse mesmo de 80W, e alem do mais quanto mais potente o amplificador maior o seu consumo ( é óbvio :muro: rsrsrsrs) é preferido que você mande só 80wrrms sem distorção do que 120 wmrs com distorção e não esqueça que a caixa ultilizada para osub faz muito diferença no desempenho e qualidade do som.

Já que você é de Limeira depois de pronto se tiver como eu quero ver funcionando :D.

Abs Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu sou de Limeira mas moro em Bauru 213km, de distância mas vou a cada 15 dias para Limeira depois que eu montar é bem possível que você veja funcionando, mas este circuito usa para alimentação uma tensão de 50v a 60v e o que possuo agora são os transformadores que citei lá em cima, fazer a fonte linear não é o problema o problema é conseguir essa tensão e essa corrente, o único transformador que acho que suporta essa corrente é o industrial com várias tensões, pensei em colocar um dimmer de ventilador de teto em série com o primário ou o secundário para reduzir a tensão do secundário de 127 para uma tensão entre esses 50v a 60v que o circuito precisa, será que têm algum problema? tipo: Chiados no alto-falante, queima de algum componente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega, você pode usar um Dimmer para reduzir a tensão sim!, você só precisa atentar que esse "dimmer" estará deformando a onda de tensão de entrada, o que poderá provocar ruidos difíceis de filtrar! (Pois se trata de harmônicas)...

Uma sugestão!: O CI TDA2050 pode te fornecer até 32W de potência usando uma tensão bem baixa e não simétrica!...

Analise ele!!!... (datasheet abaixo).

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/stmicroelectronics/1461.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é saber quais valores escolher, têm horas quê fico pensando se não seria melhor colocar alguns transformadores em série para dar a tensão necessária, tenho 2 transformadores de 12v e 1 de 18v colocando eles em série daria 42v será que têm algum problema que possa queimar os transformadores ou o circuito? E com 42v será que funciona o circuito?:huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Petrônzio parece quê nesse circuito está quase tudo pronto, só me resta algumas duvidas:

1°- Quero colocar todos os transistores no mesmo dissipador, ele é bem grande, mas tenho que colocar aquele plástico para isolar eles do dissipador? E se tiver quê por mesmo têm algum substituto? (aqui na eletrônica não têm esses isoladores)

2°-Como esse amplificador será usado em um Subwoofer achei este circuito de filtro passa baixa: http://sombox.com.br/?p=709 então ligarei no lugar do amplificador monofônico este amplificador que vim falando até agora, mas será quê tenho quê fazer alguma modificação em um dos circuitos?

3°- Esse filtro passa baixa usa 12v simétricos pensei em usar uma fonte de PC porquê ela têm +12v e -12v, mas vou usar a fonte para alimentar um toca-fitas de carro, ligar os 2 juntos dá problema? E os -12v da fonte conseguem alimentar esse circuito?

(Desculpem por tantas perguntas):wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Infelizmente não tem como montar os transistores de saida no mesmo dissipador sem usar a MICA Isoladora.

Se nas loja ai não encontrar as Micas, é melhor cortar o dissipador em dois!...

A mica é barata, o problema é o frete!

http://www.tmgeletronica.com.br/Produto--CAPACITORES-DIVERSOS-ISOLANTE-DE-MICA-PARA-TRANSISTOR-TO220-versao-1428-1428.aspx

Sobre o circuito passa baixa, a fonte de micro deve suprir tranquilo, pois esses circuitos não tem consumo alto não, e pode ser usado junto com o toca-fitas sim.

PS: o seu link do circuito passa baixa não esta abrindo, verifique ele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece quê vou ter quê serrar o dissipador, mas não têm problema ele é grande (era de um inversor de frequência) Esse é o circuito do filtro passa baixa:

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=89858&stc=1&d=1347754061

Este é o esquema de ligação:

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=89859&stc=1&d=1347754061

Têm que fazer alguma alteração em um dos dois? E se for um grave ''forte'' pode destruir os transistores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá Petrônzio mais duvidas:

1°- Apenas os transistores 2N3055 precisam ser resfriados?

2°- O som vai sair do filtro passa baixa e ir para o amplificador do subwoofer, tenho que alterar alguma coisa ou só montar e testar?

3°- No esquema do filtro o som vêm de um PC, o meu som vai vir do toca fitas, será que eu vou ter quê aumentar o valor dos resistores de 10k?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal dá uma força ai:(

Preciso das respostas de cima e agora preciso da lista de materiais dos 2 circuitos separados, eu sei que é pedir muito mas já faz 3 anos que não mexo com eletrônica e no site dos circuitos não fala a lista de material eu não faço ela porquê não sei a potência dos resistores e não entendi direito o valor dos resistores (ohms), sei quê é chato mas façam isso por mim por favor:(:(:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

1°= Sim. só os saidas precisam de dissipadores.

2°= Sim, é só montar e testar.

3°= Por enquanto não, monte da forma que esta.

Sobre os componentes, todos resistores são de 1/4W

No link abaixo, tem uma sugestão de placa:

http://www.te1.com.br/2011/11/placas-para-o-amplificador-com-2n3055/#axzz26mB0moMC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Petrônzio mas esqueci de perguntar as tensões dos capacitores, e no circuito ele diz:

- Capacitor C1 regula a baixas frequências (bass), com capacitor de valor maior, aumenta o ponto de corte dos graves.

- Capacitor C2 regula as frequências mais altas (agudos), com capacitor de valor maior, diminui o ponto de corte dos agudos

Teria como mudar estes capacitores para ter só grave?(ai eu não preciso montar o filtro passa baixa):D

Pessoal preciso das respostas acima e a coisa piorou, a eletrônica daqui não têm esses componentes:

2 transistores BC286

1 transistor BC287

1 transistor BC107

1 transistor BC212

Vocês sabem de componentes equivalentes para eles?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Os capacitores podem ser todos de 63V.

Agora, para a loja de eletrônica dai, não ter esses transistores!, pode pedir a eles que fechem a loja! :rolleyes:

Não vai ficar a mesma coiso! mas você pode usar o BC328 para os transistores "pequenos" NPN e o BC558 para os tansistores PNP...

Se eles não tiverem os transistores 2N2055 para vender, desista desse esquema e parta para um CI que é bem mais prático de montar. (Não precisa de ajustes).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Petronzio tu tá me ajudando mais do que professor de eletrônica:D e pelo menos os 2N3055 eles têm, mas tenho mais duvidas 1°- esses C1 e C2 dá para obter somente graves com eles? (Para eu não precisar montar o filtro passa baixa) 2°-Ainda bem quê dá para substituir mas quais são os problemas em usar esses transistores diferentes? (Tipo chiados, zumbidos, etc...)3°- Por favor Seja um pouquinho mais direto sobre os transistores equivalentes por exemplo para os 2 transistores BC286 use este ______

para o transistor BC287 use este ______

para o transistor BC107 use este ______

para o transistor BC212 use este ______

(desculpe a burrice:wacko:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sobre os capacitores eu não sei te responder, tem que montar e testar outros no lugar deles...

Para os BC287, BC212 use o BC558

Para os BC286, BC107 use o BC328

O problema que pode dar com essa adaptação, seria os descritos por você, "ruidos, chiados, instabilidade em alto volume"... etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, coloquei para me avisar automaticamente por e-mail quando surgisse uma nova resposta no fórum e surgiu uma nova mensagem mas o e-mail não veio, só fui saber da mensagem quando resolvi abrir o fórum, o e-mail automático nem sempre funciona?

Mas voltando ao amplificador, falta agora os componentes da fonte, são os 4 diodos e o capacitor ou têm mais alguma coisa? (queria deixar a CC bem limpa mas não acho que vai ter um diodo zener para isso, ou têm?)

Qual a corrente os diodos devem suportar, e quantos Amperes este circuito usa? Será que os 3 transformadores aguentam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!