Ir ao conteúdo

Regulador de voltagem para fonte de 24V

Roger_br

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal...boa noite !

To precisando de uma ajuda aqui. Tenho um conhecimento muito básico em eletronica e estou precisando fazer um regulador de tensão para uma fonte de 24V 10A. Ou seja, preciso que a saida final, seja regulavel de por exemplo zero a 24 volts ou algo próximo a isso.

Fiz o circuito mostrado no anexo baseado no diagrama tambem anexo e ele funciona bem. Estou usando TIP142 como transistor de potencia e não estou usando o LM7812 ...então, a tensão de saida da maneira que está, é exatamente igual a tensão de entrada (ou bem parecida considerando as perdas do circuito)

Minha dúvida então, é como colocar um potenciometro no meio disso para que eu consiga regular manualmente a tensão de saida.

Agradeço qualquer dica !

abc

Roger_br

post-588071-13884963955307_thumb.jpg

post-588071-13884963956219_thumb.jpg

Postado

esse ci que voce tem é para somente regular

o que voce precisa é de um "adjustable regulator"

o lm 317, é pra 1.5a

o lm338 é para 5A

dai voce pode usar o lm 338 com esses transistores em como shunt.

Postado
Hummmm...interessante....não tenho esse componente. Haveria uma forma de implementar sem ter que usar ele ?

abc

Com as vantagens que esse integrado oferece, não.

Esse circuito é barato, aqui em Porto Alegre tá na base de R$ 10,00, 15,00 pila.

• Membro VIP
Postado
Hummmm...interessante....não tenho esse componente. Haveria uma forma de implementar sem ter que usar ele ?

abc

Se usares um de 1,5 Amperes, o LM317, gastarás menos de R$ 1,00. Veja ai: http://www.soldafria.com.br/circuito-integrado-lm317t-p-654.html

Se usares um LM338, de 5 Amperes, é que custo poderá subir a R$10 ou R$15..

Com o auxílio de transistores shunt podes tirar mais de 20 Amperes mesmo regulando com o LM 317 de R$ 1,00

• 2 semanas depois...
Postado

Olá pessoal...decidi montar a fonte sugerida. Ficaram então algumas dúvidas pois pelo que vi no esquema, o regulador usa um TIP147 PNP ao invés do TIP142 NPN que eu tenho. Então vamos lá..

1) neste esquema, para trocar o 147 pelo 142 basta inverter a posição do Emissor e Coletor ?

2) outra coisa, é uma pergunta meio inocente eu acho...mas vamos lá.

No esquema mostrado, ao se enviar uma corrente pela base, o transistor vai abrir no sentido Emissor -> Coletor (marcado em vermelho)

Supondo que a fonte seja de 12 Volts, no ponto marcado em vermelho, teremos aprox 12 Volts. Certo ?

Já os 12 volts, ao passarem pelo LM338, serão ajustados para a tensão desejada através do potenciometro. O ponto em azul, terá então uma tensão variável.

Baseado nisso, as perguntas são :

- como a tensão final, no ponto amarelo, pode ser ajustavel se temos no ponto vermelho, uma tensão fixa de 12 volts neste exemplo ?

- como fica a tensão no ponto de interseção vermelho e azul se digamos o LM338 estiver regulado para 5 Volts ?

Obrigado

post-588071-13884963991887_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado
Olá pessoal...decidi montar a fonte sugerida. Ficaram então algumas dúvidas pois pelo que vi no esquema, o regulador usa um TIP147 PNP ao invés do TIP142 NPN que eu tenho. Então vamos lá..

1) neste esquema, para trocar o 147 pelo 142 basta inverter a posição do Emissor e Coletor ?

Não complique.. Um transistor NPN seria ótimo para se usar como driver, de corrente, do mesmo modo que esse dai, se o tregulador fosse um regulador negativo..

Compre o transistor correto, ou outro PNP darlington (alto ganho)

http://www.soldafria.com.br/transistor-tip147-p-1388.html

2) outra coisa, é uma pergunta meio inocente eu acho...mas vamos lá.

No esquema mostrado, ao se enviar uma corrente pela base, o transistor vai abrir no sentido Emissor -> Coletor (marcado em vermelho)

Supondo que a fonte seja de 12 Volts, no ponto marcado em vermelho, teremos aprox 12 Volts. Certo ?

Já os 12 volts, ao passarem pelo LM338, serão ajustados para a tensão desejada através do potenciometro. O ponto em azul, terá então uma tensão variável.

Baseado nisso, as perguntas são :

- como a tensão final, no ponto amarelo, pode ser ajustavel se temos no ponto vermelho, uma tensão fixa de 12 volts neste exemplo ?

- como fica a tensão no ponto de interseção vermelho e azul se digamos o LM338 estiver regulado para 5 Volts ?

Obrigado

Amigo. O LM 338 por sí só vai manter a tensão de saída estável no seu terminal de saída, certo. Isso sem transistor sem nada para ajudar...

Sabido isso tente entender a tarafa dos transistores auxiliares..

Ele ajudarão o lm338 mas não na questão tensão e sim na questão corrente..

Como o 338 faria para entregar mais corrente a saída??? Fazendo essa corrente passar pelo resistor de 1 ohms certo???

Corrente passando por um resistor = tensão sobre esse resistor..

Acontece que essa tensão tanto maior (maior corrente pelo 338 e pelo resistor) mais pedirá corrente dos transistores, certo???

Se essa corrente dos transistores tender a elevar um mínimo qualquer a tensão de saída, o 338 tomará a ação de cortar por ele, pelo 338, essa corrente, baixando então a tensão de base dos transistores..

Ai está todo o mecanismo desse ajuste..

O 338 manda na tensão de saída, e pede auxílio , em corrente, aos transistores.

O lm 338 pode manipular 5 Amperes. Cada transistor outros 5 amperes..

Desse modo podes fazer uma fonte ajustável de 100 Amperes se desejares, com um 338 somente, controlando a tensão e pedindo auxílio a outros 20 TIP147, cada uma podendo entregar até 5 Amperes para a demanda desejada..

O transistor age portanto como seguidor de corrente, não interfere no ajuste da tensão.. Não existe a chance dele (o transistor) elevar a tensão de saída, pois na menor elevação dessa tensão, via transistor, o 338 se corta e reduz a corrente no resistor de 1 ohm, reduzindo a excitação do transistor.. Se o transistor tentar subir, lhe tiram a excitação de base e o equilíbrio se dá por ai...

Seu erro é pensar no transistor como uma chave, liga desliga... Ai ele não é isso não, ele opera numa região linear de sua curva, ele conduz mais ou menos.

Ele é xatamente o que seu nome quer dizer.. Transistor é um acrônonimo de transference resistor.. Um dispositivo que apresenta um resistência variável de acordo com a excitação da base...

Por isso que se a fonte estiver ajustada para 5 Volts ou mesmo para 1,2 Volts, pode ter a tensão que quiser na entrada do transistor, ele não vai entrar em curto com a saída e sim apresentará uma resistência tal que forneça a corrente que a carga deseja, sem que a tensão na saída do 338 varie...

Postado

Olá pessoal....

Depois de algumas indas e vindas, ótimas respostas dos amigos, etc ...finalmente o regulador ficou pronto.

Tá meio confuso os cabos dentro mas a caixa que eu tinha era meio pequena ...mas no final, deu certo !

Seguem as fotos !

abc

Roger

post-588071-13884964054397_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado

O grande problema desse tipo de fonte de ajuste linear é quando, por qualquer razão, tenhas de entregar todos os 10 Amperes em uma tensão de 1,5 Volts de saída por exemplo.. O diferencial de tensão haverá de ficar em torno de 24-1,5 = 22,5 Volts. sobre os transistores e CI, com uma corrente de 10 Amperes, o que vai resultar numa dissipação da ordem de 225 Watts. Esses seus dissipadores conseguiriam dissipar coisa de 10 a 15 Watts somente. Se tentares o CI haverá de se bloquear e derrubar a tensão de saída. Até mesmo, com baixa tensão de saída, com bem menos corrente isso deverá acontecer...

Outra dica, que não consigo conferir nas tuas fotos, é o uso de impresso para a montagem com 10 Amperes, como se pressupôe ser essa sua..

Isso é típico para montagens com fiação curta e grossa, direto entre CI e transistores..

Postado

Não consegui abrir nenhuma foto. :(

Já a maldita janelinha pop-up, que tiveram a "brilhante ideia" de colocar no fórum, não falha nunca.

Fórum técnico com janelinha pop-up...e em todas as páginas, lamentável.

Postado

Bom dia pessoal,

Esse regulador vai ser usado para uma aplicação muito específica. Ele servirá pra controlar um cortador de isopor (na realidade Styrofoam) para perfis de asa de aeromodelos.

O cortador é basicamente um arco com um fio de Niquel Cromo de mais ou menos 60 cm de comprimento (tipo de cerca eletrica).

De acordo com a tensão aplicada e a largura da placa a ser cortada, o fio esquenta mais ou menos e o corte é feito.

Eu sei que uma potencia de 200 watts arrebenta o fio (ele queima e rompe). Eu sei tambem que uma potencia ao redor de 70 watts , não é suficiente para aquecer o fio ao ponto de iniciar o corte.

Então, estimo a potencia necessária ao redor de 130 Watts.

Não coloquei as fotos da parte de baixo do circuito pois ela saiu fora de foco...mas de uma maneira geral, os componentes estão soldados um no outro.

Quanto aos dissipadores, já tenho coolers para serem instalados...mas não ia caber na caixinha...hoje a noite, vou testar tudo e medir a potencia efetiva necessária. Vou colocar também um sensor de temperatura nos dissipadores...se eles começarem a fritar, vou arranjar uma caixinha maior e instalar os coolers....já tem um 7812 no circuito para fornecer a energia a eles !

abc

• Membro VIP
Postado

Só para que entendas o problema da potência da fonte..

A fonte pode até mesmo fornecer duzentos Watts sem sequer aquecer muito. Veja como..

Se forneceres 20 Volts a 10 Amperes. A carga vai dissipar 10 x 20 = 200 Watts

A fonte vai dissipar (24-20) x 10 = 40 Watts

Agora o caos..

Se forneceres 2 Volts a 10 Amperes para a carga, a carga vai dissipar 20 Watts

A fonte vai dissipar (24-2) x 10 = 220 Watts..

Ai está o problema.. Não na corrente em si nem na potência em sí que a fonte oferece, mas sim no diferecial de tensão sobre a fonte x a corrente oferecida..

Entendestes???

Postado
Bom dia pessoal,

Esse regulador vai ser usado para uma aplicação muito específica. Ele servirá pra controlar um cortador de isopor (na realidade Styrofoam) para perfis de asa de aeromodelos.

O cortador é basicamente um arco com um fio de Niquel Cromo de mais ou menos 60 cm de comprimento (tipo de cerca eletrica).

De acordo com a tensão aplicada e a largura da placa a ser cortada, o fio esquenta mais ou menos e o corte é feito.

Eu sei que uma potencia de 200 watts arrebenta o fio (ele queima e rompe). Eu sei tambem que uma potencia ao redor de 70 watts , não é suficiente para aquecer o fio ao ponto de iniciar o corte.

Então, estimo a potencia necessária ao redor de 130 Watts.

Não coloquei as fotos da parte de baixo do circuito pois ela saiu fora de foco...mas de uma maneira geral, os componentes estão soldados um no outro.

Quanto aos dissipadores, já tenho coolers para serem instalados...mas não ia caber na caixinha...hoje a noite, vou testar tudo e medir a potencia efetiva necessária. Vou colocar também um sensor de temperatura nos dissipadores...se eles começarem a fritar, vou arranjar uma caixinha maior e instalar os coolers....já tem um 7812 no circuito para fornecer a energia a eles !

abc

Cara, você está fazendo isso errado.

Se o aparelho é puramente resistivo, o melhor seria um simples PWM com LM555 um driver de mosfet, e um único mosfet IRF2807.

Eu coleciono partes de circuitos eletrônicos, de forma que quando preciso desenvolver algum circuito eletrônico para realizar determinado trabalho, basta eu fazer pesquisa, e montar o quebra cabeças.

Eu tenho o que você precisa.

Te garanto que não vai precisar nem de ventilador, e o dissipador vai ser bem pequeno.

Depois eu posto o circuito.

Conforme prometido, segue o esquema PWM:

http://imageshack.us/a/img405/208/pwmcom555.png

pwmcom555.png

Consegui o mais simples que tinha em meus arquivos e adaptei ao seu uso.

Eliminei até a necessidade de uso de driver específico para mosfets. O driver agora são os transistores BC337 e BC327, formam uma espécie de Push pull que carrega e descarrega o gate do mosfet, garantindo a onda quadrada perfeita e máxima eficiência do circuito.

Para mudar a freqüência de chaveamento, é só mudar o capacitor do terminal 5 do CI

Só o CI 555 precisa de 12V, o Mosfet de potência poderá ser alimentado com até 60V

Ele fará exatamente isso com o seu resistor de níquel-cromo:

O conceito do PWM aí no seu circuito, é ligar e desligar a fonte do resistor de níquel cromo.

Não regula a tensão, apenas liga e desliga.

Digamos que fique 50% do tempo ligada e 50% do tempo desligada, então teremos metade da potência total no resistor. Isso pode diminuir para quase zero, ou aumentar para quase 100%.

Contudo este liga e desliga ocorre tão rápido que não dá tempo variar temperatura no resistor. Digamos que ligue e desligue 9Khz (9 mil vezes por segundo), então o próprio metal do resistor funcionará como capacitor, mantendo a temperatura sempre homogênea.

Postado
Cara, você está fazendo isso errado.

Se o aparelho é puramente resistivo, o melhor seria um simples PWM com LM555 um driver de mosfet, e um único mosfet IRF2807.

Eu coleciono partes de circuitos eletrônicos, de forma que quando preciso desenvolver algum circuito eletrônico para realizar determinado trabalho, basta eu fazer pesquisa, e montar o quebra cabeças.

Eu tenho o que você precisa.

Te garanto que não vai precisar nem de ventilador, e o dissipador vai ser bem pequeno.

Depois eu posto o circuito.

Conforme prometido, segue o esquema PWM:

http://imageshack.us/a/img405/208/pwmcom555.png

pwmcom555.png

Consegui o mais simples que tinha em meus arquivos e adaptei ao seu uso.

Eliminei até a necessidade de uso de driver específico para mosfets. O driver agora são os transistores BC337 e BC327, formam uma espécie de Push pull que carrega e descarrega o gate do mosfet, garantindo a onda quadrada perfeita e máxima eficiência do circuito.

Para mudar a freqüência de chaveamento, é só mudar o capacitor do terminal 5 do CI

Só o CI 555 precisa de 12V, o Mosfet de potência poderá ser alimentado com até 60V

Ele fará exatamente isso com o seu resistor de níquel-cromo:

O conceito do PWM aí no seu circuito, é ligar e desligar a fonte do resistor de níquel cromo.

Não regula a tensão, apenas liga e desliga.

Digamos que fique 50% do tempo ligada e 50% do tempo desligada, então teremos metade da potência total no resistor. Isso pode diminuir para quase zero, ou aumentar para quase 100%.

Contudo este liga e desliga ocorre tão rápido que não dá tempo variar temperatura no resistor. Digamos que ligue e desligue 9Khz (9 mil vezes por segundo), então o próprio metal do resistor funcionará como capacitor, mantendo a temperatura sempre homogênea.

vou gostar de ver esse circuito a 60V e 30A.

Postado
vou gostar de ver esse circuito a 60V e 30A.

Alta potência....

Mas vamos ser sensato. Eu só mencionei o limite do do circuito, na verdade do mosfet.

Sabemos que ele talvez precise chavear menos que 12V na carga.

E é provável que a corrente seja menor que 10A.

Postado

pois as o IRF7807 e para 30 V 8,3 A e isto a 25ºC.

alem disso gostava de perceber como funcionam esses transistores que tem no circuito.

porqe no usar a saida do 555 para fazer o drive?

mas esperemos pelos dados do autor, pois estamos a criar outro topico, e apnas queria alertar pra qua a fonte me parecia precisar de alo mais.

.

Postado
pois as o IRF7807 e para 30 V 8,3 A e isto a 25ºC.

alem disso gostava de perceber como funcionam esses transistores que tem no circuito.

Talvez o senhor esteja sendo muito conservador.

Conheço equipamentos com os no-breaks Power Vision da SMS, com potência de 2200Va por 1500 Wtatts onde a ponte inversora é do tipo Push pull 24V.

Ficam 6 destes mosfets, 3 em cada dissipador, que mede aproximadamente 7 centímetros de altura, por 9 de comprimento e com aletas de 1 centímetro de largura.

Os dissipadores ficam lado a lado, com as aletas voltada para dentro, e na frente fica um ventilador destes DC de 8 centímetro.

Veja se consegui ver as fotos:

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAHMAyiQHV2LrnV2izRqW2vJA3OIVIUxHVVo2aXctXjm3p9jcxy8fwnsVrdK9eRSxbUrUX9P1u6UiwAp5S4s-gA8Am1T1UHFhp1viEGdj3rYljWQUOdlyZ26M.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAACX8cibKXoSsDPJgCuoXBv7pnYYEK6s4SW40Rfb8BtdMYwthpIQTJmDbJnDh-c4U-V6H2JpFHdfjvqBgi9jRXP8Am1T1UPylpUExluhXWvUQ6pXw9rZVh9DD.jpg

Ele queimou pois o dono usou muito mais que 1500 watts nele.

Observe que a ponte inversora é Push pull 24V, e por isso quando estiver em funcionamento cada mosfet vai receber 50V em cima.

As tensões das bobinas se somam.

Observe também que a 1500 watts na saída, cada mosfet vai conduzir mais que 20A. (sem falar a corrente instantânea).

O 555 está apenas sendo usado como PWM.

Os transistores é que são os drivsrs de mosfet.

O resistor de 1K do pino 7, mantem o transistor BC337 conduzindo, mas o LM555 entra em oscilação, pulsando este resistor em GND.

Então o transistor BC337 vai liberar pulsos PWM. A função dele é aumentar a capacidade de corrente, é funsão de driver mesmo.

Já o outro transistor, o BC327 tem função de descarregar o gate do mosfet (continuação do drive).

Um gate de um mosfet, reage semelhante a um capacitor cerâmico de alguns pF.

Para que ele conduza em regime de máxima saturação, este "capacitor" tem que estar totalmente carregado. Como já sabemos, capacitor não carrega instantaneamente, então por isso tem um resistor de 10R no gate, para limitar esta corrente.

E para ele deixar de conduzir, é necessário descarregar este "Capacitor" em relação ao Source.

Por isso que existe o transistor BC327. Ele está polarizado com um resistor de 1K, de modo a faze-lo sempre conduzir, descarregando o gate.

O diodo 1N4148, serve para dar uma pequena queda de 0,7V, para evitar curto circuito entre transistor BC337 e BC327.

Este circuito acima descrito permite acionar o mosfet eficientemente de forma aproveitar o máximo que ele pode fornecer.

A 60Hz pode até ser usado um simples resistor de 470R para descarregar o Gate do mosfet, mais a medida que se aciona cargas em freqüências maiores e cargas mais pesadas, se torna necessário um driver eficiente.

Dados de simulação:

Esste simulador é muito bom. Já montei um amplificador classe D que foi todo ajustado e simulado nele.

Tensão na carga de 1R:

http://imageshack.us/a/img255/1259/simulao.png

Corrente na mesma carga de 1R:

http://imageshack.us/a/img713/3976/correntenacarga.png

Forma de onda da tensão em cima de todos os gates dos mosfets, antes dos resistores de 10R:

http://imageshack.us/a/img811/5854/tensoemtodososgates.png

Corrente dos gates dos mosfets (Proveniente da capacitância de gate durante a carga e descarga do mesmo), não fosse os resistores de 10A para limitar esta corrente, ela seria muito maior. Cada Mosfet está com aproximadamente 120mA de corrente no gate. Na verdade é uma corrente instantânea;

http://imageshack.us/a/img231/5941/correnteemtodososgates.png

Forma de onda no capacitor de oscilação, aquele do potenciômetro:

http://imageshack.us/a/img22/1140/formadeondacapacitorosc.png

Postado
Talvez o senhor esteja sendo muito conservador.

Conheço equipamentos com os no-breaks Power Vision da SMS, com potência de 2200Va por 1500 Wtatts onde a ponte inversora é do tipo Push pull 24V.

Ficam 6 destes mosfets, 3 em cada dissipador, que mede aproximadamente 7 centímetros de altura, por 9 de comprimento e com aletas de 1 centímetro de largura.

Os dissipadores ficam lado a lado, com as aletas voltada para dentro, e na frente fica um ventilador destes DC de 8 centímetro.

Veja se consegui ver as fotos:

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAHMAyiQHV2LrnV2izRqW2vJA3OIVIUxHVVo2aXctXjm3p9jcxy8fwnsVrdK9eRSxbUrUX9P1u6UiwAp5S4s-gA8Am1T1UHFhp1viEGdj3rYljWQUOdlyZ26M.jpg

pois para si cumprir as especificaçoes dos fabricantese ser

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAACX8cibKXoSsDPJgCuoXBv7pnYYEK6s4SW40Rfb8BtdMYwthpIQTJmDbJnDh-c4U-V6H2JpFHdfjvqBgi9jRXP8Am1T1UPylpUExluhXWvUQ6pXw9rZVh9DD.jpg

Ele queimou pois o dono usou muito mais que 1500 watts nele.

Observe que a ponte inversora é Push pull 24V, e por isso quando estiver em funcionamento cada mosfet vai receber 50V em cima.

As tensões das bobinas se somam.

Observe também que a 1500 watts na saída, cada mosfet vai conduzir mais que 20A. (sem falar a corrente instantânea).

O 555 está apenas sendo usado como PWM.

Os transistores é que são os drivsrs de mosfet.

O resistor de 1K do pino 7, mantem o transistor BC337 conduzindo, mas o LM555 entra em oscilação, pulsando este resistor em GND.

Então o transistor BC337 vai liberar pulsos PWM. A função dele é aumentar a capacidade de corrente, é funsão de driver mesmo.

Já o outro transistor, o BC327 tem função de descarregar o gate do mosfet (continuação do drive).

Um gate de um mosfet, reage semelhante a um capacitor cerâmico de alguns pF.

Para que ele conduza em regime de máxima saturação, este "capacitor" tem que estar totalmente carregado. Como já sabemos, capacitor não carrega instantaneamente, então por isso tem um resistor de 10R no gate, para limitar esta corrente.

E para ele deixar de conduzir, é necessário descarregar este "Capacitor" em relação ao Source.

Por isso que existe o transistor BC327. Ele está polarizado com um resistor de 1K, de modo a faze-lo sempre conduzir, descarregando o gate.

O diodo 1N4148, serve para dar uma pequena queda de 0,7V, para evitar curto circuito entre transistor BC337 e BC327.

Este circuito acima descrito permite acionar o mosfet eficientemente de forma aproveitar o máximo que ele pode fornecer.

A 60Hz pode até ser usado um simples resistor de 470R para descarregar o Gate do mosfet, mais a medida que se aciona cargas em freqüências maiores e cargas mais pesadas, se torna necessário um driver eficiente.

pois cumprir as especificaçoes dos ci e ser "conservador".

nao cumprir eu sei perfeitamente o que significa.

mais uma vez, na sua douta sapiencia , faça um artigo para os fabricantes e exponha essa teoria.

de certeza lhe agradecem.

agora que tem a ver essas fotos com o IRF7807 ?

ate o encapsolamento e difererente, o SO-8,como pode ver abaixo.

quanto aos transistores , se olhar para a saida do 555, internamente, talvez perceba porque perguntei.

ou sera que o circuito de saida com a capacidade de corrente que tem nao e suficiente?

pelas contas que sei fazer chega,mas .....

e eu sei calcular o drive correcto,nao preciso de colecionar circuitos da net.

.

Postado
pois cumprir as especificaçoes dos ci e ser "conservador".

nao cumprir eu sei perfeitamente o que significa.

mais uma vez, na sua douta sapiencia , faça um artigo para os fabricantes e exponha essa teoria.

de certeza lhe agradecem.

agora que tem a ver essas fotos com o IRF7807 ?

ate o encapsolamento e difererente, o SO-8,como pode ver abaixo.

quanto aos transistores , se olhar para a saida do 555, internamente, talvez perceba porque perguntei.

ou sera que o circuito de saida com a capacidade de corrente que tem nao e suficiente?

pelas contas que sei fazer chega,mas .....

.

Quantos aos mosfets, quis dizer IRF2807 e não 7807, me confundi durante a escrita. Tanto é que se for ver as especificações de tensão que disse, é exatamente do IRF2807.

Talvez para um só mosfet o próprio LM555 dê conta, mas se usar mais mosfets em paralelo para aumentar a corrente, melhor que coloque um driver decente.

.

Tudo bem amigo. Eu realmente não sei calcular a fundo estes circuitos.

Meu nível é técnico, não sou engenheiro.

Eu até iria pedir uma ajudinha a você a ao failler que são feras, para construir um oscilador de onda triangular com ajuste de DC por trinpot.

Seria usado no meu modulador PWM de 2 níveis, para construção de um inversor senoidal onda pura.

Ainda assim, mesmo como técnico, estou muito além deste nível.

Eu consegui provar para mim mesmo quando larguei meu emprego a uns 3 anos.

Mesmo assim vou dar um pitaco sobre projetar.

Acredito que talvez não seja muito viável projetar do zero quando o circuito é complexo. Você perde muito tempo fazendo algo que alguém já fez a anos.

Ao invés disso eu pego um circuito que já existe. modifico e recalculo seus circuitos para se adaptar ao meu uso e ponho em prática.

Não é copiar, é tirar boas ideias de outros circuitos.

Daí é que vem minha coleção de circuitos. Não da net, são partes de esquemas de equipamentos que dou manutenção, cujo circuito achei interessante.

Postado
Quantos aos mosfets, quis dizer IRF2807 e não 7807, me confundi durante a escrita. Tanto é que se for ver as especificações de tensão que disse, é exatamente do IRF2807.

Talvez para um só mosfet o próprio LM555 dê conta, mas se usar mais mosfets em paralelo para aumentar a corrente, melhor que coloque um driver decente.

Tudo bem amigo. Eu realmente não sei calcular a fundo estes circuitos.

Meu nível é técnico, não sou engenheiro.

Eu até iria pedir uma ajudinha a você a ao failler que são feras, para construir um oscilador de onda triangular com ajuste de DC por trinpot.

Seria usado no meu modulador PWM de 2 níveis, para construção de um inversor senoidal onda pura.

Ainda assim, mesmo como técnico, estou muito além deste nível.

Eu consegui provar para mim mesmo quando larguei meu emprego a uns 3 anos.

Mesmo assim vou dar um pitaco sobre projetar.

Acredito que talvez não seja muito viável projetar do zero quando o circuito é complexo. Você perde tem fazendo fazendo algo que alguém já fez a mais de 40 anos.

Ao invés disso eu pego um circuito que já existe. modifico e recalculo seus circuitos para se adaptar ao meu uso e ponho em prática.

Não é copiar, é tirar boas ideias de outros circuitos.

Daí é que vem minha coleção de circuitos. Não da net, são partes de esquemas de equipamentos que dou manutenção, cujo circuito achei interessante.

ok

como ve isso do transistor nada tinha a ver,e completamente diferente .

quanto ao driver, claro que em muitos casos e necessario ser bem criterioso.

sobretudo se se pretende levar os tempos ao limite minimo, mininizar perdas, etc.

agora para um caso destes ,em que a frequencia ate pode ser muito baixa, nao vejo necessidade de complicar, apenas isso.

esperemos agora pelos testes da fonte.

----------------

desculpe nao tinha visto o seu pedido.

a Maxim tem um artigo que me parece ser o que quer .

http://www.maximintegrated.com/app-notes/index.mvp/id/4362

Postado

Olá pessoal....boa noite !

Acabei de fazer um teste aqui e deu tudo errado.

Eu acho que dei curto em tudo. Tenho quase certeza que ao ligar o multimetro pra medir a corrente, fiz uma ligação errada ....aí danou-se.

Ou foi isso ou deu alguma coisa errada.

Bom , a moral da historia é que no momento o regulador parou de funcionar. Ele está "aberto" com a voltage de saída quase igual a tensão de entrada.

Ou melhor, consigo regular somente a segunda casa decimal...exemplo de 23,55V para 23,58 V.

Testei o resistor e está OK....testei o potenciometro e stá OK....acho que o LM338 foi pro saco.

Podem me explicar como testar o LM338 ? Tenho outro aqui se for o caso.

abc

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!