Ir ao conteúdo

Como Calcular um Resistor para o Diodo Zener

Rafael.R

Posts recomendados

Postado

Ola a todos.

A dúvida é simples mas sempre me pega desprevinido, então sempre tenho que ir na base da tentativa e erro. Gostaria de saber como se calcula o resistor para um diodo zener, tirando deste sua máxima capacidade de corrente. Me interesso peos diodos de 0,5W e 1W.

Quem souber eu agradeço.

• Membro VIP
Postado

Da potência do zener, dividida pela tensão do zener, se pode tirar a máxima corrente que ele suporta, Izmáx..

Rzener terá de ser maior ou igual a (Vin-Vz)/(0,8 x Izmáx)

Postado

Obrigado Faller...

Então praticando:

tensão de entrada = 9v

tensão do zener = 5,1v

potencia do zener = 0,5W

corrente máxima do zerner:

0,5W/5,1V - 0,09mA

resistor para o zener:

(9v-5,1v)/(0,8*0,09mA) =

3,9v/0,072 = 54R

Está certo?

O que significa o 0,8 da fórmula (0,8 x Izmáx)?

• Membro VIP
Postado

A corrente máxima do zener é aquela em que ele vai dissipar toda sua máxima capacidade, ou seja, no seu caso ao todos os 500 miliWatts. Não é muito legal trabalhar nesse limite, por isso os 0,8, ou seja 80% daquela corrente ou potência..

Mais..

Note que nesse exemplo dai não se poderia ter uma carga consumindo mais de 90 mA, sob pena da tensão de saída arriar...

A fórmula que passei dizia, da resistência ser maior ou igual a...

Imagine que na situação que citastes ai acima, se necessite tirar para a carga somente 20 mA e não todos os 90 mA... Desse modo se pode colocar o=um resistor maior, digamos para passar 30 mA, dos quais 10 mA passarão pelo zener e outros 20 mA seguirão para a carga. Se suprimires a carga, todos os 30 mA passarão pelo zener...

Bom censo acima de tudo.. Desse modo vai menos energia fora e, principalmente, o zener trabalhará mais frio e atendendo especificações...

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!