Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda - Mega Drive japonês não liga


marcelo.br

Posts recomendados

Olá pessoa!

É o seguinte, eu arrumei um mega drive japonês – é o japonês mesmo, não o asiático – que não está ligando.

Eu cheguei a abrir o console para dar uma limpada e chequei todos os componentes, se tinha algum capacitor vazando ou estufado, alguma solda ruim, ou qualquer outro defeito.

O que eu detectei foi um capacitor cerâmico meio tostado porque ele estava encostado eu um dos dois diodos próximos, e diodo esquenta bastante.

Esses diodos e o capacitor cerâmico ficam perto da chave liga/desliga do console (o swift 1).

Substitui o capacitor, é um 104, mas o problema não foi resolvido, continua não ligando. Se olhar para as trilhas do circuito, esse capacitor tem a ver com a chave liga/desliga ao fornecer energia para o circuito, por isso imaginei que fosse o capacitor.

Também até dessoldei a chave da placa para testá-la em continuidade com um multímetro e saber se ela está com defeito, mas ela está boa. Então o problema também não é a chave.

Agora, observando os outros capacitores da placa (eletrolíticos e cerâmicos), aparentemente nenhum apresenta problema, seja vazando ou estufado em cima. Tem vários resistores na placa, nenhum aparentemente tuim.

Próximo àquela peça onde se encaixa o plug da fonte, onde entra a energia no aparelho, existe duas bobinas daquelas que se parecem com um diodo. Testei as duas na escala de resistência e estão boas.

Agora eu pergunto: aonde está o problema? O quê que não está deixando o aparelho ligar?

Eu anotei algumas informações da placa, essa placa, como eu falei e do mega japonês, não o asiático, o japonês tem aquele R de marca registrada ao lado do logo da SEGA na carcaça do console.

Na placa tem a inscrição 500 – TB – MR

Sobre a data da placa, não achei nenhum impresso nela que fala o ano de fabricação.

Tem apenas uma etiqueta colada com os números 221094 apenas.

Talvez seja essa a referência da data, 22/10/94, não sei ao certo.

Bom, alguém pode me ajudar a descobrir o problema e fazer o mega ressussitar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita mha, isso é uma reliquia que deve zelada:D

Primeiro veja a especificação se a entrada é 220V ou 115V ou outra tensão .para começar a ter uma ideia do acontecido.(a maioria era 115 o povo leigo ligava em 220 e queimava a fonte).

Se não ta ligando pode começar pela parte da fonte dela.

Se já achou um capacitor testa a ponte retificadora, transistores e se tiver regulador de tensão seria melhor trocar também e troque o fusível por outro de mesmo valor.

É só ir testando no multímetro para ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o negoço ai é so testar mesmo, troque os capacitores, troque os diodos. e parece que tem algum componente em curto ai

pois é, já testei os reguladores e os diodos, estão bons. pode ser mesmo algum capacitor, vou trocar e posto depois.

Assopra o cartucho. :D

nem assim o trem ligou. olha que eu limpo os contatos do cartucho com alcool iso e o slot também, e não funciona nunca rs

Veja se esse modelo do MD tem um regulador 7805 interno igual ao americano, teste se está entrando e saindo tensão nos terminais.

eu subtitui por outros dois reguladores 7805 que eram de um mega drive 1 da tec toy que deu defeito por outro motivo, mas que estava ligando (o hardware é o mesmo do genesis 1).

sinal que esses novos reguladores estão bons, por isso é que eu os coloquei, só o prob ainda continua então deve ser outro componente.

Eita mha, isso é uma reliquia que deve zelada:D

Primeiro veja a especificação se a entrada é 220V ou 115V ou outra tensão .para começar a ter uma ideia do acontecido.(a maioria era 115 o povo leigo ligava em 220 e queimava a fonte).

Se não ta ligando pode começar pela parte da fonte dela.

Se já achou um capacitor testa a ponte retificadora, transistores e se tiver regulador de tensão seria melhor trocar também e troque o fusível por outro de mesmo valor.

É só ir testando no multímetro para ver.

é fi, esse mega é reliquia mesmo rs, japa autentico!

eu tenho aqui duas fontes para mega japones, que até funcionam no genesis e mega tec toy 1, diga-se de passagem.

as duas fontes estão boas, até ligaram meu mega 1 tec toy normalmente.

uma tem tensão de entrda 100V e a outra é 117V; minha casa é 127V, mas elas ligaram normal.

ponte retificadora na placa não tem, tem só dois diodos perto da chave liga/desl. (acho que é o 1N4001 ou 4007), e um outro diodinho pequeno meio avermelhado (deve ser o zener).

tem também alguns componentes parecendo resistores, mas acho que não são resistores, eles são verdes e tem as faixas de cor igual dos resistores. podem ser bobinas.

vou ter é que mexer nos capacitores mesmo. e ir testando tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal, eu troquei alguns capacitores eletroliticos da placa, não todos por falta de alguns, vou ter que comprar o resto. mas testei assim mesmo e ainda continua não ligando.

então pode ser que algum dos outros que não troquei pode estar ruim, aí é o que eu vou ver quando eu trocar.

mas na placa também tem vários capacitores cerâmicos, alguns 104 e outros de outro valor.

só que eu não sei qual a tensão deles. por exempo, capacitor 104 tem tensão de 16 e de 50V. acho que os do mega são de 16V, mas tem capacitores 104 na placa de um tamanho e outros 104 um pouco menor.

li nesse tópico (http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-trocar-capacitor/658872) que, na dúvida de qual tensão usar, desde que a capacitância seja a mesma, não tem problema em colocar um de tensão maior.

então o que vocês me sugerem? posso comprar tudo de 50V e soldar na placa, mantendo a numeração (104, etc)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, já mediu a tensão na saída do regulador? Tá correta? Quando você liga, ele comuta o vídeo? Posta uma foto dele aí pra gente ver.

não cheguei a testar, vou fazer isso. com a placa sendo alimentada, eu coloco a ponta preta do multim no pino do meio do regulador e a ponta vermelha no pino 3?

quando eu ligo, não aparece nada, a tela apenas fica preta.

pode deixar qu eu vou tirar uma foto da placa.

valeu!

Ah foi mal, na verdade esse mega japa não liga, desculpe o erro :D

É que eu estou com outro aparelho mega japa aqui e esse sim liga normal mas dá tela preta apenas. esse eu peguei com um conhecido para ver se consigo arrumar.

vou mandar a foto do mega que não está ligando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vamos lá: eu testei ontem os reguladores 7805.

com a ponteira preta no pino gnd e a vermelha no pino 3, só o segundo regul. está entregando tensão, mas tá saindo só 4,5V, e não os 5V que deveriam sair do regul., já que é um 7805.

e o primero regulador, fazendo o mesmo procedimento, não acusou nada no multim, então não saiu tensão nenhuma.

mas esses dois reguladores são os de outro mega que eu retirei e pus agora no japones supondo que eram os reguladores do japa que estavam com defeito.

então eu vou voltar com os reguladores de antes, os originais do japa, e refazer o teste para ver se estão funcionando.

aproveito e pergunto: qualquer regulador 7805 que eu comprar vai servir normalmente para o mega? não sei se é tudo igual ou se existe alguma diferença entre reguladores 7805 que vai fazer a diferença na hora de colocar no mega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos!

Eu ressoldei os dois reguladores de tensão que eram os originais do mega japones e fiz o teste com o multimetro:

no primeiro regulador está saindo apenas 0,8v, sendo que é um 7805, deveria sair 5v;

no segundo regul., saem os 5v normais.

eu fiz o mesmo teste com outro aparelho mega drive que eu tenho e jogo nele normal. Neste, os dois reguladores entregam 5v na saída.

Agora, se eu for olhar as trilhas perto do local onde está o primeiro regulador, para ver se tem alguma rompida, não há nenhum trilha cortada, tudo está aparentemente normal. Eu acho que deve ser algum componente com defeito e que participa da entreda de tensão no regulador, suponho um dos capacitores cerâmicos ou um eletrolítico perto.

Alguém pode m dar uma ideia doque seja?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o circuito desligado, verifique a continuidade entre a saída regulada (pino 3 do 78) e o GND (pino 2 ou dissipador). Tenho quase certeza que a linha tá em curto. Se estiver, verifique se não tem algo entre as trilhas. Por você ter ressoldado o componente, pode ter acontecido de as trilhas 2 e 3 ficarem ligadas.

Também pode ser, como o amigo Bcpretronzio disse, algum CI com problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o circuito desligado, verifique a continuidade entre a saída regulada (pino 3 do 78) e o GND (pino 2 ou dissipador). Tenho quase certeza que a linha tá em curto. Se estiver, verifique se não tem algo entre as trilhas. Por você ter ressoldado o componente, pode ter acontecido de as trilhas 2 e 3 ficarem ligadas.

Também pode ser, como o amigo Bcpretronzio disse, algum CI com problema.

Então, em um unico regulador, é só eu colocar a ponteira preta do multim no pino GND e a vermelha no pino 3, na escala de continuidade?

se eu colocar a preta no dissipador também funciona?

Tem CI em curto ai!, o difícil é descubrir qual deles esta danificado...

Para eu descobrir se ele está em curto é só eu fazer o que o victormantuaneli sugeriu acima?

Fiz o teste de continuidade nos reguladores e sucedeu o seguinte:

- um regulador (o mais perto da entrada da fonte) está dando apito de continuidade.

- o segundo regul. não deu sinal de continuidade.

Então pode ser que esse regul. está ruim?

Agora eu testei, com a placa sem nenhuma energia (desligada), alguns capacitores previamente descarregados e alguns de 100uF acusaram valores bem acima do seu valor nominal, meu multim chegou a ler 138uF em alguns capac. de 100uF, e são justamente esses capac. que estão próximos dos reguladores e da entrada da fonte.

Li que um capacitor que tenha perdido ou diminuído a sua tensão de isolação, o que conseqüentemente o levará a apresentar uma corrente de fuga, indicará sobrecarga ou um valor muito elevado em relação ao seu valor nominal.

Então será que o problema também taí? Capacitor pifado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retire o primeiro regulador (O que apresentou o apito de continuidade), se na medida de sua trilha de saida ainda apresentar o apito de continuidade, significa que tem algum componente em curto na linha...

Olha só Bcpetronzio, eu vou postar uma foto dos dois reguladores.

Esses dois da foto são de outro aparelho, não os originais do mega japa. mas dá para você ter uma noção da disposição deles na placa.

Eu já retornei com os originais.

006.jpg

Bcpetronzio, você quer que eu retire o da esquerda? Foi esse que deu apito de continuidade.

Depois que eu o retirar, devo fazer o mesmo teste com o outro, isso mesmo? E se esse der o sinal de continuidade, o problema está então em outro ponto?

Veja os capacitores azuis, esses são novos. Os capacitores pretos são de 100uF e tem uns de 220uF, esses não foram substituidos.

Tem também os ceramicos que você pode ver, vou substituir tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Bcpetronzio, você quer que eu retire o da esquerda? Foi esse que deu apito de continuidade.
Se você já até trocou, não precisa remove-lo novamente não, siga a trilha da saida dele (Pino da direita dele), não acredito que o curto esteja em capacitores, é mais fácil um CI entrar em curto...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bcpetronzio, eu comprei novos reguladores 7805 e capacitores.

Troquei os capacitores eletroliticos e coloquei os novos reguladores.

Fiz os testes de novo e continua a mesma coisa.

Mesmo com os novos reguladores, o regul da esquerda dá o sinal de continuidade, ao colocar a ponteira preta no pino 2 (GND) e a ponteira vermelha no pino de saída 3; já o regul da direita não deu esse sinal.

Não mexi nos capacitores cerâmicos, será que o problema taí?

Boa noite,

informo que troquei os dois reguladores, troquei os capc. eletrliticos e troquei também os cerâmcios, estes só os proximos ali da area de entrada da tensão, dos e reguladores e da chave liga/desliga.

Ainda esse mega não liga nem a pau.

O que mais eu faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!