Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oscilações de Tensão


Tristram

Posts recomendados

Olá pessoal,

O que tenho a dizer é um pouco diferente do assunto do fórum (espero que os moderadores nao bloqueie hehe) mas não sei mais onde procurar para encontrar uma explicação e uma possível solução para o problema que estou tendo. Bom sem mais delongas, vamos a ele:

A pouco tempo fizemos uma troca em toda a parte elétrica da minha casa, funcionou bem por uns tempos mas depois comecaram a acontecer alguns problemas.

A tensão fica oscilando durante todo o dia mesmo apenas com o básico de aparelhos ligados dentro de casa (geladeira, televisão e computador).

O que estou achando mais estranho é que a fase que alimenta a cozinha (geladeira) é diferente da fase que alimenta o quarto e sala (televisão e computador) mas quando a geladeira liga o motor a tensão nesses cômodos oscila.

As oscilações de tensão durante o dia são tão fortes que lâmpadas fluorescentes quase apagam e ascedem rapidamente, mas a queda é tão forte que chega a desligar o pc.

O chuveiro elétrico quando é ligado suga tanta energia que as lâmpadas quase se apagam mas ele não consegue esquentar a água.

Já chamei alguns "eletricistas" para ver o que está acontecendo, ninguém sabe dizer o que é, pois os cabos que alimentam a casa são ótimos (10mm ou mais, não tenho certeza).

Contatei a empresa que fornece a energia para darem uma olhada, mas me deram um prazo de 30 dias para verificarem...

Se alguém tiver alguma ideia do que pode estar causando isso, agradeceria muito a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fiação de entrada (que fica antes do quadro de disjuntores) foi trocada também? A bitola é adequada?

Teria como conseguir um multímetro (serve aqueles amarelos de R$10) e fazer a medição dessas oscilações?

Exatamente essa fiação foi trocada, não sei ao certo a bitola dos cabos, sei que são bem grossos (são tipo aqueles que se usa na rede geral da rua, só que de cobre) e na caixa de entrada para casa tem uma disjuntor de 30 para a casa geral (cosinha e chuveiro) e um de 20 para sala e quarto (tv e computador).

Quanto ao multímetro seria complicado conseguir agora, posso tentar amanhã, mas só pelo fato de lâmpadas fluorescentes "piscarem" com a oscilação já não daria pra ter uma ídéia?

Grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, segundo a ANEEL a tensão dai é de 127 Volts.

Ora veja, 30 Amperes do disjuntor x 127 Volts = 3800 Watts.. Isso não é potência suficiente para chuveiro.. Aqui pelo sul a gente usa essa potência dai para aquecer água do chimarrão, não para tomar banho.... Tem muita coisa errada ai na tua casa, não é pouca coisa não.. Bitola de fiação interna, externa dimensionamento de disjuntores, teria de rever tudo..

Contrate agora um instalador decente e não picareta, instalador fajuto, que é o que deve estar indo ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, segundo a ANEEL a tensão dai é de 127 Volts.

Ora veja, 30 Amperes do disjuntor x 127 Volts = 3800 Watts.. Isso não é potência suficiente para chuveiro.. Aqui pelo sul a gente usa essa potência dai para aquecer água do chimarrão, não para tomar banho.... Tem muita coisa errada ai na tua casa, não é pouca coisa não.. Bitola de fiação interna, externa dimensionamento de disjuntores, teria de rever tudo..

Contrate agora um instalador decente e não picareta, instalador fajuto, que é o que deve estar indo ai...

Exatamente isso que eu penso.

Essa parte está bem clara pra mim, que esse disjuntor de 30 Amperes não é o ideal para geladeira e chuveiro ao mesmo tempo, já estou vendo para por um maior e ter uma folga.

Mas quanto a esse de 20A? Segundo o cálculo que você fez ele forneceria 2200 Watts. Isso não seria o suficiente para manter uma TV e um Computador como esse meu da assinatura? Pois aqui também está oscilando.

Posso estar falando besteira, mas isso poderia ocorrer por conta do relógio medidor? Ele é muito antigo, se não me engano do ano de 1998.

Grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não pode substituir apenas o disjuntor por um maior, pois os cabos tem que ser compatíveis... Também não deve ser o medidor. Provavelmente é uma emenda frouxa ou oxidada ou parafuso de disjuntor mal-apertado. Chame um bom eletricista para revisar a instalação antes que as oscilações estraguem os eletrodomésticos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não pode substituir apenas o disjuntor por um maior, pois os cabos tem que ser compatíveis... Também não deve ser o medidor. Provavelmente é uma emenda frouxa ou oxidada ou parafuso de disjuntor mal-apertado. Chame um bom eletricista para revisar a instalação antes que as oscilações estraguem os eletrodomésticos.

É meu amigo... Você acabou de me dar uma missão quase impossível por aqui: Encontrar um bom eletriscista hehe.

Mas fico grato pela dica, vou ver se consigo ver isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Disjuntor não se escolhe pela demanda pretendida em um circuito. É muito mais do que isso. O dimensionamento do disjuntor tem de estar coerente com a bitola do fio, pois a fincão dele é de proteger a fiação para não pegar fogo.. Por outro lado o dimensionamento da fiação tem tudo a ver com a carga que cada distribuição vai ter de segurar,

Em resumo, instalação elétrica não é para amador..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disjuntor não se escolhe pela demanda pretendida em um circuito. É muito mais do que isso. O dimensionamento do disjuntor tem de estar coerente com a bitola do fio, pois a fincão dele é de proteger a fiação para não pegar fogo.. Por outro lado o dimensionamento da fiação tem tudo a ver com a carga que cada distribuição vai ter de segurar,

Em resumo, instalação elétrica não é para amador..

Então, tudo terá que ser revisto... (lá se vão mais uns reais pra acertar kk)

O que não entra na minha cabeça é que a instalação antiga (mais de 20 anos) não tinha muitos problemas, resolvemos mudar justamente para evitar futuros problemas.

E o "eletricista" que fez a instalação aqui já fez outras sem problema nenhum, inclusive de um setor público aqui da cidade (Fórum se não me engano), ou seja, não deve ser nenhum leigo no assunto.

Já estou até desanimado em tentar resolver esse problema.

Há alguns minutos teve outra queda na tensão aqui no quarto, o pc desligou e a lâmpada ficou fraca por 1 minuto, depois voltou e consegui ligar o pc.

Agradeço muito pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, comprei cabeamento para um sobrado recentemente, e a orientação do eletricista foi a seguinte:

Bitola 16 mm no cabeamento de entrada

Bitola 10 mm no cabeamento até a caixa de disjuntores

Bitola 6 mm no cabeamento até os chuveiros ( isso em 220 V)

Bitola 4mm no cabeamento das tomadas 220

Bitola 2,5 mm tomadas normais

Bitola 1,5 mm lampadas normais

Disjuntores: 63 A na entrada

40 A chuveiros ( em 220 V)

25 A tomadas 220

Então dá para ter uma noção do quanto subdimensionado está sua fiação.

É logico que depende da potencia dos eletrodomésticos, mas para ter um ideia:

chuveiros 220 V passam fácilmente dos 7.500 W

Geladeiras: 500 W, etc

Bem, lá vai uma tabela:

http://www.eflul.com.br/consumidores/tabela-de-consumo

Para simplificar: P( potencia)=I( corrente)xV(tensão) nos equipamentos de potencia real , a corrente fica I=P/V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, comprei cabeamento para um sobrado recentemente, e a orientação do eletricista foi a seguinte:

Bitola 16 mm no cabeamento de entrada

Bitola 10 mm no cabeamento até a caixa de disjuntores

Bitola 6 mm no cabeamento até os chuveiros ( isso em 220 V)

Bitola 4mm no cabeamento das tomadas 220

Bitola 2,5 mm tomadas normais

Bitola 1,5 mm lampadas normais

Disjuntores: 63 A na entrada

40 A chuveiros ( em 220 V)

25 A tomadas 220

Então dá para ter uma noção do quanto subdimensionado está sua fiação.

É logico que depende da potencia dos eletrodomésticos, mas para ter um ideia:

chuveiros 220 V passam fácilmente dos 7.500 W

Geladeiras: 500 W, etc

Bem, lá vai uma tabela:

http://www.eflul.com.br/consumidores/tabela-de-consumo

Para simplificar: P( potencia)=I( corrente)xV(tensão) nos equipamentos de potencia real , a corrente fica I=P/V

Então, acabei de confirmar com meu pai, pois foi ele quem comprou os cabos de acordo com o que o eletricista pediu:

A minha casa fica a aproximadamente 100m da rua principal onde fica o relógio medidor, os cabos que vem do relógio medidor até minha casa fomos nós que colocamos, que são dois fases de 25mm e um neutro de 10mm até a caixa de distribuição onde estão os disjuntores informados anteriormente.

A partir desses disjuntores saem cabos de 4mm para todas as tomadas (aqui é tudo 127V) em uma fase ligada num disjuntor de 30A que alimenta o quarto e a sala e outra fase no outro disjuntor de 40A siando cabos de 6mm que alimenta cosinha e banheiro (sempre em 127V).

Ainda não sei se são os corretos, mas o eletricista disse que seriam o suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, pela sua configuração, seu pc também precisa muita energia se estiver trabalhando em "FULL", por mim, compraria um nobreak e colocaria na tomada que está seu pc, ai acredito que não desligaria mais e ficaria mais barato, além do pc não sofrer com as variações de tensão. Bem, isso não evitaria de você checar sua instalação elétrica como nossos amigos do forum indicaram, o que recomendo enfáticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, circuito de iluminação, chuveiros, fornos elétricos e aparelhos que demandam maior potência, devem possuir um circuito específico, dimensionado para a carga que será instalada!

Misturar circuito de iluminação com tomadas de uso geral, tudo isso em um único disjuntor é sinal de amadorismo!!

Já vi um caso parecido com esse teu!! Minha tia contratou um eletricista com mais de 25 anos de experiência que nunca tinha ouvido falar na tal da lei de ohm!! O cara fez a instalação toda nova... mas não demorou muito para ter variações de tensão que desligavam quase todos os aparelhos... o maldito estabilizador se estalava desesperadamente e alguns aparelhos queimavam...

A raiz do problema era o mal contato!! O 171 que fez a instalação da casa gostava muito de fazer emendas, uma suruba de fios e cabos de diferentes bitolas e nenhuma das emendas tinha mais de uma volta!! ...simplesmente juntava dois fios e passa a isolante!! No início funcionou as mil maravilhas, mas depois de um mês a casa parecia um árvore de natal!!!

Verifique se as emendas foram bem feitas!! Veja se os fios estão bem parafusados nos disjuntores e em quaisquer outros terminais que estejam conectados!! Há grandes chances de ser mal contato isso aí!! E se for, resolva o quanto antes, pois aquece MUITO onde há conexões mal feitas, principalmente onde circula uma corrente elevada!! Para iniciar um incêndio é um abraço!!

Comece vendo pelos disjuntores lá no medidor de energia da tua casa!! E procure um técnico de verdade, formado por uma instituição reconhecida!!

Boa sorte!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, acabei de confirmar com meu pai, pois foi ele quem comprou os cabos de acordo com o que o eletricista pediu:

A minha casa fica a aproximadamente 100m da rua principal onde fica o relógio medidor, os cabos que vem do relógio medidor até minha casa fomos nós que colocamos, que são dois fases de 25mm e um neutro de 10mm até a caixa de distribuição onde estão os disjuntores informados anteriormente.

A partir desses disjuntores saem cabos de 4mm para todas as tomadas (aqui é tudo 127V) em uma fase ligada num disjuntor de 30A que alimenta o quarto e a sala e outra fase no outro disjuntor de 40A siando cabos de 6mm que alimenta cosinha e banheiro (sempre em 127V).

Ainda não sei se são os corretos, mas o eletricista disse que seriam o suficiente.

40A em 127v, você tem 5080W para banheiro e cozinha...

Contando só chuveiro elétrico e geladeira isso ai já está mais do que obviamente subdimensionado.

Não dou pitaco sobre a bitola da fiação pois ai já não é minha praia, ainda (daqui uns anos será também, se tudo der certo :rolleyes:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sorte é tudo que vou precisar na situação que estou rsrsrs.

Mas acho que vocês ainda não entenderam bem a situação.

O meu pc está ligado numa instalação separada do resto da casa, com apenas uma tv e uma lâmpada flourescente de 15W nesse cabeamento de 4mm. Será que ainda não é o suficiente para manter?

O que tenho notado é que a maioria dos problemas de desligamento acontecem a noite, durante o dia ocorre uma vez ou outra.

Quanto ao resto da casa ainda vamos trocar todos os cabos e fazer uma instalação "melhor".

Grato pela ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
....E o "eletricista" que fez a instalação aqui já fez outras sem problema nenhum, inclusive de um setor público aqui da cidade (Fórum se não me engano), ou seja, não deve ser nenhum leigo no assunto.

Deixar um fusível de 30 Amperes, em 127 Volts, para fiação do chuveiro + refrigerador, como você disse ai acima, já me mostra muito sobre a qualidade do mesmo..

Troque urgentemente... De eletricista..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, comprei cabeamento para um sobrado recentemente, e a orientação do eletricista foi a seguinte:

Bitola 16 mm no cabeamento de entrada

Bitola 10 mm no cabeamento até a caixa de disjuntores

Bitola 6 mm no cabeamento até os chuveiros ( isso em 220 V)

Bitola 4mm no cabeamento das tomadas 220

Bitola 2,5 mm tomadas normais

Bitola 1,5 mm lampadas normais

Disjuntores: 63 A na entrada

40 A chuveiros ( em 220 V)

25 A tomadas 220

Qual a podência dos equipamentos que serão conectados nas tomadas de 220 V?? São tomadas de uso específico?? É um disperdício utilizar um fio de 4 mm² com um disjuntor de 25 A!! O limite desse fio é muito maior do que isso!!

Aparelhos que operam em 220 V necessitam de pouco mais do que a metade da corrente de um aparelho que opera em 127 V para fornecer a mesma potência!! Não faz sentido utilizar um fio de 4 mm² em um circuito de 220 V e 2,5 mm² em 127 V!!

Pede para o eletrecista rever isso daí!!

Mas acho que vocês ainda não entenderam bem a situação.

O meu pc está ligado numa instalação separada do resto da casa, com apenas uma tv e uma lâmpada flourescente de 15W nesse cabeamento de 4mm. Será que ainda não é o suficiente para manter?

O que tenho notado é que a maioria dos problemas de desligamento acontecem a noite, durante o dia ocorre uma vez ou outra.

Quanto ao resto da casa ainda vamos trocar todos os cabos e fazer uma instalação "melhor".

Grato pela ajuda de todos.

Sim a situação foi entendida!! E a "teoria" do mal contato continua de pé!! Explica tudo isso e agora que tu falou que a situação piora durante a noitefaz mais sentido ainda agora!! Mais equipamentos ligados necessitem de maior corrente... o quecimento é muito maior e o resultado tu vê aí!!

Ainda acredito que o problema, além de todos os outros já citados, seja mal contato!! Conexões mal parafusadas ou emendas mal feitas!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim a situação foi entendida!! E a "teoria" do mal contato continua de pé!! Explica tudo isso e agora que tu falou que a situação piora durante a noitefaz mais sentido ainda agora!! Mais equipamentos ligados necessitem de maior corrente... o quecimento é muito maior e o resultado tu vê aí!!

Ainda acredito que o problema, além de todos os outros já citados, seja mal contato!! Conexões mal parafusadas ou emendas mal feitas!!

Sim, faria todo sentido se eu ligasse mais coisas durante a noite.

Mas durante o dia os mesmos aparalhos ficam ligados nessa fase separada (tv, pc e lampada). Ou seja, a demanda de força do dia é a mesma da noite.

Sei que depois desse aperto que estou passando, vou fazer um bom curso de eletricidade, agora quero entender a fundo como tudo funciona.

Grato pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a podência dos equipamentos que serão conectados nas tomadas de 220 V?? São tomadas de uso específico?? É um disperdício utilizar um fio de 4 mm² com um disjuntor de 25 A!! O limite desse fio é muito maior do que isso!!

Aparelhos que operam em 220 V necessitam de pouco mais do que a metade da corrente de um aparelho que opera em 127 V para fornecer a mesma potência!! Não faz sentido utilizar um fio de 4 mm² em um circuito de 220 V e 2,5 mm² em 127 V!!

Pede para o eletrecista rever isso daí!!

Sim a situação foi entendida!! E a "teoria" do mal contato continua de pé!! Explica tudo isso e agora que tu falou que a situação piora durante a noitefaz mais sentido ainda agora!! Mais equipamentos ligados necessitem de maior corrente... o quecimento é muito maior e o resultado tu vê aí!!

Ainda acredito que o problema, além de todos os outros já citados, seja mal contato!! Conexões mal parafusadas ou emendas mal feitas!!

São para ligar lavadora de louça e torneira elétrica na pia da cozinha. E todas essas bitolas são segundo a norma ABNT segundo o eletricista. Está lá, tudo instalado e entregue , mas isso é só para demonstrar a fragilidade da instalação do criador do tópico . Se houver a possibilidade de ligação em duas fases ( de 110)sugiro mudar o chuveiro para 220 V, mas a fiação da entrada sem dúvida deve ser trocada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, isso provavelmente é mau-contato.

Uma coisa que você deveria adotar já que está fazendo toda fiação nova da casa, é colocar disjuntores (dentro do quadro de distrubuição, que fica dentro da sua casa) exclusivamente para o chuveiro, cozinha, quarto, sala e tomadas de uso específico. Não misture!

Lembrando também que o condutor neutro deve ter a mesma bitola do condutor fase, e quanto maior for a distância, maior deverá ser a bitola do fio para ligar determinada carga.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, isso provavelmente é mau-contato.

Uma coisa que você deveria adotar já que está fazendo toda fiação nova da casa, é colocar disjuntores (dentro do quadro de distrubuição, que fica dentro da sua casa) exclusivamente para o chuveiro, cozinha, quarto, sala e tomadas de uso específico. Não misture!

Lembrando também que o condutor neutro deve ter a mesma bitola do condutor fase, e quanto maior for a distância, maior deverá ser a bitola do fio para ligar determinada carga.

Abraço.

Também estou achando ser mau-contato nas ligações do quarto, pois somente aqui tem problemas, a televisao na sala funciona bem, sem problemas.

Quanto ao quadro de distribuição será feito em breve, já estou providenciando isso.

Grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!