Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda para retirar o esmalte de fios de cobre


Eduardo fuchs

Posts recomendados

Ola pessoal. Espero que me ajudem a encontrar uma maneira de retirar o esmalte de fios de cobre, pra ser mais preciso são 300 pontas de fio que tenho que retirar o esmalte para estanhar. Eu estava pensando em mergulhar as pontas dos fios em algum tipo de solvente, nao faço ideia de que produto possa fazer isso. Aguardo ajuda. (se nao eu vou fica louco de descasca 300 pontas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

300 pontas! vish

Eu tinha um produto da IECCO's que fazia isso mas acabou a anos e não importei mais.

Era isso aqui:

http://portuguese.alibaba.com/product-free/wire-strippers-100905382.html

Mas hoje uso um mini maçarico maçarico para queimar o verniz, só se o fio não for menor que um 1mm. depois eu passo palha de aço(bombril, Açolan e etc.).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pena que seja dificel de achar esse produto. Só pra explica melhor, porque o pessoal deve acha que eu to ficando louco com tanto fio. Kkkk. É para um secundario e indutor de saida de fonte chaveada, cada parte do secundario e do indutor tem 50 fios em paralelo. Totalizando em 300 pontas. Amanha vou faze novos experimentos. Ate soda caustica vou usa. Rsrsrs depois posto aqui o resultado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei usar soda, mas nao funciono. A unica maneira que encontrei é queimar o fio com um mini maçarico (de fabricaçao caseira rsrs) e depois mergulhar em um cadinho com estanho deretido. Só falta fabrica um cadinho... porque o preço ta muito carro! Mas mesmo assim se alguem chegar com alguma ideia que possa ajudar, sera bem vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Soda cáustica não resolve porque é uma base(hidróxido de sódio) e das fortese não há reação com o esmalte. Além de ser perigoso porque pode ocasionar queimaduras na pele, ainda por cima tem que neutralizá-la com um ácido para formar um sal mais água. Aí sim pode-se retirar o resultado desse produto com segurança.

Cada fabricante tem a sua fórmula de esmalte de fios esmaltados. Algumas empresas vendem até material para dissolver esse esmalte. O problema é saber o fabricante dos fios. A PIrelli é um deles.

Achastes uma alternativa. Mas... se quiser tentar com um solvente para tintas, por que não tentar com aguarrás. Aguarrás tem na sua composição a terebentina que é um solvente de tintas e esmaltes. Experimente com ela mas cuidado com a manipulação dela. Use luvas e não aspire seus vapores, use viseira para não cair o produto nos olhos e faça isso em lugar arejado. E cuidado! É inflamável.

Outra alternativa é descascador de fios. Existem de diversos tipos. desde o manual até um que tem um motor. Ajusta-se o descascador e insere-se o fio para que só retire o esmalte. Tem umas engrenagens que uma vez ajustadas, elas retiram o esmalte do fio. Parecido com apontador de lápis com motor. Só que no apontador, as engrenagens estão numa posição cônica e só tem 2 ajustes: para lápis de di~emtro usual e outro com diãmetro maior. Sim!!! Ainda existem lápis a venda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra alternativa é descascador de fios. Existem de diversos tipos. desde o manual até um que tem um motor.

Eu ja vi este descascador, não me lembro onde. Era como um motor de esmeril com 2 escovas de aço que girava em sentidos opostos e se encaixavam como engrenagens. Era só por o fio esmaltado la que o esmalte era retirado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!