Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chiado


daviddatal

Posts recomendados

Olá,

É normal ter ruído quando liga o pedal/pedaleira sem plugar a guitarra?

Eu liguei o pedal de efeitos x vamp sem plugar a guitarra, quando boto distorção da chiado, quando aproximo o cabo das tomadas o chiado aumenta, quando aproximo o cabo do amplificador o chiado desaparece.

O que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal é não dar chiados em momento algum.

Quando ocorre é porque ta faltando um aterramento ou blindagem eficiente para inibir.

Cabo blindado é bom mas nem sempre é preciso ao menos que precise para resolver tal problema mas tem que ter aterramento ligado a ele para evitar o chiado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não.

Isso é sintoma de falta de blindagem em algum ponto ou vários pontos da conexão ou blindagem inadequada em um ou mais pontos da conexão.. Blindagem inapropriada ou deficiente da pedaleira também pode ser a causa. E se a pedaleira for alimentada por uma fonte deficiente, ou seja, uma fonte daquelas bem ruizinhas que vendem em camelô, aí que a coisa fica mais ruim ainda.

E o nome desse tipo de ruído não é chiado. O nome desse ruido é zumbido que em inglês tem o nome de "Hum". Isso é captação de campo da rede de 60 hz e pode ser capatado nas entradas da pedaleira ou através dos cabos. Já que eleaparece mesmo sem a guitarra ligada, pode ser da fonte de alimentação que alimenta a pedaleira. Se for fonte de camelô, tranquilo que esse zumbido venha da fonte. Geralmente, essas fontes são de meia onda e como têm uma filtragem deficiente, esse zumbido aparece. Se for umafonte de marca,pode ser que a filtragem dela esteja deficiente, capacitores secos esgotados ou algum outro problema na fonte. Pedaleiras de marca, como Boss,po exemplo, primam pela blindagem não só da pedaleira mas também pela fonte adequada e limpa. Enfim... Achar onde está o problema não é tarefa para guitarrista que não tem esse tipo de conhecimento em circuitos. Procure algum colega que tenha conhecimento sobre isso para achar ondeestá o problema. Eu só apontei alguns e suas causas.

Abração

OBS - Nâo tive a intenção de sac..%#&*... Apenas alertei você que para resolver esse tipo de problema, você tem que chamar alguém que conheça áudio, pedaleiras, fontes, e pelo menos eletrônica básica.

O som do ruído chamado chiado, é parecido com esse som... Tente falar somente a consoante "s' por um longo tempo... ssssssssssssssssssssssssssssss... Esse som é uma espécie de chiado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pesquisei e utilizei o conceito da "gaiola de Faraday", coloquei papel alumínio na parte elétrica da guitarra, inclusive no buraco onde entra o plug.

Notei que: passando o cabo perto das tomadas o hum aumentava, ao colocar a folha de alumínio entre as tomadas e a ponta do cabo o hum parava.

Conclusão: quando o plug estiver dentro da guitarra tem que ficar envolto de alumínio, não foi suficiente colocar apenas na parte elétrica, a diferença foi mais quando coloquei alumínio no buraco do jack.

Isso me deu uma ideia: vou enrolar alguns fios rca da conexão pedaleira/pc com papel alumínio, será que adianta alguma coisa?

O local está aterrado, quando coloquei um fio na carcaça da pedaleira até o fio terra não notei diferença, seria mesmo preciso blindar dentro da pedaleira?

É normal que apareça o hum quando o cabo está sem a guitarra? (com som limpo não tem hum, apenas quando coloco distorção).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...