Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Televisor Semp Toshiba TVC-6


SkyFire161

Posts recomendados

Ola!

Estou com alguns problemas em consertar este televisor Semp Toshiba Modelo TVC-6 (em cores) AM/FM.

O televisor não ligava, então resolvi instalar uma outra fonte de alimentação para ver se era esse o problema e realmente era. Então testei o trafo e ele esta funcinando bem, conclui assim que era a parte retificadora. Fiz um outro circuito retificador externo e funcionou o televisor (trafo, após a retificação indicava 15V com carga).

Pois bem, agora com o equipamento funcionando, o testei e notei que a imagem desrregulava quando o equipamento sofria algum tipo de impácto (suave mesmo). Vi que existe uma chave que serve para regular isso, mas mesmo após regulado o problema persiste.

Outra coisa, problema de última hora. Existe um pequeno circuito que é composto por um TIP30 e um regulador 7808, que serve para alimentar o painel de seleção entre TV/AM/FM. Penso que talvez os 15V estejam acima da tensão suportada por algum dos componentes.

Fui ligar a TV hoje e não ligava então fui medir a tensão desse circuito e não marcava os 8V que deveria marcar.

O circuito retificador foi feito utilizando 4 diodos 1N4007, 1 capacitor 1000uf/25v e 2 capacitores cerâmicos de 20nf.

Se alguem souber o que pode ter ocorrido no equipamento e saibam me auxíliar eu agradeço.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola de novo.

Pessoal, o problema de não ligar consegui resolver. Era uma ilha que hávia se soltado da placa mãe. Agora esta funcionando bem, mas o problema da imagem não estabilizar ainda persiste apesar de, na maioria do tempo, ela ficar normal.

Talvez eu deva fazer algum ajuste em algum dos Tripots ou mesmo trocar alguma peça que seria responsável por fazer isso com a imagem.

Aguardo ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi.

Então não há nada estragado de fato no equipamento, mas sim componente de má qualidade. Mas de resto esta tudo fucionando bem.

Outra dúvida, o cabo principal do Fly Back esta vazando, como faço para isolar ? É um cabo vermelho que vai do fly back até o tubo.

Tem, exatamente essa fuga de alta. Isso causa a interferência que tu citou.

Tenta isolar isso com cola quente, já que é no cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, silvio.a.s. Vou providenciar uma melhor vedação.

Outra coisa, quando a televisão começou a vazar, senti um cheiro e constatei que era da Tv. Isso faz mal, há algum problema em respirar isso ?

Mesmo depois de isolar com fita isolante de boa qualidade, continuei sentindo esse cheiro só que muito menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, silvio.a.s. Vou providenciar uma melhor vedação.

Outra coisa, quando a televisão começou a vazar, senti um cheiro e constatei que era da Tv. Isso faz mal, há algum problema em respirar isso ?

Mesmo depois de isolar com fita isolante de boa qualidade, continuei sentindo esse cheiro só que muito menos.

Então, a fita não resolveu. E faz mal sim pois essa fuga de AT vai derretendo o que ver pela frente, imagine tu respirar esse ar do cabo sendo "bombardeado" por faíscas de alta tensão.

Amigo, se tu conseguir um flyback novo, coloque-o ai e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

A vedação com cola de silicone pode resolver!, porém você não pode ter dó da cola! Faça como o Silvio disse: remova a fita isolante, ela não te ajudará, se você tiver uma fita de alto-fusão:

http://www.efacil.com.br/DetalheProduto.aspx?Codmer=401071&Midia=9784&utm_source=GoogleShopping&utm_medium=xml_Constru%C3%A7%C3%A3o%25&utm_content=Colas,%ADesivos%25e%25Fitas_401071&utm_campaign=0&gclid=CNzy88LGibQCFQWonQodwBsAUQ

Pode até ajudar!, mas o ideal seria passar uma "Generosa" camada de cola de silicone em volta do cabo na área do vazamento.

Esses flybacks são difíceis de ser encontrados!, talvez na Santa Efigênia (e periferia), você encontrará um "usado"....

É mais fácil de encontra-los, em sucatas nas oficinas mais antigas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!