Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review placa M4A785TD-V EVO e questões tecnicas


Posts recomendados

Valeu Ramon. Mas esse desbloqueio e esquema no Sempron 140@Athlon II X2, é garantido?
Se voce pegar um Sempron que esteja pronto para desbloqueio o desbloqueio é garantido sim!!
Eu ficaria com uma 5850, visto que a tecnologia Cross FireX não proporciona um ganho 100% adicional de desempenho na aceleração de texturas, ganho há, um ótimo ganho, mas como você mesmo disse em um de seus posts atrás a performace em games poderia aumentar de 50~80% (dependendo da placa mãe quem sabe uma % até maior), mas acredito que os 100% não conseguiria alcançar, sendo assim a taxa de transferencia de memória das duas seria inferior a taxa da 5850, por exemplo.

Além do mais, com apenas a 5850 você economizaria energia, teria suporte a nova tecnologia dx11 e poupava o aumento de temperatura no seu gabinete, pois se com uma placa de video já esquenta bastante, imagina com 2? :cool:

Realmente o consumo de energia e temperatura dissipada da 5850 é bem menor, mas po ela sozinha é melhor em desempenho que 2 4850?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal,

Estou penando para conseguir deixar meu sistema rodando sem travar até mesmo em stock...:muro:

Bem, fiz diferentes testes e agora a coisa ficou feia, pois até mesmo deixando as memórias em 1066 o micro acaba reiniciando depois de umas 10 horas de uso.

Alguém pode me ajudar???

Para facilitar segue um link com todas as imagens das opções na BIOS da Asus M4A785TD-V EVO, assim basta escrever exatamente o nome do item e o valor que devo configurar.

http://www.ocworkbench.com/2009/asus/M4A785TD-V-EVO/g4.htm

Qual seria meu objetivo?

- Estabilizar o funcionamento do sistema

- Rodar minhas memórias em 1333

- Ativar o 4º núcleo (isso é a unica coisa q consegui fazer)

- Aumentar um pouco a velocidade da GPU

Muito obrigado pelo apoio e paciência...

EDIT--

Novidade... para aqueles que ainda não compraram essa placa.... acaba de sair uma nova versão com USB 3.0

http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=Ic2Z48E0qdz0KwIU

Detalhe: Teoricamente nossa M4A785TD-V EVO também pode ter USB 3.0, basta comprar a placa PCI que é aparentemente a única diferença... :)

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Novidade... para aqueles que ainda não compraram essa placa.... acaba de sair uma nova versão com USB 3.0

http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=Ic2Z48E0qdz0KwIU

Detalhe: Teoricamente nossa M4A785TD-V EVO também pode ter USB 3.0, basta comprar a placa PCI que é aparentemente a única diferença... :)

[]'s

Mas será que pela novidade, não a trarão por R$100,00 a mais que a normal?(_(

Não é melhor mesmo, apenas comprarmos uma plaquinha PCI?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon,

O Athlon II X4 que tem cache L3 é o baseado no núcleo Deneb, e é bem difícil você achar um desses para comprar. Para ver se você tem um desses dá uma olhada sobre o processador, nos números de stepping (acho que é a segunda linha, logo abaixo do OPN). Se a terceira letra do código for um "C" o núcleo é um Deneb e você pode tentar o desbloqueio, se a letra for um "D" o seu núcleo é Propus e não tem cache L3 para desbloquear.

Então eu dei muita sorte galera, porque quando fui as ruas buscar o meu X4 Deneb, quase não tive que procurar, fui em uma loja, não tinha, mais uns 50 metros a frente eu logo achei, Deneb, R$ 215,00!!!!

E eu que achei que fosse ligeiramente comum X4 com núcleo Deneb, mal sabia que podia ir e voltar de mãos abanando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se ta pensando em desbloquear núcleos é asrock na certa, mas se quiser para overclock é asus...

as asus mantem um over bom mais fria que a asrock, mas a asrock consegue desbloquear os nucles do phenon x3 ou x2 mais fácil e tambem tem uma boa porcentagen de overclock.

voce que escolhe agora! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se ta pensando em desbloquear núcleos é asrock na certa, mas se quiser para overclock é asus...

as asus mantem um over bom mais fria que a asrock, mas a asrock consegue desbloquear os nucles do phenon x3 ou x2 mais fácil e tambem tem uma boa porcentagen de overclock.

voce que escolhe agora! :)

Pelo que pesquisei é justamente o contrário, ASRock melhor de over, Asus boa em núcleos e consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente o consumo de energia e temperatura dissipada da 5850 é bem menor, mas po ela sozinha é melhor em desempenho que 2 4850?

Ramon, não tenho certeza, mas vou me arriscar respondendo que sim. A um tempo atrás li em um forum que a tecnologia CrossFireX conseguiria aumentar em até 77% o desempenho dependendo do aplicativo e dos drivers instalados. Em alguns testes no 3DMark ouve um acréscimo de apenas 15.6%. Basta fazer uns calculos, vamos tirar como base apenas a taxa de transf. de memória que na 4850 é 64GB/s + 80% ( coloquei 80% contando a melhor das hipóteses com drivers mais avançados e uma placa-mãe com 2 ótimos slots PCI x16) = 64 + 51.2 = 115.2 GB/s (Desempenho igual ao de uma 4870 o/). A 5850 pode enviar 128GB/s, ganhando em 12.8GB/s na taxa de envio das 4850 em CrossFireX e ainda tendo todas as regalias do dx11 fora as outras coisas que conversamos mais acima. Só que você tem que observar seu bolso, enquanto a 4850 está na faixa de R$360,00 a 5850 tá na faixa dos R$910,00 (em um vendedor bonzinho). Eu pessoalmente esperaria o preço da 5850 abaixar pois não sou muito fã de CrossFireX, mas como dizem "gosto é igual ** cada um tem o seu..." :D

Ah! E Ramon, instalei o Windows 7 na minha máquina, finalmente! Parece que um dos meus pentes de memória estavam estragados, e isso tava gerando conflito na hora da instalação, daí simplesmente tentei formatar uma vez em cada pente, em slots diferentes, pra ver se não eram os slots da placa também...e voilà! Windows 7 ready! xD~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se pesquisarem no youtube: GTAIV on board vão ver vaaaarias pessoas rodando GTA IV na 3200!gente rodando Crysis e outros jogos na 3200!

E alguem conhece um lugar onde está V EVO estejá disponivel e por um preço ATÉ 350?

e a M-EVO qual as REAIS dierenças?porque até no disigner eu vi que é dierente!

Amigo dá uma ligada lá na Powercomp em São Paulo mesmo, e fala com o Renato que ele te fala se tem ou não a placa desejada. Eu já encomendei uma lá e saiu exatos R$ 350,00. O unico ponto fraco é o prazo, de 4 a 10 dias úteis para chegar la na loja deles. Já comprei varias coisas lá. E já pesquisei de tudo, 70% dos ítens estão abaixo do preço em relação a outras lojas. Por mais que eu procure acabo caindo neles e comprando la mesmo.

www.powercomp.inf.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe me dizer porque no windows seven meu processador (phenom II x4 955BE) tá marcando 800mhz no cpu-z e no cool & quiet? E não tá só marcando, realmente tá lento, demorei bastante para instalar um game aqui no pc...seria uma configuração do windows ou algum driver ou configuração da bios da minha placa-mãe? Quando eu tava com o XP tava beleza...=/

Meu windows seven é o 64bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Alguém sabe me dizer porque no windows seven meu processador (phenom II x4 955BE) tá marcando 800mhz no cpu-z e no cool & quiet? E não tá só marcando, realmente tá lento, demorei bastante para instalar um game aqui no pc...seria uma configuração do windows ou algum driver ou configuração da bios da minha placa-mãe? Quando eu tava com o XP tava beleza...=/

Meu windows seven é o 64bits.

Exatamente por causa do CnQ..

Instalação de jogo puxa pouco processamento, mas exige muito do HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente por causa do CnQ..

Instalação de jogo puxa pouco processamento, mas exige muito do HD.

Então o que eu devo fazer para manter a frequencia em 3200?

Quando eu tava usando o Xp eu deixava instalando jogo e ia jogar e ficava de boa, agora com o 7 da umas travadinha enjuada...=/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então o que eu devo fazer para manter a frequencia em 3200?

Quando eu tava usando o Xp eu deixava instalando jogo e ia jogar e ficava de boa, agora com o 7 da umas travadinha enjuada...=/

Pra que fazer isso ?

Só vai aumentar o consumo e aquecimento do seu micro e sem necessidade.

Tem bastante gente relatando problemas com o 7, com o tempo isso vai se resolver. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra que fazer isso ?

Só vai aumentar o consumo e aquecimento do seu micro e sem necessidade.

Tem bastante gente relatando problemas com o 7, com o tempo isso vai se resolver. ;)

Olhando por esse lado, você está certo, além do mais, ela não está freezada em 800mhz, quando abro um jogo ela pula pra 2100~3200 na medida que o jogo exige...só não senti firmeza pra fazer algumas coisas ao mesmo tempo, quando eu estava instalando o jogo e fui abrir o mozilla, ou fazer uma outra operação demorava um pouco. =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando por esse lado, você está certo, além do mais, ela não está freezada em 800mhz, quando abro um jogo ela pula pra 2100~3200 na medida que o jogo exige...só não senti firmeza pra fazer algumas coisas ao mesmo tempo, quando eu estava instalando o jogo e fui abrir o mozilla, ou fazer uma outra operação demorava um pouco. =P

fred1 no cd da placa mãe vem um programa chamado EPU-4 Engine , nele você pode configurar a placa-mãe para Max Power Saving (segura drasticamente o desempenho para diminuir o consumo de energia), High Performance (quando necessario ele deixa o processador na frequençia normal , no hora de jogar não tive qualquer problema de desempenho com esse modo) e Auto.

Ate +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fred1 no cd da placa mãe vem um programa chamado EPU-4 Engine , nele você pode configurar a placa-mãe para Max Power Saving (segura drasticamente o desempenho para diminuir o consumo de energia), High Performance (quando necessario ele deixa o processador na frequençia normal , no hora de jogar não tive qualquer problema de desempenho com esse modo) e Auto.

Ate +

Cara fui clicar em "max power saving" só pra testar e foi um silencio, o cooler do CPU que antes tava rodando a 5400rpm passou a rodar em 2700rpm ( silencio gostoso), ferramenta muito útil pra deixar o pc ligado baixando algo...reparei algo nos settings desse "max power saving" as opções "turn off hard disk" e "turn off screen" tão "after 20 mim", deveria deixar "never como na "high performance"? Se não me engano ele vai desligar o HD e o monitor depois de 20 mim né? Algo assim? A opção "Auto" nesse EPU-4 Engine é tipo a "high performance"? Aumenta a frequencia de acordo com a necessidade?

Outra coisa essa ferramenta Cool & Quiet faz o que? O driver dela não quis instalar com o windows 7 e eu não achei no site da asus esse driver pro windows 7 64bits...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara fui clicar em "max power saving" só pra testar e foi um silencio, o cooler do CPU que antes tava rodando a 5400rpm passou a rodar em 2700rpm ( silencio gostoso), ferramenta muito útil pra deixar o pc ligado baixando algo...reparei algo nos settings desse "max power saving" as opções "turn off hard disk" e "turn off screen" tão "after 20 mim", deveria deixar "never como na "high performance"? Se não me engano ele vai desligar o HD e o monitor depois de 20 mim né? Algo assim? A opção "Auto" nesse EPU-4 Engine é tipo a "high performance"? Aumenta a frequencia de acordo com a necessidade?

Outra coisa essa ferramenta Cool & Quiet faz o que? O driver dela não quis instalar com o windows 7 e eu não achei no site da asus esse driver pro windows 7 64bits...

Eu deixei as opções de "turn off hard disk" em "never" pra não arrisca de desligar o HD e a "turn off screen" tambem em never porque meu monitor da Sasumng vive desligando a tela sozinho (se não me engano por causa do energy star).

Não tive problemas para instalar o Cool & Quiet da Asus no Windows 7 64bits Pro, mas ele so serve pra monitoramente de Clock e tensão , que eu prefiro usar o AMD Overdrive(tambem vem no CD) pro ser mais completo e existem diversas outras opções.

Comparação dos dois programas :

coolli.th.jpg

AMD Overdrive a esquerda e Cool n Quiet da Asus a Direita.

Na questão do desemepnho das opções eu resolvi mostrar um exemplo pratico pra ficar mais claro.

Maquina de teste:

Phenom 955 BE

HD 4870 1GB

ASUS M4A785TD-V EVO

2 X 2GB DDR3 Kingston HyperX 1600Mhz CL8

Resident Evil 5 :Tudo no High , 1680 x 1050 ,4X AA, Directx 10

High Performance

highperformance.th.jpg

Max Power Saving

maxpowersaving.th.jpg

Auto

autol.th.jpg

Como pode ser observado não houve diferença entre Auto e High Performance , eu por opção propria prefiro não deixar Auto e colocar manualmente mais vai de cada um.

Obs: Achei esse cooler box do Phenom 955 bem barulhento , troquei por um CoolerMaster Hyper TX2 , a rotação dele é fixa de 2000rpm não chega a incomodar mas não tive quandes melhoras com a temperatura do Processador ,ainda tenho que fazer testes com o gabinete aberto e sem a placa de video pra ser se não ta com problema de circulação de ar pois possui dois fans de 120 frontal e traseiro da coolermaster.

Ate +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara fui clicar em "max power saving" só pra testar e foi um silencio, o cooler do CPU que antes tava rodando a 5400rpm passou a rodar em 2700rpm ( silencio gostoso), ferramenta muito útil pra deixar o pc ligado baixando algo...reparei algo nos settings desse "max power saving" as opções "turn off hard disk" e "turn off screen" tão "after 20 mim", deveria deixar "never como na "high performance"? Se não me engano ele vai desligar o HD e o monitor depois de 20 mim né? Algo assim? A opção "Auto" nesse EPU-4 Engine é tipo a "high performance"? Aumenta a frequencia de acordo com a necessidade?

Outra coisa essa ferramenta Cool & Quiet faz o que? O driver dela não quis instalar com o windows 7 e eu não achei no site da asus esse driver pro windows 7 64bits...

ae fred1, esse silêncio gostoso que você disse é tipo sem barulho nenhum né? vou pegar um pc quase igualzinho ao seu, e o grande medo agora tá sendo o barulho e o aquecimento já que, eu não manjando muito, se comprar o pc, nao sei se vou mexer muito mais nele...e quando tá sem o max power saving faz muito barulho??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu deixei as opções de "turn off hard disk" em "never" pra não arrisca de desligar o HD e a "turn off screen" também em never porque meu monitor da Sasumng vive desligando a tela sozinho (se não me engano por causa do energy star).

Não tive problemas para instalar o Cool & Quiet da Asus no Windows 7 64bits Pro, mas ele so serve pra monitoramente de Clock e tensão , que eu prefiro usar o AMD Overdrive(também vem no CD) pro ser mais completo e existem diversas outras opções.

Comparação dos dois programas :

coolli.th.jpg

AMD Overdrive a esquerda e Cool n Quiet da Asus a Direita.

Na questão do desemepnho das opções eu resolvi mostrar um exemplo pratico pra ficar mais claro.

Maquina de teste:

Phenom 955 BE

HD 4870 1GB

ASUS M4A785TD-V EVO

2 X 2GB DDR3 Kingston HyperX 1600Mhz CL8

Resident Evil 5 :Tudo no High , 1680 x 1050 ,4X AA, Directx 10

High Performance

highperformance.th.jpg

Max Power Saving

maxpowersaving.th.jpg

Auto

autol.th.jpg

Como pode ser observado não houve diferença entre Auto e High Performance , eu por opção propria prefiro não deixar Auto e colocar manualmente mais vai de cada um.

Obs: Achei esse cooler box do Phenom 955 bem barulhento , troquei por um CoolerMaster Hyper TX2 , a rotação dele é fixa de 2000rpm não chega a incomodar mas não tive quandes melhoras com a temperatura do Processador ,ainda tenho que fazer testes com o gabinete aberto e sem a placa de video pra ser se não ta com problema de circulação de ar pois possui dois fans de 120 frontal e traseiro da coolermaster.

Ate +

Pois é, também deixei tudo em never. Tentei instalar o Cool & Quiet de novo e foi beleza, acho que era pirraça do pc mesmo.

Quanto ao desempenho, não estou tendo problemas com a opção "high performance" para jogos não, também jogo o Residente na resolução 1920x1080 tudo hight, AA x4 e vai beleza, fiquei meio paranóico que os jogos estavam "instalando" mas devagar, mas depois vi que era só paranóia mesmo.

O cooler desse processador faz um pouco de barulho mesmo, ele roda bastante rápido, teve vezes que ele chegou a 6250rpm quando eu tava passando o prime95, o que é bastante insano, mas nem ligo muito pra esses ruidos.

Quando você vai em auto, pede para "calibrar", essa opção de calibrar serve pra que? Posso clicar sem medo, é algum tipo de over? To feliz apenas com a opção "High Performance" mas queria testar em auto também...

Tô com um problema, a ferramenta dxdiag não está conseguindo ler o nome da minha placa, o everest também não. Será algum driver não instalado? Ou aí também está assim?

ae fred1, esse silêncio gostoso que você disse é tipo sem barulho nenhum né? vou pegar um pc quase igualzinho ao seu, e o grande medo agora tá sendo o barulho e o aquecimento já que, eu não manjando muito, se comprar o pc, nao sei se vou mexer muito mais nele...e quando tá sem o max power saving faz muito barulho??

Over, como te respondi por PM, ruído faz, não aquela coisa que incomode bastante, mas se um pouco de ruído te incomoda você vai ter problemas, porque o cooler desse processador é "BRABO"! Eu pessoalmente até gostei da capacidade de RPM dele...:wub:

Aquecimento é só pegar um bom gabinete, e não faça como eu que peguei esse Fortrek gamer Cyclop indo na cabeça dos outros sendo que eu queria era pegar o cooler master elite 335, ele é bonito porém minúsculo e com uma arquitetura muito mau feita. Agora quando vou jogar Crysis tudo no MAX minha placa de video bate a tabela dos 83º o que me desanima de jogar. Mas daqui uns 2 meses devo trocar esse gabinete, acabei de comprar o pc e já vou trocar, tô pretendendo comprar um ASUS Vento-m2 que parece ser muito bom em relação custo~benefício.:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera finalmente consegui!! Over para 3.6Ghz estavel, com Vcore a 1.4v

as opções que foram mudadas na Bios para conseguir esse over foram

CPU Overclock = 258 original 200

PCI-E overclocking = 115 original 100

Memory clock = 533 que fica 1066Mhz original 667 que fica 1333Mhz

Memory Over voltage = 1.7v original 1.5v

HTlink = 1.6Ghz original 2.0Ghz

NB Over voltage = 1.3v

SB Overvoltage = 1.35v

Agora vamos aos resultados!!

CPU-Z

over361440x900.jpg

Teste Everest

36estavel.png

Infelizmente devido a limitações da memória não pude subir mais que 3.6Ghz pois a memória não estava aguentando subir mais, e não tinha como baixar mais o clock dela, infelizmente foi o maximo que consegui chegar por causa da memória, mas esse processador nessa placa mãe vai mais longe com uma memória 1600Mhz!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!