Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tira-dúvidas prático sobre SSDs


NyanDere

Posts recomendados

Tira-dúvidas prático sobre SSDs! Por NyanDere

Olá pessoal! Elaborei este tira-dúvidas bem prático, com informações importantes que peguei em alguns sites. É um tópico de apoio ao tópico do Guia de Compras para SSDs com informações que estão espalhadas nele. É indicado para quem não deseja ler dezenas de páginas de um mesmo tópico. Vamos lá:

SSDs são confiáveis?

Na verdade, isso depende mesmo do suporte que cada fabricante dá ao SSD, mas atualmente os SSDs chegam a ter um índice de falha igual ou menor que os HDs e por isso são compras que devem ser feitas sem medo. Quem busca confiabilidade e estabilidade ainda maior, SSDs com controladoras Marvell, Indilinx e Samsung estão no topo da lista atualmente, mas os SandForce também estão longe de serem más escolhas, e abaixo eu explico o porque.

SSDs com controladoras SandForce são problemáticos?

Eram mais problemáticos até a LSI comprar a empresa que fabricava as controladoras. Antes haviam telas azuis frequentes em vários modelos (não todas as unidades) e problemas na execução da coleta de dados velhos (garbage collection) frequentes em SSDs, mas hoje a confiabilidade e estabilidade melhorou bastante com firmwares mais novos. São boas compras atualmente, mas requer um pouco mais de pesquisa. Só não recomendo muito SSDs com essas controladoras se o seu PC usa chipsets mais antigos, os SSDs de outras controladoras lidam muito melhor com esses chipsets.

SSD dura menos ou mais que o HD?

Na realidade, chegam a falhar menos e durar mais que os HDs. Apesar da redução dos ciclos de escrita resultante da evolução do processo de diminuição de custo dos módulos NAND Flash que guardam os dados dos SSDs, as controladoras estão cada vez melhores na preservação dos módulos NAND reduzindo o write amplification e os módulos podem até suportar décadas de uso. Mesmo com um ciclo de escrita de 2000 regravações, duraria muitos anos para que um SSD falhasse por este motivo, e se um dia ele falhar, será por outros motivos. Estima-se que os SSDs possuem em média mais 10 anos de vida útil, o que é um índice mais alto que os HDs.

SSD melhora desempenho em jogos?

Na realidade isso acontece também, não são os loadings que melhoram apenas. Com a melhora no carregamento de mapas, texturas e modelos, o gargalo de dados entre o drive e a placa de vídeo diminui e a experiência de jogo fica mais fluída. A melhora principal não é na taxa de FPS e sim na fluidez do jogo.

Porque não se agarrar aos números de fábrica?

Porque eles mostram valores de leitura e escrita sequencial nas melhores condições, e não outros modos de leitura e escrita que um sistema operacional faz. A grande maioria das leituras e escritas que um sistema faz é são nos índices em 4K, que é justamente o responsável pelo maior salto de desempenho quando alguém sai de um HD para um SSD. Neste ponto os SSDs são bem parecidos. Além disso, há inúmeros cenários de leitura e escrita, com dados e blocos de diferentes grandezas, então testes mostram bem isso. Gráficos como o desse link mostram diferentes cenários:

http://www.xbitlabs.com/articles/storage/display/marvell-ssd_6.html

Compare com os números de fabrica e veja. Especificações de fábricas superficiais são como recomendação de fonte em caixa de placa de vídeo, não dá pra seguir.

SSDs podem ser utilizados como HDs normalmente?

Tirando alguns procedimentos para melhorar o desempenho desses produtos, sim, pode gravar, colocar e fazer um monte de coisas nesses drives à vontade. A única coisa que recomendo é não deixar pouco espaço em disco, diria para encher o SSD em até 80% da capacidade máxima, pois assim facilita o trabalho do garbage collection do drive preservando melhor o desempenho.

Ficarei severamente limitado usando um SSD em portas SATA II (300Mbps) ou SATA (150Mbps)?

Isso não deve ser preocupação de quem compra um SSD para o uso comum, porque isso afetaria mais velocidades sequenciais, e num sistema operacional a velocidade sequencial só é mais aproveitada por transferências de blocos de arquivos muito grandes, coisa que só seria muito importante num servidor, por exemplo. Um SO lida mesmo com blocos de menor e média grandeza, portanto é normal que a taxa média de velocidade fique abaixo dos 100MB/s em média, mas é bom lembrar em conta que isso já é de 40 a 50x mais rápido que um HD, e também há o tempo de acesso que ocorre em frações de milissegundos (nos HDs acontecem em dezenas de milissegundos), então, qualquer sistema, por mais limitado que seja, se beneficia muito bem de um SSD.

RAID vale a pena?

Entra na mesma questão anterior, não é prioridade fazer RAID pois isso só traria ganhos notáveis em velocidades sequenciais, e o sistema trabalha mais com arquivos menores. O RAID de SSDs seria uma opção válida caso precisar de mais um SSD igual o seu para ganhar espaço ou se o preço de dois SSDs sairem por menos de um único SSD com o dobro de capacidade.

O que devo levar em conta ao escolher um SSD?

Diria que são três passos, em ordem de importância:

1) O espaço, pois um SSD de maior capacidade em teoria dura mais que um mesmo modelo ou é mais rápido que um SSD de menor capacidade relativamente, apesar dessa durabilidade ser muito boa na prática e essa diferença de desempenho ser pouco perceptível.

2) Veja como é o suporte, a confiabilidade e a garantia de cada produto que você pesquisar. No Brasil eu digo que confiabilidade é um pouco mais desejável devido a dificuldade do suporte e garantia dos produtos.

3) Preço e desempenho. Pesquise os melhores preços, do Mercado Livre principalmente até as lojas de informática comuns. O desempenho merece melhor pesquisa, caso você seja um usuário mais exigente.

Bom, por enquanto são essas as coisas que devem ser levadas em conta. Este tópico está aberto a sugestões de mais pontos importantes a seremm adicionados, mas se querem tirar mais dúvidas, respondam no tópico do Guia de Compras aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/showthread.php?t=761096

Tabela dos SSDs (V3.3):

Abaixo há uma lista de SSDs e suas respectivas controladoras e chips NAND, que fiz baseando-se nos fóruns e reviews por aí. Me baseei na XbitLabs:

Tabela%20SSDs%20V3.3.png?psid=1

Fontes das informações:

http://www.overclock.net/t/1179518/seans-ssd-buyers-guide-information-thread

http://thessdreview.com/category/ssd-guides/beginners-guide/

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?271063-SSD-Write-Endurance-25nm-Vs-34nm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Dere!

Atacando na área de SSDs? É uma notícia muito boa, considerando seu conhecimento bastante afiado em hardware, sobretudo sobre fontes. Muito legal sua iniciativa em ajudar a rapaziada sobre este dispositivo que ainda é "misterioso" para a maioria.

Eu voto para que este tópico seja fixo e o cara...esse é fera! Obrigado pelos serviços prestados e que continue a compartilhar seus conhecimentos.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizei a parte da confiabilidade dos SandForce. Vocês com chipset nForce, G31 e tudo mais, se quiserem, podem sim comprar SSDs e se sentirem felizes, mas aviso para preferir SSDs de outras controladoras que os SandForce pois o suporte dos SandForce para chipsets mais antigos não é lá tão bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, talvez vocês possam me esclarecer uma duvida...

Tem a tecnologia da intel dos chipsets Z68 e Z77 que você pode usar um SSD de cache geral, e os arquivos mais acessados ficam gravados no ssd tendo o acesso na mesma velocidade (teoricamente) que os SSD tem usando o HD normal...

No caso se eu utilizar um SSD de 64GB para minha config da assinatura (estarei fazendo as ultimas alterações na quinta assim que chegar minha mobo nova) eu consigo o ganho nos loadings e na fluidez dos games que eu utilizar com mais frequencia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado... E é bom lembrar que há uma forma correta de testar os programas de benchmarking, e isso está num dos guias do Sean.

Cara, talvez vocês possam me esclarecer uma duvida...

Tem a tecnologia da intel dos chipsets Z68 e Z77 que você pode usar um SSD de cache geral, e os arquivos mais acessados ficam gravados no ssd tendo o acesso na mesma velocidade (teoricamente) que os SSD tem usando o HD normal...

No caso se eu utilizar um SSD de 64GB para minha config da assinatura (estarei fazendo as ultimas alterações na quinta assim que chegar minha mobo nova) eu consigo o ganho nos loadings e na fluidez dos games que eu utilizar com mais frequencia?

Isso acelera os programas mais utilzados, mas os dados que ficam em cache são eliminados com o tempo, fazendo que a agilidade aconteça em momentos mais aleatórios e por isso a experiência fica longe de um SSD comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
NyanDere eu tenho um inspiron 15r se, voce acha que vale a pena colocar um sandisk extreme de 240gb e usar somente ele? eu queria um caddy mas não sei onde tem para vender aqui no brasil.

o uso do meu notebook:

corel draw e internet, não uso para jogos não.

Existe este tópico aqui para responder suas dúvidas:

http://forum.clubedohardware.com.br/newreply.php?do=newreply&p=5726622

Este tópico serve mais como um apoio antes de comprar o SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Ótimo trabalho, Nyan!!!! Esse tópico tem que ir imediatamente pra lista dos fixos!!!

Só uma sugestão: seria bom acrescentar uma explicação sobre as diferenças memórias síncronas, assíncronas e toggle.

Mais alguns questionamentos...

E se ele parar de funcionar, os dados não se perderão e o drive estará completamente acessível, ao contrário do HD.

Sei não... Em alguns casos os SSDs podem simplesmente terem problemas de detecção, ou então deixar de conseguir fazer a leitura dos dados. Pelo menos foi o que aconteceu aqui com os SSDs que morreram durante este teste

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?271063-SSD-Write-Endurance-25nm-Vs-34nm

Aliás, link muito interessante para este tópico, para mim ele é a prova dos 9 sobre durabilidade de SSDs.

E mais uma sugestão: alguns SSDs que são facilmente encontrados no mercado brasileiro estão de fora da tabela: OCZ vertex Plus R2, Corsair Accelerator... Seria bom se pudesse adicioná-los!!!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns, cara. Me ajudou muito. estou pensando seriamente em comprar um SSD simples de 30 ou 32GB para usar apenas com o KIT Adobe e 1 jogo(por vez), e deixei de lado meu medo quanto ao investimento/vida útil. Como já tenho 3 HDs, considerarei muito em breve fazer essa compra. Parabéns, mais uma vez pelo artigo. Me ajudou muito. Continue atacando nessa área.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei meio triste, heheheh

Comprei o ssd da intel achando que ele era o top da balada, mas pelo que eu vi ai tem muitos melhores e do mesmo preço.

É de ficar triste com os preços dos SSDs no Brasil, comprei o meu ssd 330 60gb da intel por apenas 60 dolares. Aqui No brasil não sai por menos de 400 reais... lamentável considerando que é um produto de fácil transporte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei meio triste, heheheh

Comprei o ssd da intel achando que ele era o top da balada, mas pelo que eu vi ai tem muitos melhores e do mesmo preço.

É de ficar triste com os preços dos SSDs no Brasil, comprei o meu ssd 330 60gb da intel por apenas 60 dolares. Aqui No brasil não sai por menos de 400 reais... lamentável considerando que é um produto de fácil transporte

Intel é intel cara. Robusto e eficiente. Pode não ser o pica das galaxias em desempenho bruto, mas dificilmente vai te deixar na mão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa tabela esta errada, pois cada capacidade de armazenamento tem uma velocidade diferente exemplo sandisk de 60<120<240>480 o de 240 é o melhor deles.

Ou estou errado ?

Eu fiz diversas pesquisas e o melhor custo beneficio é o sandisk extreme 240GB, serio ele é mt bruto. o vertex 4 tb é ****, essa tabela ta toda errada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa tabela esta errada, pois cada capacidade de armazenamento tem uma velocidade diferente exemplo sandisk de 60<120<240>480 o de 240 é o melhor deles.

Ou estou errado ?

A tabela não está levando em conta capacidade dos SSDs, por isso coloquei tudo no mesmo nível no geral. Mas a regra do SSD de maior capacidade ser melhor que um de menor capacidade não vale tanto entre ssds de 240GB e 480GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Caramba, adorei as informações! Eu comprei um Memoright 60GB um tempo atras só para testar, minha placa mãe nem sata 3 é xD e adorei.

Agora resolvi fazer um up no Pc e pedi uma Asrock Z77 extreme4 + i5 3570k. que vai chegar em alguns dias. Junto no pacote peguei um SSD 60GB Corsair Force.

Só que estou pensando: Raid0... Fazer ou não fazer? Principalmente por que estou lendo algumas coisas sobre TRIM, perda de dados, ou que não funciona muito... ai fico na duvida.. Será que é melhor instalar o O.S em um deles e deixar o outro para jogo etc? Ou fazer um Raid? Pretendo usar mais para jogos mesmo, online e offline.

Detalhes:

SSD MemoRight 2.5´ 60GB SATA III MRSAD4H060GZC25CEU

SSD 60GB Corsair Force Series 3 Sata 6Gb/s 2.5

Edit: No meu caso a duvida é mais em questão de compatibilidade entre os dois SSD e sobre o TRIM, que aparentemente é suportado em Raid para o chipset, mas não sei sobre os SSD.

Obrigado e parabéns pelo tópico. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!