Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mãe danificando HDs.


Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá Colegas. Deparei-me com um caso inusitado diante da GA-G31M-ES2L rev. 2.3 causando Bad Cluster em HDs.

 

Cliente trouxe PC com histórico de travamentos, tela azul e mensagens de perda de dll ou explorer parou de funcionar. Já passou por várias assistências sem sucesso.

Como trouxe DVD original do Win7 e pediu para fazer nova instalação, não contei tempo salvando seus arquivos e formatando.

Apareceu 1° problema na hora de criar partição dizendo que disco estava danificado.

 

Coloquei HD sata novo da Seagate 160GB e tratei de trocar a fonte genérica que estava oscilando além do aceitável por uma C3Tech 350W. Troquei cabo sata.

Surgiu o 2° problema ao criar as duas partições apareceu uma com zero MB. Fiz a instalação do mesmo jeito mas cliente trouxe de volta três dias depois com mesmo problema.

 

Vai que HD estava com defeito de fábrica. Separei o mesmo para troca e coloquei um Samsung 320 GB usado e testado na máquina anterior que era da loja.

Surgiu o 3° problema ao criar as partições, apareceram duas com zero MB. Fiz a instalação e rodei o HD Tune que mostrou bad cluster apenas no início do HD.

 

Como tinha os outros dois HDs, também apareceram bad cluster só no início dos discos. Instalei na máquina da loja, descartando 5GB iniciais e rodam perfeitamente. Ao colocar na MoBo assassina ele volta a danificar mais cluster. Dei o comando sfc /scannow /f /r C: ele corrige os clustrers danificados, mas é só reiniciar para ver no visualizador de eventos e HD Tune que voltou a criar mais bad block.

 

Não uso estabilizador e nem o cliente. Testei com uma fonte Corsair 600W que tenho para testes. Reset do BIOS já no 1° HD.

 

Fico agradecido com alguma dica pois não achei nada conclusivo na Net.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok Henrique. Fiz o proposto e nada mudou. Coloquei cabo sata de outro PC que funcionava perfeitamente. Troquei portas e adianto que drive DVD, também sata, funciona sem problemas, mesmo assim troquei e desativei para teste.

 

Sempre achei que apenas fonte poderia danificar um HD. Se bem que já vi placa mãe queimar HD logo no arranque.

Também aprendi que cabo serial ATA ou IDE transferem apenas dados e não energia. Como poderiam danificar um HD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

@Pêdro Bonzinho

Desculpe discordar dessa sua tese, mas tem de haver energia para que um Hd funcione, por isso tem dois cabos ligados, um sata/IDE e outro de alimentação vindo da fonte.

Aqui ficam os valores necessários ao seu funcionamento : HDs de 2.5 normalmente utilizam a tensão de 5 v +- 2 a 3 amperes.

HDs de 3.5 trabalham a +- 12 v amperes minimos de 5.

No caso aconselho a que tira as voltagens com um voltímetro na/nas saídas da fonte.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele já trocou de fonte.

 

Parece ser algum distúrbio do controlador SATA ( um chip ) na partida do PC que faz o braço da cabeça do HD dar algum solavanco ou então alterar o sinal da cabeça magnética causando danos á superfície inicial do disco ( alguma coisa ínfima mas o suficiente para causar danos ).

 

O que poderia tentar é usar a porta IDE, que possui outro controlador, para HD IDE e ver como fica o sistema nele instalado.

 

Outra coisa que poderia tentar é reduzir a tensão do chipset sul caso o setup na BIOS ofereça essa opção. Depois seria testar novamente as portas SATA.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá

@Pêdro Bonzinho

Desculpe discordar dessa sua tese, mas tem de haver energia para que um Hd funcione, por isso tem dois cabos ligados, um sata/IDE e outro de alimentação vindo da fonte.

Aqui ficam os valores necessários ao seu funcionamento : HDs de 2.5 normalmente utilizam a tensão de 5 v +- 2 a 3 amperes.

HDs de 3.5 trabalham a +- 12 v amperes minimos de 5.

No caso aconselho a que tira as voltagens com um voltímetro na/nas saídas da fonte.

Abraço

OK amigo, eu sei que um HD precisa de energia e que ela vem da fonte e não da Placa mãe, onde a transferência via cabo serial é de apenas dados. Contudo não é o que está em questão.

Conforme disse no 1° post, estou usando uma Corsair CX 600 e testei com multímetro as tensões parada e em funcionamento e estão de acordo com os dados que você passou. A 1ª fonte fuleira estava oscilando muito e foi descartada.

A suspeita que tenho é de que esteja vindo energia/ ruído pelo cabo sata causando não a queima da placa lógica do HD e sim bad cluster.  

Parece ser algum distúrbio do controlador SATA ( um chip ) na partida do PC que faz o braço da cabeça do HD dar algum solavanco ou então alterar o sinal da cabeça magnética causando danos á superfície inicial do disco ( alguma coisa ínfima mas o suficiente para causar danos ).

Exatamente minha suspeita. Gostaria de entender como um chip de dados pode causar esse efeito no disco.

Os HDs danificado estão rodando sem problemas noutras máquinas. Isolei apenas o início do disco. Contudo permaneceu as partições zero MB.

 

O que poderia tentar é usar a porta IDE, que possui outro controlador, para HD IDE e ver como fica o sistema nele instalado.

 

Outra coisa que poderia tentar é reduzir a tensão do chipset sul caso o setup na BIOS ofereça essa opção. Depois seria testar novamente as portas SATA.

Esse BIOS oferece poucas opções  em M.I.T. que estão em default. Ajustes para CPU, PCI-E e memória. Nada achei para chipset sul. E essa MoBo tem os dois separados norte e sul.

 

Achei um HD IDE de 40GB ,pois estou "cansado" de ver HD estragar, e instalação ocorreu normal. Vou colocar um de 80GB para poder particionar e fazer testes.

Grato pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
33 minutos atrás, Mateus Chuqui disse:

@Pêdro Bonzinho estou com um problema parecido e suspeito do controlador SATA.
Qual foi o final da história? Trocou a placa-mãe?

 

Abraços

 

Ele trocou HD SATA para HD IDE evitando assim a controlada SATA que estava causando os bad blocks e passando a usar a controladora IDE que é outro CI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Henrique,

 

Pois mas isso não resolve o problema. Da apenas uma enganada. Hoje em dia é mais difícil visto que a maioria dos HDs e MBs são apenas SATA.

No meu caso o PC é um desktop Dell cuja fonte não me parece nada descente. Acho que vou trocar logo a fonte e a MB, se não for um é outro então já resolvo logo os dois...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Mateus Chuqui

 

É um quebra-galho cara para se evitar gastar grana com hardware novo.

Concordo, mas ao meu ver como é PC de cliente é melhor deixar tudo bem claro e deixar ele decidir quanto quer gastar levando em conta o uso da maquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!