Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Exercicios!


Labtele
Ir à solução Resolvido por alexandre.mbm,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Vou explicar o que eu faria:

Coloque uma questão em posts separados, com o resultado a que chegou, assim o membro que souber a questão vai te ajudar no caso específico.

Sei que pode demorar, mas melhor assim do que ficar sem resposta pra todos ao mesmo tempo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Labtele o 120<90º é uma informação. É a tensão fasorial da fonte. Você tem que calcular a corrente em cada malha. No resistor IR = 120<90º/3<0º = 40<90º amperes (corrente em fase com a tensão). No indutor IL = 120<90º/4<90º = 30<0º amperes (corrente atrasada 90º em relação a tensão). Na fonte será a soma fasorial (complexa) dessas correntes.

 

Sugiro que teste o simulador Every Circuit. É muito didático e fácil de usar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Labtele o 120<90º é uma informação. É a tensão fasorial da fonte. Você tem que calcular a corrente em cada malha. No resistor IR = 120<90º/3<0º = 40<90º amperes (corrente em fase com a tensão). No indutor IL = 120<90º/4<90º = 30<0º amperes (corrente atrasada 90º em relação a tensão). Na fonte será a soma fasorial (complexa) dessas correntes.

 

Sugiro que teste o simulador Every Circuit. É muito didático e fácil de usar.

Obrigado mas ainda não consegui calcular as correntes do circuito. Esta dando um nó na minha cabeça.

post-782206-0-44297600-1442928771_thumb.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Labtele

 

Você conhece fasores e corrente alternada? Se não conhece fica impossível muito difícil de entender.

 

Veja que R e L estão em paralelo com a fonte. Então a mesma tensão 120<90º é aplicada em L e R. Para calcular as correntes: IR = V/R e IL = V/L . Mas são fasores, correntes complexas, então para calcular a corrente na fonte temos que converter as correntes pra forma retangular, somá-las e depois convertê-las novamente pra forma de fasor (polar).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Labtele

 

Você conhece fasores e corrente alternada? Se não conhece fica impossível muito difícil de entender.

 

Veja que R e L estão em paralelo com a fonte. Então a mesma tensão 120<90º é aplicada em L e R. Para calcular as correntes: IR = V/R e IL = V/L . Mas são fasores, correntes complexas, então para calcular a corrente na fonte temos que converter as correntes pra forma retangular, somá-las e depois convertê-las novamente pra forma de fasor (polar).

FIZ ASSIM:

 

4j.I1-120<90° =0 1° MALHA

3I2-120<90°= 0 2° MALHA

4jI1=120<90°= I1 =120<90°/4j=30<0°A

3I2=120<90° = I2=120<90°/3=40<90°A

 

JOGUEI NA HP  DEU 50 ANGULO 53,13 MAS O PROFESSOR FALOU Q ESTA ERRADO!

ME AJUDEM A DESENVOLVERMO EXERCICIO?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal, Necessito muito da resolução desses exercicios. Quem puder me ajudar eu agradeço! Dependo deles para uma vaga de emprego. valeu

Será que o Sr está preparado para o tal emprego?

Suponhamos, que com toda a ajuda, até resolução de problemas... será que eu quero me tratar com um médico ou quero um conserto que o profissional tem dúvidas quanto ao seu conhecimento???

 

 

Obs: Caixa alta é falta de educação ou GRITO.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saber a corrente na fonte pode ser muito simples e logico, dispensando todas essas contas... Sinceramente, acho que esses professores gostam é de dificultar tudo...

Supondo que você tenha 2R (resistor) e 2R (indutor), qual sera a corrente e seu angulo na fonte? Simples! 45° de angulo e com valor de (2)raiz!

E se você tem 3R (resistor) e 1R (indutor)?

O resistor defasa 0° e o indutor 90°, o angulo da corrente resultante sera nesse meio, mas qual? Simples também! 67.5°! Sao 3R(0°) e 1(90°), faca regrinha de 3... E sua amplitude? E so somar a corrente no indutor no angulo de 67.5° com peso de corrente igual a 1 com a corrente do resistor nesse mesmo angulo, que no caso sera 22.5° e com peso de 1/3...

A resposta disso sera 1.05144... É o valor da corrente!

O que eu usei pra calcular? Nada alem das 4 operacoes basicas e um pouco de logica... E formula? Nenhuma! Teoremas? Kkkkkkk

Assim posso calcular o angulo de defasamento e a amplitude da corrente para qualquer valores desse circuito...

Se os estudantes aprendessem assim, pode ter certeza que os engenheiros de hoje seriam 10x melhor! porque isso deixaria de ser complexo e decoreba! Passaria a ser pratico, logico, rápido e eficiente!

Indutor 4R e resistor 3R o angulo da corrente na fonte seria de 38.57°!

Será que o Sr está preparado para o tal emprego?

Suponhamos, que com toda a ajuda, até resolução de problemas... será que eu quero me tratar com um médico ou quero um conserto que o profissional tem dúvidas quanto ao seu conhecimento???

Obs: Caixa alta é falta de educação ou GRITO.

Repense... Pra que você precisa estudar biologia na escola se voce sera um engenheiro mecanico? Pra que você precisa fazer uma prova com questoes de tudo quanto é tipo de area so pra cursar uma unica area?

Supondo que eu seja extremamente super dotado em eletronica, porém fosse pessimo nas demais areas, essa prova seria uma pedra no meu caminho, enquanto que um outro que fosse bom nas demais areas, e na eletronica fosse mediano, pode pegar o meu lugar....

Se eu, superdotado em eletronica ganhasse dele, poderia cursar e sair de la um profissional muito melhor que ele, que so conseguiu por conta das demais area... Eai? Cade a justica?

então nao e bom julgar... Nao sabemos o interesse final dele!

Nao é ético...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@mroberto98

Por um acaso também sou formado em mecânica industrial.

Não estou julgando, apenas observando quanto a depender de um forum a dependência de sanar dúvidas para entrar numa colocação de trabalho.

Acha correto?

Ninguém vai te ajudar pra tirar uma OAB, CRM, CREA...Etc, se não tiver o conhecimento considerado o mínimo para isto... , ou seja, tem que saber e não apenas decorar.

 

E cuidado com o que indica:

Nunca vi um indutor de 1R... 

Por um acaso a indutância não seria em H (henries).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meu texto nao e formal, se a unidade esta em ohm, espero que todos compreendam que estou falando da reatancia indutiva... Se estamos em fasores, quem é que nao entendera isso?

Então explica antes pra não ter confusão!

Nem todos tem o seu grande conhecimento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FIZ ASSIM:

 

4j.I1-120<90° =0 1° MALHA

3I2-120<90°= 0 2° MALHA

4jI1=120<90°= I1 =120<90°/4j=30<0°A

3I2=120<90° = I2=120<90°/3=40<90°A

 

JOGUEI NA HP  DEU 50 ANGULO 53,13 MAS O PROFESSOR FALOU Q ESTA ERRADO!

ME AJUDEM A DESENVOLVERMO EXERCICIO?

 

Não está errado.

 

@mroberto98 não tem complicação nenhuma. Isto é trigonometria básica (Teorema de Pitágoras) ensinada no ginásio.

 

https://wiki.ifsc.edu.br/mediawiki/images/9/92/Num_Complexos_Prep_Tec.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

.... Supondo que você tenha 2R (resistor) e 2R (indutor)....

Sinceramente, a pessoa que nao entender que o "2R (indutor)" se refere a sua reatancia, nem deveria ler a minha explicacao.... Se nao sabe disso, imagine a minha explicacao...

Amigo, sinceramente também.

Chegou onde eu queria quando escrevi o post #12.

Muito "técnico" não conhece nem as grandezas, quanto mais as suas unidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não está errado.

@mroberto98 não tem complicação nenhuma. Isto é trigonometria básica (Teorema de Pitágoras) ensinada no ginásio.

https://wiki.ifsc.edu.br/mediawiki/images/9/92/Num_Complexos_Prep_Tec.pdf

voce esta certo disso? então faca a solucao do problema passo a passo pra vermos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Labtele o 120<90º é uma informação. É a tensão fasorial da fonte. Você tem que calcular a corrente em cada malha. No resistor IR = 120<90º/3<0º = 40<90º amperes (corrente em fase com a tensão). No indutor IL = 120<90º/4<90º = 30<0º amperes (corrente atrasada 90º em relação a tensão). Na fonte será a soma fasorial (complexa) dessas correntes.

Sugiro que teste o simulador Every Circuit. É muito didático e fácil de usar.

voce nao solucionou, qual é a corrente e sua fase na fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Labtele

 

 

 

Talvez o professor não considere aproximações, apenas valores exatos. Precisamente, o ângulo de fase da corrente na fonte seria F5Rua4D.gif:

 

 

 

QfVAVjy.gif

 

 

 

É possível também que ele queira explicações escritas na resolução do exercício, como menções às Leis de Kirchhoff e de Ohm na forma complexa.

 

 

 

@EDIT

 

 

Cuidado para não se enganar. O ângulo da impedância vista pela fonte é arctg(3/4), enquanto o da corrente na fonte é arctg(4/3).

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles nao precisam aprender mais matematica, eles precisam é aprender mais sobre o assunto! Aprender trigonometria e simplesmente aplicar a algo nao é saber eletronica! É decoreba...

Está no post #18 Z = 30 + 40j => |Z|2 = 302 + 402 => |Z| = 50 e ɸ = arctg (4/3) ≈ 53,13º .

Penso que os estudantes no Brasil precisam aprender mais matemática, inclusive nosso governo que não sabe somar um orçamento. Mas isso já é off topic.

"|Z|2 = 302 + 402 => |Z| = 50"

A impedencia nao seria:

R x xL / raiz(R2+xL2) = 4 x 3 / 25 = 2.4!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!