Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação Windows 7 Notebook ASUS X541N


Posts recomendados

Estou há alguns dias tentando formatar o meu notebook Asus X541N (4gb de Ram) com o Windows 7.

O notebook veio de fábrica com o Windows 10.

- Já fiz um CLEAR CMOS
- Já atualizei a BIOS para a ULTIMA VERSÃO
- Já desabilitei o SECURE BOOT CONTROL
- Já desabilitei o FAST BOOT

- Em Boot não há a opção de CSM
- Já desabilitei a REDE
- Em SATA Configuration só existe a opção AHCI (não sendo possível optar por IDE)
- A Bios reconhece o HD(só consegui formatar o mesmo colocando ele em outro computador, tentei novamente colocar ele no noteokk e nada, tentei instalar o sistema windows 7 nele, mas não reconhece o sistema quando liga o computador, indo direto para a Bios)
- Mesmo excluindo todas as partições do HD de 500gb, o mesmo só aparece 460gb livres
-Fiz um ISO do Windows 7 em um Pendrive, porém ele começa a carregar os arquivos (windows is loading files...) e congela quando aparece Starting Windows, já testei a ISO em um PC e funcionou, mas no notebook, nada.
- Novamente em Boot não aparece a opção de iniciar pelo sistema operacional que instalei com o HD do notebook como slave, Ao tentar adicionar uma NOVA opção de BOOT o HD não é listado
- Internal Pointing Device, Wake On Lid Open, Intel Virtualization Technology, VT-d, já tentei com todas as variações possíveis de Enable e Disable.
- Já abri, limpei e testei memória e HD

Alguém tem um luz no fim desse túnel que não seja um trem?
Estou a uma semana na batalha com esse notebook e não consigo uma solução para instalar o Windows 7 nele, agradeço desde já a ajuda.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse negócio de formatar em uma máquina e colocar em outra não funciona, talvez esteja faltando os drivers da controladora nessa mídia, você não fez as midias de recuperação da instalação? Veio alguma midia de instalação do windows. Você disse que resetou a bios, sem quer ofender, tirou a bateria da placa-mãe ou do NB?

Sobre a capacidade de 500 GB essa é a comercial, mas a real é menos devido a cada megabyte ser igual a 1024 e não 1000 como dizem e muitos pensam. Está usando o driver de dvd para instalar? O fato de colocar em outra máquina e funcionar não isenta de defeito seu leitor ótico, a gravação da midia seja pen ou dvd, por isso que sugeri caso tenha usar a midia de recuperação nem que seja para voltar para o windows anterior e poder pesquisar melhor o que está havendo.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, misterjohn disse:

Esse negócio de formatar em uma máquina e colocar em outra não funciona, talvez esteja faltando os drivers da controladora nessa mídia, você não fez as midias de recuperação da instalação? Veio alguma midia de instalação do windows. Você disse que resetou a bios, sem quer ofender, tirou a bateria da placa-mãe ou do NB?

Sobre a capacidade de 500 GB essa é a comercial, mas a real é menos devido a cada megabyte ser igual a 1024 e não 1000 como dizem e muitos pensam. Está usando o driver de dvd para instalar? O fato de colocar em outra máquina e funcionar não isenta de defeito seu leitor ótico, a gravação da midia seja pen ou dvd, por isso que sugeri caso tenha usar a midia de recuperação nem que seja para voltar para o windows anterior e poder pesquisar melhor o que está havendo.


Fala ai chefe, 

Tirei a bateria da mobo. 
Esto instalando pelo pendrive.
"Sobre a capacidade de 500 GB essa é a comercial" - To sabendo, só achei a perda muito grande.
Não veio mídia de recuperação nem de SO.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então você cometeu o mesmo erro da maioria, não criou a mídia de recuperação já que não vem pronta com o nb; eu a primeira coisa que faço ao trocar o nb e fazer isso, criar a midia de recuperação, os nbs tem a partição de recuperação instalada em uma partição oculta, que é ativada pelo Windows caso o sistema esteja "quadrado" mas funcionando, agora quando o crepe é geral, não dá boot, etc, ai usa-se a midia de recuperação, como você não tem, existem dois meios de obter, o primeiro é entrar em contato com a LG e solicitar uma iso ou pedir aqui e em outros locais de quem tiver um aparelho igual ao seu, fornecer uma cópia. Provavelmente essa partição oculta ainda está presente no hd, mas ela só funciona com o windows instalado, ao formatar os vínculos que acionavam a mesma foram destruidos, então em uma próxima formatação, exclua ela e some esse espaço ao disco para ser utilizado porque o conteudo não servirá para mais nada.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, misterjohn disse:

Então você cometeu o mesmo erro da maioria, não criou a mídia de recuperação já que não vem pronta com o nb; eu a primeira coisa que faço ao trocar o nb e fazer isso, criar a midia de recuperação, os nbs tem a partição de recuperação instalada em uma partição oculta, que é ativada pelo Windows caso o sistema esteja "quadrado" mas funcionando, agora quando o crepe é geral, não dá boot, etc, ai usa-se a midia de recuperação, como você não tem, existem dois meios de obter, o primeiro é entrar em contato com a LG e solicitar uma iso ou pedir aqui e em outros locais de quem tiver um aparelho igual ao seu, fornecer uma cópia. Provavelmente essa partição oculta ainda está presente no hd, mas ela só funciona com o windows instalado, ao formatar os vínculos que acionavam a mesma foram destruidos, então em uma próxima formatação, exclua ela e some esse espaço ao disco para ser utilizado porque o conteudo não servirá para mais nada.

 

No caso na ASUS né?
Vou ver se encontro no site deles.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, misterjohn disse:

Não acredito que esteja no site, deveria estar, acredito que tenha que haver uma solicitação; peça aqui também se alguém tiver um notebook do mesmo modelo deve funcionar.

Bacana, mas depois de qualquer forma ainda terei que instalar o o Windows 7 nele, A formatação do HD eu só fiz após testar tudo o que relatei e não conseguir instalar o Win 7, dai tirei o HD e formatei em outra máquina.
Ainda continuarei com o problema de não conseguir instalar o Win 7. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a minha falha, é Asus não LG....sobre não ter suporte eu ouvi o mesmo da ACER em relação ao windows XP que eu queria instalar em lugar do Windows 8 que veio nele. Usei um programa de identificação interna, levantei os dados reais dos fabricantes, instalei o XP, fui nesses sites e baixei os drivers, quando resolvi vender ele, usei as midias de recuperação e reinstalei o original que veio junto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É provável que o firmware não tenha mais suporte ao CSM. Nesse caso, o sistema operacional obrigatoriamente precisa iniciar via UEFI. Visto que o Windows 7 foi desenvolvido usando como base a versão 2.0 da especificação UEFI, que hoje é peça de museu, para que perder tempo? O que não serve no Windows 10?

 

Apenas um lembrete: o Windows precisa ser 64-bit, do contrário não funcionará com UEFI.

 

EDIT

 

17 horas atrás, simeao disse:

-Fiz um ISO do Windows 7 em um Pendrive, porém ele começa a carregar os arquivos (windows is loading files...) e congela quando aparece Starting Windows, já testei a ISO em um PC e funcionou, mas no notebook, nada.

 

Ahh, isso é normal. O Windows 7, mesmo no modo UEFI, usa chamadas INT 10h (Wikipedia aqui) para lidar com o vídeo até o driver nativo ser carregado. Visto que o CSM não está presente, a tela fica travada. Não há o que fazer. O Windows 7 é um sistema obsoleto, cujo suporte a UEFI nos dias atuais é muito precário. Qualquer Windows a partir do 8 não terá esse problema. Portanto: use Windows 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Marcos FRM disse:

É provável que o firmware não tenha mais suporte ao CSM. Nesse caso, o sistema operacional obrigatoriamente precisa iniciar via UEFI. Visto que o Windows 7 foi desenvolvido usando como base a versão 2.0 da especificação UEFI, que hoje é peça de museu, para que perder tempo? O que não serve no Windows 10?

 

Apenas um lembrete: o Windows precisa ser 64-bit, do contrário não funcionará com UEFI.

 

EDIT

 

 

Ahh, isso é normal. O Windows 7, mesmo no modo UEFI, usa chamadas INT 10h (Wikipedia aqui) para lidar com o vídeo até o driver nativo ser carregado. Visto que o CSM não está presente, a tela fica travada. Não há o que fazer. O Windows 7 é um sistema obsoleto, cujo suporte a UEFI nos dias atuais é muito precário. Qualquer Windows a partir do 8 não terá esse problema. Portanto: use Windows 10.

 

Você diz tudo isso e eu acredito totalmente face ao seu conhecimento evidente, mas eu usei o windows XP durante mais de 10 anos, relutei para aderir ao 7, só fiz isso quando não teve mais como, tentei o windows 10 mas não gostei, evidente que iria me acostumar, mas o Windows XP e o Windows 7 até que são parecidos, mas o W10 muda muito.

Vou fazer uma analogia para poder expressar meu ponto de vista, a VolksWagen criou o Fusca na década de 40 (em 1943) e até 2003 foi fabricado no Brasil (mais de meio século) e nesse interim teve algumas mudanças mas manteve praticamente a aparência, depois foi relançado com o nome de novo Beatle, esses sistemas do widows não poderiam manter a aparência externa, mesmo que mudasse totalmente internamente? Eu digo isso porque o windows ou qualquer sistema operacional é como uma tinta de fundo, a principal é que vai aparecer, ou seja ninguém compra um pc para ficar navegando nas interfaces do windows, como eu agora, estou aqui no FCH, depois mudo para o Facebook, depois abro os e-mails (Windows Live), ai retorno ao FCH ou FaceBook ou qualquer outro lugar; ou então começo a mexer com alguns vídeos, nesse tempo todo só olhei para a cara do windows após ligar o computador....claro que tem muito de marketing para não perder o mercado, mas é o que eu penso.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM

22 horas atrás, Marcos FRM disse:

É provável que o firmware não tenha mais suporte ao CSM. Nesse caso, o sistema operacional obrigatoriamente precisa iniciar via UEFI. Visto que o Windows 7 foi desenvolvido usando como base a versão 2.0 da especificação UEFI, que hoje é peça de museu, para que perder tempo? O que não serve no Windows 10?

 

Apenas um lembrete: o Windows precisa ser 64-bit, do contrário não funcionará com UEFI.

 

EDIT

 

 

Ahh, isso é normal. O Windows 7, mesmo no modo UEFI, usa chamadas INT 10h (Wikipedia aqui) para lidar com o vídeo até o driver nativo ser carregado. Visto que o CSM não está presente, a tela fica travada. Não há o que fazer. O Windows 7 é um sistema obsoleto, cujo suporte a UEFI nos dias atuais é muito precário. Qualquer Windows a partir do 8 não terá esse problema. Portanto: use Windows 10.


 
Alguém mais tem alguma sugestão do que pode ser tentado para instalar o Windows 7?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

19 horas atrás, misterjohn disse:

 

Você diz tudo isso e eu acredito totalmente face ao seu conhecimento evidente, mas eu usei o windows XP durante mais de 10 anos, relutei para aderir ao 7, só fiz isso quando não teve mais como, tentei o windows 10 mas não gostei, evidente que iria me acostumar, mas o Windows XP e o Windows 7 até que são parecidos, mas o W10 muda muito.

 

 

 

São casos diferentes. Na transição XP->Vista/7, todo o parque de máquinas usava BIOS.

 

Na transição 7->8/8.1/10 houve uma mudança enorme: BIOS->UEFI. Enquanto o CSM era oferecido pelos firmwares, estava tudo certo, pois o CSM é um BIOS emulado para que sistemas operacionais obsoletos continuem funcionando. Agora, dez anos depois do Windows 7 ter sido lançado, quando está quase encerrado seu suporte, os fabricantes de hardware estão removendo o CSM: isso significa que não há mais suporte a nenhuma interface do tempo do BIOS. E isso quebra o suporte precário do W7 a UEFI, pois ele ainda requer o CSM mesmo nesse modo.

 

Solução para isso foi implementada a partir do Windows 8.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
Em 23/04/2019 às 18:52, simeao disse:

@Marcos FRM


 
Alguém mais tem alguma sugestão do que pode ser tentado para instalar o Windows 7?

 

Ainda está com este problema? passei por isso tb. O segredo é criar a mídia botavel pelo ZE installer da Asus. Só assim vai conseguir instalar o win7. Terá que ter  a iso num DVD, pois ele converte do DVD para USB. E te desejo boa sorte depois para instalar os drivers. O meu ASUS Vivobook só tem Win10 no site. to quebrando a cabeça para instalar alguns drivers, mas tá rodando o win 7 de boa, abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!