Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

STK 4142 II e transformador


Leo3102

Posts recomendados

Olá, como vão?

Sou novo por aqui e este é meu primeiro tópico por que busquei na internet e não consegui encontrar uma solução para meu problema.

 

A questão é a seguinte: Eu tenho duas peças de um som antigo da Sony que joguei fora a bastante tempo, procurei na internet o modelo e me parece ser o LBT 35w (uma placa contendo o C.I STK 4142 II STEREO AMPLIFIER e um transformador). Eu queria entender como funcionam essas peças e se é possível montar um som somente com esses dois componentes.

 

Não sei praticamente nada de eletrônica, e sempre fiz minhas gambiarras baseados em posts de fóruns como este aqui.

 

Outra funcionalidade que eu queria para o transformador seria ligar algumas ventoinhas para refrigerar meu PC e gostaria de saber se existe alguma maneira de descobrir como ligá-lo e descobrir a tensão de entrada e saída por que nele não tem um modelo ou numeração de fábrica (só esse código: 1-450-840-21 MADE IN MALAYSIA IK 343 TK), ele me parece ter várias saídas de tensão.

 

Se alguém puder ajudar em alguma das duas dúvidas minha eu agradeço. Vou tentar adicionar fotos no post.

 

1588072887_Screenshot_20200417-1334593-01.thumb.jpeg.22e0e3c7451011928b2b817646e9a2c3.jpeg

 

Essa placa me parece estar simples para ligar, a esquerda ligo a fonte e na direita tem entrada do sinal de áudio STEREO e a saída STEREO também, só que tem mais um fio no canto esquerdo, ao lado dos 6 fios que não sei ao certo, mas parece ser o ground ou aterramento, estou correto?

1167178226_Screenshot_20200417-1259052.thumb.png.251b774cbd99c501f6b10a5d73c1776e.png

 

922973501_Screenshot_20200417-1332272.thumb.png.5b7fe4b8d0ca8487133e9a4a537cb9a1.png

 

 

Enfim, eu gostaria de dicas para testar esses componentes. Eles estão funcionando por que eu usava o som antigamente, mas deixei guardado essas peças e joguei o resto fora por que ele estava com problema na entrada de áudio, mas a rádio funcionava... Foi inguidade minha, mas agora quero tentar recuperar por que esse C.I é muito bom, o som era excelente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem vindo ao forum...

bom, voce tem o principal, que é a placa do amplificador e o transformador para alimenta-lo. só está faltando o dissipador de calor.

 

o próximo passo é descobrir onde vai a alimentação e as  entradas e saidas de audio. 

o conector com tres fios é a entrada, e a alimentação( transformador ) deve ser neste conector do meio. as saidas vai ligado a estas duas bobinas ... veja se na placa( parte de cima ou em baixo) não tem especificando...

 

como o transformador é do próprio som, acredito que o conector da placa dele vai direto neste conector do meio da placa do amplificador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Airtonarl @Airtonarl @Airtonarl  @Airtonarl

Show de bola!

O dissipador eu arrumo fácil, agora eu também achei que esse conector de três fio ia direto na placa do transformador, mas não coube, no transformador tem 4 pinos.

 

Você sugere alguma maneira para eu ligar o transformador em 110 volts por que com isso a saída eu testo com o multímetro. Estou com medo de ligar errado. O som funcionava no 110.

 

Esses buracos com a solda me parece ser a entrada de energia:

348927445_Screenshot_20200418-1016162.thumb.png.cbe127fbbdd2bbcb40483d54d3cd4d5b.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Leo3102 disse:

Essa placa me parece estar simples para ligar, a esquerda ligo a fonte e na direita tem entrada do sinal de áudio STEREO e a saída STEREO também, só que tem mais um fio no canto esquerdo, ao lado dos 6 fios que não sei ao certo, mas parece ser o ground ou aterramento, estou correto?

O soquete de 4 fios é a entrada. 

As saídas para alto falantes e entradas para fonte vão no soquete maior. 

 

2 horas atrás, Leo3102 disse:

Você sugere alguma maneira para eu ligar o transformador em 110 volts por que com isso a saída eu testo com o multímetro. Estou com medo de ligar errado. O som funcionava no 110.

Foi retirada a chave de mudança de tensão. O fio da tomada ia ligado junto a chave. 

Testando a continuidade do trafo se descobre como faz a ligação para 110V ou 220V. 

 

Ainda falta a fonte, não tô vendo os diodos e capacitores ali naquela plaquinha. Logo assim do jeito que tá não dá pra ligar ao amplificador. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Renato.88 disse:

O soquete de 4 fios é a entrada. 

As saídas para alto falantes e entradas para fonte vão no soquete maior. 

 

Foi retirada a chave de mudança de tensão. O fio da tomada ia ligado junto a chave. 

Testando a continuidade do trafo se descobre como faz a ligação para 110V ou 220V. 

 

Ainda falta a fonte, não tô vendo os diodos e capacitores ali naquela plaquinha. Logo assim do jeito que tá não dá pra ligar ao amplificador. 

Tem esses diodos pequenos aqui:

 

1442725234_Screenshot_20200418-2042234.png.93ea2b045e3afba0dbf907e32593e6a4.png

 

Obs.: A placa do amp tem um socket de 6 pinos e o transformador também, mas os conectores não são do mesmo tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Leo3102 disse:

Obs.: A placa do amp tem um socket de 6 pinos e o transformador também, mas os conectores não são do mesmo tamanho.

como o amigo @Renato.88 disse, entre o transformador e a placa do amplificador tem uma fonte...  

terá que conseguir ou contruir uma com 4 diodos de pelo menos 3 amperes e capacitores de no minimo 2200 uf / 35v.

 

a fonte terá que ser simetrica ( +Vcc, GND,  -Vcc )...

 

tambem pode usar uma ponte retificadora em vez dos diodos.

 

 

 

adicionado 32 minutos depois

conector 7 pinos da placa do amplificador :

3 - ( saida canal L )

4 - ( - Vcc )

5 - ( + Vcc )

6 - ( saida canal R )

7- ( GND )

 

conector 3 pinos da placa do conector:

1 - ( entrada canal L )

2 - ( GND )

3 - ( entrada canal R )

 

conector 7 pinos da placa do transformador:

5 - ( AC1 )

6 - ( center tape )

7 - ( AC2 )

 

 

1.PNG

2.PNG

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leo3102 disse:

Tem esses diodos pequenos aqui:

Esses parecem ser da fonte negativa que alimentava o display. 

A parte que falta estava na placa do radio, que foi jogada fora. 

 

O esquema postado pelo amigo @Airtonarl parece ser bem parecido com as suas placas, até serve mas tem algumas diferenças. 

 

Ali no esquema mostra que para o STK4142II a tensão de alimentação fica na casa do 36V. Então os capacitores devem ser de 4700uF/50V.

 

Os CIs da linha STK sempre tem um pino de mute, é até possível ver ali no esquema. 

É necessário conectar em algum lugar, seja no negativo ou positivo para liberar o amplificador. 

Nos aparelhos da Sony eles são usados pra cortar a saída quando o aparelho é desligado, visto que a fonte é direto na tomada. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Onde eu consigo um esquema dessa fonte de 36 volts simétrico? Ou então algum lugar que me ensine a calcular os componentes.

 

Só falta isso pra eu conseguir resolver o amp.

 

O transformador tem as seguintes saídas em corrente alternada:

9  23  5  29  55  15  30  20

E pode combinar as saídas para ter a tensão desejada?

Eu estou até pensando se é possível fazer uma fonte ajustável com esse transformador, ia ser show de bola.

 

Qualquer ajuda agora será muito bem vinda, vocês são fera, valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Leo3102 disse:

O transformador tem as seguintes saídas em corrente alternada:

9  23  5  29  55  15  30  20

Com certeza você deve encontrar duas tensões destas iguais em corrente alternada... Verifique estas próximas de 25v... Meça a tensão CA do pino 14 da saída do transformador para os pinos 13 e 15...

 

50 minutos atrás, Leo3102 disse:

Onde eu consigo um esquema dessa fonte de 36 volts simétrico? Ou então algum lugar que me ensine a calcular os componentes.

Veja aqui: 

http://www.videorockola.com/proyectos-electronicos/fuentes/fuentes-de-poder-simetricas-de-diferentes-tamanos-2/

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 @Airtonarl sim eu medi errado, e sim tem as tensões repetidas, vou dar uma olhada no site. Estou olhando uns vídeos para entender o funcionamento da fonte. Estou olhando um sobre o ripple por que isso pode ser um problema na fonte, quero elaborar uma fonte mais estável...

Para reduzir essa ondulação posso colocar capacitores em paralelo ou em série? E esse esquema de fonte chaveada, como funciona? Sei que estou fazendo muitas perguntas, mas estou gostando de aprender mais sobre esse assunto.

Obrigado mais uma vez. 

adicionado 58 minutos depois
agora, Leo3102 disse:

@Renato.88 @Airtonarl sim eu medi errado, e sim tem as tensões repetidas, vou dar uma olhada no site. Estou olhando uns vídeos para entender o funcionamento da fonte. Estou olhando um sobre o ripple por que isso pode ser um problema na fonte, quero elaborar uma fonte mais estável...

Para reduzir essa ondulação posso colocar capacitores em paralelo ou em série? E esse esquema de fonte chaveada, como funciona? Sei que estou fazendo muitas perguntas, mas estou gostando de aprender mais sobre esse assunto.

Obrigado mais uma vez. 

Descobri que precisarei usar um regulador de tensão pra ter uma variação menor de ripple. Muito bem.... Estou chegando lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leo3102 disse:

Para reduzir essa ondulação posso colocar capacitores em paralelo ou em série? E esse esquema de fonte chaveada, como funciona? Sei que estou fazendo muitas perguntas, mas estou gostando de aprender mais sobre esse assunto.

Sim, é importante e interessante você aprender sobre o funcionamento das fontes. 

Mas no caso desse tipo de amplificador, a fonte pode ser simples conforme é mostrado no esquema do aparelho. 

Vai precisar apenas de uma ponte retificadora (serve a pronta ou a feita com diodos avulsos) e os dois capacitores de 4700uF/50V mencionados no esquema.

 

1 hora atrás, Leo3102 disse:

Descobri que precisarei usar um regulador de tensão pra ter uma variação menor de ripple. Muito bem.... Estou chegando lá.

Pra esse amplificador não precisa. 

 

E quanto as fontes chaveadas, elas estão mais voltadas a eletrônica digital. O que não é o caso. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
6 horas atrás, Renato.88 disse:

Você não mencionou os capacitores da fonte, por isso a chiadeira. 

Hey there, agora ele ta alto, mais ta roco, porém eu não botei o potenciometro pois o que eu tenho ta ruim ;-;

E onde eu moro é difícil achar peças, ninguém vende. ._.

 

Tenho uma dúvida

O roco do som poderia ser a falta de potenciometro ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Gustavo Dettmann disse:

O roco do som poderia ser a falta de potenciometro ou não?

Sim, pra você ajustar o volume. 

Se deixar o sinal todo livre vai distorcer. 

Pode usar dois resistores e fazer um "potenciômetro com um volume só" 

Dessa maneira:

6b6e0b28312a3590640cf20b54fe950854299558

Retira do resto que sobrou do rádio. 

Dois de 47k vão lhe servir. Resistores iguais deixam o volume na metade. 

A parte com o sinal de - é o GND. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Renato.88 disse:

Sim, pra você ajustar o volume. 

Se deixar o sinal todo livre vai distorcer. 

Pode usar dois resistores e fazer um "potenciômetro com um volume só" 

Dessa maneira:

6b6e0b28312a3590640cf20b54fe950854299558

Retira do resto que sobrou do rádio. 

Dois de 47k vão lhe servir. Resistores iguais deixam o volume na metade. 

A parte com o sinal de - é o GND. 

Certo,

 

E o potenciomentro de 3 terminais?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

16 horas atrás, Renato.88 disse:

Sim, pra você ajustar o volume. 

Se deixar o sinal todo livre vai distorcer. 

Pode usar dois resistores e fazer um "potenciômetro com um volume só" 

Dessa maneira:

6b6e0b28312a3590640cf20b54fe950854299558

Retira do resto que sobrou do rádio. 

Dois de 47k vão lhe servir. Resistores iguais deixam o volume na metade. 

A parte com o sinal de - é o GND. 

1.Rapaz, pode me dizer como faz a ligação no amplificador? Kkk.

Nao deu muito certinho ;-;

 

Acho que este topico tem mais perguntas que nos outros kkk

 

2.O amplificador esquenta a ponto de queimar o dedo quando está funcionando?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Então, estou de volta.

Quem é vivo sempre aparece né? kkkkk

por favor não fechem o tópico ainda por que eu vou terminar de montar o meu aqui

eu acabei deixando de lado, mas com as informações que eu tenho agora, inclusive com as fotos da placa do outro amigo aí eu acredito que vou conseguir montar o meu.
eu não cheguei a ligar nada no meu STK, por isso acredito que ele ainda funciona kkkkkkk se não eu já tinha queimado ele também.

assim que eu conseguir comprar os diodos e capacitores eu monto, faço um vídeo e posto aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, olhando com mais cuidado me deparei com uma dúvida:

Neste esquema que o @Airtonarl mandou existem apenas dois capacitores, um de 4700µf 42V e outro de 3300µf 35V, porém na foto que o Gustavo Dettmann mandou existem 4 capacitores (2 pretos e 2 azuis grandes), qual é o correto?

Esquema do Airtonarl (alterado por mim):

96220117_fonteretificado.png.584f117809a6c273fe276d1d52f1ad97.png

 

Será que é necessário esses dois capacitores indicados nas setas amarelas?

E pode ser qualquer diodo retificador ou tem que ser algum específico, se for ponte com 4, qual especificação eu uso?

 

Complementando minha pergunta: Achei essa fonte com um capacitor de 5000µf 50V, tem alguma utilidade pra mim neste projeto? Obs.: Não sei a especificação dos diodos pois apagou

 09371cda-97cb-4df3-b8da-d57a682a5e02.thumb.jpg.f95d8141c76fb819a5b4b97061739cb4.jpg

("Jogado aos seus pés, eu sou mesmo exagerado .....") 😆

Percebe-se que eu não manjo nada de eletrônica também ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei a tal fonte:

67868455_IMG_20211015_1449202.thumb.jpg.6454e53b95fc9e286ff770f5521531ef.jpg

Fiz as medições e eis o resultado:

Achei na saída do transformador 27V AC e obtive +19V DC e -19V DC

Portanto queria saber se o STK vai funcionar com essas tensões ou se realmente preciso do +31V e -31V conforme alguém falou em algumas mensagens anteriores?

 

 

Obs. Segui a trilha do data sheet e liguei nos mesmos lugares (da saída do transformador) indicados igual a foto que coloquei na página 3 do tópico (onde eu risquei a trilha em vermelho, preto e azul) eu acredito que agora está correto, só que estou com medo de ligar no circuito do amp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!