Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de fonte para FX 8350 e RX 550


Posts recomendados

Fala pessoal.

Ganhei novas peças e quero colocar uma placa de vídeo e quero tirar uma dúvida com vocês. Meu processador é um FX-8350, placa-mãe m5a97 LE R2.0 com duas memórias de 4gb, 1600 Mhz e provavelmente irei pegar uma RX 550. Tava pensando em pegar uma aerocool mas me recomendaram uma pcyes. Fui dar uma olhada e achei essas:

https://www.pichau.com.br/hardware/fonte-pcyes-400w-electro-v2-white-80plus-elv2whpto400w-28531

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/10534/fonte-pcyes-electro-v2-450w-80-plus-bronze-pfc-ativo

 

no power supply calculator, coloquei as especificações e como na imagem apresenta, uma de 400w iria ser de boa. mas pergunto pra vocês, é melhor comprar uma de 450 pra ter essa margem? ou pegando a de 400w tá de boa mesmo?

 

 

 

fonte.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Besse  Refiz o calculo e deu um consumo de ...

https://outervision.com/b/K1PJLF

Load Wattage: 406 W
Recommended UPS rating: 800 VA
Recommended PSU Wattage: 456 W

 

Agora está certo... o calculo, minha experiência com esse processador ele precisa de um water cooler senão ele não alcança o clock turbo em todos os núcleos. Claro só vai chegar nesse clock se estiver numa 990fx também... ou 970.

 

Uma fonte de 500W a 600W até 650W (o máximo) isso vai depender de furtos upgrades... Tipo placa de vídeo melhores que possa comprar. Eu usei por anos uma fonte de 600W nele junto com uma placa de vídeo R9 Nano e digo a fonte chegava a ficar no limite em 1 jogo.

 

JOGO: Stellaris, Coloque galáxia grande (ou gigante) 10 impérios sendo 3 caídos, e veja na crise de fim de jogos seu jogo ficar travando com o processador em 100% em todos os núcleos, além de 100% na placa de vídeo. As DLCs do jogo também aumentam o peso do mesmo... e eu tenho Utopia e Apocalypce.

 

Mas saindo de jogos que forçam ao extremo esse processador e indo para a recomendação propriamente dita de fontes...

 

Eu recomendo fontes 80 Plus Gold... Pois o processador consome muitos Watts e uma fonte de eficiência Gold considero o mínimo para ele, só a fato de trocar de um fonte Bronze para um fonte Gold aqui em casa, minha conta de luz diminuiu 50 reais por mês. Mas aqui em casa ele ficava ligado quase o dia todo (8-10h por dia), cada hora um usando aqui em casa.

 

Melhores fabricantes de fontes.. Difícil tem muitas fontes boas assim como tem ruins. Difícil fazer um rank sem ser injusto com algumas marcas.

 

1º Corsair  (A mais cara)

2º Silverstone (Dizem ser a melhor, mas "nunca ví nem comi só ouço falar", pois é quase impossível consegui comprar uma delas no Brasil)

3º EVGA (Marca intencional barata para fontes, placas de vídeo delas são caras e são as melhores)

4º PC-Yes (marca nacional barata e boa)

5º PC Powe & Cooling (difícil achar no Brasil mas usei por anos sem ter problema algum no meu FX, aguentando o calorzão desse país por quase 10 ano) (no caso a minha era a PC Power & Cooling Silencer Mk III 600 W, escolhida por causa do Clube do Hardware na época).

 

Como disse antes, escolha fontes com certificação 80 Plus Gold, para economizar na conta de luz. https://pt.wikipedia.org/wiki/80_Plus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Lucas Besse disse:

Fala pessoal.

Ganhei novas peças e quero colocar uma placa de vídeo e quero tirar uma dúvida com vocês. Meu processador é um FX-8350, placa-mãe m5a97 LE R2.0 com duas memórias de 4gb, 1600 Mhz e provavelmente irei pegar uma RX 550. Tava pensando em pegar uma aerocool mas me recomendaram uma pcyes. Fui dar uma olhada e achei essas:

https://www.pichau.com.br/hardware/fonte-pcyes-400w-electro-v2-white-80plus-elv2whpto400w-28531

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/10534/fonte-pcyes-electro-v2-450w-80-plus-bronze-pfc-ativo

 

no power supply calculator, coloquei as especificações e como na imagem apresenta, uma de 400w iria ser de boa. mas pergunto pra vocês, é melhor comprar uma de 450 pra ter essa margem? ou pegando a de 400w tá de boa mesmo?

 

 

 

fonte.png

 

A calculadora é apenas pra você ter uma base mas ela sempre joga o valor pra cima (Muito pra cima inclusive)

Os itens que tem consumo relevante no pc são placa de vídeo e processador, é só fazer os calculos.
Fx 8350 = 125w

Rx 550 = 50w

 

TOTAL 175w

 

Colocando memória, Hd, SSD, Led RGB e qualquer outro periférico não chega nem a 250w, então qualquer fonte de 400/450 já atende com muita folga.

Se a diferença de valor estiver pequena, pegue a de 450, caso não pode ir na de 400 que vai suprir com tranquilidade.

 

As fontes da Pcyes são excelentes, pode comprar sem medo.
Apenas um adendo sobre a placa de vídeo, se a intenção é pra jogos, tenha em mente que se trata de uma placa bem básica, talvez não entregue o resultado que você espera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL  Cara você nunca teve um FX... Logo vejo.. esse TDP da AMD é mentiroso, esse TDP é com as frequências em Stock, em turbo ele dobra.

 

Sei por experiência própria de alguém que usou e testou o FX, queimou fonte de alimentação, por mais de 6 anos usando FX.

Claro é como disse.... Só tento uma placa-mãe com VRM para AM3+ e 990FX ou 970 de chipset, esse processador vai funcionar no turbo nos 8 núcleos ao mesmo tempo. sem esse combo não vai alcançar esse todo de consumo, logo uma fonte de 450W para essa placa de vídeo da e sobra numa placa AM3 (sem o +).

adicionado 3 minutos depois
1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

As fontes da Pcyes são excelentes, pode comprar sem medo.

Apenas um adendo sobre a placa de vídeo, se a intenção é pra jogos, tenha em mente que se trata de uma placa bem básica, talvez não entregue o resultado que você espera.

Sim Pcyes tem fontes muito boa pode comprar sem medo, mas ainda recomendo 80 Plus gold (de certificação) acima de tudo economia em 1 ano de uso na energia vai te dar lucro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Um sistema topo de linha (placa-mãe avançada, 4 memórias e por aí vai) com o FX 8350 pode alcançar pouco mais de 200W em carga máxima: https://www.anandtech.com/show/6396/the-vishera-review-amd-fx8350-fx8320-fx6300-and-fx4300-tested/6

 

Portanto, uma fonte de 400W de boa qualidade suporta a configuração com imensa folga.

adicionado 2 minutos depois

P.S.: essas calculadoras superestimam demais os valores. Não servem para dimensionamento, mas apenas para noções grosseiras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!