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C É possível colorir a saída de um único elemento de um vetor? Se sim, como?


Lhikki

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Olá, pessoal! Pesquisei bastante sobre o meu problema na internet, mas não achei especificamente o que eu quero.

 

Eu gostaria de saber se, dado um vetor com n elementos, seria possível atribuir uma cor qualquer a UM elemento só (e aí imprimir o vetor inteiro, só que com este elemento colorido).

 

Por exemplo:

 

char vetor[n];
for(i=0; i<n; i++){
	if(vetor[n]=='V'){ //se o elemento for igual a V, por exemplo, mas poderia ser qualquer letra, ou até mesmo um número
    		//Atribui uma cor ao elemento na posição n, mas não imprime ainda
    
    	}else if(vetor[n]=='M'){
        	//Atribui outra cor ao alemento na posição n, mas não imprime ainda
    	}
}
//Aí imprime TODOS os elementos do vetor. O esperado é que, no caso deste exemplo, todos os elementos tenham a cor padrão, exceto os elementos que forem iguais a V ou M

 

Isso é possível?? É possível fazer o que estou querendo ou algo similar a isso?

 

O ideal é que funcione tanto no Linux como no Windows, mas se não puder funcionar no Windows não tem problema (eu preciso que funcione pelo menos no Linux).

 

Agradeço imensamente a quem puder me ajudar!!!

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C e C++ não tem esse tipo de possibilidade nativamente, para Windows você pode usar bibliotecas que são usadas para desenvolvimento daqueles jogos RPG em modo console.

 

Essa por ex: https://tapiov.net/rlutil/

 

exemp.png.784c610dcf557562028ebaf7392a2447.png

 

Esse código gera o exemplo acima..

 

#include "rlutil.h"
#include <stdlib.h> // for srand() / rand()
#include <stdio.h>
#include "math.h"

#ifndef min
#define min(a,b) (((a)<(b))?(a):(b))
#endif // min

/// Tiles
#define FLOOR 0
#define WALL 1
#define COIN (1 << 1)
#define STAIRS_DOWN (1 << 2)
#define TORCH (1 << 4)

#define MAPSIZE 15

/// Globals
int x, y;
int coins = 0, moves = 0, torch = 30, level = 1;
int lvl[MAPSIZE][MAPSIZE];

/// Generates the dungeon map
void gen(int seed) {
	srand(seed);
	int i, j;
	for (j = 0; j < MAPSIZE; j++) {
		for (i = 0; i < MAPSIZE; i++) {
			if (i == 0 || i == MAPSIZE-1 || j == 0 || j == MAPSIZE-1 ||
			  rand() % 10 == 0) lvl[i][j] = 1;
			else if (rand() % 20 == 0) lvl[i][j] = COIN;
			else if (rand() % 100 == 0) lvl[i][j] = TORCH;
			else lvl[i][j] = 0;
		}
	}
	#define randcoord (1+rand()%(MAPSIZE-2))
	x = randcoord;
	y = randcoord;
	lvl[randcoord][randcoord] = STAIRS_DOWN;
	#undef randcoord
}

/// Draws the screen
void draw() {
	cls();
	locate(1, MAPSIZE + 1);
	setColor(YELLOW);
	printf("Coins: %d\n", coins);
	setColor(RED);
	printf("Torch: %d\n", torch);
	setColor(MAGENTA);
	printf("Moves: %d\n", moves);
	setColor(GREEN);
	printf("Level: %d\n", level);
	locate(1, 1);
	int i, j;
	for (j = 0; j < MAPSIZE; j++) {
		for (i = 0; i < MAPSIZE; i++) {
			if (0); //(i == x && j == y) printf("@");
			else if (abs(x-i)+abs(y-j)>min(10,torch/2)) printf(" ");
			else if (lvl[i][j] == 0) { setColor(BLUE); printf("."); }
			else if (lvl[i][j] & WALL) { setColor(CYAN); printf("#"); }
			else if (lvl[i][j] & COIN) { setColor(YELLOW); printf("o"); }
			else if (lvl[i][j] & STAIRS_DOWN) { setColor(GREEN); printf("<"); }
			else if (lvl[i][j] & TORCH) { setColor(RED); printf("f"); }
		}
		printf("\n");
	}
	locate(x+1, y+1);
	setColor(WHITE);
	printf("@");
	fflush(stdout);
}

/// Main loop and input handling
int main() {
	hidecursor();
	saveDefaultColor();
	gen(level);
	setColor(2);
	printf("Welcome! Use WASD to move, ESC to quit.\n");
	setColor(6);
	anykey("Hit any key to start.\n");
	draw();
	while (1) {
		// Input
		if (kbhit()) {
			char k = getkey();

			int oldx = x, oldy = y;
			if (k == 'a') { --x; ++moves; }
			else if (k == 'd') { ++x; ++moves; }
			else if (k == 'w') { --y; ++moves; }
			else if (k == 's') { ++y; ++moves; }
			else if (k == KEY_ESCAPE) break;
			// Collisions
			if (lvl[x][y] & WALL) { x = oldx; y = oldy; }
			else if (lvl[x][y] & COIN) { coins++; lvl[x][y] ^= COIN; }
			else if (lvl[x][y] & TORCH) { torch+=20; lvl[x][y] ^= TORCH; }
			else if (lvl[x][y] & STAIRS_DOWN) gen(++level);
			// Drawing
			draw();
			// Die
			if (--torch <= 0) break;
		}
	}

	cls();
	resetColor();
	showcursor();

	return 0;
} 

 

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No windows cada letra num programa de console tem um atributo que dá a cor e a intensidade. No Linux e no MacOS que é Linux que um dia foi Unix não tem esse conceito de console, mas no terminal você controla os atributos em efeito para a próxima letra, como nos '80 quanto o terminal era, digamos, um terminal mesmo. No "novo" terminal do windows 10 é igual ao Unix. E os atributos são controlados por sequências de Escape estilo VT-100

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Não precisa disso se só quer tratar a cor.

 

Na console do Windows

 

Como eu disse, no Unix/Linux/MacOS não tem console, mas no Windows pode usar isso

BOOL WINAPI SetConsoleTextAttribute(
  _In_ HANDLE hConsoleOutput,
  _In_ WORD   wAttributes
);

E ver os parämetros em https://docs.microsoft.com/en-us/windows/console/setconsoletextattribute. ~E trivial.

 

Ou pode usar uma função como essa: 

void	text_color(int letras, int fundo)
{
	SetConsoleTextAttribute(GetStdHandle(STD_OUTPUT_HANDLE), letras | (fundo << 4));
}	// text_color

Só pra ficar mais curtinho. E essas constantes

// define para as cores para simplificar
#define		_preto_            0
#define		_azul_             1
#define		_verde_            2
#define		_ciano_            3
#define		_vermelho_         4
#define		_magenta_          5
#define		_marron_           6
#define		_cinza_claro_      7
#define		_cinza_escuro_     8
#define		_azul_claro_       9
#define		_verde_claro_     10
#define		_ciano_claro_     11
#define		_vermelho_claro_  12
#define		_magenta_claro_   13
#define		_amarelo_         14
#define		_branco_          15

 

Para não ter que usar os números, porque é muito chato. Teste essa função em sua máquina:

void mostra_grade_256_cores()
{
	cls();
	text_color(15, 0);	/* preto sobre branco */
	printf("Gabarito (Frente|Fundo) escrito na linha 5 coluna 10\n");
	printf("    os numeros sao das cores que o windows usa\n\n\n");

	for (int letra = 0; letra < 16; letra += 1)
	{
		for (int fundo = 0; fundo < 16; fundo += 1)
		{
			text_color(letra, fundo);
			printf(" %2d %2d ", letra, fundo);
			text_color(_branco_, _preto_);
			printf("  ");
		}
		text_color(_branco_, _preto_);
		printf(" \n");
	}

Por exemplo. Ela vai mostrar esse gabarito clássico
 

grade.png.c3db1bbe727367b7b304b7e46b9d74a1.png

 

E tem os números das cores pra você escolher e saber o que usar.
 

Claro, os tempos mudaram e os programas de console hoje podem usar não 256 mas 16.7 milhões de cores. Mas isso não é importante eu acho.

E pode até usar pra testar com a versão Linux

 

Unix e as cores no terminal

 

Nos tempos do Unix o terminal era de verdade, um terminal. E quando as core surgiram entraram no mesmo modo de programação dos atributos de vídeo. E é o mesmo modo usado pelo Virtual Terminal no Windows Terminal hoje, no Windows 10 a partir de 2018.

 

Está documentado aqui por exemplo https://docs.microsoft.com/en-us/windows/console/console-virtual-terminal-sequences

 

Linux e SGR

 

Para mudar as cores no Linux você usa essas sequências chamadas de SGR --- de Set GRaphics Rendition --- e são coisas mesmo dos velhos tempos. Mas estão aí. E voltando até em alguns casos, devido à migração dos computadores para a nuvem: muitas máquinas agora são virtuais e não tem interface gráfica... Muitas mesmo. E caras.

 

São simples sequências de escape, como se usava naquela época também para programar o cursor e as impressoras (matriciais). Por exemplo ESC [ 31 m seleciona texto com fundo vermelho, ESC[32m escreve em verde, e provavelmente pode combinar com ESC [ 31;32m e escrever em verde sobre vermelho.

 

Tudo é feito assim. Se mandar a letra sai a letra. Se mandar um ESC o terminal fica esperando até receber o comando todo. Lembre-se: era um terminal de verdade... Com teclado e tudo. Veja um ai

vt-100b.thumb.jpg.c45db3074a7f696bf07eabf668f22889.jpg

 

 

 

 

Espero que tenha entendido.

 

Se programar a console assim no Windows seu programa fica absolutamente portável.

 

Não que eu recomende escrever programas em modo texto a menos que paguem bem ou tenha uma boa nota envolvida

 

A programação em si é trivial  e chata.

 

Citação

E entenda que os modelos são diferentes: enquanto no Unix a console era um terminal e a cpu mandava e lia cada letra que ia pra cada terminal, sem memória do que tinha mandado, o Windows tem um "retrato" das ultimas 9100 linhas mostradas na console, com os atributos e tudo.

 

adicionado 5 minutos depois
12 minutos atrás, herbertbahia disse:

eu nunca usei linux mas já ouvir falar que tem a biblioteca  ncurses.h que resolve o seu problema

 

ncurses, sucessora de curses, roda em Windows também. Mas é um jeito de guardar imagens de telas inteiras, janelas na console, e tratar teclado e tal. É como um gerenciador de janelas na console, para terminais em modo texto. 

 

cores e atributos, tipo reverso, sublinhado, amarelo e tal, são tratados por simples sequências de ESCape, as tais SGR, ESC depois [ depois algum comando, como descritos em https://docs.microsoft.com/en-us/windows/console/console-virtual-terminal-sequences ou https://vt100.net/ 

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#include <iostream>

using namespace std;

int main()
{
    int n = 6;
    char vetor[n] = {'V','M','V','M','V','M'};
    for(int i=0; i<n; i++){
        if(vetor[i]=='V'){ //se o elemento for igual a V, por exemplo, mas poderia ser qualquer letra, ou até mesmo um número
    		
    		printf("\033[31m%c", vetor[i]);//Atribui uma cor ao elemento na posição n, mas não imprime ainda
    
    	}else if(vetor[i]=='M'){
    	    printf("\033[32m%c", vetor[i]);
        	//Atribui outra cor ao alemento na posição n, mas não imprime ainda
    	}
    }
    return 0;
}

Veja se isso lhe server. Para fazer funcionar no windows talvez tenha que alterar as configurações do terminal.

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