Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de distro Linux para rodar Steam e jogos


Visitante
Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

  • Coordenador

@vonUlfr Na realidade a pergunta deveria ser: "qual distro GNU/Linux não roda o Steam"? Sério, você pode escolher sua favorita. A distribuição suportada oficialmente pelo Steam é o Ubuntu. Mas outros sistemas também podem ser usados normalmente.

 

Sobre esperar mais, depende... Já faz alguns meses que acabei migrando do Windows 10 para o Ubuntu, inclusive para games.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

@vonUlfr Isso é muito relativo. Há coisas que são mais fáceis no Windows e outras que são mais fáceis no GNU/Linux.

 

Com relação à minha experiência, achei muito mais fácil, por exemplo, lidar com drivers no Ubuntu. Não precisei procurar nada e até o driver de vídeo proprietário da Nvidia ele instalou automaticamente durante a formatação. A placa de rede Wi-Fi PCI do meu desktop, que funcionava no Windows 7 e não era compatível com o Windows 10, funciona perfeitamente no Ubuntu. Para instalar minha impressora Epson L375 no Windows 10 era necessário um programa específico, enquanto no Ubuntu é plug and play. Por fim, meu Pro Controller de Wii U, que era um parto para fazer funcionar na gambiarra usando o Windows 10 e dependendo de dois programas, funciona nativamente no Ubuntu (basta conectar e o Steam já reconhece).

 

Antigamente os drivers eram algo mais problemático no GNU/Linux... Mas já faz tempo que melhorou muito.

 

O que você deve ter em mente é que estará se aventurando em um ambiente novo e que, portanto, naturalmente terá uma curva de aprendizado. Muitos comentários negativos sobre sistemas GNU/Linux são provenientes de pessoas que acharam que fariam todas as coisas exatamente da mesma maneira que faziam no Windows. Essas mesmas pessoas muitas vezes não buscam informações sobre como proceder e aí acabam lançando diversos desses comentários do tipo "Linux dá muitos problemas".

 

Atualmente, sistemas como Ubuntu e Linux Mint são extremamente amigáveis e bem fáceis de usar, sendo ótimas escolhas para novatos. Contudo, tenha isso em mente: muitas coisas serão diferentes e você precisará se acostumar. E precisará eventualmente resolver algum problema, algo inerente a qualquer sistema operacional.

 

Sobre onde aprender, eu começaria pesquisando em boas fontes, como o canal Diolinux. Esse é o primeiro passo para entender o que são e como funcionam sistemas GNU/Linux. Procure vídeos introdutórios que explicam, por exemplo, como são armazenadas as pastas do sistema, como é a interface das principais distribuições, etc. Pesquise, no canal dele, sobre as distribuições mais populares, como Ubuntu, Pop! OS, Linux Mint, Fedora, Elementary OS, entre outros, para conhecer.

 

E aí vai uma dica pessoal minha: faça anotações sobre o que você for aprendendo. Eu mantenho um documento sobre como configurar o Ubuntu para o meu gosto. Trata-se de um passo a passo que facilita bastante na hora da formatação. Eu já fazia isso quando usava Windows 10 e vale para qualquer sistema. Sempre que você encontrar um problema e aprender como resolver, registre. Quando aprender a fazer algo legal no sistema, registre também.

 

Eu ficarei contente em ajudar no que for possível. Fique à vontade para esclarecer qualquer dúvida. Eu comecei a pesquisar para valer sobre GNU/Linux em fevereiro. Eu não entendia nada. Agora já consigo fazer tudo o que fazia no Windows 10 perfeitamente nele... E aprendi muita coisa! O aprendizado é a parte mais legal, e posso te dizer com sinceridade: tem um mundo totalmente novo para você descobrir. A experiência de usar um sistema livre e totalmente configurável abre a sua cabeça para muitas coisas.

 

A maioria esmagadora dos jogos no Steam já funcionam no GNU/Linux. Você pode acessar este site com sua conta e sincronizar sua biblioteca para saber exatamente se terá problema com algum jogo (ou então digitar o nome de qualquer jogo e checar): https://www.protondb.com/

adicionado 1 minuto depois

P.S.: especificamente sobre o Ubuntu, se você tiver qualquer problema e pesquisar na Internet (preferencialmente em Inglês), provavelmente encontrará a solução neste site: https://askubuntu.com/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já faz uns quinze anos que só uso linux em meus desktops domésticos, eu nunca fui muito de jogar no PC, sempre fui um cara de jogar em consoles, e agora, devido ao trabalho em casa, comecei a melhorar meu desktop ainda mais do que já estava, e com relação a jogos eu posso dizer que a comunidade gamer em linux está crescendo muito nos últimos anos.

Lógico que não chega nem a um traço dos que jogam nativamente no Windows, mas comparando com uns 5 anos atrás foi um aumento considerável.

Estou tendo alguns problemas nos jogos Windows da Steam, não sei se foi a última atualização do Proton, mas estou tendo alguns travamentos. Mas meus jogos no Lutris estão funcionando muito bem, inclusive o The Witcher 3 eu estava jogando usando o Lutris. Com relação a controles, eu uso um clone do controle do Xbox One com fio ligado na USB, e o negócio é plug-and-play mesmo, já usei o controle original do PS4 ligado via USB e foi a mesma coisa, reconhecido sem problemas (o do PS4 eu só testei na Steam, no Lutris reconhece mas fica como se fosse um de Xbox, aí os botões não são mapeados corretamente).

A grande maioria dos jogos da Valve foi portada para rodar nativamente no linux, devido ao SteamOS, então já dá para brincar legal sem precisar recorrer a nenhuma camada intermediária de tradução dos jogos. Inclusive eu já comprei alguns jogos nativos para linux que eu já tinha no PS4, como uma forma de incentivar o desenvolvimento em linux (lógico que aproveitei promoções, a grana ainda não está nascendo em árvores).

O meu sonho é ver um jogo triplo A saindo simultaneamente em linux e outras plataformas, aí eu nem pensaria duas vezes, compraria no PC direto.

 

Editando: A única coisa que me deixa "pistola" é quando eu vejo alguma descrição de jogo e diz que é "para PC", e quando você vai ver, para o desenvolvedor do jogo PC=Windows. Poxa, PC é a plataforma de hardware, e não o sistema operacional.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando sobre meus problemas de travamentos, se estiver usando placa Radeon, como eu, use gamemoderun RADV_PERFTEST=aco %command% em launch options do jogo na Steam, eu tinha colocado isso em um jogo e não sei por que apagou, e de repente o jogo começou a travar.

Pelo que eu vi, essa opção usa o compilador de shaders de directx para vulkan da steam, em vez de usar o LLVM da AMD. o ACO está bem mais estável que o LLVM, mas não é habilitado por padrão, parece que nos drivers mesa 20.2 já vai vir com o compilador da Steam por padrão, aí não vai mais precisar dessa gambiarra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@KairanD iremos tentar com linux no sábado, eu estou disposto a lidar com dificuldades, desafios com linux, sair de zona do confronto. bem como instalar e instalar steam e gog,uplay, telegram e overwatch (battle.net), firefox, enfim quais são maiores dificuldades na hora de instalar, usar e jogar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@vonUlfr Opa! Legal que você vai testar. Não tem muito mistério se pegar um sistema fácil de usar como o Ubuntu. Vamos lá. Primeiramente, durante a formatação, vai ter um quadradinho para instalar drivers proprietários. Sempre marque essa opção e você vai ter automaticamente o melhor driver. 

 

O Firefox já vem instalado por padrão no Ubuntu. O Telegram você pode usar como um web-aplicativo através do Chrome ou Chromium (nunca vi necessidade de instalar um aplicativo para isso, eu uso direto no navegador mesmo). A Steam você baixa na loja de aplicativos e, depois de baixar, vai em configurações, Steam Play e ativa o Proton para todos os jogos.

 

Para as outras plataformas, você precisará instalar o Lutris, e aí é só buscar o nome e clicar em instalar. Abra um terminal e digite o seguinte (vá executando um e depois o outro):

  1. sudo add-apt-repository ppa:lutris-team/lutris;

  2. sudo apt update;

  3. sudo apt install lutris.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD tem risco de usar dual boot? porque se eu usar dualboot pode haver risco pequeno de perder windows e linux e não terei windows da volta. se eu tiver apenas linux não terei mais como instalar o windows 10 novamente, pois dizem que dual boot pode estragar o HD ou windows 10.

 

enfim como instalar dual boot?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@vonUlfr Faça um dualboot Linux/ Windows enquanto vai se acostumando aos poucos. A dica vale para a estabilidade e segurança do Linux e qualquer SO: não siga tutoriais na internet que modifica a config do sistema ou instale programas tranqueiras para "otimizar" ou qualquer outro tipo.

Em 10/08/2020 às 20:51, vonUlfr disse:

@KairanD certo como fica o antivírus para linux? tipo windows 10 vem com windows defender? que você recomenda pra ter antivirus no linux?

O ESET se não me engano tem pra Linux,mas acho que não é free, AV free pra Linux, tem o ClamTK, só não sei se é bom...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, KairanD disse:

@vonUlfr Alguns (diria poucos) jogos de Windows não tem como rodar no GNU/Linux (principalmente por conta do anti-cheat incompatível). Fora essa limitação, um sistema como Ubuntu atende muito bem para esse fim. 

então anti-cheat só aaprece em jogos online não em single-player né?

adicionado 0 minutos depois
10 minutos atrás, Frib 2K4 disse:

@vonUlfr Faça um dualboot Linux/ Windows enquanto vai se acostumando aos poucos. A dica vale para a estabilidade e segurança do Linux e qualquer SO: não siga tutoriais na internet que modifica a config do sistema ou instale programas tranqueiras para "otimizar" ou qualquer outro tipo.

O ESET se não me engano tem pra Linux,mas acho que não é free, AV free pra Linux, tem o ClamTK, só não sei se é bom...

entendo, obrigado vou tentar aos poucos com dualboot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
11 horas atrás, Frib 2K4 disse:

Faça um dualboot Linux/ Windows enquanto vai se acostumando aos poucos. 

O dual-boot é sempre a melhor opção mesmo. Confesso que fui direto (passei do Windows 10 para o Ubuntu sem dual-boot), mas o ideal é experimentar antes de tomar qualquer decisão. Mas eu também tinha outros computadores enquanto fazia a transição... Não vejo a "cara" do Windows 10 desde abril, fui instalando em um por um. Outra opção bacana é simplesmente experimentar um pouco em uma máquina virtual antes de fazer qualquer coisa. 

 

Nada impede de manter permanentemente os dois sistemas também. Algumas coisas a pessoa pode preferir fazer no GNU/Linux, outras no Windows. Por exemplo, pode ser que você queira rodar um jogo, como o CoD Warzone, que não funciona no GNU/Linux ainda. Uma partição com Windows, mesmo que provisória, resolve isso.

 

Em ambos os sistemas há vantagens e desvantagens. Não vou mentir: considero o Ubuntu um sistema superior para o meu tipo de uso e gosto muito mais dele que do Windows 10. Depois da primeira semana usando eu já estava encantado com o sistema. Contudo, pode não ser a melhor opção para muitas outras pessoas. E, inevitavelmente, vai ter curva de aprendizado, por mais que seja simples.

 

11 horas atrás, Frib 2K4 disse:

A dica vale para a estabilidade e segurança do Linux e qualquer SO: não siga tutoriais na internet que modifica a config do sistema ou instale programas tranqueiras para "otimizar" ou qualquer outro tipo.

True. Do mesmo jeito que existem bombas em forma de tutorial para o Windows, existem bombas para GNU/Linux também. Basicamente, é só seguir uma máxima: se você não sabe no que está mexendo, então não deveria estar mexendo. 

 

11 horas atrás, Frib 2K4 disse:

O ESET se não me engano tem pra Linux,mas acho que não é free, AV free pra Linux, tem o ClamTK, só não sei se é bom...

O ClamTK é bem elogiado nas comunidades sobre GNU/Linux. É um antivírus open-source. Contudo, é consenso que não faz muito sentido usá-lo (ou qualquer outro antivírus para GNU/Linux), a menos que o ambiente seja realmente perigoso. A chance de pegar algum malware usando Ubuntu (ou outra distribuição) no ambiente doméstico é muito pequena. Existem várias razões para isso, mas podemos deixar para outro momento.

 

Alguns antivírus em sistemas GNU/Linux acabam sendo usados também não para proteger o GNU/Linux, mas máquinas Windows na rede (embora o GNU/Linux não seja infectado e não sinta os efeitos de um eventual malware de Windows presente nos arquivos, muitas vezes ainda pode transmitir e provocar estragos na rede). 

 

11 horas atrás, vonUlfr disse:

então anti-cheat só aaprece em jogos online não em single-player né?

Sim, é usado em jogos online. Mas não são todos os casos que vão dar problema. São alguns anti-cheat que enchem o saco por dois motivos: 1) Não são compatíveis com a camada de compatibilidade do WINE; 2) Pedem acesso de nível zero ao kernel, o que é uma atrocidade à segurança.

 

Essa questão dos anti-cheats ainda é uma barreira a ser vencida. Se não fosse por isso, quase tudo funcionaria. Para os jogos da Steam, você pode consultar este site: https://www.protondb.com/. Tenho mais de 200 jogos e dá para contar nos dedos os que não funcionam (e ainda por cima alguns são jogos que peguei de graça e nem teria interesse em jogar, de qualquer forma). Tinha alguns marcados como Silver e Bronze que rodaram normal aqui também... Então as porcentagens devem ser ainda maiores que aquelas exibidas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!