Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

4013 não está alternando a saída


Posts recomendados

Agradeço demais, Renato, e se você quiser tentar posso te mandar esses botões aqui, com certeza funcionará.

Inclusive porque esse negócio de cortar a alimentação dos leds na outra ponta, usando o coletor do bc, ficou perfeito. Mas agora percebo que deveria ter seguido seu aviso lá atrás: o circuito como foi bolado no início é para chave metálica.

 

Talvez você fique chateado, gostasse de fazer funcionar, mas por favor desculpa, desisto. E sinceridade? Já comecei até a achar o metálico não tão feio assim, rs... Mesmo com aqueles pontinhos pretos de plástico na mesa prateada, kkk...

 

Desculpa e obrigadão mais uma vez. E a oferta está de pé: se quiser esses emborrachados aqui, mando na hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Desculpa e obrigadão mais uma vez. E a oferta está de pé: se quiser esses emborrachados aqui, mando na hora

Olha, eu já tenho... 

Desmontei um VCR antigo que tá cheio desses botões. 

Engraçado que fiz um relógio, com esses cis CMOS e funcionou perfeitamente pra acertar a hora. Os botões atuam sobre um CI4011. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 

Em 10/07/2020 às 12:43, rmlazzari58 disse:
Em 10/07/2020 às 12:30, Renato.88 disse:

Meça a resistência do botão e diz aí.

Varia em função do tempo que o botão fica apertado e da força com que se aperta, fica em algo entre 80ohm e 50ohm. Começa com 80ohm e cai até 50ohm, 48ohm... Se apertar mais forte, cai mais rápido mas também estaciona nesses 50ohm. Se bem que multímetro não é rápido, com uma apertadinha bem rápida o multímetro começa nos 140ohm, 100ohm...

 

O certo seria um osciloscópio. O multímetro aqui - Exbom MD-180L, olhei no manual agora - faz uma medida a cada 1/2 segundo (sampling speed: 2 times per second).

 

adicionado 14 minutos depois

Agora, se se puser um resistor de 150ohm E usar o botão metálico, funciona, alterna Q normalmente. O mesmo resistor de 150ohm, estando no +, quando relado no clock, também funciona. Não perfeito, que a relada é imprecisa, mas também não como o botão.

 

Eu tinha trocado de botão 3 vezes, além do teste com o que está colado no painel, e nenhum deles funcionou, Isadora.

 

O mais curioso é que quando Q estava low, o  botão funcionava. Mas quando Q estava H, só com Vcc direto no clock. Medi a tensão em todos os pinos do 4013, com Q em H e com Q em L e o resultado era justamente o esperado: não-Q oposto a Q; R e S não deu para medir mas funcionaram normalmente. Tocados com Vcc, R fazia Q ficar em L, e S não mudava em nada.

 

Duas coisas não tentei: usar o outro lado e usar um outro 4013. Vai ver o 4013 tava queimado...

 

Agradeço a atenção, Isadora, tanto os botões quanto os painéis estão à disposição se alguém quiser continuar tentando mas eu mesmo não sinto a menor vontade de continuar tentando, desculpa mas tenho a caixinha para terminar.

adicionado 29 minutos depois

Pô, Isadora, já te aconteceu de esquecer onde você colocou alguma coisa, começar a procurar e, não encontrando, passar a procurar até em lugares onde você nem passou perto? Ou mesmo procurar duas, três vezes no mesmo lugar? Me sinto assim quando volto a cogitar o uso desse botão, cara...

 

A prova definitiva que o problema está no botão é que, tendo arrancado seu chapéuzinho emborrachado e curto-circuitando lá dentro da caixinha da chave, o circuito funcionou. Depois disso, como contei acima, botei no fundo do "chapéuzinho", pelo lado de dentro, uma bolinha de solda, voltei o chapéuzinho no lugar e... funcionou!

 

Não... lamento mas o 4013 não está ruim, os circuitos todos, tanto do MOR quanto do Renato estão perfeitos. O botão trocando a borrachinha preta interna, a que fecha o circuito, tanto pela ponta da chave de fenda quanto por uma bolinha de solda... funciona.

 

Pode ser essa partida de botões aqui, fornidos com o resto do que sobrou de borracha condutora, sabe como é a turma da indústria: usa matéria-prima até o talo. Ainda mais botõezinhos desses, cujo fabricante - como diria o Cauby Peixoto, "ninguém sabe, ninguém viu", rs...

 

Talvez outra "partida" de botões funcionem... mas esses aqui definitivamente são o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!