Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador com 741 e push-pull com TIP41 e TIP42


Posts recomendados

Olá, sou novo aqui no fórum. Tenho algumas dúvidas sobre amplificadores. Projetei um amplificador de áudio utilizando um 741 e um circuito push-pull com o TIP41 e TIP42. Fazendo os devidos testes musicais, percebi que o som não está com uma boa qualidade (OBS.: estou usando na saída um alto-falante 8 OHMS de qualidade que funciona muito bem em um amplificador oneal que eu tenho aqui em casa.), quando olho no osciloscópio, parece que tem uma distorção anormal na senoide. Outra dúvida que tenho é se esses transistores são indicados para amplificadores de áudio, pois olhando os transistores de outro amplificador, eles são muito maiores (e de melhor qualidade, eu acho), por isso não sei se devo usar esses transistores para esse tipo de aplicação. Minha última dúvida é sobre os diodos 1N4148 que estão alimentando a base dos transistores; Por que devo usar especificamente esse diodo? Posso usar outro? Como saber qual diodo usar para alimentar a base do transistor e evitar o cross-over? Segue o circuito:

 

TESTE.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor do rock ,

 

Os diodos servem para criar uma pequena condução nos transistores. A famosa corrente quiescente, que ajuda a evitar o crossover. Falta ainda um pequeno trimpot entre os diodos para ajuste fino da corrente quiescente. E na prática os diodos devem ser ligados termicamente nos dissipadores dos transistores.

 

Seu 741 está obtendo o sinal de realimentação errado, deve ser retirado no alto-falante em vez das bases dos Tips.

 

Esse circuito está muito simples e não espere uma qualidade alta do som.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amiguinho.

Seu circuito não é bom, para não dizer ruim.

1 - O 555 está sendo forçado em sua saída. A corrente de pico deve estar superior ao recomendado.

2 - Como o Paulo mencionou, a realimentação não está otimizada.

3 - O ganho de tensão dos TIPs é um ou um pouco menos que um. A saída do 741 tem limitações sérias. As tensões não chegam perto de +Vcc e de -Vcc. Então, para não distorcer o sinal, não se pode aproveitar toda a excursão do sinal em relação as fontes de alimentação.

4 - Do item 3, percebe-se que a eficiência cai mais um pouco.

Existe outra técnica para aproveitar o 741, que é colocar as junções base-emissor dos TIPs na malha de alimentação do 741.

Pesquise na net, que você acha fácil esse tipo de circuito.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando um pouco da fonte... 

Esse circuitinho de inversor com o 555 não é muito bom pra amplificador, pois além da alta frequência dar interferência do som, ele é instável. 

Se você tem uma fonte de 30V nem precisava disso, é só alimentar o 741 direto e usar um divisor de tensão ali na entrada não inversora que fica muito melhor. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!