Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC e Fonte dando choque


Posts recomendados

Minhas peças de hardware terminaram de chegar hoje. Resolvi montar bonitinho fora do gabinete para ver se estava tudo funcionando. 

Liguei o filtro de linha, na tomada de 3 pinos, e a fonte no filtro de linha. Tudo correu bem, o PC ligou, acessei BIOS e até instalei o Win. 

Resolvi mudar as coisas de lugar para colocar o cabo de rede, conectei tudo da mesma forma de antes e pra minha surpresa levei um choque ao tentar ligar a fonte. Foi um choquinho fraco, mas foi um choque. Percebi que tava descalço (tava conectando as coisas descalço por motivos de estática) e achei a princípio que o probrema fosse esse e me calcei. Conectei o celular na USB da placa e tomei outro choque ao colocar o dedo no leitor de digital pra desbloquear. Novamente, um choque bem fraco, mas um choque ainda sim. 

Com medo desliguei pelo sistema (pelo Windows), desliguei a fonte e desconectei tudo guardando os componentes pra religar só quando o gabinete chegasse. 

Na primeira vez que liguei, não tomei choque nenhum, mas não sei se foi porque eu não encostei em nada que estivesse vazando corrente (não sei se é o termo correto) ou se realmente não estava dando choque antes e passou a dar quando eu troquei de lugar (não faz muito sentido).

Mesmo sendo choques leves, imagino que não deveria ser comum, ainda mais com essas fontes mais modernas. Minha fonte é uma Corsair CV550. 

O filtro de linha que eu tenho é desses baratos, não sei se pode ter sido esse o problema e não tentei religar com a fonte direto na tomada para ver se persistia o problema.

Conversei com um amigo que comprou esse mesmo filtro que eu e ele falou que tava levando choque no teclado, e que quando ligou direto na tomada parou. Aí suspeitei que podia ser o filtro, sei lá. 

Alguém que possa me ajudar a entender e resolver? 

A tomada é de três pinos, mas não acredito que seja aterrada, porém nunca levei choque em nenhuma outra coisa da casa antes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dowglas Santana Chame um eletricista e solicite uma verificação para saber se tem aterramento.

 

Se não tiver, solicite que faça.

 

Se possível solicite que seja feito apenas na tomada do pc e só.

 

A tomada ter 3 pinos e não ter aterramento, é a mesma coisa que querer usar o pc direto na tomada de 2 pinos e arrancando o pino terra do conector, vai dar choque, e o surto de tensão não terá fuga, fazendo seus equipamentos queimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Dowglas Santana disse:

 

O filtro de linha que eu tenho é desses baratos, não sei se pode ter sido esse o problema e não tentei religar com a fonte direto na tomada para ver se persistia o problema.

 

 

Ligue na tomada diretamente para testar ou experimente outro filtro, que é o principal suspeito.

Não é porque não tenha aterramento, como acontece em mais de 90% dos lares brasileiros, que deveria dar choque. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tens 2 opções:

1- Providenciar aterramento e o pino central da sua tomada passar a ser funcional (tem que usar barra de cobre enterrada, passar fio.. Nada de chamar zé faísca que vai fazer M...)

2- Isolar seu PC galvanicamente com um transformador isolador. 

 

OBS: Não usar módulo isolador estabilizado, pois justamente a parte estabilizadora quem estraga tudo. Você pode comprar um módulo desses com defeito baratinho e remover a placa ou encontrar um que não seja estabilizado, como a primeira versão do mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/07/2020 às 11:40, TonhoE disse:

Ligue na tomada diretamente para testar ou experimente outro filtro, que é o principal suspeito.

Não é porque não tenha aterramento, como acontece em mais de 90% dos lares brasileiros, que deveria dar choque. 

O pior é que ligado diretamente na tomada também tá dando choque... 

Hoje montei com gabinete, e como era de se esperar, ainda há choque. USB do celular conectado no 3.1 deu choque também :(

acho que o jeito vai ser o aterramento.

adicionado 1 minuto depois
Em 20/07/2020 às 20:51, Elder Nauvirth disse:

Se não tiver, solicite que faça.

Vou fazer sim, o mais rápido possível. 

Isso deve realmente resolver o problema, né? 

Se caso, mesmo com o aterramento corretinho, o problema persistir, seria "culpa" de quê? Da fonte, por exemplo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dowglas Santana Dar choques pode ser ai uma falta de aterramento, mas também pode indicar fatores diferentes.

 

O diferente mesmo que daria é os fios da tomada estarem invertidos, o Fase e Neutro trocados na tomada mesmo.

 

Ai corrigindo isso é para parar de dar choque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!