Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

clonar s.o para outra máquina


Posts recomendados

Fala pessoal, tudo bem ?
Bom, primeiramente queria meio que pedir desculpas caso tenha errado o local pois... não sei bem onde minha duvida iria ser introduzida melhor.

  Bom, vamos lá... É estava desempregado até um tempo atrás e agora estou abrindo minha própria assistência sozinho ( seja o que DEUS QUISER, NÉ? não acho emprego haha)

Estava me perguntando uma coisa esses dias sobre clonagem de sistema, eu lembro que MUITOOOOO TEMPO ATRÁS eu usava o gohst para clonar o XP com tudo, office, java e outras coisas, apenas instalava os drivers, porém nunca mais vi nenhuma assistência usar isso, todos formatam DIRETO pelo pendrive o WINDOWS.

Sei que tem a questão do driver do HD se não me engano que impossibilita essa coisa da clonagem, certo?

Na verdade queria saber se isso impossibilita mesmo, me certificar se isso não pode... meio que ser contornado, entende? queria acelerar as formatações, meio que só jogar uma imagem clonada, tanto para o WINDOWS 7 quanto para o 10, mas não sei se é possível e como...


Alguém já tentou isso? se sim poderiam me ajudar ?

agradeço desde já e tenham uma ÓTIMA TARDE obrigado. ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, alterTi disse:

Fala pessoal, tudo bem ?
Bom, primeiramente queria meio que pedir desculpas caso tenha errado o local pois... não sei bem onde minha duvida iria ser introduzida melhor.

  Bom, vamos lá... É estava desempregado até um tempo atrás e agora estou abrindo minha própria assistência sozinho ( seja o que DEUS QUISER, NÉ? não acho emprego haha)

Estava me perguntando uma coisa esses dias sobre clonagem de sistema, eu lembro que MUITOOOOO TEMPO ATRÁS eu usava o gohst para clonar o XP com tudo, office, java e outras coisas, apenas instalava os drivers, porém nunca mais vi nenhuma assistência usar isso, todos formatam DIRETO pelo pendrive o WINDOWS.

Sei que tem a questão do driver do HD se não me engano que impossibilita essa coisa da clonagem, certo?

Na verdade queria saber se isso impossibilita mesmo, me certificar se isso não pode... meio que ser contornado, entende? queria acelerar as formatações, meio que só jogar uma imagem clonada, tanto para o WINDOWS 7 quanto para o 10, mas não sei se é possível e como...


Alguém já tentou isso? se sim poderiam me ajudar ?

agradeço desde já e tenham uma ÓTIMA TARDE obrigado. ^^

Tem um software que se propõe a fazer exatamente isso, mas eu não sei se funciona, pois nunca usei.

Costumo clonar para a mesma máquina e sempre deu 100% certo, mas não para outra configuração, para não deixar o Windows "pesado" com drivers e referências orfãs no registro.

Mas pode ser que este software faça um trabalho otimizado, para resolver isso.

https://www.easyuefi.com/wintohdd/index.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alterTi O programa que uso atualmente para ghosting é o Macrium Reflect, que é 100% gratuito e funciona mesmo quando os tamanhos das partições original e final são diferentes. Funciona com partições GPT também, que é importante, e cria disco de inicialização para clonagem e restauração diretamente na máquina com HD externo, que é essencial.

 

O problema com qualquer uma dessas alternativas é que, para que a reutilização de um sistema novo em outro PC não apresente problemas posteriores (instabilidade), a placa-mãe do ghost e do PC de destino teriam que ser as mesmas. Se não forem, você poderá ver instabilidade posterior à clonagem. A grande verdade é que o windows 10 hoje leva 20 minutos para ser instalado (menos se usar um disco de instalação de alto desempenho), sendo que o tempo que você leva para instalar drivers é o mesmo para todas as máquinas e é algo que você precisará fazer individualmente, baixando as versões mais recentes dos sites dos fabricantes de cada placa-mãe, para ter estabilidade completa no sistema. Lembrando que programas que fazem download automatizado de drivers comumente erram drivers a serem instalados, o que causa instabilidade, isso quando não vem acompanhados de malware.

 

Assim sendo, minha recomendação é que use o macrium apenas para upgrade/substituição de unidade de armazenamento (você clona o sistema de um notebook, por exemplo, e transfere para um SSD que será usado no upgrade). Em outros casos, recomendo a instalação limpa do windows. Isso vai consumir algum tempo adicional, sim, mas é pouco (da ordem de 10 a 20 minutos a mais. Com isso você terá uma instalação saudável do sistema que raramente voltará para você para acionamento de garantia, o que será constante se você deixar drivers genéricos do windows ou usar programas externos para instalar.

 

Recomendo muito que utilize o site ninite.com, que agiliza a instalação de programas de uso comum (chrome, firefox, 7-zip, antivirus, etc.) e garante que será utilizada sempre a versão mais recente dos mesmos na instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

a placa-mãe do ghost e do PC de destino teriam que ser as mesmas. Se não forem, você poderá ver instabilidade posterior à clonagem

Mas é exatamente para resolver este problema que tem o Universal Restore, pesquise

Ele não restaura os drivers do backup, e assim o novo windows instala os drivers genêricos que der e depois voce instala os que faltarem

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, esqueci de mencionar. Como meus clientes sempre retornam (só tenho clientes por indicação), eu sempre faço um clone dentro do disco do cliente após fazer a primeira formatação. Com isso a primeira eu cobro um valor, a segunda e subsequentes apenas 2/3 desse valor, pois levam de 10 a 20 minutos e requerem apenas algumas atualizações para funcionarem perfeitamente. Além disso, para facilitar a manutenção, sempre pego as pastas de usuários e redireciono para outra partição do HD (geralmente crio uma partição de 150 GB para o sistema e deixo o restante em uma segunda partição). Assim, quando o cliente precisa fazer uma segunda formatação eu só precis conferir se não ficou algum arquivo fora das pastas de usuário e já posso partir para a restauração do ghost, pois assim não há risco de perda de arquivos de usuário já que só a partição de sistema será afetada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, WOZ Dods disse:

@alterTi O programa que uso atualmente para ghosting é o Macrium Reflect, que é 100% gratuito e funciona mesmo quando os tamanhos das partições original e final são diferentes. Funciona com partições GPT também, que é importante, e cria disco de inicialização para clonagem e restauração diretamente na máquina com HD externo, que é essencial.

 

Basicão, né? Programa de clonagem que não suporta dispositivos de tamanhos diferentes nem GPT tem que ser jogado no lixo. 🤣

 

agora, WOZ Dods disse:

O problema com qualquer uma dessas alternativas é que para que a reutilização de um sistema novo em outro PC não apresente problema, a placa-mãe do ghost e do PC de destino teriam que ser as mesmas. Se não forem, você poderá ver instabilidade posterior à clonagem.

 

Pesquise sobre sysprep /generalize. Serve justamente para isso e é robusto.

 

https://docs.microsoft.com/en-us/windows-hardware/manufacture/desktop/sysprep--generalize--a-windows-installation

 

Sysprep pode ser configurado com dezenas (talvez centenas) de opções usando a ferramenta "Gerenciador de Imagens de Sistema" presente no Windows ADK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto Isso é recurso do windows ou programa externo? Vou pesquisar sim, mas para deployment de novos sistemas eu ainda acho que 10 minutos a mais gastos na instalação do windows não são muita coisa, e faço questão absoluta de sempre instalar todos os programas para o usuário nas suas versões mais recentes, então pessoalmente não vejo grande ganho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Marcos FRM disse:

Basicão, né? Programa de clonagem que não suporta dispositivos de tamanhos diferentes nem GPT tem que ser jogado no lixo. 🤣

Cara, eu tinha uma cópia paga do Acronis que não suportava GPT. Tive que começar a usar outros porque para ele ser compatível com GPT eu tinha que pagar mais. Desisti dele.

 

11 minutos atrás, f_neto disse:

De programa externo...no caso do Acronis

Entendo. Ainda vou continuar no meu artesanato de fazer todas as instalações e configurações do sistema manualmente. Quanto menos fatores de erro tiver, melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!