Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calculo de transformador half-bridge para smps


Posts recomendados

Bem pessoal, pesquisando no YouTube (mais exatamente em inglês) encontrei um video interessante de como projetar uma smps com boa potência, assistindo o mesmo vi que o calculo do transformador ficava em outro vídeo na descrição e abrindo o mesmo, vi que ao invés de fornecer os calculos, se utilizava um app pago para realizar os mesmos, meu telefone Android está com problema e o outro que tenho não é compativel com app, alguém teria as formulas para se calcular esse tipo de transformador? Os videos estão em inglês mas o YouTube traduz as legendas.

 

E mais uma coisa, nesse momento não tenho transformadores de ferrite (do tamanho do utilizado no video), apenas transformadores de saída de módulo automotivo, posso substituir pelos mesmos ou eles não conseguem trabalhar a (ou mais de) 50KHz (frequência utilizada no transformador do video)? Se não servirem, vou ter que providenciar os de ferrite.

 

Será que o amigos @BCP, @Isadora Ferraz podem me ajudar?

 

PS: Já tenho noção que vão ser muitos calculos, mas não tem outro jeito.

PS 2: Caso tenha sucesso nessa aventura, pretendo postar os resultados aqui no fórum e se tiver tempo, fazer um tutorial baseado nesses vídeos e postar junto com os resultados para quem tiver interesse em se aventurar também mas ta sem coragem de colocar o inglês em pratica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, José Nildo de M. Pereira disse:

Será que o amigos @BCP, @Isadora Ferraz podem me ajudar?

 

PS: Já tenho noção que vão ser muitos calculos, mas não tem outro jeito.

Olá amigo. Agradeço por mim e Brunão a consideração🙂. De minha parte posso afirmar com relativa certeza que me mencionar junto à palavra 'cálculo' na mesma frase é perigoso dar curto kk. Quem é chegado neles (nada contra) é o amigo @MOR e quem é phd em chaveados é o amigo @albert_emule os quais invoco pra você ok?

Só me permita mencionar que [daqui onde estou] é melhor, mais barato, bem mais rápido e etc adquirir uma fonte pronta. Mas se todo mundo pensasse assim, adeus forum e olá china né? 😜 . Portanto ... vá! Enfrente! De repente um dia compro uma sua! 😁

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Olá amigo. Agradeço por mim e Brunão a consideração🙂. De minha parte posso afirmar com relativa certeza que me mencionar junto à palavra 'cálculo' na mesma frase é perigoso dar curto kk. Quem é chegado neles (nada contra) é o amigo @MOR e quem é phd em chaveados é o amigo @albert_emule os quais invoco pra você ok?

Só me permita mencionar que [daqui onde estou] é melhor, mais barato, bem mais rápido e etc adquirir uma fonte pronta. Mas se todo mundo pensasse assim, adeus forum e olá china né? 😜 . Portanto ... vá! Enfrente! De repente um dia compro uma sua! 😁

Na verdade, eu tinha certeza que você ou ele poderiam conhecer alguém que soubesse, e daqui onde estou apenas o frete de uma fonte pronta no mercado livre já paga a PCB e uma parte dos componentes kkkk alem do mais falta esse tipo de conteúdo no nosso idioma, o mais fácil de se encontrar no YouTube em portugues são fontes ATX adaptadas ou fontes 12v de alta corrente já com tudo pronto, só no jeito de montar, ai pra quem precisa de outras tensões complica um pouco, tem que ir procurar em inglês. E essa fonte utiliza um CI simples de trabalhar e embora simples, é bastante popular e consequentemente é fácil de se achar, e o projeto consegue fornecer facilmente atá 500W, logo para pequenos e médios amplificadores é uma boa (como um que fiz bastante por aqui usando o par 2SC5200 e 2SA1943), alem de perfeito pra amplificadores como o IRS2092 (por ser uma fonte com eficiencia mais alta que um transformador 60Hz) e sim, as vezes aparece encomendas de fontes, transformadores 60Hz são bacanas, bem confiáveis mas pesam muito e ocupam muito espaço, e as vezes não se tem esse espaço disponível no projeto.

 

PS: E a antes que me falem, sim eu percebi que o circuito não tem feedback e nem proteção contra curto, tanto que é mencionado no vídeo, a proteção contra curto já tenho um esquema aqui para adicionar na saída da fonte, já o feedback eu me lembro que no final do vídeo tem o mesmo circuito mas com essas duas adições

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...