Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor DC esquentando muito


Kauan GP

Posts recomendados

 Olá, a uns 3 dias atrás comecei a construir um projeto de um mini ventilador, pois aqui onde moro faz muito calor, e hoje finalmente terminei o projeto, uso um carregador de celular antigo cuja Saída de energia é de 6,2V e 720mA (não possuo outro carregador, só o do meu celular mas não quero cortar ele). Bom, no motor está escrito que suporta até 5.9V então pensei em colocar diodos para diminuir a tensão que vai para o motor, coloquei 2 diodos em paralelo e funcionou, mas não por muito tempo, eu estava usando ele fazia uns 5 minutos quando enconstei nele e quase queimei minha mão, ele estava muito quente então tirei da tomada e vim fazer está pergunta, obviamente se eu deixar ele na tomada ele vai estragar e pode até ocasionar outros problemas, mas o que poderia estar causando esse super aquecimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Como voce disse que seu motor está sem a etiqueta existe uma pequena possibilidade de ser uma peça de reposição para o spindle original de drivers de CD/DVD , mas estes operam com apenas 3V .

 

Dependendo da origem do aparelho de onde foi retirado o motor, talvez já seja uma linha refurbished apesar de vendido como original .

 

Faça o teste com 3V e nos conte o resultado .

 

 

motor3V.png

nao-sim.jpg

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Ola.

 

Como voce disse que seu motor está sem a etiqueta existe uma pequena possibilidade de ser uma peça de reposição para o spindle original de drivers de CD/DVD , mas estes operam com apenas 3V .

 

Dependendo da origem do aparelho de onde foi retirado o motor, talvez já seja uma linha refurbished apesar de vendido como original .

 

Faça o teste com 3V e nos conte o resultado .

 

 

motor3V.png

nao-sim.jpg

Na verdade ele possuia essa mesma etiqueta da foto, mas ela se gastou com o tempo.

 

16 minutos atrás, Renato.88 disse:

Realmente, esse tipo de motor não serve pra isso. 

A hélice o força bastante, principalmente se estiver fora de centro. 

Que pena, a única alternativa que tenho é este motor que retirei de um carrinho de controle (ele não possui etiqueta mas acredito que seja de 5V ou mais pois ele usava 4 pilhas para funcionar), será que ele aquecerá também?

IMG_20200909_215504.jpg.3dd321cc2b2a92a3a2a82a8bb54d01dd.jpg

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Kauan GP disse:

Que pena, a única alternativa que tenho é este motor que retirei de um carrinho de controle (ele não possui etiqueta mas acredito que seja de 5V ou mais pois ele usava 4 pilhas para funcionar), será que ele aquecerá também?

Provavelmente... 

E eu nunca vi um desses usados em brinquedos pra 6V.

Geralmente são de 3V ou 1,5V.

 

Acontece que as outras pilhas a mais são usadas pra alimentar outras coisas nos carrinhos como o circuito eletrônico ou lâmpadas. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Renato.88 disse:

Provavelmente... 

E eu nunca vi um desses usados em brinquedos pra 6V.

Geralmente são de 3V ou 1,5V.

 

Acontece que as outras pilhas a mais são usadas pra alimentar outras coisas nos carrinhos como o circuito eletrônico ou lâmpadas. 

Bom, eu ja ia colocando ele na tomada pra fazer o teste mas vim conferir se você havia respondido, então salvou meu motor kkk. Qual motor você recomendaria para construir um mini ventilador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Kauan GP disse:

Bom, eu ja ia colocando ele na tomada pra fazer o teste mas vim conferir se você havia respondido, então salvou meu motor kkk. Qual motor você recomendaria para construir um mini ventilador?

Um motor maior, como por exemplo os usados em impressoras. 

Porém esses são barulhentos. 

 

Os motores usados em ventilador costumam ser do tipo brushless, pois além de fazer bem menos barulho tem pouco desgaste mecânico. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Renato.88 disse:

Um motor maior, como por exemplo os usados em impressoras. 

Porém esses são barulhentos. 

 

Os motores usados em ventilador costumam ser do tipo brushless, pois além de fazer bem menos barulho tem pouco desgaste mecânico. 

Ok, vou ver se consigo um motor de impressora, obrigado por responder :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, if. disse:

 

A maioria usa ser de passo. Se tiver 4 fios ou +, é de passo e você não pode ligar direto. Alternativa: motor de secador de cabelo.

Nas impressoras mais novas tem motores comuns, geralmente tem 3 motores numa impressora, só um deles é de passo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

adicionado 7 minutos depois

Em 09/09/2020 às 22:28, Renato.88 disse:

Os motores usados em ventilador costumam ser do tipo brushless, pois além de fazer bem menos barulho tem pouco desgaste mecânico. 

 

Até onde eu sei, motores brushless precisam de driver. Talvez na ausência deste algum possa até rodar, e esquentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Até onde eu sei, motores brushless precisam de driver. Talvez na ausência deste algum possa até rodar, e esquentar

Nem sempre. 

Os usados em AC funcionam direto. 

O driver é justamente pra simular uma tensão AC quando a alimentação é DC. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, Renato.88 disse:

O driver é justamente pra simular uma tensão AC quando a alimentação é DC. 

 

Quando eu vi sobre isso, o conteúdo estava relacionado a projetos de ESC com microcontroladores. Lembro que a excitação magnética tinha de ser coordenada nos diversos pontos. Não se tratava de apenas ter uma tensão oscilando de maneira qualquer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Em 11/09/2020 às 11:30, alexandre.mbm disse:

motores brushless precisam de driver. Talvez na ausência deste algum possa até rodar, e esquentar.

Alguns têm driver dentro.. p.ex. os de cooler. De fato num nível profundo, sua tensão (corrente) oscila com harmonia internamente...

Em 11/09/2020 às 11:47, alexandre.mbm disse:

Não se tratava de apenas ter uma tensão oscilando de maneira qualquer.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!